Editorial

Aplicativo Tweetie muda a regra do jogo e faz clientes pagarem novamente por atualização

Tw$tie 2

Uma das coisas que foram informalmente institucionalizadas na App Store foi a praticidade das atualizações gratuitas de aplicativos. Você compra seus preferidos e espera que futuramente terá direito às próximas versões. Esta “regra” não é lei e nem está nos termos de uso da loja, mas foi assim que a Apple imaginou quando elaborou o sistema. Claro que há exceções quando o programa é datado, como algo relativo ao ano de 2009, por exemplo, mas aí o usuário sabe disso previamente no momento da compra.

Infelizmente, alguns desenvolvedores arranjam maneiras de alterar este sistema para conseguir cobrar novamente por um produto que já tinha sido vendido. Este foi o caso do Tweetie.

O Tweetie sempre foi um ótimo cliente do serviço de microblog para o iPhone, muito bem conceituado entre os usuários. Mas ontem, seus criadores ignoraram os milhares de clientes, retirando seu aplicativo da loja para publicar uma segunda versão do mesmo utilitário, cobrando novamente pelo download. Claro que trouxe algumas novidades estéticas, mas o programa em si é o mesmo. Nada que se possa dizer “Nossa, este é um aplicativo totalmente diferente“. Não, é o mesmo. E quem já comprou o anterior, terá que pagar de novo se quiser aproveitar das novidades “cosméticas” da nova versão.

Se me permitem dar minha opinião pessoal, eu acho isso um ato completamente reprovável em se tratando de App Store. Uma total falta de respeito com quem pagou legalmente por um aplicativo que nem era dos mais baratos.

App StoreÉ o tipo de coisa que quebra a confiança do consumidor, que muitas vezes hesita em registrar seu cartão de crédito para comprar algo que não é físico, apenas virtual. Quando se compra um programa para o PC, por exemplo, geralmente ele vem em uma caixinha, no DVD. Se lançarem outras versões dele, você sempre terá a cópia que comprou, pronta para ser reinstalada. No caso dos aplicativos para iPhone a coisa é mais complicada, pois nem todos são obrigados a saber em qual pasta do iTunes os arquivos estão guardados. Se algo acontece ao computador, a solução é baixá-los novamente pela loja virtual, e todos aqueles que você pagou não serão cobrados. No caso específico do Tweetie, não há esta possibilidade, pois a versão antiga foi maquiavelicamente retirada da loja.

Muitos podem argumentar: “Mas é importante dar suporte aos desenvolvedores, o trabalho deles vale o preço pago“. Não está aqui em discussão o valor do trabalho deles. Eu não testei ainda a nova versão, mas todos os que usaram só falam bem do programa. Provavelmente valha cada centavo pago pela nova versão, mas o que é reprovável é a atitude questionável que os desenvolvedores tiveram. Se quisessem cobrar por uma nova versão com melhores recursos, que lançassem um segundo aplicativo, deixando o antigo ainda em circulação. Seria muito mais honesto perante o consumidor.

In App PurchaseRetirar um aplicativo do ar para republicá-lo e fazer os consumidores pagarem novamente não foi a maneira que a Apple imaginou a sua loja de aplicativos; os updates sempre foram gratuitos desde o início. Para incentivar os desenvolvedores a implementar melhorias e ganhar mais com isso, ela criou o sistema de Compras In-App, que é uma maneira de permitir aos usuários comprar serviços e melhoramentos dentro do próprio aplicativo. Com isso, ele sabe o que compra e escolhe se quer adicionais ou não, ao mesmo tempo que o desenvolvedor é compensado pela evolução do utilitário/jogo.

Repito, o problema aqui foi ter retirado sem nenhuma razão a primeira versão, praticamente obrigando seus consumidores a pagar novamente pelo mesmo produto, remodelado. Se formos passivos a esse tipo de prática, logo logo a App Store se tornará um lugar onde não se terá mais confiança para comprar nada. Já imaginaram, comprar um navegador GPS por 70$, por exemplo, e depois de um tempo ele desaparecer da loja, obrigando você a pagar novamente por uma atualização cosmética ou de funções?

O Tweetie felizmente não é uma unanimidade e há outros títulos também muito bons para checar o twitter direto do seu iPhone ou iPod touch. Eu particularmente gosto muito do Twitterrific, que possui uma versão gratuita (link) praticamente com as mesmas funções, mas com publicidade. Há também vários outros, procure aquele que mais se adapta a você.

Que sejamos respeitados enquanto consumidores. Se o Tweetie 2 é assim tão bom que mereça que se pague por ele, então que nos convençam com argumentos e não com maneiras questionáveis que OBRIGUEM a quem já comprou a pagar de novo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Essa atitude dos caras me deu medo. Se a moda
    pega…

  • Caio

    Concordo… Eu comprei pq não tinha comprado o 1…As diferenças são quase imperceptíveis e NAO HÁ PUSH NOTIFICATIONS que eu tanto queria… Se já tem o 1 fique com ele.

    • Halan Vieira

      Já sei que na 3ª versão eles vão cobrar novamente, pois vão acrescentar o push! Aguardem…

    • Não me incomodei em pagar novamente, se fosse um preço abusivo como são os GPSs, tudo bem, mas 3 dólares? E existem mudanças enormes, persistência (que permite que você veja os tweets recentes sem uma conexão), visualização da conversa (que segue todos os ‘in reply to’ e mostra a conversa completa), ajuda a colocar pessoas na conversa com o @ e uma busca que antes você tinha que lembrar de cabeça, mais serviços de redução de url, fotos, vídeos e outras coisas que antes não tinham, melhor gerenciamento de mensagens diretas (ficou como é o Gmail), está mais rápido, e tem muitas outras coisas novas.

      E por que não pode virar moda se já é? Por acaso atualização do Windows XP pra Vista pra 7 é grátis? Nem o Mac OS X é!

      Vocês tratam essa atualização como se fosse bugfix, e bugfix não será cobrado. E se você quer push, instale o aplicativo “Notifications”.

      • Então você pagaria mesmo se ele fosse lançado como um segundo aplicativo, certo? Beleza, mas o foco não é esse.
        O problema é para quem comprou esperando que teria suporte pelo produto que pagou, coisa que não existe mais.

        Repetindo o que foi dito no texto: o novo aplicativo (acho que todos concordamos que é um novo aplicativo diferente, certo?) pode até ser ótimo, mas tirar o suporte da versão antiga foi desrespeito com os consumidores.
        Quem comprou o Tweetie na quinta-feira, em menos de 24h ficou sem suporte nenhum, se semana que vem a Apple lança outro OS cujo o app é incompatível, foi dinheiro jogado fora. 3 dólares realmente não é muito, mas se uma empresa me faz jogá-los no lixo, talvez eu perca a confiança para comprar produtos dela.

        Acho que é disso que o texto trata, não? 😉

      • Então se eles tivessem mudado o nome seria totalmente aceitável pra vc? Eu concordo que tirar o Tweetie 1 foi algo desagradável, mas esse tipo de post causa a ira do povo, a maioria dos comentários acha que eles fizeram 2 mudanças pequenas e estão cobrando por isso, quando foi algo bem maior.

      • A questão que o texto trata é do desaparecimento intencional de um aplicativo, sem comunicar seus consumidores, com o intuito de induzí-los a pagar mais. Será que escrevo tão mal assim?

      • Claro que trouxe algumas novidades estéticas, mas o programa em si é o mesmo. Nada que se possa dizer “Nossa, este é um aplicativo totalmente diferente“. Não, é o mesmo. E quem já comprou o anterior, terá que pagar de novo se quiser aproveitar das novidades “cosméticas” da nova versão.Continuo com o meu primeiro comentário… =/

      • Além das novidades estéticas (muito legais, por sinal), o programa apresenta outra funcionalidade nova?
        Ou continua servindo para usar o twitter, como o programa precedente?

      • iLex, você é um cara inteligente… no meu primeiro comentário citei as funcionalidades novas, e repito, sistemas operacionais fazem o mesmo e cobram muito mais, e o Tweetie seguiu o que o Snow Leopard fez, foi reescrito.

        E eles mesmos citaram que fariam diferente se a Apple permitisse cobrar atualizações, eles verificaram a possibilidade do In-App Purchase mas não faz sentido pois é uma atualização! Esta funcionalidade serve para expandir conteúdo como livros, fases de jogos, mas não mudar o aplicativo inteiro!

        Eu comprei e garanto que compará-lo com o anterior gera muitas diferenças, o que, a meu ver, justifica a cobrança. E eu só notei UMA mudança estética que foi a troca do fundo da parte que aparece o nome e a foto da pessoa quando se está vendo um tweet para o padrão listrado, e eu ainda não gostei… haha

  • JuniorCeara

    isso é INACEITÁVEL !!! se a moda pega mesmo nós vamos ficar lesados agora para sempre!
    É uma pena a apple não fazer nada a respeito, não adianta mandar e-mail pra eles? Argumentando, sei lá?

    abraço

  • Diogo Freire

    Será que a moda pega? Espero que não ^^

  • Alexandre Gameiro

    Realmente, será que devemos comprar aplicativos, será que os desenvolvedores que estão ganhando dinheiro não vão aderir a moda.
    Isso é uma falta de respeito com os clientes, agora ficamos sem suporte a um programa que pagamos por ele.
    Eu já enviei minha reclamação, quem se sentiu ofendido deveria fazer o mesmo, e um direito que quem pagou tem reclamem para @tweetie.

  • Daniel Taiguara

    eu que nao vou comprar e favorecer uns caras desonestos como estes !

  • Frederico

    Eu entendo que se muitos desenvolvedores passarem a fazer isso, a própria Apple vai mudar as regras do jogo, pois esse tipo de coisa fere a integridade da AppStore também.

    Alem do mais, suja o nome do próprio iPhone.

    Basta iniciar uma serie de reclamações junto a Apple e verá o resultado….

    • Marcello Pimenta

      Concordo…
      Se focarmos na Apple ela pode muito bem mudar o contrato fazendo os programas antigos continuarem on-line e as atualizações serem feitas, opcionalmente, no in-app

  • Nunes

    Eu acho que pelas mudanças no aplicativo o upgrade merecia ser pago. O desenvolvedor redesenhou o aplicativo inteiro, ou seja, é um novo aplicativo.

    No mundo do desenvolvimento, mudanças de versão 1.x para 1.2 por exemplo não são pagas, mas de 1 para 2 sempre são. Quando se muda o número principal da versão quer dizer que o aplicativo mudou tanto, ganhou tantos recursos que é um novo aplicativo.

    Agora, eu sou obrigado a concordar com o iLex, tirar o Tweetie “1” foi um golpe baixíssimo. Acho que poderia ter ficado os dois lá sem problemas. E os usuários do 1 podiam continar tendo bug fizex por pelo menos mais 6 meses. Outra coisa é que ele poderia baixar o preço do primeiro para .99 USD por exemplo.

  • Halan Vieira

    Parabéns pela atitude iLex… até pq vc é um dos que são CONTRA o crack de apps. Mas se essa moda pega para os desenvolvedores, é muito fácil…

    É só a moda de craquear apps, pegar para aqueles que AINDA são CONTRA o crack e pagam pelos apps… ou seja, essa atitude pode ser um tremendo tiro no pé dos próprios desenvolvedores…

    Anotem isso aí… Se isso continuar, podemos até em pensar é um fim prematuro da App Store, isso claro se a Apple não tomar partido.

    Ora, pagamos US$ 4,00, 7,00, 15,00 e as vezes até mais (com os GPS), e aí o cara aperfeiçoa o programa e quer cobrar novamente… aí é pra acabar mesmo… era pra ter pelo menos desconto pra quem posuia o 1.0, tipo US$ 0,99

  • Halan Vieira

    Ah… outra coisa que poderia ser divulgado pelo titular do Blog, como precaução e aviso para todos…

    Como fazer o Backup de seus apps no computador?

    E se caso perca os dados do computador, como recuperar os apps por esse Backup (como inserir eles novamente no iTunes)?

    Por que depois dessa fiquei preocupado com o dinheiro que já gastei na App Store!!!

    • José Bernardo

      Abra o iTunes, pegue um DVD virgem (para mim é tanto aplicativo que preciso de um DVD Double Layer).

      Vai no Menu ARQUIVO depois em BIBLIOTECA e selecione FAZER BACKUP NO DISCO.

      Selecione a opção “Fazer Backup apenas das compras da iTunes Store”.

      E clica em Cópia de Segurança.

      Pronto, seu Backup está feito. O mais importante é que estará no em um DVD separado. Eu utilizo muito essa opção pois formato meu notebook com muita frequencia.

      Para recuperar os aplicativos é só recolocar o DVD com o iTunes aberto que ele mesmo identifica e já pergunta se vc quer reinstalar o aplicativo.

  • Dynho

    E viva o capitalismo. O exemplo vem la de cima, nao se esqueçam que a apple faz essa jogada tbm, nao com programas, mas com seus hardwares. Quem duvida que ela ja não tenha projetos ate a 5 geração do iphone e touch na gaveta, com mais funcionalidades, melhoramentos…

    • Halan Vieira

      O problema Dynho, é que o aparelho é um material físico, ou seja, é seu e pronto! E também a Apple não deixa de dar suporte as versões anteriores, sempre lançando alguma coisinha nova.

      O problema do app, como o iLex explicou bem, é que é uma coisa virtual e eles ainda retiraram da App Store, ou seja, se vc perde os dados do seu computador, adeus!!! dinheiro perdido! Essa é a questão.

      Por isso, a partir de agora, BACKUP NELES!!!

      Apesar de que se Apple aprimora o OS 3.1.x ou 3.x, corre o risco desse app não funcionar mais tb, e consequentemente, não terá mais atualizações pra ele.

    • Não é a mesma coisa. Como eu disse no artigo, é diferente quando você compra um produto “palpável”, que pode guardá-lo. Se você compra o iPhone ele será sempre seu, não importando se a Apple lance atualizações dele.

      No caso de aplicativos da App Store, a Apple não enfatiza nenhum método de backup dos arquivos, preferindo fazer com que o re-download seja gratuito (coisa que não acontece com as músicas da iTunes Store, por exemplo). Então basta você reinstalar o Windows (coisa bem comum) sem ter muito cuidado e você não terá mais o Tweetie 1, que pagou e não tem nenhuma razão de não continuar a usá-lo.

      A crítica não é cobrar por melhorias, mas praticamente impedir os clientes de refazer o download do que já pagaram.

    • Halan Vieira

      Ahh.. e não esqueça que o mudo gira dessa forma, todas as empresas funcionam assim.

      Até mesmo esse Blog. Ou vc acham que foi feita uma repaginação visando o que!? Atrair uma maior atenção dos leitores; Visibilidade dos anúncios, que consequentemente fez aumentar a receita, e por aí vai… Não é mesmo Sr. iLex!? rsrs 😉

      O mundo gira dessa forma, o que não pode haver é desrespeito com o consumidor!

      • Não, o objetivo foi melhorar, ué.

        Quanto você está pagando a mais para acessar o Blog do iPhone desde que o layout mudou?
        E quanto você tem que pagar para ter o novo Tweetie?
        Infeliz comparação, caro. 😉

  • Sudré

    Concordo com todo o texto iLex. E eu uso o Twitterrific tb, que é de graça e muito bom!

  • michelmpbr

    Isso pode acontecer mas a Apple vai tomar providencias, é certeza… tem muitos desenvolvedores que deixam de dar suporte aos aplicativos um exemplo é o “Palavras cruzadas” que esta “bugado” e nada de tomarem providencias… quer dizer paguei e esta com defeito…

  • Eu prefiro o Twitterrific que me atende muito bem. 🙂
    Depois das últimas atualizações, ficou muito legal!
    Quanto à atitude do Tweetie, só o tempo poderá dizer. Se os usuários boicotarem, talvez eles voltem atrás (prejuducando quem pagou novamente). O problema seria com os novos usuários que não ficariam sabendo da sacanagem . . . 😛

  • michelmpbr

    Uma pergunta:

    Se o desenvolvedor para de pagar para colocar seus apps na appstore, o que acontece com os apps que ele já colocou lá?

    • Se a inscrição do desenvolvedor chega ao fim e não é renovada, todos os aplicativos desaparecem da loja.

      • Cássio

        Interessante! Então então se o desenvolvedor parar de pagar os U$ 99,00 os aplicativos desaparecem da loja e não poderemos baixá-los novamente. Esse também é um ponto a ser analisado, pois corremos o risco de perder os dados do pc ou mac (O que já ocorreu comigo)!

      • michelmpbr

        Putz!! mas então ficamos na mesma… não temos garantia nenhuma que os valores pagos por nós não serão perdidos… já pensaram se eu compro o tal do GPS (caríssimo na minha opnião) e o desenvolvedor faz uma burrada e é expulso, ou sei lá o que… ficamos como…

  • A moda só pega se o povo comprar…..
    Acho que atualizações simples não podem ser pagas novamente, e não podemos esquecer que mesmo uma atualização 1.x pode atrair novos clientes que irão comprar o aplicativo, não é fazendo o pessoal pagar 2x que eles vão enriquecer… Acho um tiro no pé e o tempo irá dizer.

  • henriqueG

    Só mto mais o Echofon (antigo Twitterfon) totalmente FREE e muito bom…

  • tiradojr

    E o pior que o pessoal compra mesmo… já é o número 1 na categoria “Top Grossing” (acho que é lucro bruto, me corrijam se eu estiver errado) da app store…

  • Dindsburger

    1o: foda-se. Jailbreak NA VEIA.

    2o: aprenderam com a própria Apple 🙂 duvido que ela comece a atualizar de graça os ipods touch

    • José Bernardo

      A cobrança da atualização dos Ipod Touch é simplesmente porque há uma regra na regulamentação americana que obriga a Apple a fazer isso.

  • José Bernardo

    Eu utilizava muito o Twitterrific gratuito.

    Agora utilizo o TweetDeck.

    Com o TweetDeck eu consigo separar os contatos em grupos e colocar cada grupo em uma coluna diferente. Sem contar que eu faço essa configuração no cliente TweetDeck em meu computador e ele sincroniza automaticamente no iPhone.

    Gratuito, sem propagandas… se o seu interesse é usar o Twitter, atualmente recomendo o TweetDeck.

    Mas o Twiterrific ainda é uma excelente opção, tanto que eu não desisntalei ele ainda.

  • Eu adorava o Tweetie, e comprei pouco tempo atrás, o que me deixa mais puto da vida com essa história. Tremenda sacanagem.

    Por causa disso, descobri o Twizzle, que é MUITO parecido com o Tweetie, tem praticamente os mesmos recursos e é FREE.

    Meu protesto é parar de usar essa droga… Como falaram, nem Push tem, e quando tiver, vão cobrar de novo.

  • bkbone

    Foi uma palhaçada da Atebits. Eu tinha comprado a primeira versão e também comprei a versão para Mac. Aposto que eles farão o mesmo na versão Mac.
    Total falta de respeito conosco.

    • Nesse caso eu acho besteira, uma vez que o Tweetie antigo pra Mac continua existindo e ainda por cima tem opção gratuita…

      • Ah sim, e esqueci de dizer que o upgrade pra versão do Mac é gratuito, nas palavras do criador:

        “Tweetie 2 for Mac will be a completely free upgrade. (So if you haven’t already grabbed a license, feel free to do so). On the other hand, Tweetie 2 for iPhone will be a whole new app. And while it’s arguably worth a lot more, I’m keeping the price exactly the same: $2.99.

        I’ll keep the world posted on the status from @atebits and @tweetie, as well as post screenshots, screencasts, and some other sneak peeks that are sure to whet your appetite until the App Store Gods deem Tweetie 2 worthy.

        Can’t wait for you to try it out. Thanks for waiting – I think it will be worth it.”

  • Pedro

    Eu usava o Tweetie 1.0. Depois de vários meses vi o aplicativo completamente desatualizado e sem nenhuma atenção dos desenvolvedores. Com isso passei a usar o Twiterrific e estou adorando. De jeito nenhum vou instalar o Tweetie 1.0 e muito menos pagar de novo. Isso é uma completa falta de respeito com o consumidor!

  • Achei o artigo completamente injusto. O código do Tweetie 2 foi completamente reescrito. O Loren , desenvolvedor, deixou bem claro que se pudesse, faria um update normal via AppStore mas não seria possível.

    É um programa completamente novo, com funções novas, muito mais rápido, estável e funcional. Ao invés de gastar 6 reais na cerveja na balada do fim de semana, que vai te dar um micro-barato por uma hora, gaste 6 reais no Tweetie que é, de longe, o melhor cliente de twitter disponível na App Store.

    • Ou seja, você está dizendo que é um aplicativo totalmente diferente, é isso?

    • henriqueG

      Prefiro a cerveja, quem fica comigo?

      • henriqueG

        Agora falando sério, o antigo Twitterfon Pro, teve um UPDATE em que ele foi totalmente reformulado, mudou o nome e mesmo assim foi feito um UPDATE e não um App novo, ele inventou desculpa esfarrapada para lucrar em cima dos que compram os apps dele ;)…

  • JanjaBoy

    iLex, no texto está escrito “arranjam maneiras de alterar esta sistema para” Não seria “arranjam maneiras de alterar este sistema para”

    ============================
    Esse tipo de atitude do desenvolvedor de cobrar na hora errada, fortifica os “crackeadores”, eu acho!

  • Eu recomendo a leitura dessa entrevista, onde o criador do Tweetie se explica:

    http://justanotheriphoneblog.com/wordpress/iphone-software/tweetie-2-pricing-controversy-an-interview-with-tweeties-creator

    Eu entendo ele e concordo que a Apple deveria dar a opção de upgrade pago com um preço diferente do full release, etc e tal.

    E quanto ao pessoal que está preocupado em ter que baixar de novo: Façam backup! É muito importante porque empresas fecham, abandonam software antigos, etc. Esperar suporte pra uma versão antiga “pra sempre” é ilusão!

  • Rodrigo

    Eu fiquei muito Puto com isso! Eu mesmo USO o tweetie e estou pensando em achar outro programa para usar nem que eu pague 20 dólares. Mas não pago um centavo pelo tweetie 2!!!!!

    Quer ganhar dinheiro faz um outro app!!!!!

    • O autor recentemente disse que se ele tivesse cobrado mais caro poderia ter lançado o 2.0 gratuito…

      • henriqueG

        mas não fez…

  • GRM177

    Concordo com a parte sobre o boicote, esse tipo de desenvolvedor tem que ser boicotado (da mesma forma que aquele que lança um app gratuito sem anúncios, o app cresce graças ao download dos usuários, ao invés dele passar a cobrar e manter o status de proprietário a quem fez o app subir nas listas, ele ou coloca anúncios, maioria das vezes sem mencionar, num update ou lança uma versão ‘premium’).

    Mas duas coisas: 1) isso não acontece só na app store, a Vivo quebrou a confiança do consumidor ao pagar de boazinha com preços reduzidos e, de repente, passa a ser mais cara que a Tim, o problema é que o brasileiro aceita, se ninguém comprar, vai cair. 2) Essa é uma filosofia que em parte vem da própria Apple, às vezes a Apple é bacana ao permitir atualizar o produto com um OS destinado a um novo produto, mas às vezes é controladora e gananciosa, qual outra explicação para não colocar a percentagem da bateria para usuários do iPhone 3G e deixar o tethering na mão das operadoras?

    A solução é só uma, seja qual for desenvolvedor ou empresa, deve ser boicotado, o consumidor não tem noção do poder que tem.

    Ah, propósito, a App Store brasileira me respondeu email essa semana dizendo que deliberadamente não vão respeitar o prazo de 7 dias que a lei determina para devolução de produtos adquiridos via Internet. A minha dúvida é se existe algum regulamento legal dessa loja no Brasil, ou se ‘brasileira’ é um termo de fantasia e a empresa está registrada nos U.S., uma coisa é certa, aceitam cartão nacional, então me parece ser nacional mesmo, e aí dizer que não respeita a nossa lei é uma afronta a soberania e ao direito do país onde se estabelecem para lucrar. Se alguém tiver a resposta em relação a forma de registro da loja, agradeço, pois há um mecanismo para reclamações desse tipo no Ministério da Justiça. Se um app de U$ 80 como o Sygic não disponibiliza versão de teste limitada, é direito do consumidor brasileiro ter o ‘refund’ (reembolso) na store, coisa que eu já consegui várias vezes, mas não em função da nossa lei e sim em função da lei ao ameaçar processá-los por ‘punitive damages’, coisa que todo americano morre de medo em função do alto valor das indenizações.

    E isso renderia um outro post aqui por parte do blogueiro, inclusive.

    • henriqueG

      Concordo com você em algumas partes que dizem sobre testar os apps antes de comprar, o iLex já falou disso na epóca em que surgiam os rumores do iPhone OS 3.0 e concordo que a Apple poderia fazer algo como Trial na App Store em que você selecionaria entre comprar ou testar em que o teste poderia ter validade e depois que vencesse você abria o programa e aparecesse algo como “Sua versão trial venceu, deseja comprar a versão full? O preço é $4,99 (p.exemplo)” em que quando vc clicasse em OK ele já baixasse e fizesse o resto…

  • Gabriel Levcovitz

    APOIADO!
    iLex, fica a sugestão de traduzir o artigo para inglês e enviar para os desenvolvedores. Só com esse feedback eles perceberam se tomaram uma atitude certa ou errada. Abraços!

  • Marcelo

    iLex, meu PC quebro umas semanas atrás. Então eu posso baixar de novo os aplicativos pagos que eles não serão cobrados?

    • Isso mesmo. Mas precisa ser da mesma conta que você comprou. Faça o teste com um e confirme que não foi cobrado. 🙂

    • Ed

      Quando você apertar “Comprar”, vai aparecer uma mensagem dizendo algo como: “Você já comprou este aplicativo. Para baixá-lo novamente, aperte OK.”

      Vai sem medo. =P

      • GRM177

        Na verdade isso é uma incoerência na app store, a mensagem vem depois que vc já confirmou a compra, a mensagem é só para lembrar que vc já baixou o app, caso baixe de novo vai sobreescrever. Mas no caso de um app que não tenha sido comprado (até um engano, a pessoa acha que comprou, ou comprou na loja argentina e faz isso na brasileira), aí já era.

  • Jason S.

    Pois é, perguntei ao iLex pelo Twitter ontem sobre o ocorrido quando vi o Tweetie 2 sendo mencionado no Gizmodo, quando procurei por uma update, nem sinal… Resultado, me deparei com a sacanagem, porque sim é sacanagem cobrar novamente por um aplicativo que você já tinha comprado antes.

    Bom… Mas seguindo o que iLex disse, mais sacanagem ainda é o fato de terem removido a antiga versão da appstore, imperceptívelmente e agora todo mundo que pagou pelo app não pode mais baixar caso formate a máquina ou algo do gênero.

    Ahhhh por favor véio… Atebits perdeu um cliente/fan.

  • Nunes

    Sim, tem inúmeros recursos novos, e tirando apps que não foram lançados ainda é o melhor hoje na App Store.

    Só ver que o feedback foi muito positivo no mundo inteiro.

    Achei que algumas colocações não foram legais na matéria, mas como disse antes, concordo 100% que tirar o antigo foi algo errado.

    Agora, ver as reações no blog é que me deixa triste, pois esse cara é um dos melhores desenvolvedores na minha opniao…

  • Com uma versão nova de um aplicativo, a antiga deixa de ter suporte e ser vendida, nada mais natural.
    Se o modelo de distribuição da Apple não permite o backup (ah, espera, permite no itunes!), então maquiavélico não tem é nada.

  • Stille

    Só um adendo: “opinião pessoal” é uma redundância.
    Toda opinião é pessoal.

    Com relação ao texto, concordo totalmente.

  • Frederico

    Concordo que a cobrança do valor integral por um update não é justa, mas também acho que não cobrar nada mais para ter suporte vitalício não faz muito sentido para o desenvolvidor. As razões do autor do programa, para quem interessar, estão elencadas no http://bit.ly/4lWQYV . Quanto ao programa em si, usei vários clientes de twitter ao longo do último ano e nenhum deles era perfeito: lentos, sem suporte off-line, complicados, com propaganda, a lista é enorme. Cada qual com seus problemas… Gastei uma boa grana para experimentar todos eles. Não gostava do tweetie 1.0, mas resolvi arriscar e comprei a nova versão, tendo em vista os elogios que li nos sites especializados no exterior. Na minha modestíssima opinião, trata-se, realmente, de um aplicativos novo e é, disparado, o melhor que já testei. Estou usando desde o dia do lançamento e gostando muito: extremamente rápido, intuitivo, limpo, suporte simples para o serviço “read it later”… Não tem opção para temas nem push, mas isso não me incomoda muito. Queria apenas fazer essas pequenas poderações, procurando evitar uma abordagem apaixonada e radical do assunto. Abraço a todos e, iLex: parabéns pelo blog!

  • Jrbs

    Eu comprei o tweetie versão 1… não sabia que ficaria sem suporte. 🙁 Eu não estou rasgando dinheiro ainda e é duro ganhar, não sou abastado apesar de possuir um iphone legalizado.

    Estou me sentindo um consumidor otário.

    Com certeza irão cobrar novamente quando colocarem o PUSH.

    Porque já não colocaram o preço dele com as atualizações embutidas. Tirar o suporte é uma puta sacanagem.

    Podíamos fazer uma lista de empresas que desenvolvem APPs que não são fiéis aos seus clientes. Para não cair nessas arapucas novamente.

  • Marcos Aurelio Oliveira da Rosa

    Como posso trabalhar com este aplicativo e ganhar por isso. Meu interesse seria prestar consultoria para as pessoas que ascessacem o programa.
    Aguardo retorno.

    att.
    Marcos Rosa

    • Quando você descobrir como ganhar dinheiro com ele, me avise também.
      Aguardo retorno. 😛