Notícias

Apple adota internacionalmente seu adaptador de tomada minimalista para o iPhone

O blog francês iPhon.fr acaba de revelar o novo adaptador de energia USB (para carregar o aparelho pela tomada elétrica), que vem dentro da caixa menor do iPhone 3GS. E como se suspeitava, ele possui o design minimalista dos adaptadores americanos.

Novo adaptador é bem menor

A boa notícia é que o formato é muito parecido com as tomadas do novo padrão brasileiro. 🙂

Nova tomada de padrão europeu ocidental

Desde o lançamento do modelo 3G, no ano passado, o público americano e de alguns outros países (como o Japão e o México) foram os únicos no mundo a receber a então novíssima tomada do iPhone redesenhada pela Apple. Moderna, inteligente e bem menor que a anterior, ela ainda permitia que a caixa do aparelho fosse 40% menor.

Tomada americana
Tomada americana

Mas por razão de padrões de tomadas, a maioria dos países receberam o modelo antigo, maior e com os conectores removíveis, para poder ser adaptado a cada país.

Tomada brasileira
Tomada do iPhone vendido no Brasil

Agora parece que a Apple quer finalmente internacionalizar o novo layout, implementando nos diferentes países a nova tomada. A França está sendo a primeira, e pelas fotos, imagina-se já que elas poderão ser compatíveis com o novo padrão brasileiro de tomadas.

Padrão brasileiro é parecido com nova tomada

Isso pode significar que em breve poderemos já contar no Brasil com as caixas menores, além de um adaptador bem mais leve e fácil de transportar, o que é ótimo para viagens.

Se você for comprar um novo iPhone a partir de agora, não esqueça de nos contar as novidades. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Arthur

    O meu chega amanhã e vou contar para vocês como veio! É o novo lote da Vivo (SP), que chegou na quinta-feira passada.

    • \o/ 🙂

    • Cesar

      Arthur ou alguém, sabem algo mais sobre esse novo lote?
      Comprei um Iphone pela Vivo Empresas e tô esperando a quase 2 meses. A Vivo (SP) fala que tá sem estoque…

      • Lucky

        Pode parar!! Entre na fila estou esperando a 3 meses!

      • Cesar

        Huahuahua
        Quer brigar por ele?

      • Arthur

        Bom, liguei pra um vendedor da loja do Shopping Iguatemi e ele me disse que tinha acabado de chegar. Isso foi na quinta-feira passada. Disse para ele reservar para mim que iria buscar assim que possível 😉

      • Cesar

        valeu cara!
        espero q o meu esteja entre eles…

  • Esse novo padrão brasileiro de tomadas é um absurdo, mania de querer ser diferente. Só vai servir pro povo comprar adaptadores. Ridículo.

    E viu a desculpa deles? É para “evitar acidentes”!!! Quem aqui já levou um choque sério por mexer em uma tomada?

    • Luíz Henrique

      A questão não é só você que é adulto. Existe crianças, bebes que gatinha, elas não tem o seu cuidado e sabedoria que aquilo pode causar choques. Esse padrão também serve para deixar de termos vários tipos de tomadas em casa. Facilitando muito em não ter que trocar, ou usar “T” para utilizar o aparelho em uma determinada tomada não adaptada para o aparelho.
      Eu achei ótima essa idéia e aprovo.

      PS: Gostei do novo padrão da Apple, bonito, mas a quadradinha é mais e parece ser mais achatada.

      • Para que criança pequenas não levem choque é mais barato comprar aquelas tampas de tomada do que trocar todas por novas!

      • Daniel Taiguara

        Mais uma vez estamos sujeitos a estes malas idiotas que vão ferrar nossa vida com um padrao diferente do internacional só para fazer os nossos produtos ficarem mais caros e demorarem mais para entrar no mercado brasileiro devido a adaptações de tomadas.

        Rola o mesmo com a tv digital que tá uma merda, o adptador é caro pq só a merda de brasil usa este padrão. O governo burro devia ter feito o padrão europeu ou mesmo americano ou 100% igual ao japones. Pelo monos assim teríamos escala de produção e de vendas para trazer algo bom e barato para o Brasil.

        Anota ai que eles vão fazer merda também com relação ao 4G na telefonia celular, ta muita briga pela frequência de 3.5 Ghz

    • Silvio

      Pois é! Li o link que vc mandou!
      Só o Brasil tem intenção de usar! Mudou muito mesmo da besteira que todo mundo tá falando por aí…

    • Pedro Oliveira

      Meu Deus… Não existe um tipo de tomada internacional. São várias regiões do mundo com vários tipos de tomada. O modelo brasileiro é chamado “Europa Continental”. Os modelos de tomada mais importantes do planeta são: América do Norte, Europa Continental, Reino Unido, Austrália e Hong Kong, Japão, China, Coreia. Aqui na Europa o modelo mais usado é o “Europa Continental”, é também o melhor de todos os modelos.

      O Brasil tem o melhor dos modelos, e não reconhecer isso é intrigante, pois, mais uma vez, fica demonstrado que a maior parte das pessoas da América do Sul se deixa deslumbra facilmente pelos USA, mesmo em evidente prejuízo próprio.

      Pensava que a “diversidade” era louvada, mas na prática, no caso das tomadas, verifico que tal preconceito é errado. Tem aqui a solução da Apple para a diversidade de tomadas principais do planeta: http://store.apple.com/uk/learnmore/MC605B/A?group=world_travel_adaptor_kit

  • Julio César

    Esses novos conectores de energia tem os pinos retrateis igual aos do usado no Brasil?
    Pq se não for, sei não, fica meio ruim carregar no bolso… E é mais perigoso quebrar os pinos…

  • Rafael Kapela

    Isso quer dizer que o padrão de energia adotado na França é similar ao Brasileiro?

    • Energia é energia em todo o lugar. 😉
      O que muda é o padrão das tomadas, a forma como elas se encaixam.

      • Rafael Kapela

        Ta, reformulando a minha pergunta, pois pareceu-me que não fui claro:

        Isso quer dizer que o padrão das tomadas na França é similar ao novo padrão Brasileiro?

      • Pelo que tudo indica, sim. 🙂

      • Nat

        As tomadas na europa sao parecidas com as novas brasileiras, são “afundadinhas” mas não tem 3 pinos, pelo menos, não nos lugares em que vi.

  • RodrigoDC

    Seguinte, pelo site da ANATEL o modelo de carregador do iPhone A1205 (modelo Antigo) se encontra com a homologação suspensa isso também pode indicar a tal mudança, mais o novo modelo ainda não esta com a sua homologação indicada ainda no site da ANATEL, pode ser questão de dias até eles homologarem este novo modelo.

    • É verdade, a Anatel vai ter que homologar o novo, bem lembrado… 😉

    • Daniel Taiguara

      A tal homologação não ocorre somente junto com o aparelho celular ? O que a anatel homologa são parelhos que transmitem ou recebem frequências de radio ou celular não é ?

  • João

    Quando comecei a acompanhar o blog era 1 post por dia. Hoje temos geralmente 3 por dia em horários variados. Muitos blogs até deixam de postar algo para ter o que postar nos outros dias. Parabéns Ilex! Valew pelos posts sempre nos deixando atualizados sobre as últimas novidades. Valew 😉

  • João

    Ilex,
    Uma sugestão para próximo post, na itunes tá liberado o download de um album inteiro com músicas natalinas. Promoção de natal.

    • É, eu vi. Mas vou deixar pra falar dele amanhã! 😛

      (zoação!) 😀

  • Luíz Henrique

    @Luiz Claudio Eudes

    A questão não é proteger a tomada e sim as pontas (de metal, eu acho) que recebem a eletricidade.
    Enfim, as pessoas reclamam mas é obrigada a aceitar, querendo ou não.
    Quem gosta da idéia aceita sem problemas, porém, outros demoram.

  • Ainda preferia o menor, mais bonito. Eles não podiam manter o design do pequeno e arredondar os plugs ?

  • Rodrigo Moura

    Não sei se isso já tem algum tempo, mas meu MacBook (Branco, modelo novo) veio com o cabo extensor para o MagSafe que acompanha o MacBook no formato novo das tomadas brasileiras.

  • Werner

    Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! a moça da claro me enrolou, agora tenho que ter sorte pra eles incluirem o meu no proximo pedido só daqui uma semana, vou ficar louco se eles não trouxerem o meu iPhone, vo entra lá e quebrar tudooooooooooooo.

  • Daniel Costa

    Quero é um iPhone que carregue via Wireless….

    • Daniel Taiguara

      2 rsrs….

      Mas mesmo um aparelho que carregue via wireless também precisa receber a energia de uma estação ou fonte wireless que deve estar ligada a tomada e dai vem novamente o bom e velho plug de tomada !! kkkkkk

  • RIlton

    Tive sorte, essa semana comprei 05 Iphone 3G S de 32 Gigas Branco, cada um a R$ 1.300,00, comprei de uma cliente que ganhou os aparelhos da TIM, mais como ela nao gostou, e resolveu vende-los eu acho que fiz um bom negócio, ainda mais tudo com nota fiscal o que é importante.

  • Alessandro

    como eu tinha mencionado no post anterior sobre iPhone que eu peguei ontem e veio c/ o novo plugue, eu fiz o unboxing e lá tem as fotos do plug que veio na caixa…

    http://www.flickr.com/photos/[email protected]/sets/72157622990727808/

  • Tiago

    Recebi um iphone na semana passada pela tim!! e já veio com o novo modelo de tomada!!

  • Dan Cautella

    Cara, este seu adaptor é o mesmo, somente o plug eles trocaram para o padrão daqui, mas ainda não é o mini adaptor…..

  • JanjaBoy

    Esse plug não é “Brasileiro” !!
    Repetindo o que já tinha escrito:
    ===========================================
    É isso que acontece com essas matérias pagas da Veja e afins.
    Não, não é uma “invenção” Brasileira do INMETRO.
    Sim, tem muita gente que fica na revolta e nem sabe o que está falando. Não é uma decisão uni-paralela do INMETRO como tem muita gente achando e falando por pura falta de conhecimento.
    Antes de sair falando “bobagem”, pesquise.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1

    • Muito legal esse link. Mostra que o Brasil na verdade está tomando a frente de um movimento que é inevitável.
      Isso reforça o fato da tomada da Apple já ser nesse padrão e consequentemente funcionar perfeitamente no Brasil.

  • JanjaBoy

    @Silvio
    Não é como você diz: “Só o Brasil tem intenção de usar”. Não!! Não é “só” o Brasil! É um PADRÃO INTERNACIONAL. A idéia é fazer todo mundo usar essa tomada/plug. O Brasil largou na frente já que nós não tínhamos um padrão definido.

  • JanjaBoy
    • JanjaBoy

      addendum:
      Para quem acha que aqui em terras brasilis o pessoal técnico tem “mania” de inventar normas.
      Vejam a esculhambação mundial.

      http://electricaloutlet.org/

  • Arthur

    iLex, pense comigo.
    Segundo o Alessandro e as suas fotos do novo iPhone, o “novo” carregador que veio na caixa é igual ao dos que eram vendidos na França, com os pinos redondos porém com o corpo igual ao do carregador brasileiro, aquele quadradão.

    Isso mostra que os iPhones que chegaram aqui vieram com o carregdor diferente, porém não é ainda o novo modelo, que é bem menor. Se você olhar as fotos, vai ver que a caixa é igual ao dos primeiros 3GS.

    http://www.flickr.com/photos/[email protected]/sets/72157622990727808/

    Ou seja:

    caixa pequena = carregador novo (o menor)
    caixa grande = carregador normal, com os pinos redondos

    É isso mesmo? 😉

    • É exatamente isso. O Alessandro recebeu o adaptador diferente daquele do lançamento no Brasil, mas ainda não é o compacto novo.

  • Gustavo Mello

    há! não vou comprar outro 3gs de 32 giga por causa de um carregador…

  • Arthur

    Chegou!

    Tudo certinho, exatamente igual ao do Alessandro. Caixa grande, carregador grande com pinos redondos. ;p

    • Aêêê! Curte bem o novo brinquedo! 😀

  • Arthur

    To curtindo muito mesmo, enfim faz 2 meses que fui roubado e agora consegui ter ele de volta!!

  • Ricardo H.

    Na verdade se não contarmos os plugs tripoleres dos desktops e os carregadores minimalistas, todo carregador de iPod, iPhone e MacBooks, além dos AirportExpress usam um adaptador de plug, que podem ser trocado para viagens.

    Existem quatro modelos: o achatado e paralelo(para os E.U.A., México, Canadá, Japão e outro paises), o achatado não-paralelo(usado na Austrália, Nova Zelandia, Argentina etc.), o redondo(Europa Continental, Brasil, Chile etc.) e o quadrado(Reino Unido e outros).

    É bom que os novos iPhones já estejam vindo para o Brasil com a nova tomada. Mas e quanto aos Macs? Alguém tem informação?

  • Marco Aurelio

    Do começo dos comentários, ´´bebÊs que gatinha´´…. primeiro demorei pra entender, depois não parei mais de rir… huahuauha…

    Vamos ensinar o bebê a ´´GATINHAR´´????

  • Caril

    Comprei um Iphone 3Gs a uns 15 dias e continua o antigo com duas partes ………vai entender!!!!