Notícias

Apple nega veracidade de supostos emails de Steve Jobs nos últimos dias

Estava demorando para acontecer.

Steve Jobs, CEO da Apple, é provavelmente o único presidente de uma grande empresa que responde ele mesmo os emails dos usuários. É o atendimento ao cliente (pelo menos aqueles que são respondidos) mais personalizado do mundo.

Mas isso não poderia durar muito tempo. Pela lógica da internet, ou ele começaria a receber mensagens de trolls que só querem estragar o dia das pessoas ou então alguém tentaria forjar respostas dele. E parece que esse momento chegou.

A revista Fortune contatou a assessoria de imprensa da Apple, que negou enfaticamente a autenticidade de emails que circularam esta semana em vários sites do mundo, cuja a autoria supostamente seria de Jobs. Não passam de mensagens forjadas, segundo o porta-voz da Apple.

Na última terça-feira, o conceituado site Boy Genius Report reportou uma troca de emails entre um suposto consumidor irritado com os problemas de recepção do seu novo iPhone 4, e Steve Jobs. Apesar do BGR geralmente trazer informações fiáveis, algumas frases pareciam absurdas demais para terem sido ditas pelo cabeça da Apple.

A mais absurda:

Tire uma folga, relaxe, curta sua família. É só um telefone. Não vale a pena.

Sim, apesar de insanamente absurda a resposta, milhares de sites no mundo a repetiram sem questionar, atribuindo a certeza de que seria uma posição oficial da empresa. Alguém aí pode imaginar Jobs dizendo que o iPhone 4 é “só um telefone“? Seria jogar o esforço e marketing de meses na lata do lixo, além de ser uma completa falta de respeito com o consumidor. Mas claro, haters da Apple sempre existiram, esperando “notícias” como estas para gritar para o mundo que eles sempre tiveram razão.

Alguns criticam aqui o Blog por filtrar notícias sobre a Apple. Filtramos sim: filtramos porque respeitamos nosso leitor.

Quando a notícia é vaga, sem comprovação, preferimos não publicar, mesmo que centenas de outros sites alardeiem como verdade. Se ela posteriormente é confirmada, ou indícios convincentes são apresentados, aí noticiamos. Como foi o caso do protótipo do novo iPhone, que no início parecia uma história absurda e sem sentido (alguém disse que achou em um bar), mas depois que apresentou evidências fortes, fizemos uma cobertura intensiva.

Uma mentira, repetida várias vezes, toma força de verdade“, já disse um maquiavélico estrategista uma vez.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • huang

    é por causa desse filtro que eu confio mais nesse blog que os outros.

  • Juba

    São pontos de vista. Respeito a posição aqui do blog. Mas foram com “pequenos filtros” que grandes coisas ruins começaram a acontecer. Não acho desinformação citar a notícia como “suposta” e depois confirmá-la ou não.
    Também duvido muito da autoria desses emails. E é claro que a Apple negará, sendo verdade ou mentira – olha repercussão que o negócio teve. Só que o triste é que acho que Jobs de fato só não mandou estes emails por uma razão: é o CEO da Apple, porque perfil pra esse tipo de resposta ele tem :/. O cara é gênio em muitos aspectos, mas como ser humano, ele também tem defeitos!

    Abraços!

  • Stefano Angelo

    Realmente, até que demorou muito.

  • Carlos Schmitt

    É por isso que só leio ESTE blog…

  • Que fique claro que a última parte do texto não está dizendo que este é o melhor blog do mundo e os outros não prestam.
    Nada disso. É apenas uma resposta a alguns chatos que insistem vir aqui nos chamar de “fanboys” só porque não reproduzimos fielmente alguns achismos e rumores que outros publicam.

    Para estes chatos, a mensagem é uma só: todos são livres para bem escolherem o site que lêem. 😉

    • dinho

      E eu assino em baixo, acho mt chato quando sites que falem da apple comecem a dar noticias “queimando” os produtos e depois se vê que tudo n passava de boatos.

      Já parei de ler um determinado site por causa disso.

      Não sou fanboy, sou apenas apreciador de bons produtos e boas noticias 🙂

  • Algus Helm

    Sempre é bom saber se algo é verdade antes de soltar aos quatro ventos (ou aos quatro backbones)…

    Isso sempre deu credibilidade ao blog…

  • Marcus

    Exatamente como alguns já disseram… É por isso que nós acompanhamos este blog, devido a credibilidade da informação.

    Essa mensagem do “é só um telefone” foi forçada… Jobs nunca diria isso do iPhone 4.

  • Rodrigo

    Quando a notícia é vaga, sem comprovação, preferimos não publicar, mesmo que centenas de outros sites alardeiem como verdade. Se ela posteriormente é confirmada, ou indícios convincentes são apresentados, aí noticiamos.

    Parabéns, por que vcs mostram que não precisam de mentiras para serem o melhor blog sobre iOS do Brasil.

    Abraços

  • Marcio Veiga

    Mas este É o melhor blog do mundo! Tenham mais certeza disso do que a veracidade dos emails de Jobs.

  • Felipe

    Eu tambem só acompanho este blog os outros inventão 1001 historia mais não confirmão nenhuma ai agente fica boiando nos assuntos !
    Blog do iPhone Sempre em Primeiro Lugar !!!

  • Anthony

    É so um telefone.. Hauhaa nem bebabdo o jobs Falaria uma merda dessa

  • Bom iLex, eu acho que a opção que você mencionou sobre o Steve Jobs receber trolls é bem pouco provável, tipo, forjar os emails dele, realmente tava demorando, mas com certeza o Sr. Jobs deve possuir um pessoal unicamente pra receber esses emails e filtrar o que vai ou não pra ele.

    Sinceramente eu sempre achei meio estranho essa do Jobs estar respondendo emails. No começo eu pensei que com certeza a Apple deveria ter colocado algumas pessoas pra responder “como se fossem ele”, mas depois de um tempo vendo uma entrevista ou outra acabei acreditando que o próprio Jobs responderia.

    Mas em fim, mesmo acreditando que ele abriu essa brecha de “atendimento” e “marketing”, é difícl de acreditar que ele ficaria tão exposto. Assim como também não acredito no email do Jobs dizendo que “Você está segurando o iPhone de maneira errada”.

    Mas whatever.

  • Eu tambem.
    Sobre iPhone, só acompanho esse.
    E sobre haters, tenho pena. Vão esperar até a concorrencia chegar perto. Algum tempo de espera ainda. :/

  • Sensacionalismo está em todos os cantos, por isso acho muito interessante checar a veracidade dos fatos antes de sair jogando pelo ventilador afora.
    Parabéns iLex é por isso que leio todos os esse Blog, pela credibilidade e confiança que nos oferece em suas informações.
    Se formos acreditando em tudo o que seria de nos?
    Mais uma vez parabéns….

  • Sandro

    Parabéns iLex, por essa postura de não divulgar todo lixo que aparece por aí.

    Li vários blogs explorando essa absurda notícia, gerando centenas de comentários mais absurdos ainda. A coisa chegou ao nível da baixaria, com pessoas xingando a Apple de forma descontrolada…

    S

  • Sandro

    (continuação)

    Só sendo muito lesado (ou esperto demais a ponto de querer tirar vantagem), para acreditar nisso. Mas, tem louco pra tudo nesse mundo, rsrsrs

    Abs

  • BlackBag

    Amigos, só quero saber uma coisa…. Estou com o iPhone 4 e realmente existe problema de recepção na antena. Quando voce seguro o aparelho as barras da conexão começa a cair e depois sobe. É realmente um problema e quero saber quando eles vão resolver.

    Abraços.

    • Faz assim: poste com seu nome verdadeiro, mostre fotos do seu iPhone e aí, quem sabe, respondemos. 😉
      Do contrário, tentamos não perder tempo com fakes.

  • Guts

    Adorei os quadrinhos!!

  • diogo

    Bom dia Ilex, blza?
    olha só, dando uma revirada no fórum, vi que existem mtas pessoas repostando problemas com o tethering da vivo, e pra mim, q sou leigo, nao entendo mto oque eles dizem la…
    gostaria de saber se ainda nao tem duvidas e reclamaçoes suficientes pra voce criar um post, por que escrito por voce fica mais facil de entender…
    o link do forum, é : http://forumdoiphone.com.br/index.php?showtopic=4188&st=10, de uma olhada, e se voce achar interessante, fico agradecido.
    abraços
    Diogo

  • iRods

    Bom sem perder muito tempo sem sobra de duvidas esse blog eh um dos melhores senão o melhor blog pois ate 6 meses atras eu nem imaginava como era esse mundo dos smartphones em especial o iPhone. Sigo esse blog de olhos fechados pela consistência do conteúdo

  • PauloDias

    É o melhor blog, sem dúvida, na minha opnião! Só não sigo de olhos fechados também, porque não consigo!!  parabéns e obrigado pelo trabalho, ILex!!

  • Caique Diniz

    KKKKKKKKK eu ri com a tirinha!

  • iEaf

    iLex, notei uma certa inspiração, uma certa influênci no blog, pelo BGR??? o layout é bem parecido e muito legal. impressão minha?

  • iVega$

    2×0 pro Brasil. Rssss

  • Victor Mello

    Mas então, aquela notícia de que a “Épou” foi processada por causa dos supostos defeitos do iPhone é verdade ou não? :\

    • Pergunte no lugar onde você leu isso. 😛

  • iRickMafra

    Gostei da comedia no final

  • iLex, eles postaram imagens que “comprovam” os emails, mas até isto é fácil de se forjar, e agora?

  • iMatews

    Acho que o blog que foi expulso do WWDC, agora tá dizendo que esses emails sao verdadeiros… aff

  • Bruno

    Maquiavélico não! Nazista…

  • iGomes

    É por isso que cada dia eu tenho o prazer de visitar este blog.

  • Júnior

    a tirinha foi ótima! kkkkkk

  • Reginaldo P. Santos

    Parabéns iLex, é assim que se deve fazer jornalismo.