Notícias

Nem Claro, nem TIM propuseram ainda a ativação do tethering no iPhone

Decidimos esperar um pouco para ver se as duas operadoras reagiam ao fato da Vivo ter liberado as configurações de compartilhamento de internet (tethering) para todos os seus clientes. Mas dois dias se passaram e nem Claro, nem TIM propuseram mudanças em suas configurações.

Uma atualização dos ajustes da operadora Claro até apareceu poucas horas depois daquela da Vivo, mas ela não traz nenhuma novidade. Ao analizarmos os arquivos da atualização, percebe-se que o APN de dados está configurado exclusivamente para o uso no aparelho, não permitindo o compartilhamento.

Bundle da Claro

Aliás, apesar da atualização ter mudado o número da versão de 4.1 para 4.4, o arquivo é exatamente igual ao anterior. Erro técnico ou tentativa de passar uma falsa impressão de mudança?

Enquanto isso, a TIM Brasil nem está presente no servidor de atualizações da Apple, o que é de se estranhar. Pelo menos a versão antiga deveria estar ali.

Os clientes, obviamente, não estão nada contentes. E isso é uma péssima estratégia de marketing quando estamos às vésperas do lançamento no país do próximo modelo, o iPhone 3GS, momento em que muitos escolhem em qual operadora comprarão seu aparelho.

A solução não oficial de ativação do tethering na Claro e na TIM ainda funciona. Você pode saber mais sobre isso em nosso artigo anterior.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Quem usa chip da Oi tem que ser com jailbreak né? Aí tem que fazer o hack pra funcionar?

  • Alexandre

    Eu vou do 2G pro 3GS da Vivo!

  • Eu reclamei ontem no blog da Claro (da qual sou cliente) e eles responderam, com a desculpa que “estão em negociações com a Apple”. Segundo eles, essa negociação é feita operadora por operadora, inclusive por isso eles teriam Visual Voice Mail e a Vivo, não.

    Obviamente não acreditei em nada disso… rs

    • O Visual Voice Mail depende de uma estrutura (física) da operadora. A Apple não tem que autorizar, ela apenas diz como essa estrutura deve ser feita e aí depende da operadora decidir se investe recursos nisso ou não.

      O tethering é a mesma coisa: cabe à operadora decidir se oferece o serviço ou não, a Apple só disponibiliza o recurso (através de configuração).

      • Bragamr

        Ilex..fui eu que mandei a sugestao e no twitter as fotos, o meu nao estava com tethering, eu tenho um 3g e um 3gs, os 2 hj pediram a atualizaçao,caso queira que eu de uma upada nos prints, estamos ai

      • OBVIAMENTE que com o jailbreak ou a manipulação dos ipccs AINDA é possível ativar o tethering na Claro e na TIM. Mas o assunto aqui não é esse. 😉

  • Rodrigo

    eu não saio da vivo de jeito nenhum… acho os planos pra iphone das outras ridiculos…

  • Ah, e outra… alguém sabe porque a Oi não trabalha com Iphones?

    • Júnior

      Eu acho que é pq eles só trabalham com aparelhos DESbloqueados… Acertei ?!

    • Marcus

      Acho que tem a ver com a política de só vender celulares desbloqueados.

      • Leônidas

        Se for só isso é um absurdo, pois a ANATEL já obriga o desbloqueio sem custo para o cliente, então não faria diferença alguma já vender desbloqueado…se a pessoa pode comprar (mesmo bloqueado) e já mandar desbloquear imediatamente saindo com o aparelho desbloqueado da loja…

        Acho que tem mais coisa por ai…e o 3G da OI aqui é uma beleza…o problema são os aparelhos que só tem “SEND and END”…os outros ninguém nunca viu…nem um “Omniazinho”…

    • Bem que eles podiam então vender com plano mas deixar os aparelhos desbloqueados. Assim o usuário teria que pagar o plano na Oi mas poderia usar outros chips.
      Logo a única operadora que tenho conta não tem Iphone 🙁
      Se tivesse eu conseguia o Iphone praticamente de graça, já que nas outras operadoras um plano parecido com o meu o aparelho sairia de graça.

      • Ela iria adorar poder fazer isso, mas não é ela quem decide. 😉

      • Na Itália ou não onde fazem isso, por que não poderiam fazer aqui?
        Ambos a Apple e a Oi perdem com isso, pois a Oi é a maior operadora do Brasil, praticamente duplicaria os lucros de Iphone aqui no país.

      • Júnior

        Como assim, é ela q nao decide ?! Se me lembro bem, vi que há alguns países em que o iphone é vendido DESbloqueado…. Não é nenhuma utopia pessoal !!!!

        • Ninguém aqui está falando que é utopia. Mas é ELA quem decide, ué. Basta se informar um pouco mais da história do iPhone, para quem está chegando agora talvez seja um pouco difícil de compreender como funciona. 😉

  • Júnior

    Eu quero saber o q essas operadoras tem na cabeça ?! X/
    ….
    Será se o iphone 3g vai baixar de preço ?!

  • Gustavo

    Ponto pra vivo

  • José Bernardo Medeiros

    Eles estão é com vergonha do cliente ligar o iPhone no computador e ver que o plano de dados deles é um lixo. Eu e mais os telefones de minha empresa vamos pra ViVo assim que o 3GS sair!!

  • Eu to na vivo… e so lamento essa enrolaçao das outras operadoras!

  • Soared

    Viva a VIVO, que sorte!!!

  • Carlos Adller

    A Vivo é a operadora menos ruim.

  • Homero

    O iLex, não daria pra usar o ipcc da vivo com algumas mudanças em outras operadoras??

  • krikaoli

    Esse tethering da VIVO não caiu do céu… Obrigado VIVO… sight… Sugiro aos assinantes que quiserem permanecer em suas operadoras que leiam seus contratos e vejam se está disponível o tethering. Depois disso ANATEL e PROCON neles… Duvido que se vocês forem persistentes não irão conseguir a ativação também. No caso da VIVO desbloquear o tethering não foi mais do que uma obrigação. A propósito conversei com um representante da ANATEL hoje. Obrigado ANATEL e não VIVO. Abraços

  • TiagoSouza

    Por aqui, depois da atualização dos ajustes da Claro, o tethering ficou (ou melhor, permaneceu) ativado..eu havia modificado o type-mask da versão anterior e habilitado o tethering e a configuração manual de APN’s, mas a atualização dos ajustes desabilitou a configuração manual das APN’s, embora tenha deixado habilitado o tethering..

    Vou dar uma olhada no ipcc que foi baixado na atualização por aqui..

  • ***

    As operadoras no Brasil são uma tristeza… da um puta desanimo! olha que eu trabalho em uma e ja trabalhei em outras 2…
    Perdi alguns finais de semana, montem um projeto bacana para iphone e nao foi pra frente… ou melhor, nem tive atencao.

  • Pit

    Que chato!!!

  • Edguitarra

    Essas operadoras aqui no Brasil nem sabem o que é tethering, muito menos habilitá-lo.

  • Homero

    Oi iLex, me expressei mal. É que estou usando versão 3.1 beta 3. E minha operadora BRT. Resumindo sem tethering. Ja tentei mudar o ipcc varias vezes sem sucesso.

  • Marcos

    São nesses momentos que as empresas revelam as suas verdadeiras atitudes. Não existem santos, a Vivo (da qual sou cliente) apenas aproveitou a oportunidade e resolver jogar a favor da maré. Mas atitudes como a da Claro (de falsear o sistema) apenas demonstram o caráter da empresa face aos consumidores. A Tim, ora, a Tim nunca esteve muito a frente no que toca ao iPhone (sorry!). É isso.

    • krikaoli

      Quem faz a empresa são seus usuários.

    • krikaoli

      Não só a empresa. Desculpa o post duplo. 😉

  • krikaoli

    Ahhh acabei de me lembrar a Claro não veta uso do tethering… Lembrei de um amigo, cliente da Claro, usando o motorola dele como modem… Ou seja, a Claro não pode tratar desigualmente seus clientes, isso já é um caminho para ser trilhado… mas essa briga já não é mais minha! rs boa sorte pra vocês.

    OFF: Uma desenvolvedora de games disponibilizou uma forma de jogar seus jogos ainda em desenvolvimento via web
    http://www.forumdoiphone.com.br/index.php?showtopic=2257

    • Putz, cheguei no último nível… difícil pra cacete. Precisa saber o que comprar no jogo, muito divertido mas meio cansativo porque é a mesma fase sempre, só com os monstros diferentes. Pra ficar clicando no mouse minha mão já começou a doer, imagina no iphone que vai ter que ficar apertando com o dedo?

      E pra trocar a arma no jogo usa as teclas 1,2,3… como vai ser isso no iphone?

      • krikaoli

        Cheguei só na 6…. 😛 Acho que o jogo ainda está em desenvolvimento e vai ter mais de um chapter, cada um com vários levels. Ficar dependendo do movimento do dedo daquele jeito pode ser meio chato, mas achei esse melhor que o castle defender, o bom desse tipo de teste é que a gente não perde tempo comprando um app ruim mais tarde.

  • Guilherme

    Galera, vcs que utilizam o iPhone como modem, a conexao e boa, rapida? qual a velocidade?

    • Luciano

      Boa pergunta. Vocês podiam postar a operadora, o plano, a velocidade e o preço.

  • Carlos Adller

    A Vivo liberou o tethering por causa do Krikaoli ?

    • krikaoli

      O iLex sintetizou uma excelente resposta pra isso, foi “pressão”. Lei, contrato, blog do iphone, outros blogs, jornal (info exame) e ANATEL. A VIVO não tinha razão alguma no bloqueio e já havia feito declaração de que incentivava o uso de qualquer celular como modem (ou seja o iphone também), caso não houvesse o desbloqueio isso era propaganda enganosa… A VIVO percebeu a mudança da maré, como bem expôs o nosso colega em seu comentário, e atendeu o anseio geral para ficar bem na fita. E conseguiu ficar mesmo 😉 , como se tivesse sido tudo por espontânea* vontade, foi uma ótima propaganda e ainda teve o bônus de deixar de responder por todas as irregularidades apontadas acima.

      A qualidade do que recebemos parece que depende muito do grau de exigência que nós temos.

      Abraços

  • Cambone

    Sem querer fazer propaganda, mas não dá para não comentar isto: a Vivo tem o iPhone mais barato (pelo menos na época do lançamento do 3G), plano de dados mais em conta (iPhone50, iPhone90 etc.) e agora é a única que permite oficialmente o tethering.

    Ponto negativo: não tem Voice Mail.

  • Prezados,

    Tá aqui uma provável razão para a Claro não liberar o tethering:

    Matéria do Valor Econômico de 22/07/2009:

    Para aprimorar 3G, Claro vai pedir mais dinheiro à matriz
    http://www.valoronline.com.br/?online/internacional/13/5722682/1/claro-pedira-dinheiro-a-matriz-para-3g&scrollX=0&scrollY=181&tamFonte=

    Será que a Claro tá com medo do impacto dos usuários de iPhone na rede de dados? São tantos assim?

    Se for isso, pela matéria tethering só em 2010… rs… Até lá já tô na Vivo há muito tempo.

  • Fiz uma reclamação por e-mail à Claro sobre a não liberação do tethering e a resposta foi dúbia:


    Prezado Sr. Marcelo,

    Em atenção ao seu e-mail, esclarecemos que a Claro trabalha constantemente para ampliação de serviços e inovação da tecnologia, porém alguns destes serviços ainda não estão disponíveis em função da capacidade da rede.

    Salientamos ainda que a disponibilização do iPhone como modem depende de acordo comercial com a Apple, que atualmente está em negociação por meio da América Movil.

    Ou seja, falam que a rede não aguenta mais tráfego de dados, mas também fala que estão na tal “negociação” com a Apple.

  • Ygo

    Vamos todos abrir reclamações na ANATEL.

    Eu já registrei uma reclamação na Anatel.
    Se você puder tb pega um pouco do seu tempo vai em :
    https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F

    E faça uma reclamação a ANATEL (online mesmo) contra a TIM e/ou Claro.

    Quanto maior o numero de reclamações melhor!

    Caso nao consiga acessar o link acima basta ir em: http://www.anatel.gov.br e clicar em fala conosco.

    Eles alegam que a Apple que esta bloqueando, ou indiponibilidade do serviço, inclusive o atendente da TIM falou que devo legar o iPhone na assitencia técnica.

    Assim coloque na reclamação:
    – Que é uma função do aparelho;
    – Caso utilize um chip da VIVO irá funcionar, logo não e problema do aparelho ou falta do recurso;
    – No caso da Claro ela chegou a disponibilizar nos primeiros aparelhos 3G depois bloqueou com atualização;
    – A operadora disponibiliza sim o serviço, uma vez que o nokia entre outros fazem esta função;

    Eu também abri uma reclamação contra a ANATEL, uma vez que ela homologou o iPhone no país. Não poderia deixar que os consumidores fossem levados ao erro, com publicidade de uma função que não poderiamos utilizar.

  • Daniel

    Se a operadora Claro não divulga no ato da compra que uma funcionalidade tão importante anunciada no próprio site do fabricante foi suprimida do aparelho e o vende sem que o cliente tenha ciência disso (o que poderia fazê-lo ir para o concorrente), então o consumidor não está sendo lesado e deveria poder ou se liberar da multa ou pedir ressarcimento pela funcionalidade extirpada ?

    Qual a opinião de vocês sobre isso ?

  • Daniel

    Será que pelo fato da operadora não informar que não prove o serviço antes da compra do aparelho isto não poderia gerar também reclamaçoes no PROCOM ? Por favor senhores todos aqueles que puderem enviar reclamações e registrar em órgãos publicos e de defesa do consumidor o façam URGENTE ! Eu já fiz na Anatel, seguindo a orientação do Ygo acima, e também protocolei protestos na Claro…agora ainda vou registrar queixa no PROCOM e todos os demais órgãos que eu puder…foi assim que a VIVO conseguiu a liberação e só assim TIM e CLARO também irão liberar este serviço.

  • Sami

    Esquece eles! Jailbreak é a resposta.
    da uma pesquisada no google no mywi, instalado atravez do cydia. fiz o meu ontem no 3gs tim ta perfeito. me bati um pouco mas a coisa começou a clarear quando achei um tal de Spirit que resolveu tudo de maneira simples.
    boa sorte a todos.

  • Hiago Shesmamn

    Comprei um iPhone 4 s na vivo, veio bloqueado mas a vivo desbloqueou. Então comprei um chip pre pago tim, mais nao consigo acessar internet do meu iPhone pelo chip tim, só via Wi-fi. Mas o chip efetua chamadas normalmente só nao acessa a internet. Já tentei colocar o apn e nada. Alguém pode me ajudar?