Notícias

A história se repete: Claro começa a fazer reserva antecipada do iPhone 3GS

Uma das leis do marketing diz que, se você não tem nenhum diferencial importante da concorrência, deve criar um.

A Claro anunciou hoje que começou já a fazer a reserva antecipada do iPhone 3GS para os não clientes. A operadora já tinha aberto um cadastro no começo de julho para interessados e não se compreende muito bem qual a razão de criar um outro formulário repetitivo, visto que este segundo também não caracteriza uma pré-venda.

Ficha de reserva Claro

Será que ela vai fazer como no ano passado e infernizar a vida dos clientes com o velho telemarketing?

Um pouco de história

No ano passado a operadora tentou fazer um sistema de reservas, mas de forma totalmente atrapalhada. Ela começou a ligar para todos os cadastrados previamente, oferecendo uma reserva do novo modelo e cobrando uma taxa de 100 reais (leia “Entenda melhor a pré-venda do iPhone 3G pela Claro“). Foi então que o Procon interferiu e fez ela voltar atrás com a cobrança. Mesmo assim, dias mais tarde ela começou a ligar desesperadamente para vários clientes, tentando fazer com que eles comprassem o aparelho antes que ele fosse lançado oficialmente, por um preço que mais tarde se revelou bem mais caro que o dos concorrentes.

Tomara que a Claro tenha aprendido com os erros do passado e que não tente ganhar clientes no desespero. Ao mesmo tempo, espero que os usuários também tenham tomado consciência de que uma reserva nem sempre é a maneira mais vantajosa e rápida de se conseguir o novo aparelho, o melhor é analisar todas as opções.

O que nossas operadoras têm contra um lançamento calmo e tranquilo? Por que não anunciar com antecedência uma data de lançamento, com os planos de preços? Por que no Brasil tudo tem que ser mais complicado?

A impressão que dá é que o objetivo é fazer com que sites e blogs citem o nome da operadora, para não dar a impressão de que nada está acontecendo. Mas não seria suficiente oferecer benefícios aos clientes? Com certeza divulgaríamos isso com muito mais prazer…

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close