2012BDIEXCLUSIVO

[exclusivo] iOS 5.1 esconde novidades não reveladas nas versões beta do sistema

Desde dezembro passado a Apple liberou para os desenvolvedores a versão beta do aguardado iOS 5.1, mas desde então, as novidades descobertas são bem escassas.

Será que ela pretende mudar tão pouca coisa assim nesta nova atualização? Pouco provável, pois a numeração indica mudanças importantes. Então, o que acontece?

Na verdade, o Blog do iPhone teve acesso a uma versão “pré-GM” (candidata à versão final) e pode constatar que há mais mudanças sendo preparadas do que aquelas mostradas nas atuais versões betas.

Uma delas é no acesso à câmera fotográfica do iPhone pela tela bloqueada do aparelho.

Atualmente, para abrir o aplicativo Câmera sem precisar desbloquear o telefone, é preciso dar dois toques no botão Início para aparecer o botão correspondente à máquina fotográfica (veja detalhes disso em nosso livro Segredos do iOS 5). Isso ainda é pouco prático e muita gente nem nota que esta funcionalidade existe.

Felizmente no iOS 5.1 a Apple irá alterar isto, deixando um ícone da câmera permanentemente ativo na tela bloqueada.

Para tirar fotos, bastará deslizar o dedo no ícone para cima, fazendo aparecer a tela da Câmera. Confira a imagem:

É mais um passo no caminho de tornar o iOS mais intuitivo, utilizando gestos que substituam os botões.

Outro ponto que pudemos constatar foi a comprovação da inclusão do idioma japonês nas línguas suportadas pelo Siri, como já se desconfiava.

Infelizmente, pudemos ter certeza também que não será desta vez que teremos o suporte ao português.

O fato da Apple já estar testando uma versão pré-GM do sistema indica que a data de lançamento para o grande público deve estar próxima. Acredita-se que seja lançada junto com o futuro iPad, no início de março.

Entre as mudanças já descobertas no beta, temos o impedimento do uso de link diretos para as funções do sistema e a opção de desligar a rede 3G no iPhone 4S.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo