Notícias

Ming-Chi Kuo prevê desaceleração nas vendas de iPhones em 2024, com mudanças apenas em 2025

O analista Ming-Chi Kuo, conhecido por suas previsões precisas sobre produtos da Apple, apresentou uma visão pessimista para as vendas de iPhones em 2024 e destacou que as mudanças substanciais no hardware e software da marca só devem ocorrer em 2025.

Kuo observou que a Apple reduziu suas encomendas de iPhones 16 em 15%, sugerindo que as vendas estimadas para este ano podem atingir cerca de 200 milhões de unidades. Isso representa uma diminuição em relação aos modelos iPhone 15 e 14.

Várias razões foram apontadas para essa previsão negativa. Primeiramente, Kuo destacou a crescente pressão dos smartphones dobráveis no mercado de alto padrão, com muitas marcas Android oferecendo esses dispositivos, especialmente na China, onde os consumidores estão mostrando interesse crescente por eles.

Além disso, a recuperação da Huawei no mercado chinês desde o segundo semestre de 2023 foi notável. A empresa chinesa lançou um dispositivo premium independente de componentes ocidentais, anteriormente bloqueados pelos Estados Unidos.

Embora a Apple tenha sido reconhecida em 2023 como líder mundial em vendas e também na China, a Huawei demonstrou um forte desempenho no último trimestre, o que poderia continuar a afetar a competição no mercado.

Outro fator mencionado por Kuo é a importância crescente da inteligência artificial (IA) nos smartphones. Ele observou que a Samsung aumentou as entregas de seus modelos Galaxy S24 com recursos de IA em resposta à demanda.

Mudanças só em 2025

Por fim, Kuo antecipa que a Apple não fará grandes mudanças em seu design de iPhones até 2025 e que inovações significativas em IA podem não ocorrer até o próximo ano, o que pode afetar as vendas.

As especulações sobre os modelos iPhone 16 sugerem algumas mudanças de hardware, mas nada revolucionário.

No entanto, é relevante mencionar que Mark Gurman recentemente falou sobre um iOS 18 em desenvolvimento que pode trazer melhorias substanciais, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.

Os comentários de Tim Cook e do diretor financeiro da Apple durante os próximos resultados trimestrais (que acontecem essa semana) podem fornecer mais informações sobre as tendências de vendas a curto e médio prazo.

Botão Voltar ao topo