iOS

No iOS 15, ligações FaceTime poderão ser acessadas no Android e Windows pela web

Quando Steve Jobs apresentou o FaceTime, com o iPhone 4 em 2010, prometeu que seria uma tecnologia open source, que poderia ser usada em diversas plataformas. A promessa, até hoje, não se realizou.

Mas o iOS 15 trará algumas novidades que mudarão “levemente” isso, permitindo que se possa participar de chamadas FaceTime mesmo usando um Android ou um computador com sistema Windows.



No próximo sistema, a Apple incrementará o FaceTime com diversas ideias “inspiradas” no aplicativo de videochamadas Zoom, que se tornou muito popular durante a pandemia.

Uma delas é a possibilidade de ser convidado para uma chamada através de um link. Até o iOS 14, apenas é possível enviar convites individuais para as ligações. Já o uso de um link único para uma chamada agendada facilita marcar reunião entre membros de uma equipe, sem ter que convidar um por um.

A novidade é que esse link permitirá que usuários de outras plataformas (que não sejam Apple) possam também participar, através do navegador web.

Convide qualquer pessoa para participar de uma ligação FaceTime, até mesmo amigos que não tenham um dispositivo Apple. Eles podem juntar-se a você para ligações cara-a-cara e em grupo diretamente de seus navegadores instantaneamente – não é necessário fazer login.

Ainda não é o que Jobs prometeu, pois usuários de outras plataformas não poderão iniciar uma chamada FaceTime, apenas participar de uma originada de um Apple ID. Porém, já facilita muito o uso do FaceTime para mais gente, principalmente pelo fato de não precisar instalar nenhum programa específico.



A Apple também anunciou uma série de outras atualizações do FaceTime no iOS 15. Há uma nova opção de visualização em grade, um recurso de isolamento de voz para melhorar a qualidade do som, suporte de áudio espacial e a opção de desfocar o fundo com o “modo retrato”.

Há também um novo recurso importante chamado SharePlay. Ele permite que um grupo de pessoas assista ou ouça a mesma coisa ao mesmo tempo. O recurso permite que você baixe músicas, vídeos ou compartilhe sua tela, incluindo serviços como Disney Plus, Hulu, HBO Max e Twitch.

Além de reuniões de trabalho, as festas virtuais tornaram-se populares durante a pandemia, e o SharePlay realmente mergulha nisso. O recurso mostra que a Apple espera fazer do FaceTime mais um espaço de encontros e não apenas uma forma de fazer videochamadas com seus parentes.

Ainda não há uma data definitiva para o lançamento do iOS 15, mas acredita-se que seja liberado para todos os usuários em setembro.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo