Blog do iPhoneNotícias

Top Dez Brasil: confira a lista dos aplicativos brasileiros mais apreciados pelos leitores

O ano de 2009 foi muito importante para o desenvolvimento na plataforma iPhone. A App Store atingiu a marca de 2 bilhões de aplicativos baixados e o mercado nacional do aparelho duplicou. Em termos de operadoras, a TIM entrou na briga no finalzinho do ano passado e a Oi acabou de se juntar ao clube, abrindo o leque de possibilidades para os usuários.

E com todo esse crescimento, muitos desenvolvedores nacionais apareceram no mercado, fazendo aumentar o número de opções para o nosso país. Foi por isso que fizemos um levantamento de quais seriam os dez aplicativos brasileiros (ou direcionados ao público nacional) mais apreciados pelos leitores do Blog do iPhone. Foram 5 dias de votações em que centenas de participantes (2.139, para ser mais exato) enviaram mais de 6.100 indicações (cada pessoa podia votar em até cinco aplicativos diferentes).

O resultado pode servir para dar uma visão geral do tipo de aplicativo para iPhone OS que o brasileiro mais gosta, além de destacar os melhores trabalhos de 2009 na App Store Brasil.

Feita a introdução, vamos aos ganhadores!

O grande vencedor, disparado, foi a tabela do Campeonato Brasileiro de futebol desenvolvida em parceria com a Nova Schin, provando que uma marca, aliada a uma boa idéia, pode fazer do iPhone um excelente meio de promoção.

A marca no nosso país é realmente forte e apesar de usar os mesmos mapas de outros concorrentes, foi ele o mais votado dos navegadores GPS para iPhone OS.

Talvez a maior surpresa da lista, o aplicativo ficou muito bem colocado na preferência geral.

Ter um dicionário de português sempre a mão parece ter agradado aos leitores, que o colocaram em 4° lugar.

Aplicativo muito popular desde o seu lançamento, trazendo várias legislações brasileiras em um só programa.

Verdadeiro fenômeno em vendas este ano, o Paciência liderou por dois meses o ranking dos mais vendidos no Brasil. Adaptação nacional de outro jogo bem popular em computadores.

O brasileiro se preocupa muito em não levar multas nas estradas e é por isso que um aplicativo de controle de radares, direto no telefone, faz um enorme sucesso.

O Bradesco inovou ao lançar o primeiro aplicativo nacional a implementar a realidade aumentada na busca de agências bancárias próximas, inovação que agradou muito aos leitores.

A adaptação para o iPhone OS de um jogo bem popular agradou aos brasileiros, tão carentes de jogos na versão nacional da loja.

Um guia de boa alimentação direto no celular foi bastante popular, ganhando assim a 10ª posição na preferência nacional.

 


Esta foi a lista dos 10 aplicativos brasileiros preferidos dos leitores do Blog. Muitos títulos bons ficaram de fora da seleção final, mas ano que vem tem mais! 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • LeonardoD.

    que imagem looca. mto bem feita.

  • Eu adoro o Cine Mobits, acho que é um dos meus aplicativos preferidos no iPhone

  • Raphael

    A lista realmente está muito boa.
    E o interessante é que não repetiu nenhum aplicativo do mesmo produtor, o que quer dizer que tem uma diversidade de bons produtores de apps brasileiros, que por consquencia gera maior qualidade.

  • Lucas Cherubini

    3 dos meus 5 foram para o Top 10, fico feliz. Cansei de consultar o Cine Mobits no caminho para o cinema, Vade Mecum sempre me tira do aperto na facu e o NutraBem que me ajuda a controla a alimentação. Senti falta do Meuguia.TV que me ajuda a acha algo pra assistir naquele domingo de ócio criativo e do Caça-Letras que é extremamente divertido. Tirando esse o único outro brasileiro que tenho hoje em dia no meu iPhone e o Michaelis que não acho grande coisa.

    Sempre compro aplicativos nacionais mais esse são o que mantenho no meu Iphone.

    • Lucas Cherubini

      Quase me esqueço do Joven Pan, também e ótimo.

  • Desses acima ja possuo: TomTom, iRadar, Michaelis, Truco Brasil. e sao realmente otimos e recomendo a todos.

  • Poderia liberar a lista completa pra gente conferir….

  • Vinicius

    O que mais me assusta nessa lista é que os compradores brasileiros na App Store são bem pouco criativos, gostam somente do feijão com arroz mesmo. Entre os TOP 10 dois “livros”/ guia de consulta (Dicionario e Vade Mecum). Dois jogos manjados, aparentemente de gente que nunca viu computador e ainda não enjoou de jogar paciencia. Dois guias de consulta/noticias (Cinema e Futebol) e dois titulos relativos a GPS, que são softwares mais rebuscados.

    Isso preocupa já que o poder de inovação dos desenvolvedores brasileiros pode ficar sem grande motivação, já que todos preferem “mais do mesmo”, podemos continuar na mesmice por um bom tempo, ou seja, até consumidores de iPhone não tem muito de inovador!

  • Victor

    Desses aí curto bastante o Paciência! O aplicativo foi bem feitinho, nota dez, melhor app para passar o tempo.

  • João

    MeuGuia.tv, Skype e Bradesco Dia & Noite. Sem eles jogo meu Iphone fora. Kkkkk Exagerei, mas pra mim são essenciais.

  • Alex iPilot

    De fato, sinto falta do Meu Guia.TV e do Apontador Transito, são exemplos muito bem feitos de como o iPhone permite possibilidades bem além da “simples” consulta a textos e tabelas.

    O app Brasileirão da PLACAR é beeeeeeem melhor do que o da Schin… Também o Now Playing, mesmo não sendo nacional, consegue ser beeeeeem melhor do que o Cine Mobits.

    Penso que os apps de bancos deveriam formar um “ranking” a parte. Eu mesmo votei no Itau porque sou cliente, mas entendo que se vc não for cliente do banco o app será absolutamente inútil…

    Para mim, Skype, RebTel e Google Earth são “must have”, “obrigatórios”…

    Entre os apps que deixam um gostinho de “bem que poderiam ser nacionais”: AroundMe, BikeMateGPS, iFitness e HearPlanet. Um dia nós chegaremos lá!

  • Um dos que eu tinha votado é o aiCorno, mas acho que pouca gente conhece.
    Foi o aplicativo que mais usei nesse fim de ano nas confraternizações de amigos.

  • Rodrigo

    Com todo respeito… acho q a imagem que foi feita pelo blog (que por sinal ficou muito legal), influenciou na escolha dos aplicativos.

    Como já foi dito… o Brasileirão da PLACAR dá de 100 no da Schin.

    Talvez quem sabe na proxima não tenha icones dos aplicativos. heheheheh

    Abraço e parabéns

    • Confesso que me passou pela cabeça essa hipótese, mas acho que foi coincidência mesmo. Alguns que não estavam em evidência foram classificados e outros que estavam, não ficaram.

      Há mais chances de eu ter sido influenciado pela popularidade dos aplicativos na hora de construir a imagem do que o contrário. 😉

      • alexis

        HAUhauHAUHAHA realmente todos os top 10 estao na imagem q vc fez !!!!

        Serah conhecidencia ou resultado de um trabalho bem feito ? ( geral fico olhando e pensando ….. ele mermo q fez isso ???? neh q fico bom !!!! )

        hauhauhauhaua

        serah q uma imagem vale mais q 10 apps ?

        abs

  • Achei esse ranking muito mais justo do que o oficial da Apple.
    Parabéns ao blog pela iniciativa.

  • Hugo

    Desculpe, mas desta lista apenas dois são aplicativos que realmente são top 10… Ficaram ótimos app como midomi entre outros de fora da lista…

    • Tá desculpado. Inclusive por não ter lido as instruções da votação. 😛

  • dashboard

    qual programa vc usou para elaborar essa imagem??

    abs

  • Hugo

    Ilex… Se é pra levar ao pé da letra tomtom não é brazuca… É gringo vendendo pra brasileiro.

    Abs

    • Se você ler bem este artigo e o anterior, não precisarei responder esse comentátio. 😉