Notícias

[dica] Acompanhe as letras das músicas direto no iPhone ou iPod touch

O iOS é tão cheio de recursos que às vezes alguns nos passam batido. Talvez nem todo mundo saiba, mas desde a versão 1.1.3 do software do aparelho é possível acompanhar as letras das músicas que você está escutando no iPhone ou iPod touch. Se você não sabia, aprenda agora como fazer.

Para isso, basta tocar na tela do player quando a música está tocando. O único problema é que é necessário que o arquivo dela contenha as letras incorporadas, coisa que você pode fazer facilmente com o iTunes.

Primeira coisa é procurar no Google a letra da música desejada e copiá-la.

Depois, vá até o iTunes no seu computador e clique com o botão direito do mouse em cima da música e escolha “Obter Informações“.

Ele vai abrir uma janela com todas as configurações da faixa e é aí que vamos incorporar nossa letra. Escolha a aba “Letra“.

Agora você vai colar neste espaço a letra que copiou antes. Clique em “Ok“.

Pronto, agora sua música já está com as letras incorporadas, podendo ser visualizadas no seu iPhone, iPod touch ou qualquer outro iPod. Se você já possui uma cópia antiga da música dentro do aparelho, apague-a de lá e recopie o novo arquivo.

A dica também serve para capa de álbuns, na aba “Capa“. 🙂

Post atualizado em 11/01/2011

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo

    Já sabia disso, mas boa dica pra quem não sabia ainda!

  • Jocas

    Este resurso eu já sabia e uso.
    Continue passando dicas.

  • Acredito que a maioria já saiba, mas é como o truque de tirar foto da tela, vez ou outra tem alguém que pergunta. 🙂

  • Alexander Novarro

    @iLex
    só para complementar esse post eu recomendo o iLyrics!!!
    ele coloca as letras das músicas selecionadas automaticamente no iTunes!

    • Jean

      Cara, como vc conseguiu? Comiigo sempre da a msg falha na solicitacao da resposta…Valeu

  • Essa eu não sabia, boa dica… tirar screen shots eu aprendi por acaso!!!

  • Geziel in Japan

    Boa dica, Ilex valeu mesmo.

  • giovanni

    o ilex o blog tah massa!!!

    mas vc ja pensou em criar artigo com uns 10 coisas pra comprar o iphone , porque eu to vendi uns artigo com 10 coisas pra nao comprar o iphone

  • GRM

    Bem útil, ainda hoje pensava que um Vagalume (site) da vida poderia lançar um app gratuito de letras, mas assim é melhor até.

  • Leandro Tavares

    Para os mais preguiçosos tem um player no Cydia que busca as letras, lógico que pra isso ele usa a rede de dados, ele reconhece as musicas copiadas pelo iTunes normalmente, o nome dele é TuneWiki!!!

    Valeu pela dica, essa eu não sabia!!!!

  • vi

    uma vez apareceu pra mim mas eu nao soube como haha. now i do. (:
    valeu pela dica

  • Mário

    Seria bom um programa que fizesse isso sozinho, para quem tem grande livrarias isso fica inviavel

  • Jorge Miguel

    Tava me perguntando esses dias se tinha como fazer!

    Obrigado!

  • Homero

    Ótima dica, já sabia mas demorei longo tempo pra descobrir.
    Valeu.

  • Alexander Novarro

    @iLex
    pq vc não testa o aplicativo q eu disse aí em cima e não faz um post sobre ele?

  • Eu uso o programa GimeSomeTune, que já coloca automaticamente as letras nas músicas a medida que você vai ouvindo. Depois é só sincronizar com o iPhone 🙂

  • Daniel Taiguara

    fugindo um pouco do assunto. Alguem poderia me dizer se no novo firmware 3.0 vai ser possível usar um teclado bluetooth no Iphone ?
    No submarino ta em oferta o teclado da Nokia que é muito bom e leve alem de dobrar e caber no bolso da camisa ! De 399 por 249 ! Se rolar no próximo OS do Iphone vou comprar um !!

  • Daniel Taiguara
  • Para quem quer um programa automático para Windows, tem esse aqui:
    http://senthilkumar.googlepages.com/ituneslyricsimporter

    Não testei.

  • Bruno

    @Alexander Novarro:

    onde pega esse ilyrics??

    vlw

  • dEIS

    Galera, para não ficar buscando e copiando as letras manualmete, o iLyrics faz isse trabalho automaticamente. Aqui ele teve êxito em 80% das musicas, realmente muito bom. Não sei quanto às regras do blog, mas se for pemitido posso passar o link para baixar o programa.

  • Alexander Novarro
  • Edu

    Na verdade o suporte as letras veio no 1.1.3

    • Muito bem lembrado, Edu, já corrigi. Valeu!

  • Pedro

    pois eh, faz um edit logo e coloca o ilyrics

  • Lucas Abduch

    já sabia dessa…. o iLyrics eh mto bom tbm..
    iLex, existe alguma tabela dos preços de iPhone direto na operadora aqui no brasil?
    perdi o meu e pretendo comprar um novo, a essa altura vale a pena esperar o lançamento para que o peço do 3G fique mais baixo? ou talvez atpe considerar comprar um modelo novo msmo?

    bom…irei comprar só em agosto provavelmente..mas vai saber né….

    ..vlw

  • neto

    também já sabia, só não tenho saco em colocas as lyrics para cada música. heehehe
    🙂 vlw

  • heitor

    O preco do iPhone nao vai abaixar, depois que lancar o novo o velho sai das lojas e depois soh no mercadolivre. entao sugiro que vc espere mesmo

  • Vinícius Ferrão

    Pra quem nao usa Mac e usa Windows coloquem as tags pelo Foobar2000 usando o LyricsGrabber, faz em massa e modestia a parte muito melhor que o iTunes. Mesmo no meu Mac eu uso o foobar2000 pelo Crossover para fazer as tags.

  • Claudio Bauer

    iLex

    Parabéns!
    Eu não sabia. Por falar em não saber, qual é a dica sobre os screenshots?

    Grato,
    Claudio

  • Lucas Abduch

    mas será q o novo não vem com um preço mto superior ao atual?
    nem dá pra saber isso né?
    ..

  • Fabi

    Por essa e outras que gosto muito deste blog.
    Estamos sempre descobrindo coisas novas, valeu 😉

  • Fabi

    Parabéns a todas as mães que acessam o blog!!!!!

  • Raf

    Essa eu ja sabia… mas queria tirar uma duvida… a letra da musica fica incorporada nas tags do mp3? Ou se por um acaso eu formatar e perder as configs do iTunes eu perco todas as letras? Agora que meu acervo esta organizado, acho que esse seria o proximo passo… rs

  • Bruno Nunes

    iLex, tem algum jeito de capturar vídeo do iphone sem ser pelo VNC?

  • Bruno Nunes

    Capturar video da tela do iphone, não capturar video com o iPhone.

  • Gebara

    legal demais a dica
    o triste é colocar de música em música xD

    EDIT:
    até que esse iLyrics parece bom!

  • neto

    #33,
    a letra incorpora ao arquivo .mp3.

  • Fabiano

    Nossa, mas eu já faço isto no meu ipod nano 2ª geração desde q comprei (2006).

    Até levei um susto achando q era uma novidade no iPhone. =P

  • iDiggs

    iLex,

    Muito boa dica!!! Não sabia dessa função. Já vou logo atualizar minha seleção de músicas.

    Parabéns pelo Blog!!! Interessante e muito informartivo.

    [ ]’s

  • Ale Lopes

    Vendo essas capturas de tela reparei que meu iTunes tem uma tradução um pouco diferente.
    O seu “Informações” é “Obter Informações” aqui.
    http://img12.imageshack.us/my.php?image=image1iqz.png
    A aba “Grafismos” se chama “Capa” no meu, entre outras diferenças.
    http://img23.imageshack.us/my.php?image=image2gtc.png
    Esse seu é o português europeu ou eu baixei uma versão não oficial?

  • Rodrigo

    Ja coloquei no sistema esse iTunes Lyrics Import… mas nao funciona.. ele simplesmente nao acha as letras de nenhuma musica.. mesmo as mais famosas

  • Python

    Existe um aplicativo chamado pear Lyrics para MacOS. Ele trabalha com o iPhone e buxa toda sua library de musica.

    Existem alguns widgets mas nao creio que sejam assim tao bons qto o pear lyrics.

  • Marcio Sell

    Eu usei aqui o iLyrics e ele baixou uns 80% das músicas.
    Muito tranquilo de usar.

  • Nerso

    Legal a dica….aproveitando o topico, alguem sabe como incluir a leganda com extenção por exemplo “srt” em um video ?

  • Fausto

    O que ia ser legal mesmo era ver as letras na tela inicial do iPhone (tela de unlock)…

  • Matheus

    Muito boa a dica! Sou usuário do iphone há quase um ano e não conhecia esse recurso! 🙂

  • nilda

    ante a letra das musicas aparecia e agora não porque?

  • Pedrão

    Gostei do iLyrics. RECOMENDADO!

  • Franklin

    VAleu pelas dicas, estou utilizando o Ilyrics e funcionou perfeitamente

    Valeu!!!!

  • Aleft

    Boa dica, eu ja até tinha visto no itunes as opçoes, de letra, capa etc., mas não sabia que era simples copiando e colando, valeu !!

  • Felipe Gomes P.

    Caraca! Muito… mas muito supimpa! Valeu mesmo não te conhecendo te considero um amigo
    d-_-b… heheee!

  • Willians Bernardo

    Olá! nem sempre acompanho o blog mas acho ele bem legal e tem muitas informações boas,gostaria de fazer uma pergunta?…Eu tenho um ipod touch 8gb, no visor principal do ipod tem uma tarja em volta da tela na cor preta correto, gostaria de verificar, ou pra quem tem um ipod touch 8gb; No meu ipod apareceu uma bolinha nessa parte preta do visor, levei pra assistencia tecnica e eles falaram que é normal isso que todos ipod que ela viu na assistencia tem essa bolinha bem clara,se vc tiver um ipod touch ou pra quem ler isso poderia me responder se tem essa bolinha acima do visor principal?
    Para as pessoas entenderem melhor exemplo( no iphone fica o altofalante essa bolinha fica na mesma direção)

    Grato pela atenção

  • Esse recurso foi retirado do iPhone OS?
    Ou depende de alguma ativação e configuração?

    Já copiei as letras e sincronizei, mas ainda assim não descobri onde e como elas aparecem durante a execução no iPhone. 🙁

    • Franciele

      Olá, tentei colocar as letras seguindo passo a passo o post, porém deu alguma coisa errada, depois de sincronizar o Iphone com o PC as músicas com as letras que acrescentei não reproduzem mais. E ainda aparece uma msg de erro no PC, dizendo que: (13019) o Iphone não pode sincronizar pois ocorreu um erro desconhecido. O que posso estar fazendo de errado? O Ilyrics e o GimmeSomeTune só são apropriados pra o Mac certo? Há algum para o Windows?

      Não querendo fugir do assunto, mas aproveitando para perguntar, meu aparelho é um modelo Iphone 3Gs versão atualizada para 3.1.3, é possível Jailbreakear de forma reversível? E havendo a possibilidade, como faço isso? Fiz uma busca pela net e não encontrei formas claras e diretas de tratar o assunto. Há muita embromação e achismo. Conhecendo a reputação deste Blog, acredito que uma resposta irei encontrar, mesmo que seja um não bem redondo.

      Grata

  • Jean

    Ola, eu tento usar o ilyrics mas sempre aparece uma janela com o texto “falha na solicitacao com resposta vazia”. Alguem sabe o que acontece? Valeu

  • Jadson

    Muito bom, valeu

  • Esta dica já conhecia… mas será trabalhosa se quisermos meter letras em quase todas as músicas que tivermos… seria uma eternidade.

    Mas é boa 😀

  • Milton

    Olá, este artigo é bem antigo. Como só li agora FICA minha dica. Existe um programa, que é muito útil nesse quesito, chamado Music Bee. Ele faz buscas automaticas por letras e artworks. Assim e possivel organizar as musicas bem mais agilmente.

    • Jean

      Ola Milton, com esse programa posso passar as musicas com letras pro iPhone? Valeu

  • Bruna

    Oi gente, porque em algumas musicas nao consigo colocar letras, capas e também editá-las (mudar o nome..) alguem pode me ajudar? obg

  • Gaby

    Galera, o Lyrics Finder é ótimo!!!! Eu recomendo!!!!

  • Mira

    No meu ITUNES nao tem aquela aba de LETRAS!

    O que eu faço?? me ajudem por favor!

    Obrigada

  • Paty

    Acontece a mesma coisa comigo, Mira. Alguém sabe o por quê?

    • Laertes

      Esse recurso só esta disponível na nova versão do iTunes, você precisa atualizar ela e possuir o novo IOS.

    • Laertes

      Eu coloquei as letras nas musicas, sincronizei, mais quando eu abro as musicas no iPhone não aparece nada, me ajudem…

  • Laertes

    Como eu faço pra sincronizar depois de ter feito o passo a passo pra colocar as letras nas músicas?

  • Lenilson Silva

    Olá Amigos!!! Tive o Maior trabalho de copiar as letras das músicas e colar no espaço indicado; Sincronizei o meu Ipad 4ª Na maior curiosidade de ver as letras, + pra minha decepção ñ apareceu, Alguem sabe me explicar??? Ou ñ roda no Ipad? Por favor me ajude. Sou Evangélico, Canto na igreja e isso seria muito útil em vez de levar cadernos com as letras dos hinos.

    • Maycon Lima

      Não tem mais suporte as letras no ipad. Solução pra isso: fazer jailbreak e instalar o Lyrics.
      Outra solução bem mais fácil que vai te ajudar muito mais: baixe o aplicativo iCifras ou o Cifras+ e adicione suas letras e cifras.

  • Bela

    Você poderia me responder se da para colocar a letra em todas as musicas existentes no meu iphone ?