SaúdeTutoriais

Como ativar o alerta de exposição à COVID-19 no seu celular

O recurso de registro e alerta de exposição à COVID-19 é uma parceria da Apple e Google e está funcionando no Brasil. Veja como ativar no seu aparelho iPhone ou Android


O Ministério da Saúde adotou a ferramenta disponibilizada pela Apple e pelo Google para usar os celulares para detectar se você teve contato com alguém que foi infectado pela COVID-19.

Essa ferramenta funciona tanto em iPhones quanto em dispositivos com Android, por isso não existe desculpa para não habilitar em seu aparelho.

É muito importante que o máximo de cidadãos participem desta iniciativa, pois é uma forma lógica e eficiente de evitar que a contaminação aumente sem controle.

Por isso, fizemos um tutorial detalhado, com tudo o que você precisa saber para ativar a ferramenta no seu aparelho. E vale tanto para usuários de iOS quanto de Android. 😉

Este tutorial é dividido nos seguintes tópicos:

        1. Instalando o aplicativo
        2. Ativando o alerta de exposição COVID-19
        3. Como comunicar um teste positivo
        4. Privacidade do usuário
        5. Como desabilitar o registro de exposição
        6. Quem deve usar o recurso

Instalando o aplicativo

Somente o aplicativo oficial do Ministério da Saúde é que tem acesso a esta ferramenta. Nenhum outro tem como oferecer a mesma funcionalidade. Então, fique esperto para não ser ludibriado por falsos apps.

Baixe o app oficial nos links abaixo, de acordo com seu sistema operacional:


Ativando o alerta de exposição COVID-19

Antes de tudo, é importante que você tenha a última versão do sistema atualizada no seu aparelho, pois isso é preciso para garantir que a API esteja integrada ao sistema. No iOS, a versão ativa é a 13.6; no Android você pode verificar seu sistema conforme as instruções deste link.

Ao abrir o aplicativo Coronavirus – SUS, ele mesmo já comunica para o sistema, que prepara tudo para ativar o recurso.

alerta de exposição COVID-19

No aplicativo existe um botão para ATIVAR/DESATIVAR o recurso, mas se você já ativou naquela primeira notificação do sistema, o rastreamento já está ativo, independente do app. Mas, mesmo assim, toque no botão do aplicativo para habilitar.

registro de exposição COVID-19

Como comunicar um teste positivo

Se você fez o teste para a COVID-19 e ele deu positivo, você deve informar isso ao aplicativo. Não é automático, se você não informar o sistema, ele não tem o poder de adivinhar que você está infectado. Por isso é tão importante você informar isso manualmente. Faça isso.

Primeiro de tudo, você precisa receber um código de 6 dígitos (eles chamam de token), que pode ser obtido no site governamental Validacovid. É lá que você valida seu exame positivo, antes de informar ao aplicativo. Isso ajuda a evitar fraudes e trolls que adoram fazer gracinhas.

Valida Coronavirus

Com o código em mãos, volte para o aplicativo Coronavirus – SUS e você verá na tela principal um botão dizendo “COMPARTILHAR TESTE POSITIVO”. Toque nele.

 

Digite o token na área solicitada. Pronto, você já fez a sua parte, agora fique em casa isolado e não saia nos próximos 14 dias. E tomara que você consiga resistir bem! 👍 #VaiDarTudoCerto

Privacidade

Se você tem receio de, ao informar o teste positivo ao aplicativo, que seus vizinhos vão todos saber que você está infectado e começar a te tratar diferente, não se preocupe. O recurso criado pela Apple e pelo Google nunca dirão quem é a pessoa que está infectada. Na verdade, nem eles sabem.

A informação sai do seu celular transformada em um número (token). Quem tem acesso a esse token não tem como saber que ele é do seu CPF, nome, endereço, telefone, etc. Nada. Ele só diz que uma pessoa anônima teve contato com outras pessoas, que serão avisadas através do mesmo aparelho que possui o token delas caso haja caso de contaminação.

Ninguém vai saber onde você foi, onde mora ou mesmo quem você é. Por exemplo, se seu teste der positivo e você informar ao aplicativo, seu vizinho até poderá receber o alerta no celular dele, mas nunca saberá quem é esse contato, pois pode ser tanto o vizinho quanto o atendente da padaria. É tudo anônimo.


Como desabilitar o registro de exposição

Se, por algum motivo, você não quiser mais participar deste grande ato de cooperação social para o controle da pandemia, você pode desabilitar o recurso a qualquer momento.

Não basta desinstalar o aplicativo. Você precisa ir nos Ajustes do sistema. No iPhone, ele fica em:

  • Ajustes > Privacidade > Saúde > Registro de Exposição

Desative e sua situação de saúde não será mais rastreada.

alerta de exposição COVID-19

Quem deve usar o recurso

Você, que está lendo este artigo, deve habilitar o recurso. Agora!

Este sistema só é realmente efetivo se todo mundo participar. Pois não adianta outras pessoas se esforçarem, se você não instalou no seu ou não comunica ao aplicativo que testou positivo. Ninguém será notificado e você estará contribuído para espalhar ainda mais essa praga, que prejudica a economia, a educação e as vidas de quem a gente ama, diretamente.

Então não seja a pessoa que fica criando teorias da conspiração e tendo medo de tudo. Faça algo efetivo para diminuirmos a contaminação do COVID-19 entre as pessoas. E uma das formas de fazer isso é usando a tecnologia a nosso favor.


Ajude a disseminar ao máximo esta informação: compartilhe este tutorial com todos os seus amigos, parentes e conhecidos (mesmo os que usam Android), para que o máximo de pessoas participem e ajudem a sufocar este vírus que afeta diretamente a vida de todos.

Botão Voltar ao topo