O Japão, como vocês puderam perceber no vídeo de ontem, tem um público muito diferente daquele ocidental. Tecnologias como o 3G lá são quase ultrapassadas e por isso é preciso muito mais do que uma simples publicidade para atrair a atenção dos consumidores. Afinal, os japoneses usam o celular para pagar contas, ler livros digitais e até mesmo se locomover nos transportes públicos.

É por isso que a operadora Softbank pretende lançar o primeiro acessório oficial para o iPhone que integra ao celular multitouch da Apple a função de captar a TV digital japonesa (que possui a mesma tecnologia usada no Brasil).

Ele terá duas funções: além de possuir um receptor 1SEG que permite a captação de sinais digital de canais de televisão, o aparelho ainda poderá servir de carregador de bateria para o iPhone.

O moderno trombolho acessório não é muito discreto. Pesa 80 gramas e tem quase o tamanho do próprio celular. É possível ver até 3 horas de televisão e necessita de 2 horas para ser recarregado na tomada elétrica (ou 4h pelo USB do computador).

Começará a ser comercializado no Japão à partir de dezembro de 2008 por um preço ainda não divulgado. Um aplicativo estará disponível ao mesmo tempo na App Store, para permitir o uso de todas as suas funcionalidades.

Não é certo ainda que o aparelho será compatível no Brasil (no Japão a taxa de quadros máxima para transmissões é de 15fps, enquanto que o padrão brasileiro é 30fps), mas já é um grande avanço que promete trazer boas evoluções ao iPhone.

[fonte: Mobinaute]