O sideloading do iOS 17 talvez seja liberado apenas em países com legislação específica
Os rumores sobre a possibilidade da Apple liberar a instalação de aplicativos sem passar pela App Store estão agitados essa semana. O assunto atrai a atenção pelo fato de ser algo que a maçã sempre lutou contra.
O sempre bem informado Mark Gurman deu uma entrevista essa semana para o podcast do site MacRumors, em que afirma que a Apple não abrirá mão tão fácil de controlar os aplicativos a serem instalados em cada iPhone.
Para ele, apenas em alguns países em que a legislação obrigar ela permitirá que se faça o chamado sideloading.
Entenda o caso
A União Europeia está bem disposta a fechar o cerco sobre o que alguns chamam de “monopólio da Apple” em relação à App Store. Atualmente, todo e qualquer aplicativo para iPhone e iPad precisa passar por uma aprovação da equipe da maçã para poder ficar disponível na loja.
E considerando que a App Store é a única maneira de instalar aplicativos, a Apple acaba ficando no controle de tudo.
Para não ter complicações jurídicas, a Apple estaria já preparando o iOS 17 para permitir o sideloading, ou seja, a instalação de aplicativos através de outras fontes.
➽ Apple pode estar preparando o iOS 17 para aplicativos instalados por fora da App Store
Porém, Gurman esclarece que, segundo suas fontes, a Apple não cederá completamente, como alguns estavam imaginando.
Ou seja, ela não tem a intenção de mudar para a maioria das pessoas o modo como a App Store funciona.
Gurman diz que a empresa pretende liberar a instalação apenas nos países em que a legislação não permitir que exista apenas uma única fonte de instalação.
E a coisa será bastante discreta e sem alarde, para não divulgar muito a possibilidade. De fato, é provável que essa “novidade” não seja nem mesmo anunciada na WWDC, na apresentação do iOS 17, mesmo ela existindo nos códigos internos.
Eu acredito que será uma funcionalidade exclusiva da Europa. Eu acho que eles não vão se prejudicar e expandi-la globalmente se não precisarem.
Se você se lembra, houve uma mudança na Holanda em torno de aplicativos de namoro e a porcentagem lá. Lá você precisa instalar um perfil especial, passar por algumas etapas para fazê-lo e foi muito discreto.
Então, eu acho que eles vão seguir mais nessa direção. Eu ficaria um pouco surpreso se eles anunciassem na WWDC e fizessem disso um recurso de destaque para o consumidor. Eu acho que eles irão querer minimizá-lo o máximo possível.
Ou seja, nada mudará para o resto do mundo, pelo menos não no continente americano e Ásia (Brasil, EUA, etc). A não ser que a legislação um dia mude também nestas regiões.
Gurman ainda disse que tem mais informações sobre o iOS 17, mas falará delas nas próximas semanas.