Notícias

O próximo iPhone já promete ser mais rápido que qualquer outro celular

O que parece que está para acontecer já havíamos previsto aqui no começo do ano (leia “Google lança Nexus One, com dicas do que poderá vir no próximo iPhone“). O iPhone G4 (nome meramente ilustrativo) deverá vir mais rápido que o Nexus One.

Chega-se a esta conclusão ao analisar a performance do novo chip A4, que equipa os atuais iPads e que deve também fazer parte do futuro modelo de iPhone.

A incrível velocidade do novo tablet já foi percebida e testemunhada por vários usuários, como podemos perceber aqui. Ele realmente ‘voa’ em matéria de velocidade de resposta e de processamento de aplicativos.

A AnandTech realizou um teste comparativo entre um iPad, um iPhone 3GS e um Nexus One. A conclusão é que, em todos os testes, o A4 é mais rápido que o Snapdragon, chip de 1GHz presente do celular da Google.

Para realizar o benchmark, foram analisadas as performances de acesso de vários sites conhecidos, em cada aparelho. Em sites otimizados, a vantagem do A4 chegou a ser de 59,4%.

Apenas a velocidade do processador não é suficiente para determinar se um celular é mais rápido ou não. Depende muito também de outros fatores, como otimização do sistema e quantidade de memória. Até agora, todos os especialistas foram unânimes em afirmar que a Apple fez um incrível trabalho no seu novo chip A4, fazendo com que uma arquitetura de mesmo custo – Cortex A8 – tenha muito mais performance.

Isso fica mais claro ao se considerar que o iPad consegue ser mais rápido que o Nexus, mesmo com metade de memória RAM: enquanto o aparelho da Google tem 512MB, o tablet tem 256MB, como o atual iPhone 3GS.

Isso quer dizer que o próximo iPhone pode melhorar muito sua performance, mesmo sem um considerável aumento de custo. No outro artigo, cogitávamos a possibilidade da Apple adotar um processador Cortex A9, mais moderno, mais rápido e mais caro, mas pelo visto isso ainda não será necessário.

Ao criar hardware e software, a Maçã tem grandes vantagens frente a concorrência. O seu futuro sistema operacional, o iPhone OS 4.0, pode ser extremamente otimizado para o A4, ganhando ainda mais em performance.

Se a Apple adotar mesmo o novo A4 no seu próximo celular (e por enquanto não há motivos para acreditar que seja diferente), o novo iPhone irá realmente impressionar. Palavra de Steve Jobs. 😉

Ainda não se sabe quando será lançado um novo iPhone. Estimativas indicam que seria entre junho e julho deste ano, chegando entre agosto e setembro no Brasil.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Estou ansiosa paraa chegada do novo Iphone. Atualmente tenho o 3Gs e adoro, concerteza quero fazer aquisição do próximo.

  • To esperando esse iPhone G4 pra trocar o meu 3G, pois ele ja esta sofrendo com muitos programas atuais no firmware 3.1.3 que parecem estar pesados demais para ele );

  • Grandes expectativas. Esse novo iPhone tá com todos os rumores para continuar sendo o melhor smartphone do mercado.

  • Victor

    O novo chip deve demandar ainda mais energia, por isso é importante que venha também uma bateria com maior capacidade e potência, ponto fraco do iPhone.

  • Gabriel

    iLex, o A4 eh baseado no Cortex9

    Victor, o consumo de energia deum processador fica mais inteligente, como o processador tb! O cortex9 e o A4 tem um consumo bem proximo dos processadores de iphones atuais!

    • A iFixIt, que desmontou todo o iPad, diz que ele é single Core, baseado no Cortex 8.
      Se você tem uma fonte mais confiável, favor postar. 😉

  • Juda Benhur

    Bem, estou esperando o próximo iPhone. Oru atual 3G, já vai fazer 2 anos em julho/2010, então, hora de renovar.

    Se a base é Cortex8 ou 9, não interessa. O importante é que venha logo. E aqui no JP, ele chega primeiro que ae no Brazil.

    Abraços!

  • Diego Sabino

    Não lembro onde olhei mas o ipad tem 512 mb de RAM.

    • O iPad tem 512 mb de RAM“.
      Que feio, afirmar uma coisa que não tem certeza.
      Faz assim: quando lembrar onde viu, diga aqui e aí nós mudamos. Até lá, publicaremos a informação como ela deve ser, e não baseada em “achômetro”. 😉

    • JulianoR

      o povo do ifixit havia anunciado 512MB, mas algumas horas depois voltou atrás e se auto corrigiu: o iPad tem 256MB, e não 512MB ¬¬

      • JulianoR

        alias, o fato do iPad ter apenas 256MB praticamente confirma que o iPhone OS 4.0 NÃO TERÁ Multi-task.

        • ricman1103

          o ipad ter 256 mb nao determina que o iphone tera 256 mb…

          • JulianoR

            iPad e iPhone rodam o mesmo sistema operacional.

  • JulianoR

    qnd eu li pela primeira vez que o iPad tinha 256MB eu desanimei total.
    ok, oq importa é o desempenho real, mas… 256MB vai rapidamente se tornar um fator de limitação para os desenvolvedores. a apple precisava ter adotado 512MB.

    e eu não acredito que o iPhone virá com o A4, acho que o “4” tem algum significado, provavelmente o iPhone vem com um “A1” de 700 ou 800mhz.

    • Aí ele não seria competitivo. É ‘obrigação’ ser melhor que o Nexus One, pelo menos em velocidade de processador, para não ficar atrás.

      • JulianoR

        Olha, só deus sabe oq se passa na cabeça dos engenheiros e diretores da apple… agora… minha opinião?
        nós dois sabemos que a apple nunca se importou em destacar o clock dos seus aparelhos portáteis, não fosse o povo do iFixit & cia, nunca saberiamos que o iPhone original tinha 400mhz, o touch 2g 533mhz, etc… a apple só destacou o A4 1.0ghz por ser o seu primeiro processador próprio.
        Nós dois tbm sabemos que o iPhone não precisa ter 1.0ghz para ser mais rápido que o Nexus… acredito que com um processador de 700/800mhz, otimizado para o iPhone, e com a chegada do iPhone OS 4.0(otimizado para o “A1″/A4), o iPhone pode tranquilamente deixar o Nexus comendo poeira.

        na minha opinião o grande foco da apple no iPhone 4G será BATERIA. a apple já mostrou que passou a se preocupar com isso, basta ver o iPad. Logo, qnt mais otimizado for o processador, e menos “beberão” ele for, melhor.

  • Max

    Acredito que por questões de bateria ele será um A4 com downclock. O iPad por ter mais bateria, devido ao seu tamanho, pode aguentar tranquilo o processador no full clock dele. Mas no iPhone, pelo tamanho reduzido, acho difícil.

  • sergio

    Bateria realmente é um ponto fraco do iphone, mas ponto fraco mesmo que a maioria do celulares com windows ou android dão banho nele é o GPS. Que GPS horroroso em APPLE, espero que melhore, aliás, espero que tenha GPS no IPHONE 4.0……………….

  • Joaquim

    Ajuda… Após essa última atualização do itunes não consigo mais converter individualmente as músicas para que possa fazer toque para o iphone, qual seria a diga então, como fazer os toques agora?

  • Vitor Sá

    Pronto,
    o iLex já começou a me deixar ansioso!! Vou dizer uma coisa, se não fosse este Blog eu provavelmente não teria comprado o 3GS. Muito obrigado, iLex, essa foi a minha melhor compra até agora!!

  • RAVAGNANI

    De qualquer maneira é de extrema importância que as mudanças sejam significativas no novo Iphone, nem adianta o Tio Steve chegar em Junho e colocar uma camera com 5 Mpx com flash e dizer awesome 30 vezes e nada mais…
    Desta vez o pessual não vai engolir um novo iphone com um face lifting e miseros upgrades.

    Eu tenho o 3G e não sinto a menor necessidade de gastar mais para ter o 3GS, é bom que ele crie esta necessidade no próximo lançamento, senão…

    Bom vamos dar tempo ao tempo.

    • Max

      Eu acredito fortemente que o novo iPhone será completamente novo, inclusive no design. Afinal, acho que o ciclo de correções e upgrades do iPhone classic se encerraram no 3GS. Se isso for verdade, vai ser muito bom te pulado o 3GS. 🙂

  • CaVI

    iLex… vc tem + ou – noção de em quanto tempo deve ficar disponível no Brasil depois desse “lançamento” em Junho (baseado em anos anteriores)? pq fui roubado do meu iphone 3g em outubro do ano passado e estou tendo ataques de abstinência… hehehe mas comprar um 3gs agora e daqui a pouco lançar outro é de lascar. Por falar nisso eu achei por R$2.249 o 3GS de 32Gb… vc sabe se encontro mais em conta?! Valeu!!!

  • Bruno Almeida

    Well… a todos aqui

    256mb no tabblet é realmente pouco, apesar de que no 3GS é suficiente
    Jailbreak provavelmente ñ deve demorar, OPA! JÁ EXISTE, basta apenas criar o Cydia para o iPad

    Backgrounder no iPad deve ser coisa de outro mundo
    no 3GS um amigo meu, colocou Asphalt 4, e Real Racing em segundo-plano, e ainda abriu o Safari, e ficou navegando com 5 abas funcionando normal (só para jogar na minha cara, eu tenho um 3G)

  • ricky

    e ja vazou quem fabrica esse processador A4 ? será tambem da ARM ou será da Samsung como a cnet ja disse ?

    abx