Notícias

No iOS 5.1, Apple impedirá o uso de links diretos para funções do sistema

 

Recentemente se descobriu que usando determinados links no Safari do iOS (sistema que equipa o iPhone, iPod touch e iPad) era possível aceder diretamente à funções dos Ajustes do sistema, como Wi-Fi, Bluetooth, etc. Isso nos permitiu fazer práticos atalhos de ajustes que muita gente gostou no país inteiro.

Se você foi um destes que apreciaram nossos atalhos, saiba que eles não irão funcionar mais quando for liberado para o público o iOS 5.1.

Não se sabe a razão e nem a lógica na qual a Apple não quer este tipo de facilidade, mas o fato é que eles não funcionam no atual beta do iOS 5.1, liberado ontem para os desenvolvedores.

O que todos gostaríamos de acreditar é que ela está fazendo isso porque planeja em breve propor uma alternativa própria para isso, de forma fácil e intuitiva. Só assim isso tudo teria algum sentido, pois pelo contrário, o usuário só sai perdendo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • “O que todos gostaríamos de acreditar é que ela está fazendo isso porque planeja em breve propor uma alternativa própria para isso, de forma fácil e intuitiva.”

    De preferência na barra de widgets, dentro da Central de Notificações. Seria perfeito.

    • 100% de acordo contigo, rapaz!

      • McKoe

        +100%

        • Renan Blasques

          +100%!

          • lippe

            +100%!

            • Quando eu li o texto, minha sugestão era a mesma! 100% Na Central de Notificações

      • Lex

        Assino embaixo! 100% concordo com vc!

      • luiz

        Ela simplesmente não quer ser Android, pronto

    • Edson

      Espero que sim pq não estou afim que a Apple passe a controlar o que eu posso ou não usar… que venha o jailbreak!

      • Gilvan Freire

        Desculpa, mas ela já faz isso 😀

  • Juan

    Poxa, isso é mt útil

  • TiãoGavião

    Pô chato isso!?
    Tava tão bom sem precisar do SBSettings 🙁

  • iVinicius

    isntalei hje o iOS 5.1 e quando fui ativar o 3g _cadê os atalhos. aí fui tentar reinstalar os mesmos e deu erro. foi aí que eu ví o tweet falando sobre isso. 🙁 espero que a apple coloque em breve os atalhos propios.

  • Guilherme Abreu

    Por mim tanto faz, pois não custa nada entrar no app Ajustes e fazer a tal função, tem que ter muita preguiça né?
    Valeu iLex pela informação, como sempre o BDI sempre a frente!

    • poxa, guilherme, se pensássemos sempre assim não precisaríamos de controles-remoto para eletronicos, não? tudo que ajuda na acessibilidade é sempre bem vindo, creio!

      • Claudio Bauer

        Brilhante!!!

      • Concordo com vc coringa u.u

    • Brunolv

      Você também prefere ter que entrar na agenda e ir atrás daquele contato que você liga todo dia ao invés de adicioná-lo aos Favoritos? Pois é.

    • Eduardo

      pra mim tb tanto faz! eu nem uso o controle remoto da minha TV, prefiro me levantar e trocar manualmente. Comprei uma maquina de lavar louças mas prefiro lavar na pia normalmente tb! Acho uma puta preguiça de quem gosta de ficar facilitando tudo na nossa vida! ashaiusdhaisduhaisduha

  • João Fradique

    SBSettings resolve xD

  • Galaor

    Como o próprio Jobs disse “We are not perfect”

  • Adroaldo

    O celular é feito p ser pratico e p diminuir o tempo que vc faz as coisas. N é uma questão de preguiça, é uma questao que existe uma solução mais rapida e pratica! Espero mesmo que a apple faca um esquema melhor do que esse dos icones, q ja quebram um galho mas deixam o navegador aberto!!!

    Abraços

    • estou contigo nesta opinião, colega!

  • Leo

    Típico da Apple 🙁

  • Matheus Augusto

    Vamos torcer que a apple nos surpreenda novamente

    • JanjaBoy

      Mais? Eu já fiquei com essa notícia! 😉

  • Gabriel Felipe

    Acho que a apple vai entrar em contato contigo pra poder usar os icones que fez 🙂 e criar um proprio da Apple com teus icones hehehe

  • Tomas Kim

    (…)

  • Rodrigo

    E quanto à possibilidade de desligamento da rede 3G no i4s? Alguma notícia?

  • Celso Fernandes

    Talvez isso tenha acarretado em uma brecha na segurança que eles detectaram. Ou não.
    Ou ela vai usar como própria este tipo de idéia. Assim como ela fez ao proibir aquele aplicativo de tirar fotos com o botão do volume. Aí ela colocou isso como uma ~novidade~ no iOS5.

    • Marcelo

      [2]

      E acredito que mais cedo ou mais tarde a Apple vai incluir um “SBSettings” nativo.. acho que boa parte do pessoal que ainda faz jailbreak faz por causa disso..

  • Carol

    Poxa… Logo agora q eu já me apeguei aos atalhos… Desnecessario Apple… rs

  • Marcos Tadeu

    quando eu coloco os icones nao aparece as barras pra ativar como na imagem…
    é sem o liga/desliga mesmo ou eu q to fazendo errado????

    • Boa pergunta!! Tenho a mesma dúvida, iLex! No meu também não aparecem os indicadores nos ícones, como na imagem do post. A imagem é “meramente ilustrativa” e os indicativos não existem ou há algum problema? Abraços!

      • Henrique

        Aqui tb nunca apareceu. Mas aquilo na foto parece mais aquelas barras de quando se esta instalando ou atualizando um app, e não um indicador liga-desliga…
        Não sei!

      • Lucas Bernardes da Silva

        Meramente ilustrativo

    • Brunolv

      Os indicadores são só ilustrativos. Não funcionam. O iLex tirou isso dos icones pois estava dando confusão.

  • Jonas

    Tem de ser, senão não havia razões para fazer jailbreak…

  • Prejudica de alguma forma tal a apple? Ou é a mesma historia da camera de foto e o botao de + do volume ? rsrsrs

    Vai entender … Estes icones quebram um galho!!!!!

  • Roney Cezario

    Que pena, adorei o recurso.

  • Furfles

    Podiam usar as notificações para isso.

  • Gustavo Cordeiro

    Concordo plenamente…uma pena não funcionar mais… uso bastante!

  • thiago

    Essa é a Apple que eu conheço! Bloqueando e ilhando tudo que pode.
    Não sei como nao usaram a frase do falecido Jobs sempre quando faltava uma coisa/função em um produto da apple ele dizia: “You don’t need that”, depois de um tempinho saia nego a doidado comprando adaptadores/etc… Valeu Apple. Cade esse JB Jailbreak Untethered que nao saiiiiiii!!!!

  • McKoe

    iLex, alguma atualização importante nessa 5.1? Pq pretendo continuar com o meu mega atalho pro ajuste 3G.

  • Marco

    Que pena. Espero que venha como algo nativo no 5.1.

  • iLex, não sei o porque mas acho que tem haver com o novo sistema de ‘censura’ dos EUA.

    • JanjaBoy

      Não será “americana”, vai ser mundial.

  • Raphael Lins

    Espero que sim!! que venha algo desse tipo ja nativo no sistema !!

  • Raul

    Bom saber, dá pra segurar o IOS 5.0.1 por enquanto 🙂

  • Leandro

    Relaxem e gozem. Certamente estará presente no iOS 6, mas preparem o bolso porque será uma função liberada apenas no iPhone 5. Julho de 2012 tá pertinho!

    • João Pedro Vianini de Paula

      Não confio mais no cronograma “tradicional” da Apple.

    • Allan

      EU acho que você está enganado, pois o iPhone 5 por si só já tera melhorias suficientes em questão de hardware para vender, eu creio q este função ae já estará disponivel no 5.1 ou 5.2, mas em breve.

  • Parabéns Apple!!! isso o que chamamos de retrocesso, e mais ou menos assim, Eu não tenho pra te dar mas não deixo que ninguém de D!!!

  • Boa essa da Aplle, parece que ainda continua com a idéia de caixa de areia.

  • denis

    Também devemos olhar para o lado sa segurança disso. Poder, através de um link, acessar funções do aparelho não parece muito legal.

  • fc_candido

    Acho que a apple ta com medo que algum desses hackers achem uma brecha nesses perfis e desbloquei ou jailbroken os iDevices… por isso que ela ja ta comecando a fechar as portas. quem lembra do jaibreak.me que com um simples download e pronto jailbreak feito. SE A APPLE PUDESSE NAO BLOQUEARIA TODA E QUALQUER FORMA DE FAZER DOWNLOAD NOS IPHONES E IPADS

  • fc_candido

    Corrigindo….
    SE A APPLE PUDESSE SEMPRE BLOQUEARIA TODA E QUALQUER FORMA DE FAZER DOWNLOAD NOS IPHONES E IPADS

  • Alan Cardeque

    Seria ótimo se eles incorporassem a solução SBSETTINGS. Se a bateria do iPhone durasse o sufciente, ao menos 18 horas, eu não precisaria acessar essas funções com tanta frequência.

  • Vinícius

    mas é claro q isto é uma brecha grave de segurança, se é possível chegar a configurações por links específicos pelo safari, o q mais seria possível?

  • Carlos Arcas Neto

    Tem um aplicativo que cria atalho para ligaçoes telefonicas. Tenho uma pasta com fotos e é só por o dedo na foto e pronto.sera que tambem não vai funcionar mais??

    • Lucas Bernardes

      existe um app pra isso sim ! É conhecido como agenda xD

  • Dorinhavasc

    A Apple parece mais que entrou na TMP e pior, não sai mais… -.-

    • Dorinhavasc

      Só pra complementar;
      Saudades do JB, isso sim! 🙂

  • Boby

    Depois q atualizei o meu iPhone 4 para o iOS 5.0.1 nao consigo mais acessar a rede wi fi ele encontra mas nao conecta.

    • Pablo Rangel

      Ja removeu a rede (forgot network) e incluiu novamente? Derrubou a o cel ou danificou a antena lateral do wifi?

      • Boby

        Nao derrubei nem removi esta rede.help…

      • Boby

        Nao derrubei nem removi esta rede help

  • Felipe Cruz

    Off topic: vocês viram que já tem o Roberto Carlos na iTunes music store? Segundo rumores ele ainda nao tinha feito nenhum álbum digital e eu também nao me lembro de ter antes. Ou seja. Será que já esta tudo pronto para iniciar a iTunes.

    • Pablo Rangel

      O cara eh todo cheio de manias. Eh doente. Nao me surpreende essa postura.

  • Leandro Romeiro

    Já passou da hora de ter isso, pensei que viria já no iOS 5.0.

    E um rádio FM nem se fala…

    • George

      Com tanto aplicativo de rádio decente da AppStore você ainda quer rádio FM em um iPhone?
      Compre um Nokia companheiro… :p

    • George

      Apenas um detalhe. Estes atalhos funcionam com uso da funcão de Custom URL Schemes do iOS, que permite enviar mensagens ao app usando URL personalizadas, como por exemplo:

      meuApp://some/path/here?foo=1&bar=2.

      O que fizeram no iOS 5.1 foi fechar o custom URL scheme para os Settings, mas esta função continua funcionando no restante do sistema, normalmente.

  • Leandro Elias Bichara

    Também não entendo o porque, uma vez que os atalhos são só links para outras partes do sistema, eles ajudam muito no uso do dia a dia.

    Uso diariamente os links criados pelo perfil do BDI.

  • Estou feliz no meu atual IOS, sei que não chegara nenhuma novidade foda na próxima atualização.

  • Ronaldo Tozette

    Caso não tenham notado através destes links é possível acessar áreas restritas com senha para quem fez uso das “restrição” nos ajustes, como por exemplo impedir pessoas não auorizada a editar as contas. Com os links é possível configurar o iCloud por exemplo, mesmo bloqueado com senha, o link pula a etapa da senha e te dá acesso direto as informações que antes fora bloqueado nos ajustes para edição. Isto permitiria a qualquer um desligar o modo rastreamento ou até apagar a conta do iCloud tornando o serviço de localização inútil em caso de roubo. Notei esta falha e não gostei, mas preferi não divulgar pois se alastrasse seria bem pior, mas vejo que a Apple já se deu conta disso.

    • Não, Ronaldo. No inicio eu até tirei o atalho para o iCloud por causa disso, mas depois vi que não é possível desligar a localização do Find My iPhone sem saber a senha. Portanto, é uma vulnerabilidade relativa.

      • Ronaldo Tozette

        iLex, você não consegue desabilitar, mas consegue apagar a conta o que consequentemente desligaria o servico. Tente apaga-la…

      • iLex, é possivel o ajuste de brilho, ligar o modo aviao ou coisas do tipo apenas solicitando por comando de voz (pelo Siri)?

      • Raphael Braga

        Sim, mas depois você viu que tem como APAGAR o iCloud? Só se apaga a conta com senha também?

        A minha solução para não desligarem o find mu iPhone é não permitir que alterem a localização, mas não sei se é possível apagar sem senha a conta do iCloud quando se usa o lin direto. Não quis testar =P

  • Bruno

    tinha que ter alguém com saco suficiente de mandar um email pro Tim pra ver o que acontece. Essa feature era ruim mas já me dava por satisfeito pelos atalhos.

  • LucasM

    Desde que a alternativa sai logo…

  • Renato Faria

    E viva o Jailbreak!
    Não troco o meu iOS 4.3.3 com jailbreak untethered pelo iOS 5 por nada!

  • Willian Sousa

    Enquanto a Apple não coloca estes atalhos no sistema de notificações, vou se SBSettings mesmo 🙂

  • André C

    Talvez seja só no beta. Na versão final deve Funfar!!!

  • Leonardo

    Talvez estejam retirando pois ouví dizer que o pessoal do devteam achou exploits no safari. Talvez exista aí uma brecha de segurança para poder se criar o jailbreak unthethered.
    Enquanto não tiver um atalho destes (como o SBSettings), foto no botão de volume, haptic feedback, iblacklist e outras coisinhas do genero, não tem como não deixar de ter um iphone jailbreaked.

  • Daniel Alencar da Silva

    Hhahahahahahha. Ri muito quando li o título. Eeee Apple. Espero q ele criem msm uma solução muito loca pra quebrar todos os concorrentes. E se bobear passa os do sbsettings.

  • Dea.R_Brasil

    E os apps que criam os atalhos…haviam sido aprovados e agora vão para o lixo??? ……..havia comprado um…haha ha 🙂

  • Walter

    É notória a “super brecha” no IOS, com esses atalhos.Imagine que um expert pode colocar um script para rodar e se apoderar de infos importantes, como contas de email, senhas de banco e muito mais.Em se tratando de informática tudo é possível. Imagine que se o jailbreack já mexe no sistema, o que faria um script !!!! Vejo este aparente bloqueio como medida de segurança.

  • EDINHO

    Vacilo da da Apple esses atalhos fizeram muitos usuários esquecer por hora o maravilhoso sbsettings
    Agora novamente a comunidade se voltara ao JB…
    REALMENTE NÃO DA PRA INTENDER UMA COISA QUE TINHA FICADO TÃO BOA AGORA VETADA
    Bom por essas e outras que digo “QUE VENHA A JAILBREAK”

  • Paulo Piau

    Pessoal me desculpem, mas acho que essa publicação do iLex foi muita persuasiva, não sejam cordeirinhos. Pensem

  • Frederico

    Na verdade a Apple pretende (acho) implementar isso naquela área de alternância de apps, não sei como chama quando a gente quer alternar entre um app e outro, clicando duas vezes no botão home.

    Elas vai por essas opções lá, haverá um botão, clica-se nele, abre uma janela superior com os “liga-desliga” desejados.

    Pode apostar.

  • Guilherme

    forma fácil e intuitiva. Just Works, Amarzing, são as palavras mais ditas hahaha user friendly

  • Guilherme

    YOU DON`T NEED TO LEARN NOTHING!

  • iMellies

    iLex, acredito que não permitirão estes atalhos no futuro pois o “ajustes” é justamente um diferencial da apple, tanto no mac como nos dispositivos móveis. É o que torna muita coisa “facil” pois quando você precisa configurar algo, já sabe exatamente onde encontrar, coisa que no mundo windows e android pode ser uma tarefa dificil dependendo do nivel do usuario.

    Permitir estes atalhos, imagino, abre precedentes para uma “desorganização” do dispositivo.

    Abraço.

    • GAP

      Campo de distorção da realidade ON.

  • Cara vou ser bem claro, o atalho que vcs fizeram é uma mão na roda, e o pessoal falando de jailbreak não vejo um motivo tão grande para se fazer jailbreak a unica coisa que acho legal no jailbreak é que com o celeste vc desbloqueia o bluetooth, as demais coisa o io5 já supriu!, mas vai de gosto!, não sou contra jailbreak pois já tive jailbreak no meu ipad, e tenho no meu ps3 poisos jogos não custão 5,6 dolares e sim 150, 200, reais , só não acho mais nescessário fazer no ipad

  • Adrian

    A pergunta que fica é:
    Por que liberar um novo iOS que veta uma possibilidade, mas não disponibiliza uma solução alternativa? Se a solução pode estar chegando ‘em breve’, porque não deixam a opção do link direto ativada até que se lance o iOS com a opção alternativa?

  • “O que todos gostaríamos de acreditar é que ela está fazendo isso porque planeja em breve propor uma alternativa própria para isso, de forma fácil e intuitiva.”

    Tomaraaa!

  • Andre

    Como faço para criar atalhos do 3g, wi fi e bluethoot como esta na foto acima? meu ios é o 5.01

    • É só ler o texto. 🙂