Notícias

Apple pede formalmente seu protótipo de volta ao site Gizmodo

Eis a confirmação que muitos queriam: a Apple quer seu protótipo de volta e pediu isso formalmente, através de um email endereçado a Brian Lam, diretor editorial da Gawer Media, gestora do Gizmodo. Isso já seria suficiente, segundo alguns, para comprovar a veracidade do aparelho.

Na carta, Bruce Sewell, vice-presidente sênior e Advogado-Chefe da Maçã, afirma que tomou conhecimento que o Gizmodo está atualmente em posse de um dispositivo que pertence à Apple e faz um pedido formal de restituição. Pede ainda para ser informado de um endereço onde possa recuperá-lo.

Dizem os comentários de bastidores que o email teria sido uma exigência do próprio Gizmodo. Alguns executivos da Apple teriam pedido informalmente o aparelho de volta, mas o site exigiu que isso fosse feito escrito, para poder alardear para o mundo inteiro que o protótipo que eles mostraram era verdadeiro.

Para a Apple, o dispositivo não foi perdido e sim declaradamente roubado, o que obriga, pelas leis da Califórnia, a ser restituído caso seja encontrado. O site de notícias se defende, dizendo que não sabia do roubo e que pagou US$ 5.000,00 por ele para comprovar se era realmente da Apple ou não. De qualquer forma, ele será restituído.

Aliás, a história oficial contada pelo site é meio estranha. O aparelho teria sido encontrado em uma cervejaria no dia 18 de março, supostamente esquecido por um funcionário da Apple. No aplicativo Facebook (que até o dia seguinte ainda funcionava) tinha registrado o nome de  Gray Powell, engenheiro de 27 anos especialista na implementação da baseband. O site até posta a imagem da página pessoal dele.

A pessoa que encontrou o protótipo teria perguntado no local se o aparelho pertencia a alguém dali. A princípio, ele achou que era um iPhone 3GS normal, pois a capa de proteção camuflava muito bem o aparelho.

Após aguardar várias horas pelo retorno do proprietário, e como ninguém se manifestou, ele o levou para casa. Somente no dia seguinte, quando percebeu que todo o conteúdo do aparelho tinha sido remotamente apagado, ele diz ter se dado conta que aquele era um dispositivo especial.

Diz ele ter tentado contactar várias vezes a Apple, mas foi ignorado em todas elas. Foi aí que decidiu, em vez de simplesmente entregá-lo em uma Apple Store e arriscar que algum funcionário o oferecesse no eBay, de vendê-lo ele mesmo para alguém que estivesse interessado na história.

Mas tudo isso parece muito mal contado. Se ele sabia o nome de quem tinha perdido e queria mesmo restituir o aparelho, porque não entrar em contato diretamente com Gray Powell? A própria página do Facebook que o Gizmodo ilustra em sua matéria, parece ser claramente um fake, pois foi criada ontem.

Afinal, o que se esconde atrás do furo tecnológico do ano?

Ontem muitos sites internacionais e jornalistas especializados criticaram o modo como o Gizmodo fez para conseguir a exclusividade, pagando 5.000 dólares pelo aparelho. Alguns chegaram até a chamar isto de “jornalismo do talão de cheques“. Com a história, o site do Giz chegou a ultrapassar os 2 milhões de visitas até as 14h de ontem.

Apesar de eu não achar tão anti-ético assim pagar para se conseguir uma exclusividade, o Gizmodo pode sofrer duras retaliações judiciárias. O AppleInsider destaca que, além de ter pago por um aparelho que foi oficialmente roubado (lá é considerado crime mesmo a pessoa não sabendo do roubo), o caso ainda fere uma outra lei californiana que protege o segredo industrial das empresas, chamada de Uniform Trade Secrets Act.

O 3.425.1 define a “apropriação indevida de segredos comerciais” como uma violação do código civil do Estado, ainda mais quando se publica as informações confidenciais com o objetivo de ganhar dinheiro e notoriedade. O Gizmodo, ao fazer isso, poderá responder por responsabilidade legal. Para quem entende inglês, sugiro a leitura do artigo completo do AppleInsider, que disseca todos os pontos.

Além disso, vários desenvolvedores estão criticando severamente o Gizmodo por ter exposto desnecessariamente o nome de Gray Powell, mas não o da pessoa que achou e vendeu o protótipo. O engenheiro da Apple acabou ficando com a imagem de profissional irresponsável e bêbado, enquanto que o real infrator (que vendeu caro um objeto que não lhe pertencia), foi acobertado pelo site.

A novela (uma das mais incríveis da era Jobs) parece estar longe de terminar…

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo

    Cada dia aparece uma historia diferente, to achando fake em cima de fake !! E acho q isso não passa de uma enorme jogada de marketing !!
    ainda prefiro meu 3GS !! achei quadradao esse modelo novo !

    • Ale

      Vou me lembrar desse seu comentário e perguntar de novo pra vc no dia que o iPhone novo chegar ao Brasil!!!!! rsrsrsrsrsrrss

      • Joarez

        [2]

        • Rodrigo

          (3)

  • O que a turminha da corrente do FAKE tem a dizer agora?!? Acha que a Apple iria solicitar a devolução de um Hiphone?!? 😛 kkkkkkkk…

    É, o Gizmodo “did’t again!!”… Ahahahahaaa…

    • Bom, quando RECEPTAÇÃO DE PRODUTO ROUBADO passa por bom jornalismo… é hora de trocar de profissão.

      • Kreidias

        Se o produto foi roubado, como a Apple informa, aonde esta a ocorrência policial?

        É impressionante como a Apple é sempre a vítima…

  • Vixe.. O tal protótipo é real mesmo! Mas achei desnecessário o pedido da Maça. Poderiam não dar importância e deixar o suspense no ar.. ” Ser ou não ser.. Eis a questão!” hehe

  • Vamos esperar, acho que é Fake, mas depois se for confirmada a veradiade ou não…. Poderemos xingar o site pela mentira.

    Mentira claro, pois eles estão insistindo que realmente é o iPhone real…
    Ou foi a maior sorte do mundo hehehehehhee 😛

  • Pra mim isso é jogada de marketing, e das boas!! Não se fala em outra coisa nos últimos dias!! Steve Jobs sabe jogar!

    • José Bernardo

      [2]

    • Cristiano

      To começando a concordar com isso.
      Mas porque escolheram o Gizmodo e não o Engadget, por exemplo?

  • Raul i.c.

    Uau!!

  • Greiston

    Acredito que seja verdade. Não vejo porque um site como o Gizmodo iria fazer todo este alarde por nada.

  • Tá mal contado mesmo.
    A carta da Apple eu duvido que seja falsa. Se toda a história fosse falsa até agora, eles não iam inventar uma carta da Apple, e correr risco de (mais?) processos judiciais por causa disso, só pra sustentar a história. Seria levar a “brincadeira” longe demais.
    Bem, agora eu realmente acredito que aquele aparelho é mesmo da LG, ops, digo, da Apple. Realmente acredito ser o iPhone novo. E por isso mesmo estou dando graças a Deus por ter comprado há pouco meu 3GS, pois se eu tivesse esperado pra comprar o novo, ia desistir. Sou da corrente que acha o novo modelo muito feioso.
    Quando ao Gizmodo ter “pago pela matéria”, não me surpreende. É o mundo dos negócios, a lei da selva, ou como queiram chamar 😛 . Se eles não tivessem feito isso, outro teria feito, certamente.
    Mas essa coisa de funcionário da Apple, página do Facebook criada ontem, tudo isso tá muito mal contado.
    Será que esse aparelho não foi “perdido de propósito”, pra ver a reação das pessoas diante das mudanças do aparelho?

    • Fábio

      Cara, concordo plenamente com seu cometário.

    • A ética no jornalismo, até onde eu sei, não deveria estar sujeita “à lei da selva”.

  • Max

    Pelo tamanho do bafafá que tá dando não resta mais dúvidas que é real!!! Acho que o melhor que a Apple poderia fazer é antecipar o lançamento e fazer um paper launch mesmo. Tá tudo se desenrolando pra ser o furo de reportagem tecnológico da década!!!!

  • Luiz

    Acredito que seja mesmo o hardware do novo iPhone mas o design eu acho que eles ainda mudam alguma coisa…

  • jogada de marketing ou nao >>>> o aparelho nem foi lancado e todo mundo soh fala nele >>>>> tio Steve, agradeca ao gizmodo
    O tio deve ta se divertindo. Por que na maioria das vezes, o que se ve na net eh rummours ( faz tempo {3anos} que ouco falar em iTablet/ iSlate>>conhecido hoje como iPad)
    Dessa vez tio Steve encontra um roteiro bem bolado (digo isso mas nao duvido ser verdade) na rede >>> com direito a pedido formal by Apple / o UAU (e nao to falando de microsoft) continua
    >
    >
    >
    >
    >
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>CONTINUA<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>na rede 2.0 mais proxima de voce = )

  • E outra: que paginazinha mais fake a desse cara ali, no facebook:
    “Hi- my name’s Gray and I work for Apple. I also like beer.”
    Fala sério… acho q o giz tá pisando na bola mesmo em alguma coisa…
    E se a foto do perfil dele no facebook foi tirada com o iPhone 4G, então o flash da câmera ainda não tá funcionando hahahahahaha

    • Fábio

      Mais uma vez concordo com vc.

  • Tiago Camargo

    Fake.
    O Gizmodo deve estar ganhando um dinheirinho nessa brincadeira com certeza, a apple não ser assim tão burra, aposto que o modelo do iphone continuará sendo o mesmo, mudará somente o hardware e a tal camera frontal, até porque o modelo virou uma identidade para a apple.
    FAKE!!!

  • Eu acho que é verdade sim, o Gizmodo é um site muito respeitado, e na boa o cara não saber diferenciar um Gadget real de um Ching-Ling eu acho meio estranho.
    Porem concordo que a conversinha a cerca do facebook é meio louca.. e eu tb acho que esse celular foi perdido de proposito, Jobs não é bobo, ele sabe que alguem iria achar e que iriam fazer a autopsia no bixinho, pra ver se é ou não um legitimo apple. 😛

  • Rodrigo Alineri

    Gente, por todas as minhas andanças nesse mundo véio virtual sem portera, nunca tinha testemunhado uma história dessas. Isso ficará registrado nos “anais” blogueiros para sempre. 😛

  • RAVAGNANI

    Ninguém parou para pensar que tudo isso pode ser uma manobra da própria Apple para despistar o design do verdadeiro iPhone?
    Essa história esta muito estranha e a Apple sempre foi extremamente cuidadosa com o vazamento das informações.

    Bom achar é facil, só resta mesmo esperar pelo dia do anúncio do novo Iphone.

    Achei o design bem bonito, só aqueles sucos ridiculos em cima e na lateral quebram totalmente a idéia do design, se chegar sem aquilo já seria bem legal.

  • Rafael

    hummmm….
    Me parece que alguem será demitido.

  • Flippyx

    Excelente artigo! Disseca e resume todos os fatos sobre esse furo do Gizmodo (e mancada da Apple)!

  • Max

    Aos que acham que é fake uma sugestão: coloquem uma foto do iPad em perspectiva ao lado da foto desse “suposto” iphone também em perspectiva. Agora olhem o iPad… Olhem pro iPhone… Olhem novamente pro iPad… olhem DENOVO pro iPhone… resta alguma dúvida???

    • Eu não acho mais que seja fake.
      Mas sinceramente, não vi semelhança entre o iPad e esse negócio ae.
      O iPad é esperado que seja mais “grossinho” e quadrado. É um aparelho de maior porte e tudo mais. Mas ainda assim é arredondado atrás. Segue o padrão de design tradicional.
      Esse “iPhone novo” é todo quadradão. É no mínimo estranho.

      • Max

        É pode até ser, mas pelo que me lembro, o iPhone atual é arredondado porque eles queriam que ele fosse fino, mas os componentes internos não permitiam, então eles fizeram fino nas laterais e mais grosso no meio, o que dava a impressão do celular ser fino no geral. O próprio iPhone Classic é chato na traseira, sendo arredondado somente nas laterais. Eu acho esse design perfeitamente plausível, e na minha opinião acho ele mais moderno que o iPhone 3GS. Se visse os dois lado a lado numa loja, com certeza acharia esse aí mais moderno.

        • É questão de gosto. Uns preferem de um jeito, outros de outro… não há como agradar 100% hehehehehe
          Se for quadrado assim mesmo, eu estarei no time dos não-agradados 😛

  • Rafael

    Uma coisa interessante: Se esse protótipo for falso, a Apple certamente sabe. Talvez, essa carta seja uma jogada de marketing com a finalidade de surpreender ainda mais os usuários no dia da divulgação do novo aparelho.
    Agora, por causa da carta, todos estão de fato, achando que o aparelho é certamente o novo modelo. Mas e se não for ?

    Até porque, pela carta, Bruce Sewell diz que “tomou conhecimento de que a GIZMODO esta com um aparelho da Apple e que deseja que o mesmo seja devolvido”.
    Mas, pelo que está escrito, não da para afirmarmos que Bruce Sewell viu as imagens e que de fato, esse aparelho é o novo modelo.

    Pela carta, podemos concluir simplesmente que Bruce Sewell foi informado de que a GIZMODO estava com um aparelho da Apple, e que obviamente, deveriam devolve-lo já que o mesmo não pertencia a eles.

    Se o aparelho for falso, ou seja, não for o próximo iPhone, Bruce Sewell pode ainda falar que não havia visto as imagens, só havia escutado boatos….

    E ae ?? Será marketing ou de fato é o novo modelo ??

  • Ednilson Rosa

    Rapaz! Ou foi o maior furo no jornalismo de tecnologia nos últimos anos ou foi o golpe de marketing mais ousado da Apple em todos os tempos. Eu não me surpreenderei se o iPhone for lançado em Junho/Julho consideravelmente diferente deste “balão de ensaio”. Vamos esperar (ansiosamente) pelas próximas cartadas…

  • MS-DOS

    Nota 10 pelo furo de jornalismo.

    Nota ZERO pelos meios utilizados para consegui-lo.

    Gizimodo perdeu muito no meu conceito ético, uma pena.

    Abraços

    • Finalmente alguém disse algo sensato.

  • Diogo

    A apple já tem marcada alguma keynote para os próximos tempos? Se sim, será da apresentação do iPhone 4?

  • Vitor Sá

    Isso ta muito estranho pra mim, como outras pessoas já disseram, acredito que a Apple tenha uma relação direta com toda essa novela!!

    Achei q o Gizmodo errou ao falar do Gray Powell, acabou com a imagem dele! Totalmente desnecessário… O meio q ele usou pra ter o iPhone eu não me importo, isso é uma pratica conhecida no jornalismo!

  • Para mim foi tudo jogada de marketing!! Tudo combinado com o Gizmodo.
    Se o iPhone foi dado como roubado, cadê o B.O. (Americano claro)?
    Porque não tentaram localizá-lo pelo GPS pelo MobileMe antes de apagá-lo totalmente?
    Ou é pra despistar do novo modelo ou para pesquisa de aceitação. 😉

    😀 Está me parecendo um roteiro de filme. 😀

  • Mark

    Achei esse iphone muito feio, queria um mais bonito

  • Bruno Júnior

    Poisé, fui procurar o facebook do garotão pra ver isso antes de ler aqui (juro!) e postei lá na Giz Brasil. Adivinha? Deletaram o post.

  • Marcelo BsB

    Cara, esse é o perfil mais fake que eu já vi. O camarada ainda diz, no campo telefone:

    Telefone:
    Lost it 🙁

    hua hua hua Hua!!!!

  • Felippe

    CLARO que isso é uma jogada de marketing !!!

    Na verdade o que Jobs quer é dizer : “Gente, tem muito celular bom vindo aí, principalmente os ultimos lançamentos com Android, mas não comprem ainda, pois olha o que vamos oferecer a vcs em breve !!!!”

    Pronto, daí todo mundo guarda seu rico dinheirinho por uma coisa bem melhor no futuro.

    Taí, é isso !

  • Valter

    Ta bem dificil de ser fake, pode até não ser o produto final, mas ja acredito de fato que é um aparelho da apple. Ta todo mundo dizendo que é feio, mas se o tio jobs confirmar que o desing é isso aí mesmo, eu quero so ver.

  • Roteador 3000

    Goste do iPhone, o que não gostei é esses cortes na lateral não deixando ser uma lateral inteira, tem uma divisão na parte superior, do resto gostei.

  • JanjaBoy

    Não perca cenas dos próximos capítulos…..

  • Tiago Garcia

    Imagine o seguinte: o Steve Jobs pede pra algum funcionário “acidentalmente” perder um protótipo do iPhone. Ele sabe que mais cedo ou mais tarde aconteceria exatamente o que aconteceu. Acontece que esse protótipo, apesar de funcional, não é a versão final nem de longe. Assim, serão feitas análises em cima dele, reviews, e quando todo mundo achar que já sabe exatamente como o novo iPhone vai ser… BAM! A Apple lança oficialmente o novo modelo, diferente do protótipo, e não apenas diferente: muito melhor! É uma bela maneira de baixar expectativas pra poder surpreender lá na frente. Sem contar o marketing gratuito.
    O iPad todo mundo já sabia como ia ser antes de lançar, e quando lançou o keynote acabou sendo até sem graça, sem impacto, se comparado com outros keynotes anteriores. Poderia ser uma jogada pra recuperar a imagem de empresa inovadora.

    • Juliano

      Cara.. exatamente o que penso.

      Isso pode ser uma nova forma de fazer “consulta publica” de um aparelho antes de lançar… hoje a Apple tem em mãos uma vasta lista de opiniões, de abrangencia mundial, com todos os prós e contras de seus consumidores sobre esse protótipo.

      E no final eles ainda saem como “vitmas” da situação…

      Ja pensou se as montadoras de carro começam a fazer isso? Ia adorar encontrar uma versão inédita de algum carro na rua.. assim.. estacionado sem mais nem menos… kkkk

      • As montadoras já fazem isso, de certa forma.

  • carlos

    Para os que não gostaram do design, este é o titulo de um site de computadores famosos

    Gizmodo Finds iPhone 4G? Let’s Hope Not rsrsrsrsrs

  • Um doidão falou assim comigo:
    Pq ele soh tem 20Gb??? “XX” huahuahuahuahuahuahuahuahuahua
    Achei feio, espero que o design fique melhor quando lançar oficialmente.

  • Ed

    Pessoas, a Apple não precisa de jogadas de marketing. Ela já tem um nome (muito) bem estabelecido. Era só lançar o novo aparelho no dia certo, como sempre, que a divulgação seria maciça, como sempre.

    Então parem com as teorias conspiratórias. “Jobs que liberou o aparelho de propósito”, “Ele e o Gizmodo estão mancomunados na jogada”, “Grey Powell não existe” etc.

    O aparelho é real, o engenheiro fez besteira, o Gizmodo se aproveitou do caso. Ponto.

    Agora, a tentativa de salvar o emprego do rapaz é ridícula. Diz o Gizmodo que todo mundo erra, que podia ter acontecido com qualquer um, que o único erro de fato nisso tudo seria demitir o rapaz para preservar a reputação da Apple de implacável com segurança. Afinal, é apenas um iPhone.

    Pois é. Todo mundo erra, e tem que arcar com as consequências de seus erros. A “pequena” distração do engenheiro vai custar uma “pequena” fortuna para a Apple. Ele deveria ser demitido sumariamente, por justa causa, pelo próprio Steve. E sem traumas. Afinal, é apenas um emprego.

  • Tudo bem, o aparelho realmente parece ser da apple.
    Porém, achar q é o novo iphone ?
    Ai é substimar a nossa inteligência.
    Aperelho quadrado, sem estetica e feio e ruim de ser o new iphone.
    Com certeza é uma jogada de Marketing.
    Só leigo q acretida nessa história para boi dormir.

    • Max

      Cuspiu pra cima, hein?

  • Almeida

    “Eu disse que ia dar merda…”

  • Ne

    Só eu achei o design bonito?

    • Ed

      Eu achei mais funcional do que bonito. Apesar de gostar da maior simetria, ele é sem dúvida menos impactante.

      Às vezes o design precisa fazer concessões à engenharia. Componentes eletrônicos têm ângulos retos. Quando se tenta colocá-los em recipientes curvos, inevitavelmente há desperdício de espaço. E dessa vez eles (acertadamente) queriam aumentar ao máximo o tamanho da bateria. Assim, os componentes foram miniaturizados e dispostos de modo a preencher todos os cantos.

      Da mesma forma, é funcional a traseira plana (que o mantém estável em cima da mesa, mesmo apertando botões na tela) e os botões de volume separados e maiores, pois deverão servir pra disparar a câmera (quem sabe assim o pessoal pare de fotografar e filmar com o aparelho na vertical, horrível pra assistir depois).

      E, como o iLex disse, talvez seja um design necessário para que a bateria seja substituível, e portanto liberado na Europa.

      Enfim, feio ou bonito é questão de gosto. Funcional com certeza ele é.

      PS. O iPad sim eu achei bem feio, e tá aí, vendendo que nem água.

  • Dinnosan

    Ninguem falou como será trocada a bateria.

    • Stefano Angelo

      Pelo que se vê nas fotos, vai ser igual aos dos Xing-Lings por ai. Você simplesmente retira a parte traseira.

  • Stefano Angelo

    “Dizem os comentários de bastidores que o email teria sido uma exigência do próprio Gizmodo. Alguns executivos da Apple teriam pedido informalmente o aparelho de volta, mas o site exigiu que isso fosse feito escrito, para poder alardear para o mundo inteiro que o protótipo que eles mostraram era verdadeiro.”

    Bem complicada essa parte. Veja, se o site infringiu as várias leis apontadas no texto, acredito que não haveria espaço para o mesmo fazer qualquer tipo de exigência. O departamento jurídico da Apple entraria em contato com ele, não o vice-presidente e consultor.
    Se fosse uma lojinha de roupas ali da esquina, até entenderia, mas uma empresa do porte da maça?
    Essa história/estória ta muito esburacada.

    Abraços!

    • Para o Gizmodo, se fosse uma carta do departamento jurídico, mais pomposo seria. Para mim, é bem possível.

    • Ed

      General Counsel é Advogado-Chefe. Ele é o Vice-Presidente para Assuntos Jurídicos.

      Foi o departamento jurídico que entrou em contato.

      • Obrigado, já consertei. 🙂

  • Priscilla

    Bom, seja lá o que for, não gostei do modelo novo também, achei muito quadrado.

    Prefiro o meu gordinho 😉

  • Felizmente o que importa e o Sistema …pois embora seja bonito o aparelho ele e mais feio do que o 3Gs …Mas gosto nao se discuti

  • Lucas

    Ahhh 🙁
    Só porquer George Hotz disse que tava disposto a ativar o prototipo, que chato .. só porque iriamos ver as grandes mudanças na OS do iPhone 4g.

  • Estou achando invejinha da AppleInsider….

  • João

    Primeira, coisa acredito que seja um iphone Verdadeiro, mais ai vem a questão jogada da apple, deixar o Iphone em um bar para que algume achasse ou não?Falar bem a verdade o Design não me convenceu muito, prefiro o antigo, mais ahco que é por ser uma coisa nova, e esse é um prototipo, o Design tambem não faz o tipo da apple, eu penso, imagino um iphone Branco, nesse modelo não iria ficar tão bem, acho que agora que vazou, com certeza esse não vai ser o modelo Oficial, vai ser outro, acho que o design do outro é perfeito, e pelo visto esse iphone tem 80 Gb, eles não vão manter o padrão da apple de 64 gb.