2010ARQUIVO

Apple atualiza MobileMe e lança aplicativo do serviço de localização do aparelho

A Apple atualizou de ontem para hoje o seu serviço pago MobileMe, com algumas mudanças de interface. Além disso, liberou um aplicativo para iPhone, iPod touch e iPad, que permite gerenciar a função Buscar Meu iPhone (Find My iPhone) diretamente no dispositivo, sem precisar acessar um computador para isso. Para os que acreditaram nos rumores e esperavam que ele se tornasse gratuito, isto não aconteceu.

O Find My iPhone na interface web também recebeu uma boa reorganização, com o mapa tomando grande parte do espaço e as opções sendo acessadas como um pop-in do aparelho geolocalizado. Muito mais intuitivo e limpo.

O utilitário nativo para iOS já está disponível gratuitamente na App Store estrangeira (link). O MobileMe é vendido oficialmente no Brasil, por R$229.

A praticidade do aplicativo é que você pode acessar do seu aparelho o serviço e com isso administrar qualquer outro dispositivo cadastrado. Ele mostra a posição exata com a ajuda do Google Maps.

Também é possível se comunicar remotamente com os outros dispositivos, enviando uma mensagem de alerta, bloqueá-los à distância ou, em último caso, até mesmo apagar todo o conteúdo deles (remote wipe). Isso é muito útil em caso de perda ou roubo, por exemplo. Se seu iPad sumir e você tiver com o seu iPhone ou iPod touch, pode ver imediatamente onde ele está e até mandar uma mensagem para o dispositivo, caso alguém o encontre. Apesar da nossa realidade brasileira ser um pouco diferente disso, o conceito em si é muito bom.

Como citado acima, o chato para usuários brasileiros é a interface toda em inglês. Há tradução apenas para o alemão, francês e japonês, que são as línguas suportadas pelo serviço. Mas quem não vê problema nisso, o utilitário cumpre muito bem a sua função e é fortemente recomendado para quem tem uma conta.

Não deixe de conferir o vídeo que fizemos (link) da função Buscar Meu iPhone, no ano passado.

Quem ainda não conhece e quer saber mais sobre o MobileMe, pode visitar diretamente a página da Apple em português e até mesmo testá-lo gratuitamente por 60 dias, podendo cancelar a qualquer momento dentro deste prazo. Porém, é necessário introduzir um número de cartão de crédito internacional para isso.

Os outros apps de iOS oficiais para os serviços do MobileMe são o iDisk e o Gallery.

Botão Voltar ao topo