Saúde

Como ter acesso ao Certificado de Vacinação no seu iPhone

Conforme a campanha de vacinação contra a COVID-19 vai avançando, mais e mais pessoas tomam a segunda dose, completando assim o plano de imunização.

Isso é importante para reduzir o número de internações nos hospitais e de mortes diárias, fatos que já se refletem nas estatísticas oficiais.

Do lado burocrático, ter uma comprovação de que recebeu a vacina é importante para diversos casos. O que mais se destaca em um primeiro momento é o de viagens internacionais, visto que alguns países só permitem a entrada em seu território de pessoas já comprovadamente imunizadas.

Felizmente o Ministério da Saúde brasileiro disponibiliza para seus cidadãos uma forma fácil de ter um certificado de vacinação, em várias línguas, direto no iPhone.

Veja neste tutorial como instalar no seu.

Carteira de Vacinação Digital

O aplicativo Conecte SUS (disponível para iOS e Android) é quem gerencia todas as informações de vacinação do cidadão. Sua base de dados é automaticamente alimentada pelo SUS, sem a necessidade do usuário incluir nenhuma informação adicional.

Para usar o app, é necessário ter uma conta no site GOV.BR, cadastrando uma senha ao seu CPF. É um pouco burocrático, mas o cadastro também serve para ter acesso a outros serviços governamentais, portanto não esqueça a senha que você criar.

Com o cadastro feito, siga os passos:

  1. Baixe o aplicativo Conecte SUS
  2. Toque no botão Vacinas
  3. Selecione o registro de suas vacinas

Certificado Vacinação

Vale salientar que só aparecem as doses que você já tomou. Demora alguns dias para o registro ser realizado no app após a aplicação.

Certificado de Vacinação

Para quem já tomou as duas doses da vacina contra COVID (ou uma dose única, se for a da Jansen), já é possível emitir o certificado de vacinação direto do aplicativo.

No menu no topo da tela, é possível trocar o idioma para Inglês ou Espanhol, no caso de precisar usar em outro país.

Para imprimir uma versão em papel, basta tocar no menu de compartilhamento, no alto direito da tela (o quadrado com a flecha dentro).

Um QR code permite que qualquer um comprove no banco de dados do Ministério de que aquele certificado é autêntico.

É uma pena que não seja possível adicionar este certificado à Carteira do iOS (Wallet), como já acontece com o Cartão Nacional de Saúde, emitido pelo mesmo aplicativo.

Mas quem sabe não está nos planos da equipe de desenvolvimento?

Botão Voltar ao topo