Rumores

Apple pode estar preparando aplicativo para competir com o Snapchat

Rumores afirmam que a Apple pretende lançar um aplicativo para se aventurar no mundo das redes de compartilhamento de foto e vídeo. O serviço, que seria lançado para iPhone e iPad, chegaria para rivalizar com aplicativos populares entre usuários do iOS como o Snapchat e o Instagram, que recentemente lançou o recurso Stories. Caso se confirme a informação, seu lançamento não deve demorar a acontecer.

Segundo o site de notícias Bloomberg, uma fonte ligada à Apple afirma que o aplicativo é real e vem sendo desenvolvido pela mesma divisão responsável pelo Final Cut Pro e pelo iMovie. Sua principal função seria o compartilhamento de fotos e vídeos com figurinhas, filtros e textos. A empresa estaria trabalhando para que ele seja também um app que poderia ser utilizado com apenas umas das mãos, seja para usar a câmera, fazer uploads de mídias, edições e compartilhamentos nas redes sociais.

O desenvolvimento da ferramenta estaria a cargo de Joe Weil, contratado no ano passado pela Apple para o cargo de estrategista de produto e aplicações de vídeo. Weil é conhecido por ser o co-fundador do serviço de vídeo blog KnowME (similar ao Instagram) e sua atuação como diretor executivo de criação na agencia de publicidade 321 Launch.

Ainda segundo a fonte, o aplicativo não será nativo no iOS 10 ou de uma versão futura do sistema. A Apple planeja lançá-lo para download gratuito através da App Store e, no futuro, agregar suas ferramentas de criação e edição no aplicativo de câmera do iPhone e do iPad.

Essa não é a primeira vez que a Apple aposta em redes sociais. Em 2010, quando lançou o Ping para iTunes, a maçã não esperava que a iniciativa fosse sufocada pelos serviços de streaming de áudio que funcionam como rede social, integrando perfis pessoais e de artistas na plataforma. O movimento da companhia em atualizar suas ferramentas com as tendências das redes sociais e mensageiros online é nítida. Recentemente, como vimos aqui em testes de betas, o próprio iOS 10 apresentará uma reformulação no iMessage, que ganhará recursos de interação como desenhos feitos à mão e Stickers.

Botão Voltar ao topo