Notícias

Mais fontes confirmam a veracidade do protótipo do iPhone 4, com traseira em cerâmica

Neste final de semana, uma verdadeira novela foi criada baseada em fotos de um suposto protótipo do iPhone 4, o modelo de próxima geração do telefone da Apple. O aparelho, encontrado em um bar em San José, Califórnia, não funcionava, mas tinha em sua traseira a identificação de um iPhone, com códigos provisórios do tipo XXXXX.

A história era um pouco absurda demais para ser verdade e nós, como vários outros especialistas, duvidamos de que poderia ser verdade, pois não havia ainda informações suficientes para acreditar nela.

Logo depois, um leitor de um blog espanhol mostrou uma foto de um “clone japonês” (sic) — o Japão também faz falsificações? — com o mesmo aparelho em mãos, pareciendo a prova final de que tudo não passava de mais uma história falsa.

Tudo começou a tomar formas de novela quando se descobriu que a imagem que provava o fake, na verdade, era falsa.

Pressionado pelo blog espanhol a enviar mais fotos e vídeos do aparelho que tinha em mãos, o tal leitor confessou que tinha feito uma montagem de imagem para parecer real. Ou seja, fake do fake.

Paralelo a isto, o site Engadget relembrou uma antiga imagem do laboratório da Apple, onde se pode notar um aparelho parecido no canto direito da foto (releia nosso artigo de ontem para mais detalhes).

Depois desta repercussão toda, John Gruber (famoso por possuir informantes confiáveis dentro da Apple) foi procurar se informar sobre a veracidade ou não da história e descobriu certos detalhes interessantes.

Segundo algumas de suas fontes, o aparelho provavelmente é mesmo da Apple, mas ele não seria já o protótipo final do aparelho de próxima geração, apenas um “rascunho de testes” em pré-produção. Ele acredita que a frente e a traseira seriam as mesmas, mas a lateral mudaria, por não ser nada o estilo da Apple.

Não seria a primeira vez que aparelhos protótipos deixariam os laboratórios da Apple. No ano passado, uma empresa brasileira conseguiu colocar a mão em alguns antes mesmo do lançamento mundial da versão final do iPhone 3GS.

Relativo a traseira do próximo iPhone, Gruber também levantou através de suas fontes que ela poderá ser feita de um novo material, baseado em cerâmica. Inclusive a Apple já teria patenteado a tecnologia ainda em 2006. Ela permite durabilidade e resistência, melhorando ainda mais as transmissões de rádio, como o Wi-Fi e o 3G.

Já o site MacRumors afirma que, baseado no protótipo encontrado, a bateria do próximo modelo de iPhone poderá ser facilmente removível pelo usuário. Isso deixaria o aparelho dentro das novas normas da União Europeia, como previmos aqui ainda em 2008.

Então, depois de tudo isso, o que podemos concluir?

Que o aparelho encontrado é mesmo um protótipo oficial da Apple, mas em uma versão pré-produção. O modelo final, a ser lançado entre junho e julho deste ano, ainda vamos ficar sem conhecê-lo. 🙂

PS: Ufa! 😛

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ainda tenho minhas dúvidas. Pra mim tá mais pra HiPhone do que iPhone.
    Pelo menos foi interessante ver na primeira foto deste post que lançarão essa versão de “20 GB romanos”. (solo de bateria para piadas infames aqui, por favor)

  • Julio Cesar Dessoy

    Creio que seja mesmo um protótipo do iPhone 4, como podemos ver na outra foto, era mesmo o iPad, só que com uma carcaça bem diferente!

  • Lucas Cherubini

    Ainda tenho minhas duvidas quanto a tudo isso… Que a Apple coloque uma carcaça aleatória para testar o aparelho eu entendo, é algo completamente natural. Agora que alguém esqueceu um protótipo ultra-secreto, da forma rigorosa que trabalha a empresa, em um bar e ainda por cima, por “sorte”, vai para nas mãos de quem entende o assunto? Ai é um pouco demais. De duas uma, ou alguém vai ser demitido ou tem algo muito mal contado.

  • Marcus

    Eu não achei completamente feio esse protótipo, mas acho que foge totalmente dos padrões da Apple, porém existe muitas “provas” da veracidade da informação.
    Tambem existe a possibilidade de informação plantada pela Apple, para gerar boatos e desviar os olhares do verdadeiro iPhone.
    Sei lá, teremos que aguardar para saber a verdade…..

  • Eu curti as mudanças, muita coisa vai ser melhor pro usuário. A WiFi do iPhone é muito fraquinha, essa traseira de cerâmica deve melhorar a história!

  • Luiz

    E ai iLex, isso criou uma boa ou má expectativa quando ao design do novo?

    Eu fiquei meio apreensivo….

  • Mas a pergunta é: não tá muito tarde pra um fase de testes pré-produção, não? Já estamos em maio praticamente.

    • Está.
      Mas quem disse que a Apple já não tem outros protótipos mais avançados, estes sim, guardados a sete chaves? 😉

  • Puts, uma das coisas que eu mais gostava no iPhone era a estrutura de um bloco só. Deixava ele bem mais resistente, qualquer outro celular que vai ao chão se desmonta facilmente, o iPhone não.

    Tomara, TOMARA que isto seja apenas um protótipo antigo. Sem falar que essa borda reta deve ser extremamente desconfortável de usar, se o iPhone 2G já era arrendondado e o 3G foi mais ainda, com alegações de que “se sente melhor nas mãos”, duvido que esse vire realidade.

  • Alexandre(aleft)

    O Blog do iphone deveria ter um espião infiltrado ( ou será que já tem ? )dentro da apple pra passar todas as novidades com direito a fotos reais pra nós, assim ninguem vai morrer de curiosidade .

  • Janja Boy

    Tomara que essa cerâmica não quebre fácil como prato/pires.

  • schenardie

    sera que esse aparelho não foi deixado propositalmente só pra causar panico geral na população??

    =D

  • Érico

    bom, se a frente é a mesma, então nada de câmera frontal? ou será que a apple inovará nesse quesito também?

  • João Paulo

    Os protótipos da Apple não têm identificação atrás… E essa bateria está muito pequena para ser do iPhone! Já viram a bateria do 3GS?

  • Ed

    Que bom mesmo. Esse iPhugly aí tava triste.. ha ha

  • Max

    Por ser um protótipo, o mesmo não precisa ser parecido com o modelo final. Pode ser um protótipo para testar o hardware somente, ou seja, verificando funcionalidade e projeto de hardware e não estética. Já vi um protótipo de celular que tinha somente a tela e o teclado ligado a uma placa de circuito impresso, sem carcaça nenhuma. Portanto, poderia ser perfeitamente o protótipo de um novo iPhone.

  • diguinho

    acho que se essas fotos serem verdadeiras o iphone novo será parecido com esse conceito aki http://mashable.com/2010/01/18/iphone-4g-guide/

    • RAVAGNANI

      É Diguinho, concordo com você, e acho que foi o conceito mais bonito que fizeram, melhor que este só o lancamento do verdadeiro mesmo.

  • Algus Helm

    Pode ser apenas uma mula, do mesmo jeito que fazem as fabricas de automóveis: põe o motor numa carroceria deferente só pra ver como funciona em situações reais. Talvez o hardware possa ser real, mas a carcaça apenas de uma mula.

  • Gabriel

    bateria removivel? jamais… se foi extinto de todas as linhas, pq essa volta ao passado? 😛

    Acredito que seja mais pra testar difirentes capacidades, pra se chegar numa conclusao final….

    • Rafael Ferreira

      As novas leis europeias sobre celulares obrigam a troca facil e pelo proprio usuario da bateria, pois as fabricas poderiam lucrar sobre esse procedimento ja que trocar a bateria do iphone fora de autorizadas apple anula a garantia, ja que vc “abriu” o celular… ja qualquer outro por ai é uma tampinha e ta tudo certo…

  • Aff, cerâmica, além de ser pesado quebra fácil se cair no chão, é fake !

    • Max

      Ai jisuis, é óbvio que não é cerâmica tradicional que se usa em pratos, né? Cerâmica é apenas uma denominação geral de materiais que utilizam silicatos ou outros minerais, mas podem ser tão resistentes quanto qualquer polímero a base de petróleo, vulgarmente conhecido como plásticos.

  • RAVAGNANI

    Acho que vocês estão acostumados cerâmica tradicional, com o uso em utensilios e pratos, porém, o uso dela vai muito além disso, a cerâmica indústrial possui uma durabilidade incrível, a quedas, compressão e a altas temperaturas, então seria uma excelente idéia sim.

  • iMatews

    continuo não acreditando nessa historia…

  • Fausto Yoshihara

    O Giz acabou de postar que eles tem CERTEZA que esse eh realmente o novo iphone!!
    Não sei se na sua forma final, mas por dentro tem tudo pra ser ele e trazendo varias novidades *camera na frente, flash, bat remov, etc..

  • zigfrid

    eu vi imagens desse mesmo modelo com espaço pra camera frontal

    mas eu queria flash xenon, enquanto não vem, vou empurrando com a barrica o meu 3gs

  • giovanni

    É só mandar o impostor do panico lah na apple que ele entra em tudo ele entrou até no oscar entrar na apple deve ser mais facil

  • Almeida

    aff, iLex, namoral,

    o tal do informante é tão seguro que ele diz que PROVAVELMENTE SEJA…
    isso só mostra que ele Não sabe nada. se soubesse diria com TODA CERTEZA.

    e outra, essa não é certeza de nada, já que ninguem deu certeza alguma, uma coisa que é provável não é CERTEZA.

    • E alguém aqui disse que era? 😉

  • Outra indicação: a Apple parou de vender capinhas para iPhone, mas ainda vende as screens protetoras…

  • EricaAkira

    Aqui no Japão de fato existem muitos celulares “iPhone-style”, mas não são imitaçors como as chinesas.
    Aqui ainda se usa muito a navegação japonesa tipo I-mode, coisa que nosso iPhone NÃO TEM.
    Esses celulares são uma opção a mais no mercado.

    Quanto a mudanças no iPhone… Não sei, mas EU ACHO IGUALMENTE FEIOS os novos iPods Nano! Só a primeira edição era bonita.

    ARRRRRRGH!
    e aquele iPod nano quadrado???? G-zuis coisa feia.