AppleOpinião

Entenda por que o caso do protótipo do iPhone 4 não é só uma jogada de marketing da Apple

Muito de nossos leitores acreditam piamente que toda esta novela do protótipo do iPhone 4 seja, na verdade, uma armação da própria Apple para chamar a atenção do mundo inteiro e ganhar publicidade gratuita. Mas será que divulgando tanta informação secreta assim sobre um futuro produto, seria vantajoso para ela?

Entenda as razões técnicas que impediriam que a Apple orquestrasse algo de tamanha magnitude.

No começo deste ano, já se cogitava a possibilidade de ser a própria Apple quem fabricasse os próprios rumores, com “vazamentos controlados”. Isso faria com que a imprensa e os sites especializados sempre falassem nela, gratuitamente, mesmo em épocas entre lançamentos importantes. A teoria não é nada absurda e a estratégia é perfeita para manter o mercado sempre na expectativa.

Porém, este não foi o caso do que aconteceu com este protótipo do iPhone 4, revelado pelo Gizmodo.

Desta vez não foi a liberação lenta e gradual de informações e imagens borradas. O que vimos ontem foi a dissecação quase total do que virá no futuro iPhone, mesmo que o design final não seja este. Sabemos que já podemos contar com uma tela de maior resolução, uma câmera frontal e uma máquina fotográfica de mais megapixels e com flash embutido. Junto com uma provável adoção do processador A4, as grandes novidades do próximo modelo já foram aparentemente reveladas.

Expor os diferenciais técnicos do produto assim, tão cedo, é prejudicial taticamente para a Apple, por vários motivos.

Primeiro, o “fator boom” de anunciar as novidades e logo depois lançá-las geralmente é o que faz muita gente ficar eufórica pelo produto. Faz parte do famoso “campo de distorção de Steve Jobs“, que é aquele sentimento de “preciso comprar já esse produto!“. Sabendo muito tempo antes o que virá (no mínimo ainda faltam dois meses), quando ela anunciar publicamente as novidades, ninguém ficará assim tão surpreso.

Segundo, a concorrência. A Apple sempre foi muito imitada e por isso, sempre buscou correr na frente das outras marcas. Com esse vazamento descontrolado de informações, os concorrentes (e também os falsificadores) poderão se preparar para combater rapidamente as vantagens do novo iPhone.

John Gruber, que aparentemente é bem próximo da Apple, garante (e a lógica diz que ele está certo) que esse não foi um “vazamento controlado” de informações. Se a Maçã quisesse mesmo fazer isso, não teria escolhido o Gizmodo e sim um site mais importante, como o Wall Street Journal, por exemplo.

Ao mesmo tempo, se fosse algo para despistar sobre o que vem por aí, a decepção dos usuários seria grande, como aconteceu no lançamento do iPad. Se a companhia lançar um aparelho que não tenha câmera frontal, nem flash embutido, todos ficarão com a sensação de que faltou algo, como foi o caso do iPod touch sem câmera.

A novela continua, mas uma coisa que podemos estar praticamente certos é que tudo isso não está sendo armado pelo departamento de marketing da Apple. Ela tem muito a perder com essa liberação descontrolada de informações, todas ao mesmo tempo (e não em pequenas partes, o que seria muito mais lógico).

Pelo menos, este parece ser o raciocínio mais lógico.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas N

    Hum.. é nao seria uma coisa da apple liberar tantas novidades assim.. a nao ser claro que fosse 1 semana antes do lancamento, ai a anciedade seria extrema!

    • iJunior

      Eu continuo achando que isso tudo é fake!

      pq cargas d’água o Gizmodo ainda ñ abriu esse aparelho e mostrou suas entranhas???

  • Edguitarra

    Que droga eu esperava que não fosse verdade, por que esse protótipo é muito feio o Iphone 3G é bem mais bonito.

    • The Dark Knight

      Mas é por isso, que a apple armou tal façanha de marketing. Ela não escolheu Gizmodo, mas Gizmodo foi a primeira a encontrar a evidência. O que eles queria mesmo, é saber a reação do público quanto a drástica mudança do design do novo iPhone e ter uma noção da questão a qual eles tão lhe dando. Muita gente odiou o design desse iPhone e com certeza não será isso exatamente que será apresentado na divulgação em junho!

  • Paulistano

    Eu estou de acordo com esta posição. E complemento que não faz sentido, como estratégia de marketing desviar imprensa e fãs para o lançamento de um novo produto sabendo que ainda estão trabalhando no lançamento do iPad no resto do mundo.

  • Rafael Kapela

    Opnião é algo muito pessoal, mas eu gostei bastante do novo (protótipo) iPhone 4.
    Enfim, mudou o conceito do aparelho, achatando a parte de trás e inserindo o titanium.

    Pelo q vi no vídeo, a maçã se acende quando em uso, exatamente como os Macbooks e Monitores da Apple.

    Acho que a Apple está no caminho certo e se este for realmente a próxima geração do iPhone, terei um belo motivo para abandonar meu Classic

    • Thiago

      Eu tou começando a achar bonito…

  • Luiz

    Mas acredito que o design não será esse… devem ter outra carcaça pronta que usará todo esse interior que vimos.

  • Edguitarra

    iLex
    Uma coisa é verdade: como que esse protótipo veio parar na mão dos caras do Gizmodo. Muito estranho, protótipos sempre ficam em posse dos idealizadores do projeto, ou seja, as pessoas que tem maior influência na criação de um produto. Por que um desses projetistas ia perder ou dar para alguém esse protótipo? Ainda com risco de ser mandado embora?

    • Muitos acreditam (e é o que a Apple defende) de que o aparelho foi roubado.

      • Rafael

        Sim, mas quem teria sido roubado teria sido o desenvolvedor de base band correto ? E não um dos projetistas ou diretores da Apple. Que que esse garoto fazia com esse projeto tão secreto ?
        Só se ele roubou da Apple para tirar uma ondinha, até porque não precisa sair com o aparelho da Apple para testar o dispositivo.

      • Max

        Bem possível. Nesse mundo corporativo, com mercados de milhões de dólares, devia ter muita gente querendo fazer esse leak. Espionagem industrial existe de muito neste mercado. E com certeza deve ter muitos funcionários da Apple com esse aparelho em testes e de forma disfarçada. É uma prática comum da indústria de disfarçar um novo design enquanto o mesmo é testado. E ele devia estar sendo testado pois o projeto já deve estar pronto desde o final do ano passado, porque demora um certo tempo para se preparar uma linha de produção para larga escala, pois o ferramental das plantas produtivas devem ser preparados pra isso. Assim, não tenham muita esperança de ver um design muito diferente desse, pois leva muito tempo para fazer uma alteração dessas. Neste momento a Apple já deve estar preparando o design do iPhone do ano que vem e não mais nesse.

  • Edguitarra

    Pode ser um teste da Apple para ver se o pessoal gostou da carcaça a tempo de mudar o design.

    • Concordo, seria uma especie de pre-feedback…

      • Eu discordo. A Apple é famosa por seguir um princípio de que o público não sabe o que quer. Eles até fazem pesquisa de intenção de compra ou de features, mas não de design. O próprio Steve Jobs já falou que eles não dão o que as pessoas querem ou pedem, mas o que elas precisam.

        Concordo plenamente com o Gruber quando ele diz que não foi um leak proposital da Apple, e ele coloca um link ótimo para um artigo escrito por um antigo funcionário deles explicando COMO eles fazem leaks controlados, usando como exemplo o “vazamento” pro NYT do iPad no começo do ano.

        * * *

        Quanto ao design, talvez ele não pulo na sua frente, mas eu acredito que pode ser, sim, BEM próximo do design a ser lançado. Ele segue fielmente os princípios de Dieter Rams e tem aquele ar 60’s da Braun, com linhas atemporais e perfeitas. Ou seja, é a cara do Jonny Ive. 😉 Talvez olhando assim no site do Gizmodo não pareça grandes coisas, mas eu li um comentário ótimo: Coloque ele do lado do iPhone 3G ou 3GS. De repente o iPhone atual vai parecer datado e com cara de brinquedo antigo, ultrapassado.

    • Max

      Como disse acima, impossível fazer isso em dois meses!!! Podem ter certeza que já devem ter iPhones 4 sendo produzidos, embalados e sendo estocados nesse momento!!!!! E ninguém seria louco de manter duas linhas produtivas ao mesmo tempo para escolher a melhor delas depois.

  • Oswaldo Linhares

    Estou tendo dficuldades em logar no forum do blog do iphone:
    Desculpe, este membro ainda não validou sua conta. Por favor verifique a data inserida. Se a validação não é recente, é possível que sua antiga conta tenha sido removida.
    Quando tento recuperar a senha, diz que não existe no banco de dados o usuario.
    Quando tento criar um usuario com mesmo nome, diz que já existe.
    Como Solucionar?

  • Bruno – Angra

    Não creio que seja design final.

  • Luis Evangelista

    Eu pessoalmente gostei muito!

  • iMatews

    Ainda não tenho opinião formada sobre esse protótipo. a única coisa que saiu feia, foi os botões laterais, que eu tenho certeza que irão mudar. A parte de trás, e frente, localização da camera frontal, sairam exatamente como eu queria 🙂

  • iMatews

    Mas, acho que devido a essa perda deesse iPhone, a maçã vai ter que mudar muuuuuuuuuuita coisa. Acho que para melhor

    • Edguitarra

      Não dá mais tempo.

      • Juliano

        Eu acho que dá , para mudar sim ! Pq esse naum vai ser o iphone , na minha opinião , como alguem disse que esse pode ser um prótotipo antigo e o iphone 4 pode estar muito diferente…

  • Léo

    Como diria o outro:

    É caso pra Gil Gomes.

  • lucas ramos

    Mas a Apple sempre tem uma carta na manga, acho que nem vimos com esse prótipo as maiores novidades! Porque camera frontal e flash sabiamos que mas cedo ou mas tarde o iphone iria ter! xD

  • Rafael

    Ninguem está cogitando a possibilidade deste aparelho na verdade ser um protótipo ultrapassado do novo iPhone 4G ?
    Porque se for, todos tentarão desvenda-lo, iguala-lo e no final das contas, esse protótipo não passava de uma ideia descartada….
    O projeto final seria outro, melhor e mais aprimorado, fazendo com que todos (como sempre) seguissem as inovações do produto errado, fazendo assim com que, na data do lançamento, todos fiquem de boca aberta (como sempre).

    Se ninguem se lembra, Jobs fez uma coisa muito parecida quando criticaram a falta da reprodução de vídeos nos primeiros iPods. Como ele era uma pessoa que ditava tendências retrucou falando que “ninguem iria querer ver videos em uma telinha ridicula como aquela”.
    Depois deste depoimento, muitas empresas desistiram de produzir MP3 players que tocassem videos também….
    Pouco tempo depois, Jobs lançou o iPod que rodava videos…

    De boba a Apple não tem nada.
    E mais: Que que esse cara tava fazendo andando por ai com um modelo super secreto no bolso ? Andando, falando, usando….

    Pra mim, marketing puro.

    É sim um projeto do novo iPhone.
    Mas é um projeto ultrapassado, com uma tecnologia que a Apple já superou.

    Essa é minha teoria.

  • Lk

    Sim, esse é o mais lógico, porém por quê não abriram o iPhone?

    Com certeza foi arrumado, até porque como voçê falou a história do gizmodo é muito estranha.

    Tudo se encaixa perfeitamente, o marketing da Apple sempre foi genial e agora não é diferente, eles inovam em muitas coisas porque não nisso?

    Sobre o design: É bonito para mim, simplesmente não tem aquele fator diferencial que o 3GS e outros tem, praticamente toda fabricante de celular já fez um modelo assim.

  • Everton Favretto

    Sinceramente, depois dessa, a Apple deve estar “correndo contra o tempo” e vai apressar o lançamento e/ou adicionar algo novo no iPhone que não foi visto/não existe nesse protótipo….

  • Afinal, faltam apenas 2 meses p/ lançamento oficial do iPhone 4G, e com 2 meses criar esse burburinho poucas semanas após o lançamento o iPhone OS 4.0, certo? A consequencia diss serão 2 meses de anciedade pelos usuario e nao usuarios loucos p/ comprar o seu, CQC… rsrs

    Jobs, cada dia uma nova estrategia! o cara eh F.. mesmo!

  • Edguitarra

    Vou dar minha opinião:
    Acho que independente de que site saiu a informação isso iria se espalhar com certeza. Ainda acredito que a tática do boom não iria funcionar pra sempre.

  • Fabricio

    Eu não achei o design tão feio assim. Mas concordo que o atual é mais bonito e acredito que o modelo final deva seguir a linha atual.

    Sobre o Gizmodo, se ficar claro (acho que já está) que eles compraram um protótipo real eles já eram. As leis americanas são bem claras e por lá costumam ser cumpridas.

  • Gabriel MG

    Galera nao acredito que a maçã tenha feito isso pois nao e muito a cara de Steve Jobs, mas em contra partida todos sabemos o quanto e a ganancia do mesmo em dominar o mercado com seus produtos, poderia ser uma jogada tipo “jogo verde pra colher maduro?” ai daria tempo de ver a reação do publico e ao mesmo tempo fazer com que os concorrentes acreditem em uma performace e desiner e no final das contas ela lançaria algo completamente diferente e surprienderia tanto ao publico como aos concorrentes com algo ainda mais inovador.

  • Lucas Pinho

    Espero que a Apple consiga retornar toda essa confusão para não afetar o produto final.
    Bola pra frente Apple, você consegue. 🙂

  • Asouza

    Papai Noel existe. Eu sabia!!!!

  • É! iLex!
    Acho que não conseguiu fazer o pessoal mudar de opnião. Inclusive eu.
    Ainda acho que é tudo tramado. 🙂
    Foi encontrado o “chip A4” quando dissecaram ele?

  • joao marcelo

    A Apple não reinventou o telefone celular fazendo o de sempre. Foi inovando. Talvez eles estejam inovando também a maneira como manipulam a rede.

  • Não sei iLex vc realmente acha que é verdade ??

    Ele tem exatamente os rumores que se esperavam para o novo iPhone…
    Será que a apple realmente teria esse tipo de desleicho com um produto tão importante ?!?!

    Até onde sei existem equipes separadas para o desenvolvimento, tipo uma equipe faz apenas a tela, outra trabalha com a bateria e assim por diante, o aparelho montado somente ficaria com os diretores e nunca sairiam da empresa…

    Eu faria assim e ainda colocaria mais segurança, e nem tenho 1% da inteligência do cara hehehehehee
    Imagina o que o cara pode facilmente bolar…

    Só posso falar uma coisa, se for verdade, quem robou tá f*dido…

  • Eu acho que por a Apple estar dando inicio à uma grande transformação no design do iPhone, deixaram vazar esse para ver a reação do público quanto ao novo design.

  • Juliano

    To achando q apple vai mudar totalmente o iphone novamente e vai surpreender a todos

  • Edguitarra

    iLex
    É impressão minha ou a tela do novo Iphone tá maior?

  • Marcos

    Bom, se o produto foi objeto de furto ou roubo, a Apple deve ter tomado as providências legais, levando a notícia do crime ao órgão competente. O Gizmodo, comprando um objeto que sabidamente não tem origem lícita, está entrando num crime, em tese, de receptação (e seu similar lá nos EUA). ´Sabidamente não tem origm lícita´: o Gizmodo é um sítio de especialistas. Melhor do que ninguém, sabe que o produto que chegou às suas mãos não veio pelos ´caminhos normais´, ou seja, através da Apple. Liberdade de imprensa não é direito absoluto. Tem limites. Aparentemente o Gizmodo feriu a lei. Será que a Apple vai procurar essa briga? Mas se isso que o Gizmodo fez é criminoso, como fazer para apresentar aos leitores ávidos as novidades que estão ´no forno´ das empresas de celulares?
    Minha conclusão: eu sei lá!

  • Marcos

    Olhem só: a cobertura do Gizmodo foi levada às emissoras de TV americanas: http://tv.gawker.com/5520655/complete-coverage-of-gizmodos-iphone-story-on-tv

  • Érico

    Muita gente criticou severamente o design do protótipo ainda ontem. Choverá elogios logo mais, por estas mesmas pessoas, se esse design for o produto final.

  • McKoe

    Também não mudou a minha opinião… A Apple só tá jogando poeira nos nossos olhos.

    (agora os concorrentes vão colocar câmera frontal e flash!)

  • Johnny

    De boa em empresa grandes como a GENERAL MOTORS vc não pode nem entrar com celular ou aparelho transmissor de ondas de radio no setor de desenvolvimento, quanto mais sair com um prototico pra dar uma voltinha.

    so roubando.
    Nunca que um projeto desse ia ficar dando sopa no bolso de um fucionario pra ter o risco dele perder.
    essa historia esta muito mal explicada.

    • Max

      Porém de tempos em tempos o BestCars publica umas fotos de carros que não foram lançados andado disfarçados por aí. 🙂 É a mesma coisa, só que nesse caso a pessoa teria que roubar um carro. A Apple deve estar num dilema: aciona a justiça e confirma de vez que tudo é verdade, ou deixa o assunto morrer até o lançamento.

  • Dinnosan

    Por que não foi comunicado às autoridades que o gadget foi roubado? A Apple não disse que foi roubo?

  • Almeida

    Concordo com o que foi dito, o que ninguem pode esquecer é que, esse protótipo é uma coisa LOGICA, tudo o que veio nele TODO MUNDO JÁ ACREDITAVA QUE VIRIA REALMENTE…
    o que eu acredito é que as novidades serão muito além do que imaginamos.

    no fundo no fundo, tenho plena certeza de que foi uma COMPLETA JOGADA DE MARKETING,
    porque pelas leis califórnianas se realmente tivesse acontecido esse vazamento a apple saberia quem foi e os EUA teria MAIS UM NOVO PRESIDIARIO!
    como nada foi cogitado, então presumo que foi realmente algo armado.

  • Almeida

    se fosse roubo a Apple já teria entrado na justiça, mais não foi…
    com certeza ninguem perdeu isso aí num bar, porque protótipos desse tipo não saem da zona de proteção.
    até porque, como já tinha dito em posts anteriores, se realmente tivesse havido um ESQUECIMENTO simplesmente o autor dessa manobra seria despedido, teria levado um processo nas costas… e com certeza estaria preso com sua vida arruinada!

    quer ver um exemplo:

    o que acontece com quem sai com a fórmula da COCA-COLA da fábrica?

    pois é, é a mesma coisa…

    então sobra: JOGO DE MARKETING…

  • McKoe

    Uhuuu! A “turminha da corrente do fake” tá botando pra quebrar! 😀

  • Gibom

    eu ja falei… eu acho que é forjado pela apple. Com sua mania de segurança porque escreveriam o nome iPhone? com os selos de aprovação do Fcc e os caramba?, no mínimo acho que camuflariam isso tudo pra se acontecesse isso não acharem que é o iPhone…

  • JanjaBoy

    Entenda porque o caso do protótipo do iPhone 4 “não é so uma jogada de marketing da Apple”
    Então também é uma jogada de marketing da Apple? :p

    • Da série: Como fazer títulos que podem ser reaproveitados se os rumores mudam… 😛

  • senna

    hmm… desdenhando do gizmodo? NYT não tem esse publíco específico, vc pode aparecer pra mais gente que não se importa com iphone, enquanto no gizmodo 9 em cada 10 são possiveis compradores… o unico fato que fica é que na brincadeira todos ficaram sabendo.

    Todas as constatações não eram de fato novidade, ja se especulava que seriam elas… A unica coisa que não se sabia é que ele ia piorar no design.

  • Antonio Leal

    É lógico que a “perda” foi intencional, que pessoa de dentro da Apple estaria usando o futuro iphone com capinha e tudo como se fosse seu celular do dia-a-dia ? Se preparem para algo totalmente diferente.

  • Mayron

    Nós sabemos que a Apple têm um leque de jogadas, e essa pode ser uma das…

    Como comentaram acima, alguns acham que a principal dessa jogada é a opinião do público em relação ao fututo Gadget.

    Eu acredito que isso foi armação da Apple para o público deixar a sua análise e assim eles melhorarem antes de seu breve lançamento…

  • rafael

    Pra falar a verdade, é tudo uma jogada de MKT, mas…

    E se for esse mesmo o Iphone 4, é feinho ein!
    e é claro, se hoje em dia tu paga em média 1500 em um 3GS
    o proximo vai ser absurdo de caro, sem chance pelomenos para
    Brasileiro..

    agora com relação a o que vai ter ou não. Creio que alguma melhora no aparelho é claro

    camera
    design
    bateria
    + rápido

    mas não muita coisa, se não os outros iphones ficam muito para atrás..

    ainda mais, o 3gs e 3g, tem MUITA coisa a ser explorada, mas não é liberada..

    tudo aos poucos…

  • Jannani

    A Apple não é trouxa, liberou um aparelho com um estilo relativamente comum a 4 meses do lançamento do real 4g, assim confunde por completo a concorrencia, que sempre corre atrás da maça. desta maneira a intenção nao é apenas publicidade gratuita, mas sim confundir que corre atras do tal iPhone Killer. a apple sempre inovou no desenho dos seus produtos, nao lançaria de forma alguma uma “copia” de um LG

  • Caril

    Isso já virou novela!!!
    Só tenho uma coisa dizer:
    1. Tá feio pra doer!!! Não se parece nem um pouco com os produtos da Apple…arrendondados e sofisticados!!
    2. Espero que tenha em branco. Apple sem ser “branco..nom eziste”!!!
    3. Que a novela do “Gehot” com o solta e não solta o Jail…acabe logo…para quando sair esse, já possamos contar com o jail…ninguem merece!!

  • Brian

    Pode acontercer da data de lancamento ser adiantado por causa disso !!! 😉

  • Overlord

    Novidades?
    Eu chamaria de melhorias… mas nunca de “novidades”.

    Verificando as tais “novidades”:

    – Cãmera frontal… já existe há alguns anos em telefones.

    – Câmera fotográfica com mais megapixels e com flash?
    Caramba, tchê!
    Celulares mais velhos já vêm com câmeras melhores e flashes potentes (algunas até de

    – Design quadrado… bom, o Windows Phone 7 já era quadrado (design “puxado” do Zune).
    Os fanboys da Apple sempre foram contra o “quadrado” (basta ver a choradeira em qualquer site com notícias sobre a Apple).

    – Tela com mais resolução?
    Também já existem celulares com tela melhor.

    Novidade seria se a Apple criasse algo novo… o multitouch, por exemplo, foi algo realmente NOVO.
    A integração do acelerômetro (não o dispositivo em si, mas sua utilização) e a bússola foram algo NOVO.

    Agora, se analisarmos friamente, este iPhone 4G (ou seja qual será o nome) não terá nada de novo realmente.
    Para isto serve o marketing… 🙂
    Arranjado ou não, esta perda do protótipo mantém o iPhone na mídia… com aquela de sensação de “será? terá?”…

  • Luiz Avila

    E se o que estiver por vir for mais que este protótipo ? Todo mundo correcpra imita-lo desviando do definitivo

  • Lucas

    Gente, nao pode ser esse o novo iphone pois a apple sempre faz o proximo aparelho mais fino que o anterior 😛