Há anos esperamos por uma iTunes Store (loja virtual de música) no Brasil, mas nunca tivemos nada além de boatos. Em maio deste ano, o jornal Folha de S. Paulo publicou a informação de que as negociações estavam finalmente sendo realizadas, com planos de lançamento para outubro. Mas datas nunca são fixas em se tratando de Apple.
Agora, é a Revista Época que contribui com o boato, através de seu colunista Bruno Astuto: a Apple já estaria montando sua base em São Paulo para coordenar a loja de músicas da Maçã.
Segundo o artigo, dois escritórios estariam sendo montados em São Paulo, com o objetivo de se tornarem sede das negociações com as gravadoras nacionais, que é quem nos impediu até hoje de termos uma versão nacional da iTS. O escritório também centralizaria a administração para a América Latina (até então apenas o México possui sua loja de músicas).
Hoje já existem músicas brasileiras na iTunes Store americana, mas os brasileiros não podem comprá-las com cartões de crédito nacionais. A vinda da loja para o Brasil, além de trazer preços em Reais, ajudaria muito a criar a cultura de compra de músicas em nosso país, graças à facilidade de procurar e baixar títulos de boa qualidade, direto no iPhone, iPod ou iPad.
As músicas compradas podem ser facilmente baixadas nos dispositivos da Apple, e poderíamos até ter acesso ao novo serviço iTunes Match, restrito por enquanto aos Estados Unidos.
Coincidência ou não, ontem a Apple começou a traduzir toda a App Store para a nossa língua. A chegada de uma iTunes Store influenciaria todas as lojas virtuais da Maçã.
Só nos resta esperar para saber se o boato realmente se tornará realidade. Vamos torcer que sim. :)