Desde o seu lançamento, em 2007, a Apple nunca vendeu iPhones desbloqueados nos Estados Unidos (se você comprar um hoje, não irá funcionar no Brasil sem gambiarras externas). No resto do mundo, é diferente: em muitos países onde há uma Apple Store física (como França e Inglaterra), há a possibilidade de escolher o aparelho sem subsídio, desbloqueado para qualquer país.
Mas segundo rumores, algo pode mudar a partir de 4ª feira.
Segundo o hacker @chronicwire (não sabemos até que ponto ele é confiável), as lojas da Apple nos EUA começarão a vender, a partir de quarta-feira dia 15, aparelhos completamente desbloqueados, que poderão ser usados em qualquer parte do mundo.
Isso significaria que brasileiros desavisados não teriam mais dor de cabeça ao comprar iPhones americanos e descobrir que ele é bloqueado com a AT&T. Ao mesmo tempo, será um meio bem mais barato de comprar do que no Brasil, o que pode fazer com que nossas operadoras finalmente baixem os preços. Mas não esperem os atuais US$199 do aparelho com contrato: o valor sem compromisso deve ficar entre os $550 e os $700.
Por enquanto, é só um rumor que saberemos se é verdade ou não apenas na quarta. Enquanto isso, ainda desaconselhamos a compra de aparelhos vindos do país norte-americano.