Nosso leitor Paulo Kanawati nos contou como foi sua “saga” para pedir o desbloqueio oficial do seu iPhone 3G comprado pela Claro. O começo se mostrou difícil e complicado, mas no fim tudo deu certo. E o que é melhor: o processo é gratuito.
Leia o relato que ele nos fez:
Dia 29 de setembro fui na mesma loja da Claro onde comprei meu iPhone para pedir o desbloqueio. Para variar, eles não sabiam me informar como era feito o processo, mas seguiram um padrão que deve ter sido passado a eles.
Pegaram o número IMEI, a nota fiscal, o contrato e abriram uma solicitação de desbloqueio no sistema deles. Disseram que ligariam ou mandariam uma SMS com o “código para desbloquear o aparelho”.
Achei isso tudo muito estranho pois já tinha lido no Blog do iPhone como funcionava o desbloqueio oficial na França, então liguei para a Central de Atendimento da Claro. A resposta da atendente foi mais parecida com o procedimento descrito no blog, via iTunes.
De qualquer forma, ela já tinha o meu protocolo de solicitação, o que me faz crer que o processo já tinha sido iniciado.
O mais bizarro é que NINGUÉM que havia comprado o iPhone na Claro Manaus solicitou o desbloqueio antes de mim. As pessoas não fazem valer seus direitos mesmo…
Dia 1 de outubro me ligaram dizendo que meu celular já estava desbloqueado. Testei com o chip da VIVO e nada. Retornei a ligação e me informaram que tinha sido um engano e que o processo ainda estava em aberto.
Dia 4 (fim dos 5 dias úteis) liguei e comuniquei que o telefone ainda não havia sido desbloqueado. Fiz um teste colocando o chip da VIVO e conectando o telefone ao iTunes. Recebi uma mensagem de erro de SIM Card. Pediram desculpas e me garantiram que em 24 horas o telefone estaria liberado. Informaram também que eu não precisaria fazer qualquer procedimento, pois o desbloqueio é feito pelo sistema da operadora.
Dia 5 voltei a conectar no iTunes com o chip da VIVO para sincronizar o aparelho. Desta vez tudo correu bem e recebi a mensagem de “Atualização das configurações da operadora”, sinal de que meu celular já estava desbloqueado. Aceitei e logo em seguida o nome da VIVO apareceu no meu iPhone da CLARO.
Não precisei pagar nada, isso sequer foi cogitado durante a solicitação na loja e muito menos nas conversas pelo telefone que tive ao longo do processo.
Achei que precisaria fazer um restore para ter o telefone desbloqueado, mas foi preciso apenas sincronizá-lo ao final do prazo dado pela CLARO.
Show de bola. :)
É importante lembrar que a operadora desbloqueia o aparelho, mas a fidelidade de 12 meses continua valendo.
Se você pediu para desbloquear pela Vivo, conte para nós como foi todo o processo.