Notícias

Mistério: Claro já possui micro-SIM em algumas lojas, mas mantém segredo sobre isso

Realmente tem coisas no Brasil que não dá para entender. A Vivo se vangloria de ser a única operadora a oferecer chips no formato micro-SIM (compatíveis com o iPhone 4 e o iPad 3G). No momento que uma concorrente conseguir o mesmo benefício, também divulgará isso aos seus clientes, não é mesmo?

Não. Pelo menos é isso que nos está mostrando a Claro, que segundo averiguamos, já está vendendo em algumas lojas o chip no novo formato, mas não está divulgando tal fato. Sua assessoria afirma que a companhia só tomará uma posição oficial depois que o iPhone 4 ou o iPad for homologado pela ANATEL para a venda no Brasil.

Tudo parece estar envolvido em um clima de mistério. Ao procurarmos uma loja de Brasília, solicitamos à vendedora se eles tinham o novo formato de chip, que imediatamente nos passou para outro funcionário. Este começou um mini-relatório, do tipo: “Para que o senhor quer o chip? O senhor possui iPad?” e outras perguntas do tipo. Ao dizermos que tínhamos o iPhone 4, o funcionário pediu para ver o aparelho, levando-o para uma sala interna para analisá-lo (???). Ao retornar, disse que tinha confirmado as informações e que então poderia nos vender o micro-SIM. Muito bizarro.

O chip vem em uma embalagem clássica de ClaroChip, inclusive com o mesmo folheto explicativo; nada faz referência ao tamanho menor.

Foi-nos cobrado 15 reais por ele, com a transferência do número (voz e dados). Compare o novo formato com um chip cortado a mão:

O impressionante é que o vendedor ainda nos informou que os novos formatos estão no estoque da loja há duas semanas (!!!), sem que a operadora tenha feito nenhum aviso ou publicidade disso. Nem no estabelecimento há qualquer menção pública da disponibilidade.

É tudo muito estranho. Por que a operadora esconderia tal informação dos clientes? E qual a necessidade de uma certa “burocracia” ao comprar o chip?

Há algo estranho no ar…

Fotos de Chrystiano de Castro

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodolfo Piva

    Claro, tudo as escuras. Heheheh…

    • Claro, tudo as escuras. [2]

      Mas isso está com cara de despreparo de funcionário que não compreendeu direito as regras para lançamento confuso do departamento de marketing. Eles devem estar se preparando para atender a demanda, ué. Quantas lojas teriam condições de atender? Anunciar e não ter pode ser muito pior, ainda mais se forem lançar daqui a pouco tempo algo que a concorrência já anuncia como sendo a única.

      O engraçado é a parte da “fiscalização” do iPhone 4. Tá, o sujeito poderia vender sem alarde, mas desde que isso não dê problemas com o produto já antes de ser lançado. Devem ter dito mil vezes pra eles que aquele troço NÃO SERVE na maioria. Convenhamos, seria fácil um mané atendende de Jirimbopemba da Serra vender esse chip pra quem não deve. E prum mané chegar com um iClone e pensar que é um iPhone “do melhor que tem’ (porque tem até dois chips e FM) também não custa. Conheço gente que ganhou do pai com esse discurso (esse é melhor que o iPhone 3 que você pediu, é o iPhone MP4 – sério). Devolução antes de lançar seria complicado, além do prejuizo.

      Mas provavelmente, eu também pediria para “ficalizar” o aparelho numa sala ao lado, hehehe. Nunca peguei em um. 😉

  • Paulo

    as operadoras brasileiras se já não estiverem com os iphone4 em mãos,estão chegando acho que este mês ainda,,puro palpite,,mas vamos esperar para ver…

  • Huang

    ta rolando um arzinho de lançamento surpresa de ipad ou iphone 4…

  • Antonino Ferreira

    Vem coisa boa por aí!

  • cassiorissi

    iLex.Vc esta usando facetime com este chip? o meu chip(cortado) fica “Esperando Ativação” Tem como você confirmar se na versão da operadora com esse microsim fica 7.2 ou 7.0 pq eu cortei meu chip aki mais nada do facetime funcionar e pelo jeito é por causa disso.

    Ja tentei de tudo, resetar as configurações no iphone, restaurar, até comprar um chip da vivo que falaram que funcionava eu comprei.

    • Isso parece ser um problema com a Claro e não com o chip. Em nossos testes com a operadora não conseguimos ativar o FaceTime nem com o chip cortado, nem com o micro-SIM. 🙁

      • Alpheu

        Será que alguém da Claro poderia acessar o Blog e ver as reclamações sobre o FaceTime ????? já estava na hora de uma solução para esse problema !!! #CLAROFAIL

    • Ednaldo

      Ligue pra claro e diga que nao está conseguindo fazer chamada de video 3g, se perguntarem qual aparelho vc está usando diga que é um nokia n95, aí eles fazem uma configuração lá e pedem um prazo de 5 dias, o meu funcionou no mesmo dia, até a internet do iphone ficou mais rapida… a informaçao que me deram é que o chip nao era 3G… enfim funcionou.

  • RAVAGNANI

    To achando que todas as operadoras vão fazer o lancamento junto com a Apple das lojas oficiais da Apple no Brasil e junto o iPad e o novo iPhone 4, o mistério do porque de ainda sequer terem falado dos aparelhos é exatamente isso.

    Em algum dia de agosto ou setembro, a imprensa vai receber um convite do evento de lancamento da Apple no Brasil.

    Só pode ser isso, já que lembro que ano passado a esta altura do campeonato até os preços do novo iPhone, 3GS na época, já tinha sido largamente falado na imprensa.

    Resta esperar e continuar sonhando…

  • Juda Benhur

    Mas poderia nos explicar melhor??? Ele resolveu vender então? Ou conseguiram em outra loja? Se sim, como foi essa experiência. Conte-nos!

    • Leo

      Como assim amigo? Ta escrito “Foi-nos cobrado 15 reais por ele, com a transferência do número (voz e dados).”, logo, ele compraram né?

      • Juda Benhur

        Leo,

        Desculpa ae… eu li uma palavra que “não” exisita na frase…. kkkkk

        Valeu!

  • So estou esperando o micro-sim da tim aqui em Minas Gerais, para trocar o meu recortado que fiz!! Tomara que chegue logo!

  • Daniel Taiguara

    Eu fui na loja da Claro no sábado e eles tinham o micro sim, mas recusaram me vende 1 alegando que só vendem ele para linha de dados para ser usada no iPad. Eu queria ele para minha linha de voz que tem plano de dados junto.

    Nem adiantou falar com gerente e nem nada, não venderam mesmo.

    Abri chamado na ANATEL reclamando que não quiseram me vender e também abri chamado no PROCON acusando eles de se negarem a vender um produto em loja.

    Só no Brasil e na Claro para acontecer uma porcaria destas. Na Vivo já tenho meu micro sim com minha linha a tempos.

  • Algus Helm

    Acho que ele pegou o iPhone para levar para mostrar aos amigos da loja… ou conferir se não tinha JB nele… sei lá….

  • Frederico – Maringá/PR

    É iLex, o pessoal das operadoras brasileiras pegaram o “jeito” Apple de ser.

    Mas no fim das contas, seria como anunciar o “molho” antes mesmo do “peixe” estar disponível pra venda.

    Faz todo o sentido…

  • Overlord

    Marketing.

    Provavelmente, iriam priorizar a distribuição destes chips para os usuários do iPhone 4 quando do lançamento do mesmo.

    Sabe como é… tem a questão da homologação do novo aparelho na Anatel e coisa e tal…

    Aposto que já está tudo engatilhado: hotsite / website, folders, propagandas na TV… (obs: tá na hora de fuçarmos os domínios da Claro). 🙂

    • Além do mais, quanto mais rápido anunciar aquilo que ainda não se está vendendo, maior e encalhe e desvalorização daquilo que ainda se tem no estoque e vende bem…

      Marketing… [2]

  • Adriano Santos

    Absurdo, pelo código de defesa do consumidor ninguém pode se negar a vender um produto.

  • Ayrton Reis

    Quer uma mais bizzara ainda ? A VIVO aqui em SP (Loja Shop. Morumbi) não me vendeu o chip, alegando que não poderia habilitá-lo para voz, pois isso não estava homologado ainda. Resultado, sigo com meu chip cortado, alternando entre iPhone e iPad.

    Ayrton.

    • @MoisesLima

      Ontem, na loja da Vivo do Shopping Bourbon eu pedi um Micro-SIM e ele já saiu da loja funcionando. E olha q nem com iPhone 4 ou iPad 3g eu tava, tava só com meu 3GS e meu adaptador para micro SIM… E tá funcionando 100% perfeito.

  • Marcos Maciel

    Comprei na loja do Shopping Villa-Lobos SP no domingo (01/08). Nada foi questionado nem averiguado, inclusive, eles oferecem pacotes de dados pré-pagos.

    • Ayrton Reis

      Mas comprou só com plano de dados ou o chip tá habilitado pra voz também ?

      • Resposta no próprio texto. Só ler. 😉

        • Ayrton Reis

          De fato eu li… Confesso que fui meio “São Tomé” ao re-fazer a pergunta. Então fica a seguinte questão : se o cara da VIVO falou que não podia habilitar voz no micro-sim pq este ainda não está homologado para tal, como que a Claro o fez ? Desconhecimento de um (ou de outro), sacanagem, falta total de conhecimento dos dois?

          Show de horror….

          Ayrton

    • celso

      No Villa Lobos você comprou Claro ou Vivo????

  • neto

    é óbvio, eles estão segurando para os iphones 4 que eles forem vender e não começar a dar os chips p/ os iphones comprados fora. Talvez o estoque seja limitado. =)

  • Victor Carneiro

    Vi em outro blog de tecnologia em geral, não específico sobre Apple ou iPhone, que a chegada do iPhone 4 pode demorar mais do que se imagina pra chegar no Brasil, isso por causa de um problema já discutido aqui… A assistência técnica.

    iLex, você que tem mais experiência e provavelmente mais fontes poderia pesquisar algo e postar aqui pra nós???

    Eu já to quase me sentindo o Eric Cartman de South Park no episódio em que ele se congela por não aguentar mais esperar o lançamendo do Nintendo Wii.

    • A opinião sobre isso já foi postada no outro post. Não é porque o título é diferente que o assunto vai ser. 😉

      • Victor Carneiro

        é.. eu acho q vou fazer que nem o Cartman mesmo, vou me congelar. Quando o iPhone 4 sair vcs me resgatam.

        Pelo jeito eu que estou desesperado acho melhor comprar um iPhone 3GS agora e esperar o iPhone 5… pq se o 4 só sair ano que vem, em junho ou julho ja chega o próximo.

  • Joey

    O fato de não divulgar eu considero coerente. Tendo em vista que não existe nenhum aparelho compatível sendo vendido oficialmente no Brasil, não faz sentido divulgar.

    Agora, “o funcionário pediu para ver o aparelho, levando-o para uma sala interna para analisá-lo” ?
    Se um funcionario me pede um treco desse eu mando a merda no mesmo momento.
    -Olha, amigo, é um iPhone 4 sim, ta vendo? não montei um aparelho tão pareciso só pra ter o prazer de comprar seu micro-sim.

  • Victor Hugo

    Galera, o iPhone 4 acho que nao chega em setembro não. Mas a venda do micro SIM na claro não pode ser negada eu posso afirmar, não foi passada nenhuma informação dos coordenadores de área nem nada. Só ir em uma loja e pedir. Se não querem vender é por outros motivos, e da loja. Se levaram seu iPhone pra dentro da loja foi pra brincar um pouco com ele. Eu tenho certeza……

  • Alex iPilot

    O motivo da venda silenciosa… Parece haver uma reclamação das outras operadoras na ANATEL contra a Vivo, que estaria incentivando a ilegalidade vendendo micro-SIMs, uma vez que não há dispositivos homologados para uso no Brasil.

    Detalhe: o uso de aparelhos sem homologação sujeita o usuário à MULTAS !!!

    Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=146373

  • Alpheu

    Rs…! liguei em duas lojas da Claro onde moro (Rio Claro-SP) e perguntei :

    Vocês já receberam microsim ??
    a atendente : microcinco ??? ahhhh…

    eu :não microsim, para iphone 4 e ipad

    a atendente : ahhhh não

    eu: tem previsão ?

    a atendente : acho que só mês que vem

    A maioria nem sabe o que é microsim !!!! rs…
    Se alguém tiver algum aí pra me vender ! rs…o meu tá mutilado, porém funcionando !

  • VH

    Primeiro lojas claro, loja própria da claro não tem telefone começa por aí, deve ter sido uma revenda provavelmente não vai ter. Tem que ir em uma loja da Claro.

  • Rodrigo Flausino

    em qual loja de brasilia vc comprou o micro sim???

    quero comprar um pra mim!

    valeu, abraçao!

  • Bruno

    Não vejo mistério algum.
    As operadoras estão se preparando para quando iPhone4 eo iPad estiverem disponíveis para venda.
    Por que elas fariam propaganda ou colocariam nas vitrines os microsim se não vendem, ainda, os aparelhos em que eles servem?

    • Pergunte pra Vivo. Ela deve saber essa resposta.

  • Bruno

    Achei estranho, mas por outro motivo.
    Tá escrito que ele deixou transferir dados + voz pro microSIM, mas eu fui na Vivo comprar um microSIM pro iPad e o cara disse que não estava homologado pra voz ainda. (Eu ia dividir o chip com um iPhone)

  • Maciel Meireles

    OFF Topic

    Falando em claro alguem consegue fazer o tethering de algum método existente?

    O único mesmo é comprando o mywi? (só preciso do tethering não dele como router).

    abs e obrigado por ajudar.

    Maciel

  • VH

    Dica de uma loja claro, uma das melhores que eu ja fui loja claro cidade jardim. Não TEM FILA, e eles dão uma atenção muito especial. Totalmente diferente

  • Junior

    Com a Vivo tbm tive problemas ao comprar o Micro-SIM. Primeiro procurei na internet e tinha a informação no site da operadora que o Micro-SIM estava á venda em alguns shoppings de SP. Então comecei a peregrinação por varios shoppings, mas sem sucesso. Liguei na operadora perguntando sobre o assunto e os atendentes me jogaram de um setor pra outro e muitos nem sabiam o que era!.
    Depois de muita insistencia o antendente me informou que estava a venda num shopping que eu jah havia perguntado, voltando lah perguntei a outro atendente que pediu que eu esperasse e chamou o gerente da loja, que so ai me vendeu o chip. Depois foi outra batalha ao telefone pra transferir o numero para o novo chip, mas deixa pra lah…

  • Adritto

    Fui na CLaro aqui em São Paulo no Shoping Cidade Jardim e me venderam não só um mas tres micro-SIM e pelo que me informei tem quanto precisar e foram vendidos bastante ja.
    Fica ai a dica