Curiosidades

No Japão, até o comercial do iPhone é diferente…

A Softbank, operadora oficial do iPhone 3G no país nipônico lançou esta semana seu comercial especial para divulgar o telefone da Apple, completamente diferente do resto do mundo.

Nele, três atores japoneses e um cachorro falante (???) mostram discretamente o aparelho sem em nenhum momento comentar sobre a tecnologia 3G, a navegação na internet ou o iPod com Cover Flow.

Realmente, de outro mundo…

Aliás, em nenhum momento o vídeo mostra qualquer função ou parte do sistema do iPhone, se limitando a mostrar uma gravura japonesa (manga) no telefone. Até mesmo a mulher que liga está segurando outra marca. No fim, me pergunto como a Apple deixou que a assinatura fosse apenas um seco “iPhone”, pois em todo mundo ela impôs seu “tri dgi” como marca.

Por favor, nossos vários leitores que moram no Japão poderiam me explicar que comercial é esse?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Léo

    kkk, que propagando locona.
    pra mim os comerciais eram
    padronizados para todo o mundo…

  • Eram, Léo, eram…

  • Dan Erick Cautella

    Se vocês acham isso louco, insano, demente, que seja a palavra, desculpe é normal isso lá…. Passei três meses lá, em tokio, e cara, na televisão, os comerciais são outra coisa, totalmente diferente daqui.

    Sim, isso lá vende para a japonesada…..

  • Dan Erick Cautella

    Outra coisa: É padrão para comercial de carro, telefone, que quer que seja o produto, ser uma coisa “diferente”, pois ser diferente lá VENDE, e a Apple sim conhece isso ( com um comercial normal lá do iPhone, desde do lançamento, a japonesada não comprou muito… Vamos ver com isso muda a cabeça / ideia do povo niponico para comprar o iPhone, pois a tecnologia 4G está lá faz tempo, e o “tri-dgi” é fuba-milho para eles ( agua com açucar…. ) )…..

  • Lucas

    Que coisa mais ridícula esse comercial….
    Como a apple libera uma coisa dessas??????? o__O

  • Dan Erick Cautella

    PORRA!!! Ninguem lê o que escrevo?!

  • Ricardo

    Nus…!!! q comercial mais tonto..
    O cachorro aparece mais que o iphone…
    q isso como a apple dexa umas coisa dessa

  • iMac

    Realmente para as pessoas que não moram no Japão esse comercial é muito bizarro.
    Vou tentar explicar um pouco sobre ele,todos os personagens que aparecem são membros da mesma família.
    Cachorro = Pai
    Casal que aparece = filhos
    A mulher que liga = Mãe
    Essa família é muito popular no Japão,o grande (garoto propaganda) da empresa,tanto que quase todos os lançamentos de aparelho ou planos são realizados com esse elenco.

    Obs: O cachorro(pai) é a grande estrela da família o mais popular,agora o motivo de ser um cachorro branco não tenho certeza mas acredito que deve ser para simbolizar um dos planos da empresa que seria o White Plan,na qual o assinante paga tarifa zero de ligação,quando feito para uma pessoa que também é assinante da SoftBank no período entre 1:00 da manhã até 21:00

  • Pingback: Link Permanente para No Japão, até o comercial do iPhone é diferente… | iPhone Maníacos()

  • Davi

    Eles deviam ter selecionado melhor a casa
    OKDSDKPAKOSKOSAOPDKPOS

  • Japs

    Uma coisa muito importante que as pessoas precisam saber, é que para o padrão japonês, o iPhone não é tão revolucionário assim, na verdade já é “ultrapassado” e faltam muitos recursos que são corriqueiros por lá como ver TV e ser substituto do dinheiro , cartão (vc consegue usar o celular pra pagar a viagem de trem). Como devem saber o padrão da TV digital no Brasil é o Japonês, que permite assistir TV pelo celular e enviar dados a alta velocidade.

    Colei uma matéria do blog Coió Online que fala do primeiro iPhone – dêem uma lida.

    “11 Janeiro 2007
    Japoneses Boçejam para o iPhone
    Pelo menos é isso o que diz um artigo publicado nesta quinta-feira no jornal Los Angeles Time. O jornal cita a frase de Steve Jobs, o dono da Apple, durante a apresentação do iPhone: “De vez em quando, um produto revolucionário é lançado e muda tudo”.

    Mas, de acordo com o LA Times, esta revolução no Japão já está em andamento há vários anos, onde os telefones celulares são usados para quase tudo. Além de baixar músicas online e navegar pela internet, os japoneses usam seus telefones móveis para se localizar em ruas e estradas (através de GPS), para comprar entradas de cinema, bilhetes de trens, fazer reservas de hotel, entradas para jogos, consertos musicais, teatro, ler livros e atualizar seus blogs de qualquer lugar em que estejam… ai que inveja!

    O jornal diz que os celulares no Japão são uma extenção natural do cotidiano das pessoas de lá há vários anos, o que fez com que o país se tornasse o primeiro no mundo a entrar na terceira geração da telefonia móvel, conhecida por 3G, o que aumentou a capacidade de navegação em banda larga permitindo melhor transmissão de voz e dados.

    Só para se ter idéia do que isso representa, o iPhone da Apple, com todos os seus recursos de ponta, vai operar em redes de segunda geração, as 2G. Ah, e mais um detalhe que fez os japoneses esnobarem o produto da Apple: o preço! O LA Times informa que um aparelho com recursos semelhantes aos do iPhone no Japão custa em torno de 150 dólares, enquanto o novíssimo brinquedo de Steve Jobs, em sua versão mais “acessível” — com 4 giga de capacidade para armazenamento de dados — vai chegar às lojas por 499 dólares.”

  • Japs

    A gravura japonesa que vc se refere é uma demonstração da possibilidade de usá-lo para ler “Mangás” (gibis japoneses) em qualquer lugar, talvez isso seja um dos poucos atrativos do celular para o mercado japonês.

    Leiam a matéria no link:
    http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062008/23062008-19.shl

  • iMido
  • Frederico

    É pessoal, lá é outro planeta…..

  • Eduardo

    O certo seria continuar com o mesmo comercial fracassando nas vendas? Natural ela tentar se adaptar…

  • Cristiano Caiado

    Muito obrigado pelos esclarecimentos. Achei a propaganda interessante. Querendo ou não olha o tanto que ela já deu o que falar aqui no blog, isso que eu nem sei japonês.

  • Pingback: TV digital no iPhone: no Japão será possível | Blog do iPhone()

  • Pingback: TV digital no iPhone: no Japão será possível | Blog do iPhone()

  • david r

    isso se chama cultura.
    mesmo com a ocidentalização do mundo, tem lugar que ainda mantem uma cultura própria forte e não adianta ficar querendo entender

  • Juninho

    O Primeiro post do Japs, disse tudo, é exatamente isso.
    o iPhone é uma super-novidade aqui no japao, ja chegaram a me perguntar, se da pra mandar email pelo iPhone….
    Aqui tem cada celular que voces nem imaginam, tem celular prova d´agua, um celular com proteção nas bordas para “amaciar” a queda, tem celulares que calcula os seus passos, o tanto que voce correu e a distância e etc, celulares com Navegador, que fala…iguais aos GPS de carro..um mais rápido que o outro, só vendo para vocês entenderem..
    Mas um celular com a tela de toque, aqui é uma novidade e tanta, talvez o segundo, pois o primeiro foi o Prada, da LG, comercializado pela NTT docomo…
    Japoneses, estao acostumado a baixar músicas pelo celular, músicas prontas para ouvir, ou usar como ringtone, diferente do iPhone…
    aqui, no maximo 40% da população entende sobre computadores, o iPhone praticamente nao vive sem um computador, entaum , para os japoneses, passa ser mais complicado usa-lo, os pcs vendidos em lojas japonesas, ja vem com softwares, que facilita a vida deles, que até uma criança conseguiria gravar um cde etc…

  • lucas

    Eu moro no japão e aqui a tv eh a coisa mais insana que se pode imaginar…. E nw eh só os produtos malukos aqui as pessoas tem idéias malukas e comportamentos mais loko ainda e qunto mais diferente japonês mais gosta …. O japão eh campeão em coisas esquiaitas podem acreditar de sorvete de feijão a a robôs que limpam sua casa e mto das novidades do iphone já existia aqui a pelo menos uns 5 anos e o iphone tem menos funções que mtos celulares aqui. O diferencial eh a forma de navegação e design

  • Ayaka

    Ai q povo q naw sabe nem o q fala!Primeiramente aki no japão o iphone eh soh mais um de muitos milhares!!!Qualquer um pode ter.E se vc quer entender o conteudo do comercial primeiro vc tem que comprender japonês .Enquanto as gravuras,naw saw gravuras!!Saw mangas!!!Equanto ao tosko que falou que aki tem sorvete de feijão,naw eh feijão,eh azuki!!! 👿

  • Esta foi uma matéria do ponto de vista ocidental.
    Para o resto do mundo, o comercial é estranho sim e é nisso que é focado o artigo. Obviamente que é de acordo com a cultura japonesa, senão eles não teriam feito assim.

    E é muito limitado quem acha que outros que não entendem sua cultura são “toscos”. Isso também é não entender nada de outras culturas, ficando preso à sua própria.

  • mrbin

    Vai lá moro 18 anos no japao, essa propaganda é da operadora e não o do iphone, a do iphone a propria apple é quem divulgou, o objetivo é de informar e não de convencer como é ai que cria uma ilusão mostrando mulheres bonitas, gente alegre, mais na hora de pagar fala serio vcs ai estão pagando o quadrupede do valor, ai a propaganda tem que ser boa mesmo pra convenser (enganar) não é atoa que os politicos contranta os maketeiros, pra enganar nada como os brasileiro, depois o cachorro representa sim o plano white plan essa familia é muito famosa aqui como a grande familia ai o pai já falecido dai ter colocado o cachorro, esse é mais uma da série que quem assistiu e entente japones acha ele engraçado e chamativo por foge do convencional pois o foco nem parece ser o iphone e nem o plano da operadora deixando de ser aqueles vendedores chatos que só falam no produto, tentando empurrar, produtos tabajara. Quando aos outros post que realmente estão equivocados, os japoneses não estão comprando o iphone porque uma são completamente desinformados não fazem a minima ideia do que é o iphone pensam que o touch já existe, realmente sim, multi touch não, não é dois toques são vários patente da apple, 200 novas patentes no iphone, o brasil não tem isso em 1 ano, o iphone não celular nem palmtop ou qualquer outra coisa que existe, é um novo aparelho, os aparelhos daqui perto dele são do seculo passado, segundo jornal local, acessa internet e blogs somente sites mobile feitos especialmente para celular, não acessa ou não ascessava o youtube(depois que lançaram o iphone liberaram o youtube mesmo assim falha, downloads somente de musicas pagas, navegador pago navitime, uma merda atualizaçao demora demais, se fosse bom já teria substituido os dos carros, keitaisaifu para pagar usando o chip do cel, bom pra quem acha um perdido, não ascessa email como hotmail, colocar ringtone proprio fala serio som de baixa qualidade usando aquele programa da yamaha fica um porcaria ou comprando que as vezes não tem o que vc quer, tv só rindo se voce acha que a bateria do iphone dura pouco vc não viu o cel que sintoniza tv, não da nem pra discutir o tamanho é 1/3 da bateria do iphone, mentira que o iphone esta operando em 2g, baixo musica de graça pelo dtune a 180 kbps da um speed ai no brasil nem o dreamuler faz so o limewire pro, estou conectado com fibra optica que nos teste bate 23 mega, o iphone 16g (8g 23 mil)custa 41 mil iens com planos de 2 anos o top da softbank que sintoniza tv que podeiria se dizer comparar com o iphone o que ridiculo custa 80 mil com o mesmo plano, muitos brasileiro desinformados pegaram e agora não da pra mudar pro iphone porque tem que terminar de pagar, o top de linha passa longe do iphone, ascesso meu pc remotamente, quero que alguem me mostre algum celular aqui do japão que faça isso, que toque violão, bateria, flauta, que tenha o controle do will, do DS e os graficos do PSP tudo em um so aparelho, que entre no skype no msn, no google talk, que lique de graça para o brasil usando frig, que meça o batimento cardiaco, que voce possa atenter a chamada mesmo usando o phone de ouvido, que o fone de ouvido tenha o mic para pode falar como hand set, que tenha video tone ao inves de ring tone coisa do passado, que ascesse o hotmail (mbox), que ascesse 90% das paginas da internet e não mobile, que videowallpaper ao inves de wallpaper, preciso falar mais, porque tem muito mais ainda,são mais de 10 mil aplicativos, é fácil é só mostrar para algum japones que trabalha comingo pra ele ficar horrorizado, faz tudo isso! quando custa ? deve custar muito caro, não sabem nem o preço e penssam que é caro, mais muito não estao comprando tambem porque isso quebraria muitas industrias que não são poucas, muitos brasileiros trabalham nessas fabricas, coisa que nos brasileiros deveriamos aprender, sermos mais nacionalistas em beneficio proprio e de outros conterraneos, o iphone é um aparelho revolucinario sem igual no mercado atual que vai mudar o estilo de vida assim como os pcs mudaram, mais finaceiramente só vai favorecer um pais só.

  • mrbin

    Desculpem-me não consigo me counter diante do lido

    Só para se ter idéia do que isso representa, o iPhone da Apple, com todos os seus recursos de ponta, vai operar em redes de segunda geração, as 2G. Ah, e mais um detalhe que fez os japoneses esnobarem o produto da Apple: o preço! O LA Times informa que um aparelho com recursos semelhantes aos do iPhone no Japão custa em torno de 150 dólares, enquanto o novíssimo brinquedo de Steve Jobs, em sua versão mais “acessível” — com 4 giga de capacidade para armazenamento de dados — vai chegar às lojas por 499 dólares.”

    4 giga so se for a versao anterior o mininmo é 8g quem ascessou a pagina da apple no lançamento viu mais rapido pela metade do preço 200 dolares.Chegar as lojas, que lojas venda esclusiva da softbank no japão, Se for em 2g a velocidade quem escreveu deve ir correndo comprar um iphone aqui no japao e processar a softbank e apple por propaganda enganosa pois no informativo tecnico esta como 3g e no visor tambem, ta perdendo tempo.
    Que jornal mais desatualizado.

    “iPhone praticamente nao vive sem um computador”
    Juninho so se for o seu, a unica coisa que uso do computador ou itunes é a atualizaçao da firmware, resto faço tudo nele.

  • Luciano Hahsimoto

    Acontece que aqui no japao as propagandas sao bem diferentes mesmo.

    Eh de custume se fazer propagandas que mais sao historinhas do que uma verdadeira divulgacao das funcoes do produto.

    Nunca vi uma propaganda ao estilo euro americano,que sao o estilo brasileiro tbm.

    Falr muito da funcoes do produto tipo dizer que ele tem multiplas utilidades extra convecional com um suporte hiper tectonico e que foi criado atravez de tecnologia nasaespecial traz um enorme desinteresse…nao eh atrativo.

  • aoki

    Ola pessoal !! moro no japao desde 1990,
    na minha visao esse comercial do iphone
    esta normal, nao vou falar mal do iphone,
    eu uso um da softbank.rs
    mas o iphone deixa muito a desejar infelizmente,
    se comparar a telefones japoneses vai notar a grande
    diferença .
    e nao tem novidades pra ser mostrado em comercial
    tudo q tem no iphone ,ja conhecemos e faz um bom tempo.
    abraços …

  • OHF

    Só reforçando o que o Juninho disse lá em cima, o primeiro celular com touch screen vendido no japão foi a quase 10 anos pela Pioneer

    http://www.watch.impress.co.jp/mobile/news/1999/10/22/jpe02.htm

    (veja no link e repare na data no canto esquerdo) e havia um adaptador que poderia ser colocado como toca CD no carro e o celular era o centro de comando, com viva voz e outras parafernalhas. Qdo vc saísse do carro era só ejetá-lo como as frentes removíveis… Não fez muito sucesso na época, acho que era muita tecnologia na época (rs).
    E falando nas propagandas estranhas dessa operadora, em pleno verão japonês de quase 35ºC, a Cameron Diaz q é a garota propaganda da softbank, fez uma propaganda conversando ao celular e caminhando em uma nevasca http://jp.youtube.com/watch?v=aLp2cIPhBec … Detalhe: esta propaganda foi veiculado +/- em agosto, no pico do verão Jap. e ainda faltavam 4 meses para o natal. Resumindo, a estratégia da Softbank é criar pontos de interrogações para que todos se comentem e acabe fazendo a propaganda gratuitamente. Sem dizer da outra que são varios gatos brancos conversando. Bom, busquem por Softbank cm no UTube e vcs verão e talvez entenderão tudo isso…
    Abs