Rumores

Algumas pistas do que pode vir no iOS 7

Pistas do iOS 7

Desde que o pai do iOS, Scott Forstall, foi afastado da Apple e seu lugar ocupado pelo gênio do design Jony Ive, todo mundo espera ansiosamente que a nova versão do sistema do iPhone venha com uma reformulação na sua interface, com características diferentes do que se viu até agora.

Baseado no que se diz por aí e algumas pistas deixadas pela própria Apple, já dá para tentar adivinhar o que veremos no dia 10 de junho, quando será apresentada uma parte do iOS 7.

Interface plana, com tons monocromáticos

O site 9to5mac já provou que possui boas fontes dentro da Apple, o que faz com que consiga informações em primeira mão. Segundo eles, a nova interface do iOS será algo mais plano, com menus e páginas de ajustes em tons monocromáticos tendendo para o preto e branco.

Na última atualização da App Store e do iTunes, a Apple já deixou algumas pistas, testando uma interface com tons de cinza. Se ela resolver adotá-la, a interface dos menus do sistema poderiam ficar como na imagem abaixo:

Interface com tons de cinza

Na verdade, já se pede por uma mudança do tipo desde o iOS 4, quando a interface do iPad já apresentava mudanças em relação a do iPhone. Mas desde 2007 a apresentação dos menus padrões não muda. Jony Ive pode finalmente mudar isso.

Claro que isso não significa que todo o sistema terá tons monocromáticos. Acredita-se que inicialmente apenas a interface dos menus padrões do sistema irão mudar, com a tela de aplicativos mantendo as cores de fundo e os ícones coloridos. Mas eles podem sofrer algumas sutis mudanças. Os brilhos e reflexos dos ícones do sistema devem deixar lugar a algo mais “plano”. Alguns exemplos disso já podem ser vistos em certos ícones de aplicativos atuais que adotaram já esta linha mais “clean“.

Ícones mais planos

Outro detalhe que apareceu no último iTunes 11.0.3 e que pode também ser adotado no iOS: um badge de atualização direto na tela de início, que indicaria que aquele aplicativo precisa ser atualizado sem precisar abrir a App Store para isso. Seria algo prático.

Faixa de atualização

Será uma transformação radical? Não sabemos ainda, mas provavelmente não. Talvez a transformação aconteça aos poucos e não todas de uma só vez. Mas o que podemos esperar é que com um novo comando, o iOS receba diversas modificações ao longo do tempo, mudando a tendência que seguia desde 2007.

Saberemos de mais detalhes no dia 10 de junho, quando faremos a cobertura completa do evento de apresentação do sistema. Não perca!

Botão Voltar ao topo