2009ARQUIVO

T-Mobile na Alemanha bloqueia uso do Skype em sua rede

Skype x T-Mobile

Desde o início da semana, o Skype para iPhone é o aplicativo mais baixado em todos os países em que está disponível, chegando à marca de mais de um milhão de downloads em menos de 48h. O sucesso se deve à grande facilidade de realizar ligações telefônicas independentemente da operadora.

Obviamente as empresas de telecomunicações não gostaram muito da notícia. A primeira a tomar uma providência foi a T-Mobile alemã, que possui os direitos de venda do iPhone no país do chucrute. Ela acaba de anunciar que bloqueou a função de VoIP pela sua rede telefônica e promete reprimir com multas quem conseguir hackear este bloqueio.

A “desculpa” que ela deu para o seu ato foi que “o tráfego gerado pelo Skype pode comprometer as conexões de outros usuários, além do que o aplicativo ainda não funciona perfeitamente, o que faria com que os usuários colocassem a culpa na operadora pela má qualidade do serviço“. O primeiro argumento até é razoável, mas o segundo foi meio forçado…

Agora é ver se outras operadoras pelo mundo vão adotar a mesma postura da T-Mobile.

O aplicativo Skype teoricamente só permite ligações por wi-fi. Mas hacks do Cydia e testes no firmware 3.0 provaram que é fácil utilizar a rede 3G para realizar chamadas gratuitas. Este é o grande pesadelo das operadoras.

[fonte da imagem]

Botão Voltar ao topo