AplicativosApp StoreResenhas

[resenha] Aplicativos para o iPhone que identificam radares nas estradas brasileiras

Controladores de velocidade

Testamos alguns aplicativos que alertam sobre pontos de controle de velocidade nas estradas brasileiras. Claro que não foi possível testá-los em todas as regiões do país e o ideal é que você experimente primeiro na sua cidade antes de confiar 100% nos resultados do programa.

Vamos falar de três deles, bem conhecidos já pela comunidade: Trapster, iRadar e Lince GPS.

Trapster

falamos aqui do Trapster ainda em outubro do ano passado. Desde então o mapa de cobertura de radares no país aumentou muito.

Trapster

O forte do utilitário são as configurações, gráficos e flexibilidade. A localização radares é atualizada pelos próprios usuários, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do quanto eles se dedicarem. Apesar disso, em nossos testes todos os pardais foram identificados.

Trapster

O grande ponto fraco é que depende 100% da internet, visto que todos os mapas e localizações de radares são obtidos na web em tempo real. Também não tem versão em português, apenas em inglês. Existe um aviso vocal de alerta, que é um pouco baixo na nossa opinião.

Mapa dos radares

Foi idealizado com o princípio da colaboração da comunidade, onde cada um pode ajudar a informar onde estão os radares, atualizando instantaneamente para todos os outros usuários do Trapster. Não roda apenas no iPhone, mas também em diversos outros celulares, o que aumenta ainda mais o número de participantes.

iRadar Brasil

Simplicidade é a chave do sucesso desse aplicativo, que há semanas emplaca a primeira posição do ranking brasileiro de apps pagas. Possui dois modos básicos de operação, visualizando apenas a lista dos radares próximos, ou com mapa estilo Google Maps, assinalando os radares.

iRadar

A primeira opção funciona sem acesso à internet. A lista de radares é armazenada internamente com a posição geográfica de cada um, podendo ser atualizada pelo próprio iPhone, com apenas um clique (nesse caso, ele acessa a rede de dados). Isso é ótimo, pois se torna fácil manter-se em dia com novos radares. Para a visualização de mapas, ele precisa fazer a busca na web, pois não possui todos os mapas integrados.

iRadar

As opções de configuração são boas, com destaque ao ajuste da distância para ativar o aviso de proximidade do controle de velocidade. Não são apenas radares que aparecem, mas também postos de polícia e lombadas eletrônicas. Infelizmente o som do alerta é muito ruim, é curto e baixo, muitas vezes parecendo com uma nova mensagem no celular. Outro bug esquisito é que ele lista o radar, mas mesmo depois que você passa, ele continua na lista, com a distância aumentando conforme você se afasta do mesmo. Apesar de não precisar de acesso à Internet, não ocupa quase nada da memória interna do aparelho.

Lince GPS

Um outro controlador de velocidade que não poderia deixar de participar do teste é o Lince GPS, da Robotron.

Lince GPS

Ele sinaliza os pontos de controle de velocidade, dando o aviso antes de chegar ao ponto de interesse. Você pode ajustar esse aviso por tempo e não por distância, assim ele vai calcular com base na sua velocidade o momento certo para dar o aviso.

Ajuste dos avisos

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas funciona com um sistema de assinatura. O primeiro mês é grátis e depois, se o usuário gostar do aplicativo, vai precisar fazer uma assinatura de um ano (de R$130) para continuar usando o Lince. Aí será possível atualizar sempre os pontos de controle direto do site da Robotron.

Donwload dos pontos de controle Cidades cobertas

O serviço atende por enquanto apenas 11 cidades: Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O ideal é instalar o aplicativo e testá-lo bem para decidir se na sua região ele funciona ou não.

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

  • Vitor Sá

    Ótimo comparativo! Só tá faltando o da TomTom (q ainda não lançou e deve demorar pra lançar a versão com o mapa do Brasil)

  • Jaime13

    O programa navigon também tem aviso radares, o que facilita muito assim podese utilizar os mapas e radares ao mesmo tempo

  • pablo

    eaih galera, eaih blog
    blz???
    entao
    seguinte, sobre os 2 primeros, nunca testei
    qnt ao terceiro, o lince gps…
    moro no interior do parana, em ponta grossa, a 100km de curitiba
    e aki ele me aviso sobre a posicao de todos os radares q passei…aki na cidade claro.
    foi bem preciso, e o eskema de alerta dele eh show
    mas nao posso fala mt pq nao conheco os otros

    mas fica a dica sobre aonde ha o servico

    como diz nosso querido blog
    teste na sua regiao

  • ROdrigo

    Ilex pq o logo do blog ta coberto?

    • Daniel Taiguara

      Diz ai ILEX !! Pq este mistério ?

      • Juka!

        Diz ilex ! minha cabeça ta quente de tanto pensar AHUAUHAUH xD

      • lazzarusbr

        parecem lenços de papel, se eu estiver certo torço para que não seja H1N1, MELHORAS ILEX! ACERTEI?

      • Bruno Serrão

        É, por quê a logo do Blog tá coberta ?

    • Quem escreveu o artigo foi o Carlos =p

  • Uso o trapster deste antes de ter o iPhone e recomendo!

    Aqui no rio/Niterói/São Gonçalo/Itaborai funciona perfeitamente, tento quase todos os multadores cadrastados!

    E os que não estão é só cadrastar de forma pratica em menos de 3 segundos 

  • O Sygic GPS tb tem uma excelente lista de radares 😀

    • A versão alterada com os dados brasileiros pode até ter uma excelente lista de radares, mas a versão oficial, feita pela própria Sygic, os resultados são tão precisos assim?

      • Pedro

        Já ouvi que a versão original do Sygic Brasil tem um banco de dados mediocre. Posso imaginar que os pontos de radares sofrem bastante com isso, principalmente os móveis.

        Utilizo a versão alternativa do produto e sim, ela é excepcional.

        • Marcelo

          Boa noite Pedro, qual seria este que vc usa???

  • Krikaoli

    Demorou. Essa resenha era muito aguardada. Eu sou usuário Lince há anos, com o aparelho GPS e posso dizer com conhecimento de causa que é satisfação garantida. Pretendo conversar com o pessoal da Robotron pela possibilidade de aplicar um preço mais em conta para a assinatura dos pontos, para os usuários do aplicativo. Acho que eles vão abaixar para conseguirem concorrer com esse iradar. Não sei como o iradar funciona e acho estranho eles cobrarem tão pouco e uma única vez pelos pontos em constante atualização, isso requer um custo muito alto para quem atualiza os pontos. O pessoal da robotron usa serviço de dezenas de motoboys que andam pelas cidades marcando e remarcando os pontos, além de uma equipe ativa que checa com o DNIT e Detrans sobre mudança nas vias. O maior problema do aplicativo para o iPhone é o GPS fraco do iPhone, muito normal o sinal ficar fraco ou inexistente usando o aplicativo. Se o preço da assinatura cair eu o recomendo. Marca confiável, além disso, oferece de forma pioneira e inédita esse tipo de serviço.

    Ps: o preço da assinatura do aplicativo lince é o mesmo praticado para o aparelho GPS lince. Infelizmente, faltou orientação boa para a robotron na hora de ingressar no mercado para usuários de iPhone. Eles viajaram totalmente no preço da assinatura.

    Eu não tenho nada haver com isso, mas por curiosidade gostaria de saber como o desenvolvedor do iradar conseguiu os pontos do iradar a custo 0… E como ele pretende manter a atualização dos pontos… Gostaria que alguém com o iradar comentasse sobre ele aqui…

    Abraços

  • A Apple não proíbe aplicativos grátis de efetuar cobranças?

  • krikaoli

    Agora que me dei conta que o artigo foi escrito pelo Carlos, parabéns! Gostei, como sempre mostrando utilidade!

    Eu mandei uma screen de uma função não mencionada do lince, eu acho. É a função de localização e alguns outros detalhes.

    O Blog vai mudar de nome? Estou sentindo falta dos links que não encontro mais, do appleshoper* sic e do fórum.

    Abraços e bom findi pra todos

  • Carlos Adller

    Não vejo muito sentido em usar um localizador de radares se não for integrado a um sistema de GPS turn-by-turn decente. Até isso acontecer, esses aplicativos são só paliativos.

    • GRM177

      Carlos, respeitando a opinião, claro, mas não concordo muito, pelo seguinte: eu particularmente fico com dor de cabeça com função voz de gps ativada, tenho no meu carro, mas só uso o visual, não gosto de orientação curva-a-curva, então uma vez que desabilito, a orientação de radares fica silenciosa também, ao menos no meu Mio, já tentei deixar apenas o alerta sonoro de radares, mas não rola. Então não fico olhando o tempo todo o GPS, alguma coisa vai escapar, mas acabei de comprar o iRadar, e estava dando uma olhada no Trapster também, aparentemente dá para checar uma lista de radares antes de uma viagem ou de uma rota na cidade, e você verá todos os radares, achei útil para não ser pego de surpresa. E para ser honesto, no caso do iPhone, até prefiro assim, pois deixá-lo no GPS o tempo todo irá consumir a bateria.

  • Carlos Adller

    Testei o Sygic e achei muito tosco e impreciso. Em quase todas as rotas que eu testei, ele mandou fazer retornos e conversões proibidas. Não vale mesmo cem dólares.

  • Pedro

    Utilizo o Sygic Brasil (GPS Curva-a-Curva) e ele já tem uma porrada de radares cadastrados como ponto de interesse. Também avisa sobre a próximidade deles.

  • GRM177

    Como disse o Krikaoli, oportuno e bem aguardado esse artigo, inclusive estou coçando o dedo há dias para comprar o iRadar (embora, como dito pelo amigo também, seja difícil entender ou acreditar que funcione bem com tão baixo custo, cheguei a pensar em colaboração dos próprios usuários).

    Um comentário sobre o Lince, testei durante os 30 dias gratuitos, e embora tenha apontado alguns radares, falhou em vários outras nas estradas gaúchas de certo movimento, por exemplo, Porto Alegre-Gramado pegou menos de 40%, não dá para confiar nele, quem sabe para capitais, mas como eu dirijo direto em rodovias estaduais e federais não posso confiar nele.

    No final vou acabar testando o iRadar, se não funcionar talvez enriqueça um poucos os criadores, por outro lado são menos de R$ 2, paciência. Se funcionar é lucro.

    • krikaoli

      Eu não testei o iradar, mas o lince realmente funciona muito bem aqui em Brasília. Cada local pode ter um aplicativo com melhor adaptação. O Lince só tem a falha do GPS do iPhone e as comentadas da localidade.

      Ah lembrei do principal: O Lince desde o aparelho GPS teve uma grande diferença entre os concorrentes, isso não acontece com o Lince:

      “um outro ponto chato é que numa via de mão dupla, ele alerta a proximidade do radar da pista em sentido contrário ao qual vc trafega, gerando duplo ”

      O Lince reconhece o sentido para o qual você está indo.

      Estou quase pra comprar o iradar só pra testá-lo.

      rs

      Abraço e bom findi

  • GRM177

    Estou surpreso, só visualizei na função mapa (estou em casa), mas aparentemente o iRadar tem todos radares que conheço, e o Trapster tem vários. Impressive, diriam os gringos.

  • Diogo Freire

    Eu to gostando muito do iradar, apesar que achar que o som da notificação é bem baixo.

  • Carlos Adller

    E esse tapa sexo 😀 em cima do logo do Blog do iPhone ?

  • Olemac

    Uso o iRadar e ele funciona muito bem, a bronca vai pro fato dele ter um bug que quando emite o sinal sonoro do radar, ele pára de tocar a música do ipod que estava em funcionamento ao fundo. Mandei um email reclamando e os caras dizem que sairá um update corrigindo o problema, acho que pelo custo x benefício, sem dúvida é o melhor de todos, detalhe: é BRAZUCA! Aqui no DF, tem todos os radares lá cadastrados. Ah, um outro ponto chato é que numa via de mão dupla, ele alerta a proximidade do radar da pista em sentido contrário ao qual vc trafega, gerando duplo avisos!

  • Ge

    Testei o Lince por 30 dias e achei ótimo, aqui em Brasília tem todos os radares cadastrados e o aviso é muito bom.
    Só peca no sinal do próprio iPhone que é muito ruim e constantemente fica com sinal fraco ou sem sinal.
    O grande problema dele é o alto custo da assinatura anual, se fosse mais barato eu assinava.

    o iRadar é bom e aqui em Brasília pegou bastante radares mas ficou devendo alguns mais atuais que o Lince avisou e ele não.
    Mas o iRadar tem um problema grave, se vc estiver num sentido da avenida e o radar for na outra pista contrária ele vai avisar, aparentemente ele não consegue distinguir em qual pista vc está, coisa que o Lince faz.

    O Trapster testei e me decepcionei, muito fraca a listagem de radares aqui em Brasília.

  • krikaoli

    A vegetação da foto da notícia parece com a do cerrado encontrada aqui em Brasília. A foto é da onde, por gentileza? Hein Carlos, essa vegetação da foto é do sul?

    • Gustavo

      A foto parece ser igual à do site do LinceGPS.

  • Carlos Schmitt

    a foto eh meramente ilustrativa! N fui eu quem tirou! Hehe, coisa do iLex 🙂

    obrigado pelos elogios pessoal. Talvez os desenvolvedores possam acompanhar o blog e ver que podem melhorar seus apps. Abracos!

    PS: moro no sul sim 😉

  • José Bernardo Medeiros

    Comprei o iRadar na sexta-feira (07/08/09) para utilizá-lo a uma viajem para Presidente Prudente (Aliás ainda estou aqui). Estou satisfeitíssimo com a precisão do produto. Mesmo viajando de noite pude perceber que todos os pontos de radares estavam bem localizados, o que me deu uma confiança muito boa para encurtar um pouco a minha viagem. Na análise dos programas acima poderia dizer que o iRadar é o melhor Custo Benefício pois seu preço é praticamente irrisório perto de uma multa por excesso de velocidade.

    Posso falar do iRadar o seguinte:

    + Precisão e possibilidade de configurar a distância dos avisos
    + Possui atualização, assim que comprei ja atualizei a lista
    + Não precisa da internet para funcionar (o que achei mais importante)

    Porém tem uns detalhes que precisam ser corrigidos rapidamente para que não fiquem para trás.

    – O software precisa entender a direção que estamos indo e não apitar para radares da outra mão.
    – Seria muito interessante que ele usasse o acelerômetro para detectar que o iPhone está no modo paisagem e assim pelo menos no modo offline ele virasse para o modo paisagem.
    – Alerta sonoro extremamente baixo. Talvez a opção pudessemos ativar um bip que vai ficando mais intermitente conforme vamos nos aproximando do radar.

    Bom, com certeza continuarei utilizando e, se estes problema forem corrigidos indicarei para muitos outros amigos com certeza.

    Estou baixando o Lince para testar na volta, quando eu chegar eu posto o que achei dele.

    Abs

  • Joaquim Venancio

    Essa foto é aqui em Brasilia, na via de acesso da W3 Norte para a EPIA. Perto da minha casa!!!

  • José Bernardo Medeiros

    E aí pessoal, beleza?

    Cheguei de viagem mais cedo e conforme prometido resolvi voltar testando o Lince.

    Para não arriscar nas duas primeiras rodovias utilizei o iRadar que havia funcionado tão bem na ida.

    Logo na entrada da Castelo Resolvi colocar o Lince e andei normalmente para ver se ele tinha conhecimento dos radares daquela região. Logo no primeiro radar ele informou, apitou, etc… tudo perfeito.

    Dei uma paradinha no Rodoserv Star para abastecer e retomei a estrada com o Lince ativado.

    Confiante acabei retomando a velocidade um pouco acima do limite (150km/h) porém… tive uma bela decepção com o Lince. Logo no primeiro viaduto após o Rodoserv peguei um radar móvel que o Lince não avisou e tive que freiar um pouco bruscamente, sorte que a minha velocidade estava bem pouco acima do limite.

    Recuperado resolvi não arriscar mais e voltei para o iRadar que me acompanhou perfeitamente a viagem inteira.

    Durante o dia você percebe realmente que ele (o iRadar) aponta muitos radares que estão na outra mão. Se eu pudesse sugerir algo ao desenvolvedor seria focar todos esforços nisso.

    Para quem pretende viajar para o interior de São Paulo, seguindo a minha experiência própria eu recomendo com certeza como melhor custo x benefício o iRadar, ganhando tanto pelo custo quanto pelo benefício.

    O software da Lince é bom, talvez seja até melhor. O preço da anuidade já pesa muito, porém acredito ser necessário para manter um serviço de qualidade. Mas… em um software com esta finalidade de uso, uma falha pode ter um custo muito alto.

    Resta saber se o iRadar vai manter a qualidade de pontos futuramente sem cobrar qualquer tipo de mensalidade.

    • Carlos Schmitt

      Ótima resenha José!

      Vamos só lembrar a todos aqui do blog que os aplicativos de aviso de radares tem a finalidade aumentar a segurança dos motoristas nestes aspectos.

      Concordo que alguns lugares são impostos limites muito abaixo do que deveria ser, mas vamos todo agir com sensatez (Não que tu tenhas extrapolado, não me entenda mal 🙂

      Um abraço, muito bom contar com a colaboração de todos!

  • iLuck

    O iRadar serve pro iPod Touch ?

  • Rodrigo

    Pessoal alguem sabe algum programa que mostre a quantidade de satelites conectados no gps do Iphone e quais são eles? em outros telefones tipo nokia os aplicativos de de gps vc clika no menu e tem uma opção de ver os satelites conectados e a qualidade de sinal de cada um deles! queria ver isso no Iphone! alguem sabe como?

  • Cristiano

    Estou com uma duvida sobre o Trapster.

    Tenho um BlackBerry Bold e tenho este aplicativo instalado, depois que instalei alguns aplicativos reparei que a ateria esta terminando mais rapido.

    O Trapster fica sempre ativo? pode ser esse aplicativo que esta acabando com minha bateria?

    Obrigado

  • Marcus

    Ótimos os comentários. Algumas impressões:

    Trapster -> Embora um produto legal, aqui em Brasília ela apita o tempo todo, já que não leva em conta o sentido e direção.

    IRadar 2 -> Apita menos, mas também não leva em conta o sentido e direção. A vantagem é o preço. Porquê será que não colocam o sentido e direção no software?

    Lince -> Para mim aqui em brasília, ele é perfeito. Ainda estou no período de experiência, mas ele só toca quando absolutamente necessário, e toca alto pacas. O problema é só o preço muito alto de assinatura, que precisa ser menor.

    Eu uso da seguinte maneira: Tenho aquele produto que você liga no carro e que transmite o som do Iphone para o rádio. Aí, ligo o bixinho, e ponho na rádio para ouvir o aviso do LInce. Aí toco minhas músicas via iTunes, ou então uso um software chamado WunderRadio para ouvir minhas rádios favoritas usando o 3G. (plano ilimitado).

    O Lince já me livrou até agora de umas 10 multas.

    Um abração a todos.

  • ” Boa noite pois preciso de ajuda pois comprei uns aplicativo na loja da App Store mais teve um problema no pc e cabei perdendo a pergunta é como posso recuperar o aplicativo que comprei e paquei $22 sem que eu tenham que pagar novamente pelo mesmo produto obrigado”

  • vini

    será q tem algum desses para blackberry???

  • ELIO

    nossa esse aplicativo é pra ladrão, tem que tira proibi esse aplicativo…. isso é o cumulooo

  • Bruno

    Algum funciona para radares móveis?

  • milton

    Iradar não é bom pelo menos em sp está totalmente desatualizados….avenidas que é 60 km eles marcam como 70 km e muitos radares que foram removidos ainda acusa…..em sp não recomendo e tem outro ALERTAMEBR outro que não vale a pena pagar não funciona em nenhum lugar de sp

  • J Junior

    Robotron/lince, nunca mais

    Tenho um Robotron/lince o qual abandonei devido ao prêço abusivo cobrado pela Robotron nas atualizações. Comprar um produto Robotrom é ter que pagar pelas atualizações pelo resto da vida, enquanto para outros GPSs temos atualizações gratuitas e abundantes na internet.
    No meu caso, utilizo no meu celular (com GPS), o iGo primo para android. Adicionalmente instalei o RADARDROID, que pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play, e que pode ser atualizado também gratuitamente pela internet. Esse ultimo possui um dos mapas de radar mais atualizados do Brasil, e funciona perfeitamente em celulares providos de android. Uso o iGo quando preciso do GPS e aviso de radar, e uso o Radardroid quando preciso apenas dos alertas de radar.