NotíciasOpinião

Quer saber como acontece o problema de recepção das antenas? Então teste você mesmo

Muitos estão impressionados com as notícias que estão correndo o mundo sobre a recepção das antenas do iPhone 4, que trariam um defeito de projeto que faria perder o sinal da operadora ao tocar a mão na junção entre as duas antenas laterais (leia mais detalhes em “O que são aquelas fendas na carcaça do novo iPhone 4?“). Alguns até brincam, dizendo que “o engenheiro que deveria ter testado isso antes preferiu se embebedar em um bar“… 😛

Quem se deixa levar por esse frenesi todo, passa a acreditar que esse é um problema sério e que todos os novos modelos são assim. Nós aqui testamos e fomos chamados de tendenciosos por afirmar que não conseguimos reproduzir o problema. Até mesmo o conhecido jornalista de tecnologia do New York Times, David Pogue, citou: “No Twitter, a maioria dos meus seguidores parece indicar que é um problema que simplesmente não existe para eles“.

Então vamos conferir um dos vídeos que está circulando pela internet, do site italiano Melamorsicata. Mesmo se você não entender a língua, vale a pena ver o teste que eles fizeram:

Puderam perceber? Isso mesmo, é um iPhone 3GS!

É importante reparar que, com um modelo do ano passado, é possível reproduzir a mesma queda de sinal divulgado, mas a ligação não cai, mesmo com as barrinhas do sinal diminuindo. O problema na verdade sempre existiu, mas nunca se fez tanto alarde como agora. Por que será?

A Apple divulgou ontem uma nota oficial, dizendo:

Segurar qualquer celular irá resultar em alguma atenuação no desempenho de sua antena, com alguns lugares sendo pior do que outros, dependendo da colocação delas. Este é um fato da vida para cada telefone celular. Se você já experimentou isso em seu iPhone 4, evite pegá-lo no canto inferior esquerdo de uma forma que abranja ambos os lados da faixa preta na banda de metal, ou simplesmente use uma das várias capinhas disponíveis.

Confesso que eu também achei estranho, de início, uma empresa ditar o modo como eu devo segurar meu telefone para que ele funcione. Um suposto email (sim, suposto, pois pode ser falso, quem vai saber?) de Steve Jobs teria dito a mesma coisa, sugerindo evitar segurar com a mão esquerda. Mas se colocarmos em um contexto maior, isso pode não ser tão absurdo assim.

Pelo que parece, todo o celular realmente perde poder de recepção ao contato com a mão, mas nenhuma fabricante assumiu isso até hoje. O fenômeno só ficou popular agora, com toda a popularização do celular mais badalado dos últimos tempos. Por que ninguém falou nada no ano passado, quando o 3GS apresentava o mesmo problema? E os atuais proprietários deste modelo, quantos tiveram problemas de quedas de ligação ou problemas de recepção? (não vale aqueles ocasionados pela rede das operadoras brasileiras, ok?). 😉

O que se tenta aqui não é defender cegamente a Apple, até porque, se há problemas, eles devem ser expostos. Porém, me incomoda assumir uma informação como verdade sem primeiro analisá-la profundamente. E o fato é que muita, mas muita gente não está tendo este problema com o novo iPhone. Ele pode existir? Pode, assim como alguns brasileiros compram o aparelho com a tecla Início dura ou emperrada. Ou seja, como eu disse no outro artigo, a tendência é que sejam casos isolados e não um erro de projeto do aparelho.

Mas se alguns estão realmente passando por estes problemas, a razão pode ser das mais variadas. Uma delas é a própria energia estática da pessoa, que varia de indivíduo a indivíduo. Eu mesmo já vi o caso de uma amiga que teve dificuldades de usar a tela multitoque do meu iPhone, pois os movimentos simplesmente não aconteciam, ou aconteciam com dificuldade, precisando tocar três ou quatro vezes em um botão na tela para funcionar.

Isso explicaria o fato de que com alguns o problema acontece e com outros não. Se você quer saber se você sofre disso, não precisa nem esperar a chegada do iPhone 4: basta experimentar, como mostrado no início desta matéria, com um iPhone mais antigo. Ou, quem sabe, até mesmo com outra marca. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas

    Não fala que o 3Gs é antigo que eu choro

    • Hahaha boa…

      • Chora? E eu com o iPhone 3G? Me mato? medo’

        • Joao Carlos

          Tô morto também com meu 3G

          • E eu que estou com um 2G !
            Mas segurando do qualquer jeito não perde sinal nao !

          • No 2G não ocorre nenhuma queda de sinal ! Viva o mais antigo !

          • Evandro Luiz

            Testei no meu 2g tb e não perdeu nenhuma barrinha, cheguei a fazer uma concha com as duas mãos mas não perdeu sinal..

            • Viva NOZES do 2G, ai é tao triste falar isso ;(

    • Lucas Pinho

      Entrando no assunto…
      O fato é que cada dia que passa fica mais tarde para comprar um iPhone 4, já que a contagem regressiva para daqui a um ano já começou. É muito impossível acompanhar a Apple. 🙁

      • hhehehe imagina acompanhar os últimos lançamentos do Nokia..

    • JanjaBoy

      Ok rapazes, vamos abrir uma lojinha de antiguidades……… 🙁
      Tenho um 3Gs

      • Rafael

        Tenho um 3G, alguém aew tem um 2G pra completar?

        • necds1

          Eu com uma faixa cinza na tela kkkkk

  • Everton

    iLex, desdo que o Jobs explicou essas antenas eu fiquei pensando: “Ué, não atrapalha o sinal segurar nas antenas?”. Alguns fabricantes recomendam não tocar os aparelhos na área onde fica a antena.

  • OmarBH

    Verdade ou nao, o fato é que a Apple agora vai vender bumper pra caramba.

  • Novo iPhone 4 “sensível ao toque” (Death Grip): mais uma jogada da Apple pra venda casada dos “Bumpers”?

  • Lucio

    Pois é!! Mas é bom ser prudente e esperar..
    Deixar os “fominhas” comprarem e testar..

    • fominhas nao! APAIXONADOS… S2

  • jorge

    ai iLex acho que você não viu no ultimo post mas sempre frequentei seu blog queria muito ter o wallpaper que você usa em seu iphone do blog do iphone agradeço desde já o Blog sempre muito bem atualizado valeu

  • Bruno Melo

    Eu achooo tudo isso assuntos especulativos de um grupo invejosos que naoo querem e naoo gostam de ver o sucesso dos outros… E porfavorr naoo chame o 3GS de antigo hahaha

  • Asouzaht

    O engraçado que a maioria da galera que malha nem iPhone tem ou teve.
    Pra mim resume em inveja.

    • André Rangel

      Souza,

      Eu costumo dizer que quem nunca usou um iPhone NUNCA saberá o que é esta experiência e não adianta conversar sobre ela com estas pessoas.
      Geralmente são preconceituosas ou invejosas. É isso. Como bem disse o Jobs na D8, compra o iPhone, quem quer comprar, quem não quer não compre. Eu tenho desde o lançamento do Classic, já tive o 3G, hoje tenho o 3GS e em breve pretendo trocar para o 4. Por que eu sou um geek? Não. Porque eu gosto de tecnologia. Gosto de produtos bem feitos, bem acabados. O iPhone, DOA A QUEM DOER é uma bela peça de engenharia, encravada em uma obra de arte do design.

      Realmente o iPhone é uma experiência indescritível.

      Não sou cheer leader da Apple, mas realmente, os caras são bons no que fazem.

      Abs.

      • daniel

        Geek é a “giria” designada para uma pessoa que é apaixonada por tecnologia! vc afirmou não ser geek, mas logo depois afirmou amar tecnologia!

  • Wallace

    Não fala que o 3Gs é antigo que eu choro [2]

  • João Paulo

    Cara, tem muita gente ignorante no mundo. Desde que vi essa noticia, eu não paro de rir das pérolas que vejo. É meio obvio que vai da problema. O corpo humano é um bom condutor de diversas freqüências e ao tocar na junção das duas antenas ambas irão apresentar problema porque trabalham em freqüências diferentes e quando se toca na junção das duas, as duas antenas vão dar interferência uma na outra por causa que o hardware irá aceitar todas as freqüências nos dois receptores ao mesmo tempo. Quer testar isso melhor? Pega uma tv portátil com uma antena analógica e segure a antena você vai ver que o sinal melhora. Mesma coisa acontece no iPhone 4. Só que nele da interferência porque as duas antenas trabalham em freqüências distintas aí quando você une as duas é natural dar problemas de interferência.

    P.S. Se eu falei algo errado favor corrigir 🙂

    • A dúvida agora que paira no ar é do fato da Apple decidir fabricar uma proteção para as laterais justo agora. É no mínimo uma bela coincidência, não? 😉

      • Marcos

        Mas colocando a proteção para as laterais o problema desaparece por completo?
        Porque a parte exterior das antenas é ligada no negativo (terra) por isso não acredito muito nessa história..

        • JanjaBoy

          Explica essa de “terra” externo em antenas.

          • Marcos

            Quando vc liga uma antena na placa receptora, ela tem o lado positivo e o negativo.
            Em todas as antenas que conheço (rádio amador, automodelos e até as antenas de tv e rádio am/fm) a parte que é “tocável” é ligada no negativo do circuito.
            Por isso não acho que os engenheiros da Apple tenham cometido um erro tão grosseiro assim..
            Tenho um 3G e percebi que o sinal ficou pior no iOS4 (foi comentado tb aqui no blog), acho que o que está acontecendo não está relacionado a parte metalica e sim ao conjunto: Qualidade do sinal da operadora e algum problema no proprio iOS.

            • Marcos

              Obs: Há uns anos fiz um curso que envolveu um pouco de eletrônica, e estou deduzindo isso com base no que lembro. Então posso estar totalmente errado ahahahaha
              Mas confio nos engenheiros da Apple.

      • Marlon

        Confesso que pensei nisso também.

        E ae, quando vai trocar o menu em forma de iPhone ali do 3G(s) para o 4? hihihi 🙂

  • Cassio Rissi

    Fiz no 3g o teste e caiu o sinal tb.

  • Daniel

    Poxaaaaaa 3gs antigo… é de morrer =/ Arrebentou com a geral do Brasil! =(

  • Brunorio11

    iLex, sempre justo e preciso em suas informações.
    Obrigado por nos manter informados.

  • iJuba

    No manual de uso de um Nokia meu falava sim sobre a interferência que pode acontecer… A diferença é que a antena não ficava de fato em um local de apoio do aparelho sobre a mão.

    Sempre usei a mão esquerda para segurar meu 3GS durante ligações, nunca tive problema com sinal. Espero continuar desta mesma maneira assim que colocar minhas mãos no iPhone 4!

  • Alan

    FIz o teste aqui, mas o que caiu foi o sinal do Wifi não do 3G da Vivo, vou fazer mais testes depois.

  • Alan

    Opa! Consegui reproduzir no 3GS com a Vivo

  • Muito bom o post.

    Mas devo dizer que colocar “antigo” e “iPhone 3GS” na mesma frase fez o meu 3G chorar – hehehehe

    • Já risquei. Não pensei que fosse chocar tanta gente. 😛

      • krikaoli

        iLex, iphones ultrapassados a parte, sabe o que eu achei estranho também sobre tudo isso, foi a estória desses bumpers para a pessoa não tocar a antena…

        OFF: Sinto falta do menu dos comments dos posts que estão sendo comentados… Não seria possível colocar isso novamente, achava tão proveitoso…

  • Wallace

    Tentei com o meu 3GS da VIvo e o SInal não caiu nem 1 pontinho. Sei lá deve variar de operdora ou Aparelho

    • André Rangel

      Eu também tentei com o meu 3G S da Vivo e não moveu nada na barra de sinal.

      Segurei com a mão direita, a esquerda, com os pés e nada, nadinha …

      Acho que existem DIVERSOS fatores para esta questão acontecer mas acredito piamente que se o sinal na região onde você faz o teste for bom, isso não acontece.

  • Ricardo Higa

    segurei c/ a esquerda e c/ a direita, de todas as formas possiveis…e
    No meu 3Gs não tive queda de sinal… 🙁

  • RodrigoDC

    Verdade ou nao, o fato é que a Apple agora vai vender bumper pra caramba. (2)

  • carlos

    também testei no iPhone 3G e 3GS mais é complicado taxar isso aqui no brasil muitas operadoras tem quedas constantes no sinal.

  • Tiago Floripa

    3G, 3GS reclamando de estar ultrapassado!
    O meu é Classic e não sinto que é ultrapassado, fazendo atualizações do IOS.
    Minha satisfação é que quanto mais antigo, é mais tempo de iphone.
    Tenho a 2,2 anos e fiquei maluco após uma reportagem dele na veja.
    Confesso que quando chegar o Iphone 4 vou troca-lo.

  • David Weber

    Quanto às outras empresas não falarem sobre a perda de sinal ao se segurar o telefone, é um engano. A Nokia deixa bem explícito em seus manuais os locais específicos que se deve evitar tocar para que o aparelho tenha uma melhor recepção de sinal. Isso já há muito tempo. Nao sei as outras, pois nunca usei celulares de outras marcas (nem mesmo Apple, que finalmente me convenceu a ter um iPhone depois dessa 4a geração).

    • Alex iPilot

      Isso é verdade. Sempre tive Nokias, diversos, e sempre veio a indicação no manual de não cobrir com a mão a parte superior traseira por causa da antena.

      Ainda acho difícil de acreditar que a Apple tenha dado essa bobeira de avaliar errado o efeito de expor as antenas…

      Como bem lembrou um colega aqui, o pior é que o iPhone de teste (que um bêbado irresponsável perdeu num buteco) usava uma capa sobre as antenas para não ser reconhecido. Isso pode ter mascarado o fenômeno e o pinguço, digo, engenheiro, nem reparou…

  • Rodrigo R.

    acabei de testar no 3gs e caiu o sinal de 5 barras para 2 barras.

  • Digão

    Boatos e teorias não vão faltar a respeito do lançamento do iPhone 4 . Nunca tive problemas com o sinal do meu 3GS

  • Rafael pereira

    O meu 3GS sempre foi ruim de recepção. E não importa a maneira que se segure.

    • Marlon

      Tive que rir hauiehuiaehuie

    • A recepção do seu 3GS é ruim ou a rede da sua operadora é ruim?

      O meu é Vivo e de um amigo meu é TIM. O meu tá sempre de sinal cheio, ou pelo menos perto disso, e o dele tá sempre com 1, 2 ou no máximo 3 nos lugares que frequentamos.

  • Tiago Floripa

    Acabei de testar o sinal no meu iphone classic e nunca tinha percebido isto, mesmo porque uso capa de silicone. Então resolvi fazer o teste sem a capa. E para minha surpresa o sinal que tem 5 torres, no momento esta na 4ª e ao segurar com a mão esquerda, ele cai uma torre de sinal, ficando com 3.
    Conclusão: depois do meu teste e ter visto em video o problema se repetir no 3G, acho que é normal.

  • caio

    claro que isso eh verdade. tenho um sony ericsson e nao posso segiralo que o sinal cai bruscamente, o mesmo con o meu touch quandi estou jogando e minha mao tampa a antena wifi, as vezes o sinal some por completo em ambos os aparelhos.

  • CaVi

    Ele diz inclusive, no vídeo, q está fazendo o teste num 3GS.
    E o meu sempre foi pior de recepção q o meu antigo 3G… Se for a mesma antena pode ser q o fato de ante eu usar uma capa iSkin Revo 2 e agora uma iSkin solo … Vai saber… Hehehehe

  • Allan Scofield

    fiz o teste também… caiu um pouco o sinal mesmo… /Poltergeist do iPhone… 3GS antigãããO… =/

  • Renan Decarlo

    Tentei reproduzir aqui no 3G mas não consegui…

  • Pedro Rosal

    ok jailbreack??
    xD BRINCADEIRA…mas é dose…jja vem gente inventando história pra lasca o I4….é cada um vio…deve ser a galera da adobe + google conspirando xD

  • jorge

    ————>ai iLex acho que você não viu no ultimo post mas sempre frequentei seu blog queria muito ter o wallpaper que você usa em seu iphone do blog do iphone agradeço desde já o Blog sempre muito bem atualizado valeu <———
    e mail [email protected]

  • Mas não podemos ignorar o fato de que há problemas SIM! Tanto é que segunda-feira será disponibilizada a versão 4.0.1 do iOS afim de corrigir esses problemas com a antena do iPhone 4…

    Dos males o menor, pois poderemos resolver através de software.

    []’s

  • João Paulo

    Tentei segurar do jeito que mostram nesse vídeo e no outro vídeo que mostraram no Gizmodo (e de uns 200 outros jeitos) no meu 3GS jurássico (10 meses!!) usando Claro e nãda aconteceu. (:

  • iRickMafra

    Oloco! Quem segura um celular assim em uma ligação, uso 3 ou 4 dedos e não a mão ao segura-lo.

  • Caleb Albuquerque

    Até com meu Nokia 2100 acontece isso! Não é exclusividade da Apple…

  • Edguitarra

    Parte do sinal é aterrado quando se entra em contato direto com a antena. No caso do iphone 4 ela é aparente. Por isso a capinha ajudaria no isolamento entre a mão e o telefone para que não haja essa descarga para o terra.

  • Marlon

    Sempre usei capinhas no meu iPhone, e nunca pude reparar neste “problema”.

  • Charles lins

    Se a antena fosse colocada na parte de cima do aparelho, não teria este problema.

    • Talvez se a antena fosse encima, não teria espaço pra uma bateria gigante daquelas, nem todo o hardware (embora…. a placa seja ridiculamente pequena), mto menos para tela, camera, camera frontal, sensor de iluminacao, botao de sleep/wake, botao de volume +, botao de silent e nunca se esquecendo do A4.

      A propósito, o negócio de segurar o aparelho com a mão direita nao tem a ver com o hardware do iPhone estar concentrado na esquerda, assim evitando o aquecimento do processador?

  • A recepção do meu iPhone Classic é uma porcaria, quando comparado com o 3g ou 3gs (quem dirá com o iPhone 4)… mas mesmo aqui em casa onde a recepção é perfeita, até em local onde a recepção é de 3 barrinhas, eu não consegui reproduzir esse efeito de maneira alguma..

    quem vai explicar agora, o fato do Classic ter pior recepção mas não perder o sinal tão fácil? Até onde eu to sabendo a antena do wireless fica embaixo da parte preta de plástico (e quem quer discutir sobre o classic de qualquer forma? mesmo assim irei deixar meus 5 centavos sobre o assunto) e a antena gsm é a parte traseira do aparelho, cujo, nao importa como eu segure o aparelho, se ele estiver “pelado” a antena vai “encostar na minha mão”…

    a unica coisa q me passa pela cabeça é que a apple voltou no tempo e reinventou a roda usando a sua experiencia anterior, do tipo: “Ok, se usar a antena atraz de uma carcaça de plastico não funciona tao bem quanto usar a carcaça como antena, o que nós podemos fazer? e o que nós podemos fazer pra não ter um sinal wi-fi horrível como no Classic?” (pois a antena era uma chapinha por baixo da capinha plástica cujo fica a maior parte do tempo coberto pelas nossas mãos).

    ou seja, nao é novidade, e a teoria que fica é a de que dependendo da forma que você segurar o aparelho, vc automaticamente estará “curtando” as antenas e misturando as frequencias. Junte isso com um sinal GSM fraco ou instavel, e vc terá uma péssima recepção.

    É mais ou menos como vc colocar um radio do lado do microondas e querer ouvir música com o microondas ligado. O mais forte vai ser quem emite sinais em outras frequencias, e consequentemente esse inimigo vai ta ali do lado….

    Sei lá, pra quem nunca foi conhecido por pegar tão bem quanto um modelo de entrada da nokia que mal tem display colorido, ou pra quem levou alguns anos pra ter copy/paste, e só viu a cor de um multitasking oficial esses dias… Bom… eu nao vou crucificar essa preciosidade só por causa de um problema q qlqr dispositivo que emite/recebe sinais de radiofrequencia está disposto.

    Ok, meus 5 centavos viraram alguns reais. Se eu continuar assim não vai dar pra comprar um i4.

    • A propósito, ultimamente a parte traseira do meu i2G só anda servindo pra esfriar a minha orelha. Nokia fans que eu conheço estão me atacando de todos os lados dizendo que a minha (se deus quiser amém jesuis!) futura aquisição é uma porcaria e que eu deveria comprar um N-algumacoisa que roda (éca) symbian.

  • Nilton Santana

    Problema de sinal todo tipo de Celular tem, acho que a culpa e de 50% das operadoras e 50% dos aparelhos

  • Ângelo Neto

    Cara estou passando por esse TERRIVEL PROBLEMA com meu 3Gs… Fiz o Unlock com o Ultrasn0w 0.93 e meu celular não funciona (nem com a policia) na Oi ou Brasil Telecom…

    Chip Claro o bichoooo topa o sinall!!

  • Jean Gomes

    Quando no primeiro post feito neste mesmo blog destacacando a “habilidade” da Apple em ter pensado em colocar as antenas na lateral do aparelho eu postei um comentário perguntando sobre isso uma vez que a maioria dos fabricantes avisa sobre não tocar na antena ou na região onde a mesma fica interna. Alguns fabricantes citam ate ser prejudicial a saude, mas a Apple vai e coloca todas as antenas justamente onde seguramos os aparelhos. Baita erro de projeto….e o preço que se paga quando se e nova em um mercado, alias quem paga somos nos que compramos.

    • É verdade, eu lembro de seu comentário.
      Mas ninguém “pagou” o pato ainda, visto que as ligações estão sendo feitas normalmente na grande maioria dos casos, assim como acontece com o atual 3GS. A histeria coletiva que está fazendo mais caso do que ele realmente é.

      • Jean Gomes

        Prezado iLex, respeito sua opinião e ponto de vista, a qual não diminui em nada minha percepção de que há um grande erro de projeto….Sugerir usar uma capinha para contornar tal erro é no mínimo irônico. Antes que pense ao contrário, sou fã dos produtos Apple (tenho iphone, iPad e ipod). Há…também só expressei meu ponto de vista sobre a matéria, aliás como todos fazem aqui…..então não se preocupe com replicas e tréplicas. Grande abraço e parabéns pelo blog, o qual já indiquei a vários amigos que bem adquirindo iphones e se apaixonando pelos mesmos.

  • Sabrina Bueno

    Eu sou canhota e não desisto nunca…comigo também já aconteceu do sinal ficar fraco mas não havia ligado ao fato da maneira de segurar o aparelho. A apple poderia lançar um iphone p/ canhoto…já tem tesoura… 😉

  • Bruno

    No meu 3GS, segurando da maneira mais “bloqueadora” possível, o sinal da operadora cai um palitinho e o do wi-fi um tb. Mas com todos meus celulares sempre foi assim, quando vc “abraça” a antena, sempre o sinal cai, mas eu achava que era por conta da barreira física mesmo da mão.
    Enfim, mas o melhor dos comentários foi o “terra” da antena! Explica essa aí, campeão! Rsrsrs…

  • Rafael

    Cara ta aí um programa que o iLex COM CERTEZA vai instalar http://www.baixaki.com.br/mac/download/clicktoflash.htm é um programa que elimina o flash do safari no Mac, só carrega SE vc quiser! (Pra carregar dá um clique com o botão direito do mouse!)

  • Tiago Floripa

    Eu comprovando meu comentário. Recepção no classic (2g).
    Caiu de 5 torres para 4, porque abri porta para melhorar claridade na filmagem.
    Meu comentário era de 4 para 3 (porta fechada)
    Acredito que depende da intensidade do sinal.

    http://www.youtube.com/watch?v=b2r6fvgATVA

  • Alberto Barros

    Alguém pode me passar esse link Oficial da Apple? Pq este que esta no post me leva ao site do Engadget e lá dentro tb não achei o link

  • Max

    kkkkk quando li o tópico do post pensei que seria uma única frase do iLex: “compre o seu iPhone4, faça seus testes e me deixem em paz!!!” hahahaha

  • Bruno

    Fiz o teste no meu 3G, que, apesar de ter ficado um pouco lento com a atualização para o iOS4, não caiu nem uma barrinha sequer da minha operadora (VIVO). 5 barras constantes! Vivas ao meu tão precioso iPhone 3G!! 😀

  • Lucas C

    Mto bom o post!

  • Júlio césar

    fiz o teste aqui no meu 3GS, o sinal de 5 barrinhas cai pra 0, mas ñ chega a procurar rede..

    POwwwww, chamar o 3Gs de antigo é tirar a favela do mundo (Brasil) msm né … kkkkkkkk

    • Júlio césar

      ahhh, esqueci de falar…

      usando a rede edge da Oi…

  • André

    iLex, eu acho que meu iPhone 3G tem esse problema com a tela de início emperrada; às vezes clico e não funciona, às vezes ele funciona como duplo-clique apesar de eu ter apertado uma vez só… Você sabe se tem alguma política da Apple ou operadoras a respeito disso? Tem algo que eu possa fazer? Tem conserto ou é coberto pela garantia?

    Se puder, tem alguma referência onde eu possa me informar?

    Obrigado!

  • MathBS

    Alguem reparou que tem uma coisa piscando acima da tela do iphone 4 no video? e nao é nada da camêra que esta filmando.
    Alguem sabe o que é?

  • Rodrigo

    Só uma pergunta que não tem muito a ver com o tópico. Alguém já fez jailbreak no novo iphone ? Ou ainda não é possível ?

  • jmmso

    Fiz o teste no meu 3G e o sinal caiu para 1 barra. A conclusão que eu tiro é simples, nunca antes notei essa quebra de sinal porque ninguém agarra um telemóvel daquela maneira.
    Algum “deficiente” andou a ver se encontrava uma droga qualquer para tramar a Apple.

  • Bruno

    O meu 3G ta pessimo pra encontrar o sinal da operadora e 3G, nem pensar!

  • Caique Diniz

    Nunca imaginei que esse problema existia nos aparelhos de celular! Para mim, no começo de tudo, achava que era apenas no iPhone 4 pelas novas antenas nas laterais do aparelho. Isso é uma “novidade”, testarei com meu iPhone 3G S para ver se acontece o mesmo.

  • Ednilson Rosa

    No local onde trabalho, o sinal é bem fraco em alguns pontos. Com o telefone no bolso, é comum perder ligações. Já com ele em cima da mesa, a chamada sempre chega, apesar de algumas vezes a ligação ficar ruim. Ao tirar o telefone do bolso, dá pra ver as barrinhas do sinal rapidamente aumentarem, indicando que o contato com o corpo estava atenuando o sinal. Detalhe: estou falando do meu Nokia E71 e não do iPhone. Ou seja: o problema existe para todos os aparelhos. Basta estar em um local com sinal não muito forte que dá pra reproduzir o problema. E não só no iPhone…

  • Mauro

    Vcs conhecem o primcipio da Gaiola de Gauss? É a mesma coisa… Gente, vamos parar de falar de IPone – lindo, maravilhoso, perfewito, quero o IPhone 4 já – e vamos secar os hermanos hoje!!!!

    Vamos bloquear as antenas deles! Fora Argentina! Fora Maradona!

    • Max

      Não seria Gaiola de Faraday? :p

  • Ageli

    Gostei muito!

  • The Dark Knigt

    Eu tenho um iPhone 3GS e senti a a recepção melhorou consideravelmente no iOS4,
    sendo q eu tinha a versao 3.1.2 e sentia q a recepção caia bastantes em lugares de pouca frequencia sendo q outras pessoas q conheço q nao tinham iPhone conseguiam manter uma barrinha ou duas nesses locais. Mas agora tô sentindo q ta mais forte.

  • Rodolfo

    IPhone 3GS melhor sinal que já tive com o ios 4 que venha o iphone4 com
    Problema ou sem problema

  • Bruno Priori

    Essa história de recepção de sinal me gerou uma desconfiança….. Será q o problema q o Steve Jobs teve na Keynote para demonstrar o iPhone 4 tem a ver c isso???? Será q qdo ele pegou o iPhone para demonstrar, o aparelho perdeu o sinal????

    • O problema é de sinal da operadora. O wifi não é influenciado.

  • Binho

    meu iPhone 3Gs o sinal de telefone não diminiu mas o sinal da internet wireless diminiu

  • Luis

    Vende os bumpers da Apple mesmo aqui no brasil??