Rumores

Apple ainda prepara um serviço de assinatura de iPhones

Hoje em dia, quase todos os serviços da internet funcionam com o modelo de assinatura: você paga uma taxa mensal e ela te dá direito a usufruir daquele serviço enquanto estiver pagando. Apple Music, Spotify, Netflix e diversos aplicativos são exemplos disso.

Mas já imaginou se você pudesse ter uma assinatura em que te desse direito de usar um iPhone, sem precisar gastar rios de dinheiro para comprar um?

Pois a Apple pode estar preparando um serviço deste tipo, para facilitar a vida de quem não tem grana para pagar por um iPhone só seu.

Praticamente um aluguel

No Brasil, algumas empresas já oferecem este serviço de “celular por assinatura“.

A Porto Seguro, por exemplo, tem um plano de assinatura anual de aparelhos da Samsung para clientes do seu cartão Porto Bank.

Já quem procura assinatura de iPhone, tem a Allugator, que oferece o aluguel por um ano, por cerca de 50% do valor que custaria comprá-lo.

Outra opção que não é chamada de “assinatura”, mas na prática acaba sendo a mesma coisa, é o programa de parcelamento “iPhone pra Sempre” do Itaú. Você paga 21 parcelas fixas e tem direito a usar o aparelho que não é seu.

Porém, ao trabalhar com empresas terceirizadas estamos sujeitos a falta de opções de aparelhos, pois depende do estoque que eles tem disponível. A Allugator, por exemplo, não oferecia nenhuma opção para alugar o iPhone 14 quando estávamos escrevendo esta matéria.

O ideal seria se a própria fabricante propusesse este serviço, pois ela tem todos os modelos disponíveis para quem quiser.

E por isso a Apple pensa seriamente em entrar nesse mercado.

Aluguel de iPhone, by Apple

Este rumor é bem antigo, na verdade.

O próprio Mark Gurman já tinha revelado há tempos atrás que a Apple trabalhava nesse serviço e tinha previsão de lançá-lo junto com o iPhone 13 ou o iPhone 14. Porém, o tempo passou e nada foi anunciado.

Mas Gurman não desiste e nesse domingo disse em sua newsletter que a Apple continua trabalhando nessa opção, que acabou atrasando por “contratempos técnicos e de engenharia“, que fazem o desenvolvimento ser mais lento do que o esperado.

Quando (ou se) a Apple lançar esse serviço, ele provavelmente terá um outro grande diferencial em relação às opções que existem por aí: AppleCare+.

Esse super serviço de proteção da maçã (que infelizmente não está disponível no Brasil mas já ensinamos aqui como assinar fora) dá proteção total ao aparelho, mesmo em caso de quebra de tela ou amassados.

Os outros serviços citados acima exigem que o cliente devolva o aparelho em perfeito estado. Então, se após o tempo de aluguel o cliente quiser devolver, mas tiver riscos ou amassados no aparelho, provavelmente terá que pagar o preço completo dele.

Com o AppleCare+, qualquer imprevisto que acontecer com o iPhone poderá ser consertado e isso não comprometerá a assinatura.


Enfim, tudo isso por enquanto é apenas especulação. Oficialmente a Apple não anunciou nenhum serviço do tipo e tudo não passa de conversa de bastidor.

Outro ponto a ser considerado é se ele teria abrangência mundial ou só ficaria restrito aos Estados Unidos, como acontece hoje com o Apple Card.

Muitas perguntas, cujas respostas teremos que esperar até que a Apple decida nos responder.

Apple iPhone 14 Pro (128 GB) – Dourado
  • Tela Super Retina XDR de 6,1 polegadas com tela Sempre Ativa e ProMotion
  • Dynamic Island, uma nova forma de interação no iPhone
  • Câmera grande-angular de 48 MP para resolução até 4x maior
  • Modo Cinema, agora em 4K Dolby Vision até 30 qps
  • Modo Ação para vídeos em movimento com mais estabilidade
Botão Voltar ao topo