NotíciasOff-topicOpinião

[fora do assunto] Dell escolhe Brasil e China para lançar seu novo smartphone

Apple e Dell

Hoje vamos nos permitir a mudar um pouco de assunto e falar de uma notícia interessante para todos. A Dell anunciou hoje que lançará seu novo celular, o Mini 3i, primeiro no Brasil e China. Segundo palavras de seu presidente, Michael Dell, “os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) são os mais promissores no mercado de celulares“.

Não vamos falar na imagem acima, que mostra a foto promocional “estilo iPhone”. Não vamos falar do visual “ícones de aplicativos” que o novo smatphone parece trazer. Não vamos falar que o mesmo Michael Dell foi aquele que disse em 97 que a Apple deveria fechar as portas, pois estava falida. Não vamos comentar o fato da Dell, uma empresa de computadores, estar tentando seguir os mesmos passos da Apple. Mas então por que falar disso em um blog sobre iPhone?

Porque a notícia é algo que interessa a todos nós: a importância do Brasil como mercado de celulares.

Não se sabe ainda o preço ou as características deste novo Mini 3i, mas o fato dele ter lançamento mundial no Brasil é importantíssimo para mostrar o quanto o nosso país tem potencial. Óbvio que tudo depende dos preços e planos com que ele virá (e visto que a Claro não costuma ser muito agressiva em preços, eu me preocupo), mas se ele fizer sucesso, poderá despertar a atenção de outras empresas, como a Apple.

Basta só um pouco mais de atenção da maçã para nossa situação melhorar muito. A surpresa que foi o sucesso no lançamento da Apple Online Store pode ter servido de indício, e se outros concorrentes também conseguirem bons resultados, será suficiente para começarmos a ter mais benefícios, como redução de preços e quem sabe, até mesmo lojas oficiais e virtuais (leia-se iTunes Store).

Se ele for vendido mais barato e fizer sucesso, também mostrará que é vantajoso para as operadoras reduzir os lucros no aparelho, mas ganhar nos planos, coisa que também poderia se refletir no iPhone.

Nunca torci para que um concorrente do iPhone (se é que podemos chamá-lo assim) desse tão certo. A meu ver, ele será voltado para aqueles que não querem um iPhone (é, tem louco pra tudo) ou que não podem pagar tanto por ele.

Só esperemos que as operadoras que forem vendê-lo (sim, eu sei que será a Claro, mas estou sendo genérico) não tenham a ganância de colocar o preço parecido com o do iPhone, porque se fizerem isso, estarão matando o aparelho antes mesmo dele nascer.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Parece mais um concorrente para a Nokia do que para Iphone.

  • Sera que vai prestar?
    Vou pesquisar + sobre esse mini 3i para ver o que ele vai ter de bom.
    Boa sorte para a Dell .

  • “A meu ver, ele será voltado para aqueles que não querem um iPhone (é, tem louco pra tudo) ou que não podem pagar tanto por ele.”

    Vale lembrar que pelo menos os PCs da Dell tem preços tão caros quantos os computadores da Apple.

    ————
    @blogdoiphone
    OFF: Copia do iPhon… digo, celular da Dell será lançado no Brasil – http://bit.ly/2HH0Ls

    @knotrox
    @blogdoiphone Será que esse será o verdadeiro #iPhoneKiller ? =]
    ————

    Se o Celular da Dell for tão bom e barato quanto o iPhone eu não pensarei duas vezes em trocar de aparelho. =]

  • Marcus Pacheco

    Aaah, claro. A Apple foi a primeira a fazer comerciais onde aparecia apenas a mão e o produto, né? =P

    Pelo menos alguém importante no mundo da tecnologia acredita que o Brasil tem potencial quando não cobram R$ 3.000,00 com um plano de 50 MB.

    • Foi, ué. Mostre um comercial de celular com fundo preto e uma mão segurando ANTES do iPhone.

      E acho cedo demais você falar de preço, que tal esperar? 😉

      Aiai, como é fácil falar…

    • Carlos Schmitt

      Falando nisso..

      A mão do iPhone é mais bronzeada!

  • Jason S.

    Estratégia de mercado bem interessante essa da Dell… Colocando os olhos na massa popular e vendo que ela de fato é uma setor social em ascenção.

    Penso da seguinte forma, se a Dell fizer mesmo sucesso na bric, espero que ela chame a atenção da Apple, e que se inicie em território nacional um duelo de possíveis titãs, onde a Apple olhe pra cá mais preocupada com o mercado que adiquire o seu gadget.

  • Diego

    Muito bacana a notícia iLex.
    Bem que poderia incentivar a APPLE a liberar os jogos na App Store Brasil.

  • iFernando

    Não entendo essa estratégia de exclusividade com uma operadora. Se a Claro fizer o que faz com o iPhone, então o Mini 3i terá um preço altíssimo, um plano muito ruim e como brinde, o já tradicional atendimento horrível da Claro.

    • Na Vivo ao menos tem o chaveirinho! =3

      • JanjaBoy

        E olha que nem o chaveirinho eu ganhei….. 🙁

      • Não ganhei chaveirinho, tinha acabado. 🙁

  • Com certeza e uma ótima oportunidade para o nosso país, so espero que as operadoras não a tire.Porque com certeza ele sera muito caro.

    Agora e esperar e ver no que da!

    xD

  • GRM177

    Sobre o não pagar tanto por ele eu não sei se é por aí, produtos Dell não são baratos. Sou usuário Dell em notebooks há anos, e posso citar algumas coisas (não que necessariamente seriam iguais nos celulares) boas e ruins dessa empresa:

    Boas:
    – Robustez, produto muito resistente, dificilmente estraga, pode nem desligar um notebook se quiser;
    – Caso estrague, é a única que se prestou a ofertar garantia on-site (em casa), vem o técnico com peças ou novo produto e em 24 hrs está tudo resolvido, solicitação por meio de 0800;

    Ruins:
    – Recebe as tecnologias sempre atrasada, por exemplo, foi uma das últimas a disponibilizar telas ‘glossy’ (embora ‘led’ já estivesse disponível na linha XPS, aparentemente, mesmo antes da concorrência);
    – Design não é muito valorizado na maioria das vezes.

    Acho uma ótima que a Dell venha com esses aparelhos, já há a experiência acumulada dos palms, o mercado está carente de concorrência e os caras não são bobos.

    • GRM177

      Ainda sobre o comentário do MD que a Apple iria fechar as portas, eu sinceramente não recordo, mas o Jobs já havia retornado? Não se pode esquecer a dependência da Apple pelo Jobs, prova disso é que ele fica doente e as ações da empresa despencam quase que automaticamente (e até hoje, pelo que me consta, ele não preparou um sucesso a altura, embora talvez a Apple agora voe sozinha). Mas principalmente, não dá para levar tão a sério, ele foi fanfarrão (risos), mas é o que esses caras fazem muitas vezes, é só ver o Lula dizendo que o apagão de agora foi diferente do governo FHC. Isso é estratégia, eles tentam, se colar colou.

      • GRM177

        * Sucessor.

    • JanjaBoy

      Eu também sou usuário Dell. Tenho PC Dell e Macintosh.
      Acho Dell excelente só o design que não é lá essas coisas e também tem o sistema windows que é uma tranqueira sem fim, digo windows 1.0 até o 7 nenhum presta, mas, o hard da Dell é fantástico.
      E quanto ser uma empresa que “demora” a aplicar novas tecnologias, isso só aqui em terras Brasilis, porque no resto do mundo não é assim não. 🙂

  • André

    iLex, por esse post se chamar fora do assunto, falarei sobre algo fora do assunto também! Fiquei decepcionado ao descobrir hj que o novo iMac Quad-Core que será comercializado no Brasil possui placa de vídeo de apenas 256 MB, sendo que nos Estados Unidos ele é vendido com a mesma placa só que de 512 MB!
    Estava até considerando comprá-lo aqui, apesar do preço ser bem mais caro do que se vc comprar nos EUA e declarar o produto na alfândega! Mandei dois comentários para o site da Apple BR pois tinha crtza que a descriçao do site estava incorreta, porém ao ir na Fnac hj descobri que nao era um erro e sim que eles realmente serão inferiores aos vendidos nos EUA! Portanto deixo aqui minha revolta e indignação por termos q pagar preços absurdos e ainda receber produtos de qualidade inferior!

  • Weslley

    Quanto ao Dell, acho interessante a proposta… e sempre espero que alguma empresa consiga produzir um tel tão bom ou melhor q o iPhone, pois quem ganharia com isso seriam os consumidores… Adoro meu iPhone, da mesma forma q adorava meu N95, e não pensaria duas vezes em trocar meu iPhone se encontra-se um aparelho melhor (o q hoje não existe)…. Enfin, só que ganha com esse “monopólio” é a Apple.

    Quanto ao segundo parágrafo do texto, ridículo, se esta imitando é porque é bom… e se bom tem que ser copiado e aprimorado até que algo novo seja inventado… sou fã da Apple, mas não sou doente….

  • Ao menos terá um suporte técnico, acredito eu.

    Mas ainda é cedo, vamos ver como se comporta, qual vai ser o hardware empregado. Mas se vier a um preço competitivo, tem tudo pra fazer um estardalhaço no mercado de celulares.

    Acredito em um preço melhor por ser pra mercados emergentes, assim como o Agile!!!
    É uma ironia…

    • iFernando

      Li no Estadão que o Mini 3i não será vendido no site da Dell. Só pela Claro. Portanto, provavelmente, o suporte será pela Claro, com a aquela qualidade já conhecida……

  • André

    Reclamação enviada para Apple Store Brasil: “Fiquei decepcionado com a falta de consideração da loja pelo consumidor brasileiro! Pensei seriamente em comprar um dos novos modelos do iMac quando estes começassem a ser vendidos pela loja, porém percebi que o modelo que eu gostaria, o iMac de 27 polegadas com Quad-Core é inferior ao comercializado nos Estados Unidos, pois lá a placa de vídeo ATI Radeon 4850 possui 512 MB de memória, enquanto aqui, pela descrição do site, a mesma placa possui uma memória de 256 MB. Isso me deixou muito triste, pois além de pagar muito mais caro por um produto comprado no nosso país ainda temos que nos contentar com um produto inferior. Ou seja, não pagarei a mais para ter um produto que já está defazado se posso esperar para viajar para os Estados Unidos e comprar um iMac com configurações melhores e por 25% mais barato (isso já contando a declaração na Alfândega que nos cobra 50% sobre o valor excedente de $500 dólares!!!). Sendo assim, fica portanto a reclamação de um “quase cliente” insatisfeito, que esperava poder comprar os mesmos produtos que estão disponíveis nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo!”
    Pessoal, apesar de ser fanático pela Apple, como muitos dos seguidores desse ótimo blog, fiquei mto triste com a falta de preocupação da loja pelos consumidores brasileiros, e portanto acho que se alguém tiver alguma reclamação a fazer, que não fique sentado esperando que os problemas se resolvam e sim tentem fazer as coisas mudarem, já que o processo para enviar seu comentário/opinião/reclamação para a loja online é muito simples. Muito obrigado pela atenção de todos e espero que a situação melhore no futuro e que a Apple respeite mais os brasileiros!

    • Aniello

      André, a placa é a mesma no Brasil e nos USA. A ATI RADEON 4850 tem 512 MB, não existe 4850 com 256 MB. O que ocorreu foi um erro na tradução, provavelmente um erro de copy/paste.

      Inclusive se você for nas configurações técnicas do Imac na Apple Store brasileira vai ver que lá consta o seguinte:
      Modelo de 27 polegadas com processador dual-core, um dos seguintes:
      Processador gráfico ATI Radeon HD 4670 com 256 MB de memória GDDR3
      Processador gráfico ATI Radeon HD 4850 com 512 MB de memória GDDR3

      Modelo de 27 polegadas com processador quad-core:
      Processador gráfico ATI Radeon HD 4850 com 512 MB de memória GDDR3

      Na verdade os produtos da Apple são tudo produzidos na China, ia ser estranho ter configurações específicas para o Brasil.

      Além disto, ambas as placas, a 4670 e a 4850 são placas “ultrapassadas”. Eu adoro os Imac, mas a Apple nunca colocou placas gráficas de última geração em seus micros. Mesmo assim, a capacidade gráfica dos Imac costuma a superar as dos PCs com placas mais modernas.

  • Aleft

    Em qualquer tipo de negócio concorrencia é sempre uma coisa saudavel, principalmente para o consumidor.
    Qunto mais celulares e smartfones de qualidade no mercado melhor será a disputa de preços entre operadoras isso certamente irá afetar tb o valor do nosso iphone pra algo mais acessivel.

  • mitcha

    pena q é menor q o iphone…se fosse do mesmo tamanho, eu compraria um tb.
    estou mt curiosa em testar o android..

  • Diego

    A melhor opção de android no momento é o Droid.
    Mas ele nem chega perto do iPhone.
    Além de feio em design, dizem que o SO do Google melhorou bastante, porém ainda tem algumas falhas que deixaram os interessados desanimados.
    Acho que o Android pode vir a comandar o mundo dos Smartphones no futuro (pelo menos tem tudo pra isso com seu sistema livre).
    Mas até lá, acredito e torço para que a APPLE tenha novidades também para o nosso querido multi-touch.

  • iPc

    Pelo que vi por ai na net, ele não tem 3G, tem camera de 3mp com flash e 8x de zoom,é multi-touch, tela de 3,5 com resolução de 640 × 360 e com android. (iLex, vc poderia falar no texto que ele vem com android)!

  • Leonardo Sales

    iLex, muito obrigado pela dedicação a esse blog, ele é 10! 🙂

  • Ricardo

    Pessoal,

    Olhando rápido, não parece o Samsung JET? Apenas troca uma “calota” e fica tudo certo. Afinal a Dell é uma grande empresa, porem “eu acho” que ela esta da mesma forma que uma montadora de carro, ou seja, define o design e junta as peças para montagem, ou só coloca o sua marca.

    Acredito que o OS Android, seja o grande percusor desde lançamento…. Agora é só esperar!!!!!

    Abraços e mais uma vez Parabens pelo Blog

  • Acho que coisa boa virá por aí. Os produtos da Dell são muito bons, não há o que discutir.

    Essa notícia é mais um indício de que o Android será o grande concorrente do iPhone OS e de que o Windows Mobile está descendo a ladeira… Se a MS não der uma “virada de mesa”, já era…

  • JanjaBoy

    Adoro o iPhone, mas quero ver um celular novo tirando onda e ver a Apple melhorar e baixar preço para não quebrar. 😛 Isso seria melhor que Papai Noel!!

    • Arliss

      “Baixar preço pra não quebrar”??
      Informe-se.
      1- no mundo as ações da Apple se valorizaram mais que o previsto e tio Jobs é o CEO do ano.
      2- os preços do iPhone são competitivos no mundo todo, menos em alguns países como Brasil onde a culpa dos preços se deve à carga tributária e à falta de visão das operadoras apenas.

      • JanjaBoy

        OK senhor “sabe tudo”!!!

        Os preços “competitivos” que o senhor fala, são os preços da AT&T com dois(2) anos de contrato. Um iPhone SEM contrato custa US$ 800,00 x 1.8 = R$1440,00. Na VIVO com um plano iPhone 180 o iPhone 3Gs de 16GB sai por R$1099,00. E tem mais, o contrato é SÓ de um(1) ano!!
        Só para o Mestre do Conhecimento e da Informação Universal saber, um amigo meu tentou comprar em Paris, frança um iPhone 3G, sim digo o 3G no lançamento e o preço (competitivo) era só de €$800,00. Isso é equivalente a R$2080,00.

        P.S.: “Arliss” em tupi arcaico é sabe tudo, né?

  • Bruno Priori

    Gente desculpa.. pois não consegui ler todos os comentários pois são muitos….

    Minha opinião é que a escolha destes mercados para o lançamento está diretamente ligado ao IPhone….. Vale lembrar, e me corrijam se eu estiver errado, mas o Brasil e a China são dois dos mercados onde o Iphone é mais caro… uma notícia que foi publicada aqui há alguns dias fala da insatisfação das operadoras em relação as vendas do IPhone… Queria a Dell vender seu celular mais barata aqui e impedir um crescimento do IPhone no Brasil e China????

    A escolha da Dell seria uma estratégia de dominar mercados onde o Iphone “ainda” não reina…..

  • Sir.Wait

    Bem, acho quem vence em venda é a massa. Andando pelas ruas e muito raramente vejo grandes celulare, o que vejo atualmente são os que tem mais novidades há oferece. Hoje principalmente entre os jovens, vejo celulares com tv, radio, wifi, mp3, câmara fotográfica, GPS, e outros benefícios da nova tecnologia. O que vejo ganhar as massas são celulare mais baratos, já que a nossa maioria é de classe media para baixo. Dizer que um é melhor que outro é meio complicado. Bloquear certas tecnologias, para mim, é não ter a capacidade de produzi-las. Em fim, o grande vendedor, pelo menos aqui no Brasil, é aquele que oferece bom preço atrelado a uma boa gama de tecnologia e qualidade disponível em um unico aparelho.

  • André

    Valeu pela resposta Aniello, conferi la no site da Apple e espero q tenha sido um erro de digitaçao mesmo e que o iMac vendido aqui seja o mesmo dos EUA, eu tbm não estava acreditando quando o atendente da Fnac me disse q seria vendido o de 256 MB! Eu ja tinha mandado comentários pra Apple Store pra mudarem a descrição errônea, mas não obtive resposta! Agora sim posso reconsiderar em comprar aqui mesmo pela Apple Store, é só esperar começaren a vender! Valeu mesmo Aniello, abraço!

    • Aniello

      Em dezembro o magic mouse deve ser liberado pela Anatel, e aí os novos Imacs estarão disponíveis na Apple Store brasileira. Aí poderemos fazer a compra e configurar os opcionais, e a dúvida será resolvida.

      O site da Apple brasileira nunca foi lá bem cuidado, mas tenho certeza que a Apple deve manter a postura de vender o mesmo produto para todos os países. esta postura costuma a ser rígida a tal ponto deles ainda não liberarem a venda dos novos Imac só por causa do novo mouse, ainda não regulamentado.

      O Brasil é incrivelmente difícil para estas coisas. Um mouse ter que ser regulamentado por uma agência de telefonia é bizonho.

  • Anderson

    Pelo jeito que essa claro é mercenária,não vai ser nada barato…Nem crio esperança!

  • Alan

    Não sei se vocês viram ontem(15/11/2009) esse celular apareceu no Faustão na propaganda da Claro. A menina que estava demonstrando o aparelho tentou deslizar o dedo para liberar a tela (só que esse da Dell o deslizamento fica na parte superior) e adivinha o que aconteceu? Nada! Tentou deslizar o dedo várias vezes e nada. Cortaram a cena e depois voltaram pra menina já com o aparelho desbloqueado. Vou ver se acho algum video para mostrar…
    Abraços!