Notícias

Não é só no Brasil: AT&T também adia a implementação do tethering no iPhone

Tethering

Para quem acha que é só no Brasil que certas coisas acontecem, está enganado. Também no país sede da Apple, a operadora AT&T ainda não liberou a função de compartilhamento de internet (tethering), introduzida no iPhone em junho com a chegada do OS 3.0.

A função, que era prometida para o final do verão do hemisfério norte, foi adiada para “o futuro”, sem data definida.

O que muitos afirmam é que a operadora na verdade não tem estrutura para aguentar um tamanho crescimento de tráfego de dados em sua rede, que entraria facilmente em colapso com a liberação do tethering.

Alguns até podem se perguntar como é que a função é permitida em smartphones de outras marcas e não no da Apple. A explicação é simples: nenhum outro aparelho é o fenômeno que é o iPhone. Desde seu lançamento nos Estados Unidos, a quantidade de acessos móveis à internet obteve um crescimento incrivelmente rápido e grande, desestabilizando toda a rede da AT&T.

Ontem mesmo o jornal New York Times publicou um artigo onde diz que a falta de capacidade da rede telefônica para aguentar o iPhone é o grande problema do celular nos EUA. Beirando a saturação, a conexão à internet é lenta e com falhas.

Segundo vários analistas, a AT&T estava completamente despreparada para suportar um massivo aumento de consumo de sua rede com um aparelho que pode realizar stream de áudio e vídeo, surfar por páginas web e ainda usar aplicativos que buscam dados na internet, como leitores RRS. Tudo isso como nenhum outro fez antes.

O pior fica para os consumidores. Um recente levantamento indicou que 34% das pessoas que rejeitam o iPhone o fazem por causa da exclusividade do aparelho com a AT&T. Mas mesmo que se decida abrir para os concorrentes, como se cogita, muitos dizem que uma mudança massiva para a Verizon, por exemplo, traria o mesmo problema de excesso de conexões.

Voltando à situação brasileira, a razão para que Claro e TIM ainda não tenham liberado o tethering poderia ser motivada pela falta de estrutura das suas redes. As operadoras continuam insistindo que é a Apple que deve liberar a função, mas segundo a Vivo, a fabricante só libera quando a rede cumpre certos requisitos de qualidade.

Pelo menos a AT&T assume que o problema é com ela. E nossas operadoras?

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael

    Acho que a TIM deveria investir mais na sua rede de dados.

    • Aimar

      A TIM não tem como investir. Ele vem a muito tempo fechando seu balanço sempre acumulando prejuízos. Ou seja, perdendo dinheiro, não tendo dinheiro para investimentos!

      • João Aurivil

        Só pode ser mentira, a TIM sempre roubou agente coloca crédito se cadastra em promoções e nunk vm, e o atendimento deles é péssimo, tomara que a TIM esteje no vermelho Feche

  • Fora que a AT&T tbm ainda não liberou o MMS, pelo menos nisso estamos na frente!1

  • “A função, que era prometida para o final do verão do hemisfério norte, foi adiada para “o futuro”, sem data definida.”

    Adiar para o passado é meio difícil.

  • Andrei Bosco

    A Claro aqui do Ceará não aguenta nem a carga atual, de dados (lento, sinal instavel, etc) ou voz (a cada 5 ligações, só consigo completar umas 2), imagina se liberasse o tethering. Estou mudando pra Vivo pra ver no que dá…

  • só aproveitando da desgraça dos outros, para esquecer a nossa

  • José Bernardo Medeiros

    Não tem como negar!!

    Como já falei diversas vezes aqui… 3G da Claro a 4KB/s no Miolo da Granja Viana.

    3G da Vivo no meu novíssimo 3GS apenas 680KB/s.

    Como disse… não tem como negar que não estão preparadas.

  • henriqueG

    Aproveitando o tópico, alguém já conseguiu usar o MMS da vivo no iPhone 3G?

    • Krikaoli

      Direto, e eu descobri que o plano iphone 180 agora tem direito de enviar 70 mms. Abraços

    • Krikaoli

      Achei essa matéria muito interessante. No entanto, existem alguns pontos que devemos esclarecer. Foi a AT&T que inventou o bloqueio do tethering juntamente com a Apple, mas isso não é razão para dizer que a Apple é responsável por isso. A segunda questão é que provavelmente o contrato da AT&T veda o tethering, o que é muito diferente do que ocorre aqui no Brasil, pelo menos com os contratos da Claro e da VIVO. Existem outras diferenças legais. A questão aqui no Brasil foi palhaçada, aliás é palhaçada… Lá nos EUA quando uma companhia dessas apronta leva um abacaxi gigante, por isso o buraco lá é muito mais embaixo.

      Liguei pra Apple, não mencionaram nada de “a fabricante só libera quando a rede cumpre certos requisitos de qualidade.” Ao contrário, foram bem claros, disseram que requisitos são necessários apenas para MMS e VISUAL VOICE, em termos de estrutura. E mais uma vez disseram que o bloqueio ou desbloqueio é uma decisão exclusiva da operadora.

      Cultura inútil: a ATeT foi fundada pelo “inventor do telefone” e já sofreu uma das maiores “divisões forçadas” de companhia do mundo, pois ela era tão grande e tão poderosa que tinha um monopólio da telefonia dos EUA. Dessa forma foi tiveram que fracioná-la… Pelo visto já está crescendo tudo de novo? Abraços

    • Aqui no Rio uso direto!

  • lucas

    A claro e Tim concerteza nao tem estrutura para esse recurso! A conexao da claro e e super lenta e instavel, a tim nem se fala. Ainda nao tetsei a vivo mas ja estou mudando para ela.

    • Gabriel Levcovitz

      VIVO É OTIMA! Faz bem em mudar, eu tambem era claro e odiava! (nao to sendo pago pra faze propaganda, hahaha, eu to falando a verdade)

  • Rick Dam

    Ha! Por experiência própria, mesmo com alguns problemas ou instabilidades, a rede da AT&T é infinitamente melhor e mais rápida que qualquer uma do Brasil.
    Manda o jornalista do New York Times testar as operadoras brasileiras, e aí ele vai ver o que é lentidão e com falhas.

    • Renato

      Por experiencia propria… At&t sucks BIG TIME!

      Todos os problemas que nunca tive em 10 anos de TIM tive em um ano com essa droga de operadora!

      Tá mais do que na hora de acabar com esse monopólio!

  • Thyago fonseca

    Revolta com a AT&T aki nos EUA!!! Mais revolta ainda pelo MMS! nem tanto pelo tethering….

  • Aqui no Rio após testar as operadoras, digo que a TIM tem a rede menos sobrecarregada (no RJ) seguida a rede da vivo.

    Embora a claro tenha maior cobertura 3G, a rede 2G já esta com sobrecarga.

  • JanjaBoy

    Então fica mais difícil de acreditar que todos os outros programas que “não” estão em acordo com as especificações da Apple, não tenham um bloqueio da AT&T. só para lembrar o Google Voice.

  • GRM177

    No fundo isso é culpa da Apple, que fosse menos ganaciosa e vendesse também o aparelho diretamente ao cliente, no final levando em conta o preço da fidelização sai mais caro e não daria muita diferença de adquirir diretamente e sem essas limitações.

  • Vitor

    É né temos pontos positivos e negativos em td
    o povo dos EUA tem jogos na App Store
    coisa que nós não temos
    mais temos a Vivo liberando o tethering
    Ponto positivo e negativos pra ambos

  • Rafael Nogueira

    Mas vale lembrar que quem impõe mesmo o bloqueio, querendo ou não é a apple.

    A possibilidade de bloquear o tethering é pura e exclusiva do iPhone. Isso ocorreu pq a Apple criou uma enorme dependencia com os contratos com a AT&T, criando um sistema bloqueado para o tethering por defalt e com a possibilidade do desbloqueio através de atualizações das operadoras. Vejam que isso é competamente contrário a todos os outros aparelhos.

    Para isto basta ver os nokias, blackberry, htc´s, androyd´s, samsung´s etc. Todos eles tem a função tethering completamente liberada em todas as operadoras sem depender de nenhuma atualização feita por elas. Somente sendo bloqueado se o contrario ocorrer, ou seja, se a operadora bloquear (o que não vi acontecer com nenhum).
    Então, essa visão de que a apple é a santinha da história está bem longe da realidade! O que ela conseguiu foi desvincular qualquer culpa nesse episódio.

    Mesmo assim, parabéns para a Vivo que cada vez mais mostra sua superioridade.

    • Há não ser nos aumentos absurdos dos preços do 3GS que ela fez ontem. Acho que não se pode confiar em mais nenhuma operadora do Brasil.

  • rene

    Pelo tethering da vivo faço tudo q fazia qdo usava conexão dsl. Alias abandonei o modem 3g da vivo pra usar somente o iPhone. Como meu trabalho depende do uso da internet diariamnete, posso dizer a vivo esta de parabéns!

    • Guilherme

      Gostaria de saber se foi cobrado algum custo quando do acesso pelo iphone como modem?

    • José Bernardo Medeiros

      Amigo, aqui é o mesmo caso.

      O modem já nem sei mais aonde está, so uso o iPhone agora.

      Como disse acima, meu 3GS chega a dar 680KB/s de download quando uso o DAP.

      Vale lembrar que o limite é 2GB nessa velocidade, mas lá pelo 5o (Quinto) GB é que meu iPhone começou a diminuir a velocidade, deixando claro que em nenhum momento ficou abaixo dos 2Mbits/s.

      3G da VIVO recomendadíssimo.

      Não sei como é o da TIM mas o da CLARO só lamento…

      Abs.

  • Claudio

    Gostaria de saber se é impressão minha ou a bateria do iPhone 3gs dura menos e demora mais para carregar?

  • Thalles

    Fui no shopping paulista e no morumbi.. ambos com o 3gs esgotado =//////////

  • Jumella

    A ATT é a claro americana huahuahuahuahu!

    • Verdade! Tem Visual Voice Mail, mas não tem tethering… Mas a Claro tem MMS, a AT&T não.

  • Fabio

    Se a bateria do 3gs dura menos que o 3g é florida hein

  • Ale

    Operadora é muito pessoal. Moro em Higienopolis e trabalho muito no Tatuape… Sai da Vivo e fui pra Claro por não aguentar mais ficar sem 3G no trabalho e ter minhas ligações de voz picotadas toda vez que entrava na cozinha de casa…. Atualmente satisfeitíssimo com a Claro, inclusive com a qualidade das ligações no trânsito. Prefiro ficar sem tethering por enquanto do que passar a raiva que eu passava!!!

  • Rafael M

    É impressão minha ou o blog ainda está recheado de “Pasquales Cipros Netos” wannabe? Todo post que eu entro tem pelo menos um comentário obscuro sobre a correção do texto… afff.

  • Tiago Pastore

    Meu OS é 3.0 e nunca achei essa opção de compartilhamento.
    Aonde fica?

    • Dan Cautella

      Qual a sua operadora?

      • Tiago Pastore

        Minha operadora é TIM. Meu iPhone veio dos EUA, e tenho jailbreak. Toda vez que eu entro no iTunes, nunca apareça aquela opção para atualizar com as informações da operadora, conforme alguns posts pediam para fazê-lo.

  • Dan Cautella

    Uma brincadeira com a TIM:

    Em japonês, TIMTIM é o membro sexual…. assim, a a TIM real é um TIMTIM…. ( isso mesmo que vocês estão pensando )…..

  • Rudney

    Este é o grande problema da exclusividade.
    A Apple deixa de vender ainda mais aparelhos do que já vende porque a AT&T não disponibiliza a utilização de uma função que o aparelho possui.
    Se outras operadoras vendessem o aparelho, com a função de thetering ativada, haveria uma certa divisão de clientes, de modo que não sobrecarregaria a rede de uma só operadora.

  • Felipe

    Só para colocar mais pimenta na conversa… Acabou de chegar um SMS da TIM que diz “Atualize as configurações da TIM no seu iPhone para aprimorar o uso de conexões de dados seu aparelho. Basta conectar seu iPhone a um computador com iTunes.”. Alguém mais recebeu este SMS? Será que eles se referem à atualização ou é uma nova? Alguém tem como checar?

    • Hélio

      Acho q é a msm msg e atualização q recentemente ouve na Vivo, só isso.
      Alguem sabe se existe outro meio de usar o iPhone (desbloqueado) como modem?
      Tentei usar o PDA Net mas me enrolei todo e nao consegui.
      Abs.

  • Mabbom

    Acabei de receber um SMS da Tim pedindo para eu atualizar as minhas configurações para aprimorar o uso de conexoes de dados!!

    Será que é o tethering?

    Se for, informo aqui!