Notícias

Operadoras ainda fazem confusão com a venda do micro-SIM no Brasil

Na propaganda tudo é maravilhoso. Vivo e Claro foram as primeiras a anunciar que já disponibilizam o chip em formato micro-SIM especialmente para o iPad e o iPhone 4, mostrando pioneirismo e preocupação com os dispositivos da Apple. Mas, apesar de muitos clientes não terem encontrado problemas, há quem esteja tendo dor de cabeça ao adotar a novidade.

O objetivo das operadoras é óbvio: cativar os clientes que já importaram os novos aparelhos e querem usá-los no Brasil. Mas o que deveria ser uma facilidade, está se tornando um martírio em alguns casos por causa de informações desencontradas dos vendedores.

Em seu site público, a Claro destaca que o micro-SIM disponibilizado serve tanto no iPad quanto no iPhone 4. Porém, tivemos acesso a um documento interno de uso exclusivo de funcionários, onde se enfatiza que o formato serve apenas para transmissão de dados e não para voz. Por que alguém iria comprar um iPhone apenas para transmissão de dados?

De fato, o desencontro de informações faz com que clientes encontrem complicações na hora de comprarem o chip. Apesar de vários lugares afirmarem que não era possível transferir um número com plano de voz, apenas dados, nós conseguimos ainda no início do mês comprar um em Brasília, que funcionou perfeitamente no iPhone 4, com voz e tudo. Ou quase. O menu de Aplicativos SIM não aparece, impossibilitando a ativação de determinados serviços, como o prefixo automático da operadora ao ligar para um número. Nas lojas procuradas por nós, eles não sabem como resolver o problema.

Na Vivo não é muito diferente. Apesar da grande maioria não encontrar nenhum tipo de problema, alguns clientes sofreram com confusões feitas pela operadora.

Em uma loja de São Paulo, nosso leitor Patrick recebeu a resposta categórica de que o micro-SIM só funcionava no iPad e não no iPhone 4. Ele então ligou para o atendimento da operadora, que deu uma informação diferente: o chip poderia sim ser usado também com voz. Ao procurar outra loja, ele conseguiu comprar e fazer a migração de seu número para o novo SIM, sem problema nenhum. Mas se não tivesse insistido, teria voltado para casa com as mãos abanando.

Nosso caso foi ainda pior. Desde que fizemos nosso teste de recepção das operadoras, estava impossível ativar o FaceTime com a operadora Vivo. Por mais que tentássemos, o serviço não ficava ativo. Ao mesmo tempo, começamos a receber uma mensagem estranha, de que um SMS não tinha sido enviado por falta de crédito, o que era bizarro visto que tínhamos crédito e não tínhamos tentado enviar nenhum torpedo.

Depois de um tempo, com as informações de que o serviço FaceTime enviava um SMS/MMS para o Reino Unido toda a vez que precisava ativar o serviço, a ficha caiu. Esta semana colocamos mais crédito e tentamos novamente, mas sem sucesso. Nada de FaceTime e centenas (literalmente) de avisos de falta de crédito.

Ontem passamos mais de uma hora em uma loja da Vivo em Porto Alegre, sem que eles conseguissem resolver nossa situação. Estamos com um chip cheio de créditos, que não faz ligação e nem envia SMS. Ironicamente, um chip de outra operadora cortado manualmente, funcionou às mil maravilhas, sem nenhum problema.

Apesar de toda a simpatia recebida ao chegarmos nas lojas, infelizmente a falta de informação dos atendentes e funcionários ainda complica a experiência do cliente, que paga para receber um serviço mas perde horas tentando resolver um problema que não deveria ser dele. Não adianta querer ser pioneiro e disponibilizar o micro-SIM antes de outros, se muitos vendedores ainda nem tem ideia do que isso seja.

Investir em formação de funcionários e melhores salários também faz parte das obrigações de toda a operadora que se preocupa em prestar o melhor serviço a seus clientes. O consumidor não pode mais arcar com problemas extras gerados pelo desencontro de informações.

Afinal, pelo preço que paga, ele tem direito a exigir um serviço, no mínimo, de primeiro mundo.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Estou tendo o mesmo problema que o de vocês, quanto à VIVO. Crédito e nada de ativar o Facetime. É triste.

  • Renan Decarlo

    kkkkkkkk… só no Brasil mesmo…

    783 mensagens? namorada caindo em cima uhauha…

  • Dragon

    O pior é vc chegar em lojas de operadoras e procurar micro-sim, falar que é p/ iphone 4 e eles acharem que é cartão de memória kkkkkkkkkkkkkkkkk, fui em várias lojas (tim/vivoclaro/oi) e nada no shopping tatuapé……

    • dessa

      ahahahahah.. comigo aconteceu a mesma coisa… micro-Sim? oq é isso?? não temos isso não.

  • Ednilson Rosa

    iLex,

    A questão não poderia ser um bloqueio do envio de mensagens para o exterior? Vc já tentou mandar um SMS para outro número fora do país?

    Geralmente as operadoras bloqueiam ligações para o exterior por padrão, para minimizar o prejuízo em caso de fraudes, e liberam apenas para os clientes que solicitam isso. Não seriam o mesmo caso para SMS?

    • Não consigo enviar mensagem nenhuma, nem para mim mesmo…

      • Ednilson Rosa

        Xii, então o negócio é pior do que eu pensava… 😉

  • Alpheu

    Agente autorizado pode esquecer ! fui procurar micro sim e a atendente entendeu micro 5, em outra perguntou se era adaptador para o cartão !, depois fui em uma loja claro e consegui comprar o micro sim, está funcionando dados e voz, porém o Facetime não !

    • Ednilson Rosa

      Alpheu,

      Vc está conseguindo mandar SMS? Já testou mandar um SMS para o exterior?

      • Alpheu

        SMS nacional tá normal ! internacional não sei nem pra onde mando, se tiver um numero aí posso testar, e estou recebendo um monte de sms truncado na hora que peço para ativar o facetime.

  • Cassio rissi

    Eh triste. As operadoras sao fracas. O problema tb eh q 99,99% dos clientes dessas operadoras nao sabem o q eh simcard quisá microsim. Entao pra maioria dos clientes esta tudo bem. Ai qdo vc liga pra operadora falando de microsim, iphone4, facetime eh tratado com descaso.

  • Daniel Taiguara

    Nao tem um bloqueio que não permite enviar um torpedo internacional tanto na claro como na vivo que impede de ativar o facetime ???

  • RAVAGNANI

    Em primeiro lugar, as operadoras devem dar o suporte para os seus serviços e não para os serviços de terceiros, no caso quem deve dar o serviço de suporte ao Facetime é a própria Apple e não as operadoras nacionais, que nem sequer trabalham com a venda deste produto.
    Assim que a venda começar oficialmente no Brasil ai sim devemos reclamar de isso ou aquilo não estar funcionando, antes disso acho no minimo injusto.
    Afinal estamos tratando com uma operadora de telefonia móvel e não com a fabricante Apple.

    Ninguém se pergunta, qual o papel da Apple nesta falta de informação? No minimo 99% é culpa dela, afinal porque ela já não enviou um email para todas as operadoras com todos os passos para ativar o Facetime e afins?

    • Acho que você está equivocado. O problema é que estou com um chip que não envia SMS, mesmo com créditos. O FaceTime foi só um detalhe, que mostrou que havia um problema.

      Se você é anti-apple, escolheu o argumento errado para atacá-la.

      Se as operadoras estão usando o micro-SIM como argumento de venda, se vangloriando que estão na frente da concorrência, EU POSSO SIM reclamar como cliente, pois não tenho o benefício que elas tanto pregam.
      E é função deste Blog avisar aos usuários que acabam acreditando na propaganda da operadora, independente se o iPhone 4 é vendido aqui ou não.

  • Eu tentei comprar há alguns meses o micro-sim para o iPad. A Vivo de Porto Alegre, no bourbon ipiranga, não sabia absolutamente nada sobre isso – mesmo eu já sabendo do anúncio online. Eles ligaram para várias pessoas até o momento em que eu desisti e comprei um SIM comum. Sinceramente, cortar o SIM comum tem sido BEM menos dor de cabeça do que conseguir um Micro-Sim. Claro que com o tempo, isso deve melhorar. Enfim, fica a dica…

  • Claudio Bauer

    Eu comprei meu micro SIM em uma loja da Vivo em São Paulo com muita facilidade. Exceto o facetime tudo funcioando já mesmo na loja. A ativação foi instatânea.

  • iFábio

    Vergonhoso chegar em uma loja e os vendedores que deveriam saber mais que vc, muito pelo contrário, as vezes, vc que acaba explicando as coisas para eles. Absurdo isso.

    Mas me digam uma coisa, o problema do face time só está acontecendo com a VIVO, ou outras operadoras tb tem este problema?

    Boa matéria pessoal.

  • Reinaldo P.

    Com exceção a regra no meu caso foi que aproveitando que minha esposa estava em SP pedí que fosse até o Shopping Paulista na Vivo que era listado como uma das lojas que tinham o Micro-Sim comprar um em branco e na eminência de receber meu iPhone 4 já ter em mãos para somente transferir a linha sem ter que fazer “adaptações”. Resultado, não venderam para ela dizendo que teria que ser o próprio dono da linha??! mas que linha se eu queria um em branco? Assim, teria que ir pessoalmente, comprar um Micro-Sim e ficar sem telefone até chegar chegar o novo pois logicamente ele não serviria no meu 3G[s]. Entrei no Blog da Vivo mas lá pode tentar a vontade deixar mensagem que ela não aparece. Mandei um email para Vivo e ela respondeu que a informação não estava correta(para variar) mas que existia algumas “regras” para cada loja mas que eu poderiam sim comprar um em branco. Chegado o precioso tentei antes de ter mais problemas cortar o SIM mas sem sucesso. Foi então que viajei até Campinas na Loja própria da Vivo no Shopping Galeria, QUANTA DIFERENÇA!, a atendente não só conhecia o Micro-Sim como foi rapidamente lá dentro, pegou um Micro-Sim, transferiu minha linha e pronto. Vejam isso agora!, aproveitando pensei, vou comprar mais um pois moro longe de lá e se desse problema nesse Micro-Sim? Perguntei a ela se poderia levar mais um em branco? Ela explicou que não poderia usar ele em branco para nada mas expliquei a situação da distância e caso tivesse problema nesse que comprei ter um reserva para poder ativar, bingo! levei mais um em branco mas ela só ressaltou que só poderia ativar ele em LOJAS PRÓPRIAS! da Vivo. Ponto para essa loja!

    Só para comentar sobre o FaceTime. Fiz o teste no iPhone 4(iOS4.0, Vivo(8.1), Micro-Sim) com ele zerado e resultado FaceTime normal. Fiz um teste de recuperar o backup do 3G[s] nesse iPhone 4, resultado FaceTime aguardando ativação!.

    Logo acima do botão do FaceTime tem o campo “Meu Número”, coloquei o meu número normal da Vivo da seguinte forma:

    +55 (DDD) 0000-0000 – Correspondente ao meu número real;
    Desliguei e Liguei o botão FaceTime;
    Segurei o Botão Sleep para Desligar-Desligar mesmo;
    Liguei novamente o iPhone, resultado, Facetime-> “Seu nº de telef. será visto por quem receber ligação do FaceTime.

    Obrigado e desculpe pelo longo comentário.

  • Paulo Kanawati

    Pelo visto o jeito é apelar pro “grampeador” da DealExtreme que corta o SIM normal no tamanho exato do MicroSIM.

    Mudando um pouco de assunto, hj recebi um email da Apple avisando que meu iPhone 4 foi enviado! Só 3 dias antes do previsto, mas qq antecipacao é mais do que bem vinda!!

  • Paulistano

    Eu tenho Vivo em ambos iPhone 4 e iPad já tem 2 meses e nunca tive um só problema operacional. Porém, na época eu precisei passar em diversas lojas e revendas entre São Paulo e Rio. Eu só consegui sair com um micro SIM “falando” no iPhone 4 na loja da Vivo do Shopping Leblon (porque alguém havia dito aqui no Blog), Eu o consegui graças à uma equipe de gerente, técnicos e vendedores interessados e flexíveis, ou seja, mérito principalmente de pessoal e da sua boa gestão combinados naquela loja. Já, numa loja da Vivo da Av. Paulista em São Paulo, uma semana antes, você conseguia com eficiência o micro chip para o iPad, mas se pedisse para sair com o mesmo chip falando no iPhone 4, eles diziam educadamente “não ser possível”, porém com uma lamentável certeza.

    Eu posso aceitar problemas técnicos, defeitos no chip, queda de rede, indisponibilidade, etc. Mas, o mais difícil de engolir no Brasil é a falta de informação que os empregados de todas estas operadoras recebem e são obrigados a transmitir aos seus clientes. Isto é a maior falta de respeito para com seu consumidor.

    Meu recado à vocês operadoras, em especial aos seus Diretores de Atendimento, Operacionais e de Comunicação é bem simples:

    “Vocês são uma das maiores vergonhas em prestação de serviços do mundo”!

    • Christian Tavares

      O meu iPad vai chegar em poucas semanas. tenho um 3GS com chip normal. Você sabe se é possível ter um chip micro-sim com o mesmo número para colcoar no iPadou preciso usar o mesmo em ambos os aparelhos?

    • Christian Tavares

      Pessoal

      O meu iPad vai chegar em poucas semanas.

      Tenho um 3GS com chip normal. Alguém sabe se é possível ter um chip micro-sim com o mesmo número para colocar no iPad ou preciso usar o mesmo em ambos os aparelhos?

      • Reinaldo P.

        Christian Tavares,

        Isso não é possível pois cada chip tem um número de série que fica atrelado a sua linha. O que você pode fazer é passar essa sua linha com o plano de dados para o Micro-Sim formato do iPad/iPhone 4 e comprar um adaptador de Micro-Sim para Sim-Card normal para usar no iPhone 3G[s].

        Obrigado.

  • Patrick

    Fui ate a loja do conjunto nacional em SP e lá os consultores dizem que o microsim só existe com plano exclusivamente de dados e no plano pós pago para ser usado com o iPad. Liguei no atendimento vivo e disse que queria comprar o microsim para usar no iPhone e me informaram as lojas em SP que possuíam. Que eu me lembre tinha o shopping Iguatemi, o vila lobos e mais uns 3 ou 4. Fui ate o vila lobos e me forneceram na hora pagando apenas 10 reais. Demorou mais ou menos 12h para migrar do sim antigo para o microsim, mas consegui utilizar no meu iPhone 4.

  • Luiz Guilherme

    Sou cliente Vivo. Tentei comprar o micro chip sem sucesso em várias lojas. Então, cortei o meu chip e está tudo funcionando perfeitamente, inclusive o facetime.

  • TecoRJ

    Agora não entendi nada.
    Li no artigo anterior (Modo Avião) que no Modo Avião o facetime funciona perfeitamente, mas agora lendo esse, descobri que é necessário mandar um SMS para o Reino Unido para abilitar o facetime.
    Como um consegue fazer funcionar o facetime no modo avião e outro necessita mandar SMS para outro país?

    • Brayan Schroeder

      Bom, o SMS é apenas para ativar.

      • eustaquio

        cortei um chip, porem o ipohe nao funciona, terá que ativar? iphone desbloqueado comprado no canada.

        qual o msm do reino unido para enviar e ativar?

  • Outro exemplo de desinformação, é a Vivo tentar empurrar o plano de dados específica para o iPhone afirmando que os outros planos de dados, como o 50MB ou 250MB não funcionam no aparelho.
    Tive que acionar a Anatel para ter o plano de 250MB da Vivo no meu iPhone.
    No dia que comprei o meu 3GS na loja, outro cliente me viu e perguntou como eu consegui isso, pois ele era obrigado a ter o plano de dados específico para o iPhone.

    • Rodrigo

      Oi!

      Meus planos (no mesmo chip):

      Vivo você 60 (voz) 49,90
      Vivo internet ilimitado 119,90

      Moro em POA/RS.

  • Algus Helm

    Pela informação que recebi da loja da Vivo do Parkshopping em Brasília, é só trazer o aparelho para a loja que eles fazem a migração para o outro chip na hora e só pago 10 reais pelo novo chip.

    Quando comprar o iPhone 4 tento fazer isso.

    • Claudio Bauer

      Foi exatamente desta maneira que procederam comigo na loja da Vivo no Conjunto Nacional. Tudo rápido e fácil. Só demorou um pouco mais pois era o primeiro iPhone4 que aparecia na loja. Todos os vendedores queriam ver e me fazim pergintas sobre as diferenças em relação aos modelos anteriores.

  • Overlord

    Ah, este desencontro de informações é temporário…

    iLex, te lembra o martírio que era fazer a ativação (desbloqueio) dos primeiros iPhones nas operadoras?
    Eu mesmo lembro que tive de ir em 3 lojas diferentes da VIVO para conseguir… 🙂

  • Mario Oliveira

    Consegui um IPhone 4 (Francês), e a função está ativa, ao menos é o q parece, muito embora não tenha conseguido fazer nenhuma chamada. Um amigo que é da operadora Claro, também esta com problemas na ativação do serviço.
    Mario Oliveira

  • Victor Flôres

    Moro em Porto Alegre e, ao chegar o meu iphone 4 na semana passada, fui até a loja da VIVO no Barra Shopping Sul e pedi pra trocar pro micro-sim. O atendente levou cerca de 5 minutos pra me entregar o micro-sim já funcionando.

    Estou com o facetime normal, não recebi nenhum SMS e o sim está uma beleza. Sem qualquer problema no atendimento da VIVO no meu caso.

    De qualquer forma, casos como os relatados devem ser resolvidos pelas operadoras.

    • Raphael

      Opa, que bom que seu Face TIme funfa, podemo testar pois tenho só um amigo, que possui o iphone 4, rs

      me add no msn, ou me ligue e testaremos, abraços

      Raphael

      (11) 7861-0128
      Id: 80*8086

  • Fui funcionário da VIVO por 3 anos, analista de infraestrutura; tudo é mais fácil do que se imagina. É tudo questão de ativar e desativar um flag para liberar ou não serviços de voz, dados, etc. Na verdade o que falta são políticas internas, feedbacks, enfim, falta encontro de informações e como o próprio editor disse: “formação de funcionários e melhores salários”…não questiono o salário, pois não era um dos melhores, porém, também não era dos piores, mas a capacitação de pessoas não é o ponto forte das TELES em geral.
    Eles se encarregam somente de criar uma nova campanha e sair espalhando-a pelas unidades de negócios país a fora dizendo: “Amanhã tem campanha nova no ar”, os poucos e bons líderes de equipes que corram atrás do prejuízoe repassem isso pós-expedientes a seus subordinados.
    Não vou culpar aqui somente as operadoras, afinal, temos nossa parcela de culpa no processo. Quantas vezes você teve um problema e por falta de “tempo” deixou de registrar sua ocorrência em algum órgão a favor de sua defesa. A única coisa que realmente acontece de verdade lá dentro, são as pressões da Anatel, Procon, etc…mas número de reclamações ainda é pouco diante os problemas vividos por nós consumidores…existe gráficos para analisar a porcentagem de reclamações versus números de clientes, sendo assim, enquanto existir negligência, teremos esse cenário no cotidiano do Brasileiro.

  • Roberto Bispo

    Loja Vivo em Sampa que presta só a do Shopping Vila Olímpia. Só consegui um micro chip para meu iPhone 4 com o meu plano atual da Vivo naquela loja.
    Fujam da loja do Shopping Paulista face a tamanha incompetência!!!!!
    Abraços

  • Henrique

    E a OI … Nenhuma notícia do micro sim???

  • carlos

    …ativação de determinados serviços, como o prefixo automático da operadora…

    Não sabia que existia isso…

    Como funciona?

  • Rique

    Hehehe,

    comigo foi parecido, fui na loja própria da VIVO e ao chegar no primeiro atendente fiz a pergunta…

    – Queria saber quanto está o micro-sim da vivo
    R: Micro SD?

    – Não… micro sim mesmo pra iPad e iPhone 4
    R: Nós não comercializamos esses sims

    – Posso falar com a gerente?
    R: Vou chamá-la, um min senhor

    Gerente chega….
    – Vocês tem o Micro-sim vivo para venda aqui?
    R: sim… 15,00 reais

    Resumindo, despreparo total pois nem todos sabem o que tem e o que nao tem na loja e muitas vezes perdem clientes por este descuido porque se fosse um menos paciente simplesmente falaria, obrigado e virava as costas e iria embora hehe

  • A linha é pré-pago? Tenho um chip da Vivo Pré que nao faz ligação pro exterior, nem manda SMS internacional, quando tento ligar, uma mensagem diz que “eu optei” por não utilizar o serviço!

    Tem que ligar pra lá e pedir pra ativar, na certa vc dança nuns créditos, mas deve resolver!

    • 1h perdi ontem na Vivo. Não é um mero probleminha de SMS internacional, senão não teria sido irresponsável a ponto de fazer uma matéria sobre isso baseado em um problema vago. 😉

  • Thiago Lino

    Estou esperando pela TIM tomará que não demore.

    • Raphael

      Tenho uma, linha Tim e meu face time funciona que é uma belesa, se qprecisar de ajuda e so me add no msn ou me ligar, faço questão de ajudar!!!

      Abraços, Raphael

      Nextel 80*8086
      (11)78610128

  • Nickolau

    Taquei o tesourão e pronto!!!
    Ficou perfeito!

    Melhor do que deslocar até uma loja e escutar esse tanto de baboseira!

  • Fernanda

    O meu está com problema no facetime, fica “esperando ativação”, para comprar foi tranquilo, fui na loja Vivo do shopping Analia Franco e fiz a troca da minha linha para o micro chip. Na loja me informaram que só estavam comercializando este chip para planos pós pago. No ínicio o 3G não funcionava (e eu tenho pacote de dados no meu plano)…depois coloquei o aplicativo apn aqui do blog e agora funciona normal…só o FT mesmo que não consigo de jeito nenhum…

    • Raphael

      Se precisa de ajuda para ativação do Face Time, estou ao inteiro dispor, posso lhe ajudar como a qualquer um que precise…

      Me add no msn: [email protected]

      nextel: 80*8086
      7861-0128

      abraços

  • ihenrique

    pequenos detalhes nesse memorando mostra o despreparo e a estupidez do brasileiro. Comecando pelo titulo “chip micro sim card”. Meio redundante, nao? ja eh estupido usar a palavra “chip” mas ja que brasileiro adora, deviam escolher: ou chip ou sim card e nao os dois juntos. depois “ele permite conexao wifi e 3g”… o que o “chip micro sim card” tem a ver com conexao wifi???? lamentavel.

  • Bruno Melo

    Realmente, a falta de informação dos funcionários, é uma ” agressão” contra a paciência do consumidor !!! Alem da falta de conhecimento do Micro-Sim, tem também a falta de conhecimento AINDA sobre o iPhone.. Recentimente tive um problema no chip, que não me permitia navegar pele internet usando o 3G , e o funcionário pediu para eu retirar a bateria do iPhone e coloca lá novamente q resolveria o problema… Assustador!!!!

  • Enquanto não for homologado e começar a ser vendido, ainda teremos muitos problemas com iPhone4 e iPad. Na minha opinião, é melhor cortar o chip normal que se estressar pra conseguir o microSIM na operadora. Aproveitando, gostaria de deixar o link do meu vlog sobre jogos de iOS para vocês conhecerem: http://www.youtube.com/watch?v=kl4e7sv2H5M

  • Cansei de ir nas lojas da Tim aqui em uberlandia para perguntar se existia previsao de chegada do micro-sim, e o pessoal me perguntava: MICROUQUÊ????
    Os caras nao saberm nem o que estao vendendo, completamente sem nocao!

  • Ale

    Cortei meu chip da Claro assim que comprei meu ikPad, uns 2 meses atras e funcionou perfeitamente. Esses dias fui na Claro pra tentar trocar meu chip cortado por um micro-sim e o atendente me aconselhou a manter o chip cortado mesmo pois o novo só poderia ser vendido com plano de dados e o atual faz parte de um plano família onde eu compartilho os dados com os outros dependentes. Eu usava ele em um aparelho com voz e simplesmente cortei e coloquei no iPad….. Conclusão,vou continuar com meu chip cortado que funciona perfeitamente….

    O próprio atendente me disse que o micro sim só funcionava pra Dados e que outro dia cehgou um cliente com um iPhone 4 e ele vendeu o chip normal pro cara cortar em casa….

  • Adriano

    Olá amigos, comprei um Iphone 4 francês e fui hoje na loja da Claro da minha cidade (Teresina/Pi) fui bem atendido, mas pelo fato de não ser um grande centro fui informado que ainda não tinham o microsim. Pediram meu telefone e me disseram que entrariam em contato na hora que chegasse o mesmo. Estou com receio que demore, e vi alguns videos mostrando o corte. Minha sugestao é que o site ensine passo a passo a fazer o corte do SIM. evitaria o desgaste em ir atras dessas operadoras despreparadas.

    • Luiz Guilherme

      Adriano. Meti a tesoura no meu. Procura na internet que achará um molde to tamanha do chip normal e um desenho to tamanho do microchip. É só meter a tesoura. Não demorei 4 minutos pra fazer isso. Meu iPhone4 está funcionando perfeitamente, inclusive o facetime.

  • Ale

    No meu iPad foi muito fácil pois ele vem com um micro-sim da At&t dento (não sei se vem um chip no iPhone 4 frances).

    Coloquei o micro-sim em cima do meu chip da claro, marquei os contornos com uma lapiseira e depois passei a tesoura no meu….. Alguns ajustes nas pontas com a tesoura e tudo estava pronto.. Menos de 5 min…

    Mudando de assunto, adriano, quando vc voltou da França? Voltei dia 3 de Agosto e até esse dia simplesmente não consegui achar em lugar nenhum pra vender…. O cara da Apple Store do Louvre me disse que tinha que deixar o nome em uma lista e que, aproximadamente em 3 semanas eles me mandariam um e-mail e eu teria 24 horas pra ir buscar o aparelho… Ou seja, voltei de mãos abanando!!!!!!

  • Joao Marcelo

    Vcs estao bem… E eu que com um micro SIM da vivo (que o iPad reconheceu) nem consegui acessar a internet.

    Estou fazendo algo errado?

    • Rilton

      Tente configurar manualmente o APN pra ver se consegue, aqui só consegui depois que fiz isso;

      APN (Ponto de acesso): zap.vivo.com.br
      Usuário: vivo
      Senha: vivo

    • Ayrton Reis

      Deve só estar faltando configurar o APN da Vivo no iPad, qeu vc tem que fazer na 1a vez que coloca o chip, senão nada de internet).
      Settings
      – Cellular Data
      – Cellular Data: ON
      – Data Roaming Off
      – APN Settings
      – APN: zap.vivo.com.br
      – Username: vivo
      – Password: vivo

      Abraço.

  • Micronano

    Comprei meu iPhone 4 quando eu estava em Paris e no mesmo dia cortei meu SIM da Claro com um alicate de cutícula… muito mais fácil e preciso que tesoura… e funcionou perfeitamente inclusive aqui, em Porto Alegre.

  • Adriano

    Pessoal, obrigado pelas dicas, mas gostaria que fosse postado algum site mais especifico sobre o corte ou algum link que mostre as dimensoes do SIM e do microSIM para que não haja erro no corte. E caro “Ale” eu não fui a França pedi pro meu irmao q foi e ele comprou, to esperando ele chegar pra me contar so sei que deu certo, ele comprou o iphone dia 12 de agosto.

    • Rafael Curvello

      conseguiu comprar na loja ou entregou no hotel?

    • Sãoto Mé

      Não sei se isso é permitido pelo blog, ai vai o link com medidas para cortar o Sim Card

      http://www.macminds.com.br/?p=2753

  • mario

    comprei meu iphone 4 nos EUA e fiz o desbloqueio achei que tinha feito algo errado pois o micro chip da claro que comprei nao ativava.cortei um chip da tim e funciononou,mais o face time nada.alguma dica?
    obrigado

  • Saoto Mé

    Eu não tive problemas em conseguir o microSIM na Claro de Vila Velha/ES, voz, dados e SMS funcionando bem mas aplicatvos SIM não estão instalados e de ativo o face time recebo diversas msg SMS do Reino Unido

  • Saoto Mé

    Percebi pelos relatos que nos chips que tem os aplicativos SIM instalados, cortados ou não, o facetime funciona, naqueles que não tem os aplicativos aparecem diversos problemas.

    • Na verdade, a Claro não ativa o FaceTime, por questão de incompatibilidade. Nas outras operadoras é questão de envio de SMS.

  • Thiago

    Estou com um chip TIM cortado e tudo funcionou perfeitamente. Inclusive facetime. Pelo jeito, quando sair o micro-sim vou esperar bastante tempo até mudar. huhauahaha

  • Alpheu

    A profecia se concretizou !!!!! acabei de ser cobrado por 49 SMS internacionais por tentar ativar o facetime na CLARO !!!! e o pior que ainda não está ativada ! #FAILCLARO

  • Fernanda

    O problema é que minha linha é pós, tenho micro chip, tenho pacote de dados e mesmo assim meu número aparece como desconhecido…aí não consigo ativar FT e obviamento não manda nenhum sms, jea que não tem núemro…não sei o que fazer para reconhecer minha linha…no outro iphone era só clicar e editar o número…esse não deixa de jeito nenhum…afe coisa difícil…vou cortar um chip e ver se assim funciona.

  • Consegui comprar meu Micro-SIM na Claro do Shopping Recife. Disseram que a caixa com os micro-sims chegou a mais de 25 dias, porém só foram saber que aquela caixa era de micro-sim a menos de uma semana, devido a grande procura.

    Muita gente indo lá perguntar, os funcionários foram pesquisar e viram que realmente já estavam com os sim cards, porém a caixa dos micro não possuem diferença dos normais.

    Pode estar acontecendo isso em outras lojas também. Portanto quem ainda quiser, pesquise e insista ao chegar na loja. Eu já estou com o meu! 🙂

  • Frank Z

    Tenho 2 iPhone’s 4 desbloqueados e usando o Micro SIM da Claro (comprei no Shop. Morumbi em SP sem problemas. Todos os atendentes sabiam fazer a migração da linha e atendimento excelente) mas o esperado Face Time não está funcionando. Vamos ver quanto tempo vai demorar para a dupla Apple/Claro fazer o recurso funcionar. Se depender da boa vontade da Claro como no caso do Thetering vamos ter que esperar até o iPhone 5. Fiz o Jailbreak do Iphone apenas por conta do thetering com o MyWi. Mas não dá para culpar apenas as operadoras. A Apple tem a maior parcela de culpa nisso. É obrigação dela construir o relacionamento com as operadoras e disponibilizar a engenharia de retaguarda para estas novas tecnologias que ela cria. A Claro não vai se movimentar mais para ter todos os recursos do iPhone disponíveis rapidamente se a engenharia da Apple não fazer o trabalho dela dentro da operadora. É uma pena que o iPhone venda muito pouco no Brasil o que não estimula as operadoras. A Apple tem apenas este produto também que não deixa ela em posição de prioridade como outros fabricantes como Nokia, Motorola, etc que são o ganha pão para as operadoras que precisam de volume (milhões de aparelhos vendidos/entregues). Outros aparelhos Hi-End (mesma categoria do iPhone) vendem bem mais e atraem mais a atenção das operadoras porque os fabricantes dão maior suporte que a Apple para elas. Acho que no Brasil chegamos a pouco mais de 500 mil iPhones somente. Oficialmente são pouco mais de 200 ou 300 mil pelos números oficiais. É muito pouco para as operadoras darem muita atenção. Eles possuem dezenas de outros aparelhos para dar foco. Não tem como dar foco em um produto apenas. Ainda mais de um fabricante de um produto só.

  • Sãoto Mé

    Sem a intenção de defender alguém, o iPhone 4 nem está à venda no Brasil, se foi homologado é muito recente e o microSIM que está sendo disponibilizado pelas operadoras tem o destino oficial o iPad, então, nós que conseguimos o iPhone 4 em outros países estamos querendo tudo antes do tempo certo.

    • O iPad também não é vendido no Brasil e provavelmente irá demorar mais.

  • Gustavo

    Estou com meu Iphone 4 com o Chip da TIM que eu mesmo cortei e funcionou 100%, fiz isso para dois outros Iphones 4 da minha familia, porém com Chip da Claro, e funciona parcialmente.
    Não consegui fazer o sistema de dados funcionar com o Chip da Claro cortado, somente o da TIM deu certo.

    Tanto na loja da Claro, quanto da TIM, eles não tem sabem de nada, tive a mesma resposta que muitos sobre o Micro Sim Card, vários vendedores falaram que isso não existe, um vendedor da TIM da Av. Paulista chegou ao ridículo de dizer que a Apple não esta vendendo o Iphone 4 ainda, e mal sabia o %$#$ que eu estava com o meu na mão.

    São poucas as lojas que têm pessoas competentes, e geralmente são “geeks”, viciados em tecnologia e super antenados nas novidades. As lojas de celulares precisam de mais treinamento, e muito mais informação sobre as novidades do mercado.

    Como sempre eu tive que aprender tudo sozinho e me virar !!! O primeiro Chip que cortei deu errado… Mas fazer parte do aprendizado, depois tudo deu certo e agora virou moleza.

  • Bruno

    Pessoal, eu comprei o Iphone Frances e adquiri o micro sim da CLARO, o problema é que nao aparece a opcao aplicativos do SIM, ou seja, nao da para entrar no menu claro e ativar o DDD Facil, ou seja, eu vou ter que colocar o codigo 21 em todos os meus contatos???? Alguem sabe como resolver???alguem ja conseguiu resolver isso? de que forma?

    Obrigado

    • Sãoto Mé

      Você tem que entrar em contato com a Claro e fazer uma reclamação.Também estou com esse problema e fiz assim, protocolei o problema e eles estão veriicando com o pessoal de TI

      • pudovkin

        mesmo problema de menu faltando informações…
        fiz uma segunda ativação do serviço pelo site, então sigo aguardando…

        • edgard

          tbm estou com mesmo problema….
          nao existe a opcao DDD FACIL no micro sim da claro…
          ja falei com mais de meio call center…e ngm ali tem a informacao..

          o pior eh quando atendentes tentam te enganar, so pra se desfazer da ligacao…

          estou aguardando tbm….
          se alguem tiver alguma resposta…
          favor postar aqui no blog…

          ILEX… AJUDA AE….

  • Alex

    Saudacoes. Uso um chip internet Vivo Pre no meu Ipad e funciona bem (mais ou menos). O problema é que toda vez que adquiro creditos, preciso ligar para a Vivo para ativa-los. Ai é um suplicio pois alguns atendentes simplesmente nao conseguem fazer a ativacao. Dizem que nao podem dar assistencia a um aparelho nao homologado. Nao adianta insistir… Depois que eles descobrem essa frase magica, passam a repeti-la a cada pergunta que vc faz. Resta desligar e tentar de novo a sorte de co seguir um atendente mais capacitado!
    Tentei fazer uma senha no site da Vivo, mas a senha so pode ser enviada por SMS e o Ipad, que eu saiba, nao recebe SMS.
    Indignado, resolvi fuçar e descobri ser possivel enviar SMS atraves das SIM Aplications (Settings > cellular data). Da proxima vez vou tenter enviar o SMS para a vivo com o texto: diario ou semanal ou mensal – para ver se consigo ativar sem a “ajuda” do call center. Se alguem tem outra solucao, peco que me ajude.

  • Wesley

    Uma dúvida: esse cartão micro SIM é usado somente nos iPhones PÓS pagos? Ou os pré pagos tb precisam? Pq em uma loja da Vivo em Guarulhos o vendedor me disse que somente os pós pagos é que precisam.

    • O aparelho é um só e o tamanho do buraco para colocar o SIM também. 😉

      • Wesley

        Entendo que o aparelho seja um só, mas o meu aparelho atual (um Nokia véião) não tem chip, e é plano pré pago, por isso estou em dúvida…

  • Wesley

    FACETIME é so com wireless meu queridos amigos..
    só pela rede wifi que a apple disse..

  • Adeson

    Tenho uma dúvida diferente, um amigo meu ta trazendo um Iphone 4 só que está bloqueado para a operadora de lá no caso do país dele a França, alguém sabe se alguma operadora desbloquearia sem burocracia o aparelho?

  • Vívian

    Gente, também comprei o iPhone 4 na vivo me falaram que o meu chip não poderia ser cortado e que eu teria que comprar um micro chip, porém estou sem serviço/área em lugares que funcionava perfeitamente inclusive na minha residência e na empresa. Agora vou avaliar o tamanho do cartão de memória e tentar corta-ló em casa.

  • Bastos olec

    Estamos com dificuldade tb…