Reviews

Duas semanas com o iPhone 5s nas mãos: nossas impressões

iPhone 5s

Nesta sexta fez duas semanas que estamos usando no dia-a-dia o novo iPhone 5s e chegou o momento de dizer o que estamos achando dele até agora. :)

Performance

Todo o ano é a mesma coisa: a Apple lança um novo modelo que promete ser 2x mais rápido que a geração anterior. Mas o que isso significa no uso da vida real?

Bem, sendo bem sincero, em meu uso pessoal não encontrei nenhuma diferença significante em relação ao iPhone 5 que usava anteriormente. Os aplicativos abrem e rodam praticamente no mesmo tempo e enquanto eles não forem adaptados para a arquitetura 64 bits (o que deve demorar um pouco), não haverá muita vantagem.

Provavelmente, quem usa um iPhone 4 ou 4S sentirá muito mais diferença no uso normal e na rapidez do sistema.

Design

Com o mesmíssimo design externo do iPhone 5, a grande vantagem do 5s é que a pintura das laterais não arranha com tanta facilidade. A cor preta do antecessor, o iPhone 5, só é possível com uma camada de tinta, que arranha fácil e é alvo das maiores reclamações. No iPhone 5s Cinza Espacial, a tonalidade da cor é do próprio metal, dificultando os arranhões.

iPhone 5s

Touch ID

Uma das diferenças mais significantes e úteis do novo modelo é seu o leitor de digitais. Ele não é revolucionário e por si só não vale a troca do aparelho, mas sem dúvida é uma facilidade para o usuário, difícil de ficar sem depois que se acostuma. Ele e ideal para quem quer mais segurança no acesso ao seu aparelho, mas não gosta de ficar a todo momento digitando a senha (como eu, por exemplo). Basta tocar no botão com o dedo cadastrado e a tela é desbloqueada, o que é muito prático.

Na App Store, também é bem prático não precisar ficar digitando a senha a todo o download feito. Porém, infelizmente não resolve a vida de quem usa contas de vários países diferentes, pois o sistema só permite cadastrar as digitais para uma única conta.

Touch ID

Há sites na internet gritando aos 4 ventos que “há falhas de segurança no Touch ID“, o que é leviano e irresponsável. As “falhas“, na verdade, existem no sistema de identificação por digitais em si, não especificamente na nova função da Apple. Essas falhas não são novidade e há anos vemos histórias de fraudes no mundo inteiro em bancos e departamentos governamentais, com dedos falsos de borracha. O fato é que agora a Apple popularizou a biometria, colocando-a no celular mais famoso do mundo e é compreensível que as pessoas só agora coloquem no centro das discussões as brechas que este tipo de sistema tem. E é justamente por isso que a Apple ainda não permite que a digital seja usada para substituir senhas e cartões de crédito no iOS.

Uso no Brasil

Compramos o aparelho no dia do lançamento, nos Estados Unidos. Ele é desbloqueado conforme explicamos neste artigo e funciona perfeitamente com as operadoras nacionais. Como já prevíamos, ele não consegue se conectar à rede ultrarrápida 4G no Brasil, pois o modelo A1533 não aceita a banda 7 LTE. Mas de resto, tudo normal.

No momento, quem compra fora está tendo problemas em ativar o iMessage e o FaceTime pelo número de telefone, pois as nossas operadoras ainda não se adaptaram ao iPhone 5s. Mas isso deve ser resolvido até o lançamento oficial no país.

Capinhas e acessórios

Como possui exatamente o mesmo design externo do iPhone 5, todas as capas, películas e acessórios do iPhone 5 cabem perfeitamente no iPhone 5s, podendo-se usar as que são encontradas hoje no comércio.

Capa iLuv Capa iLuv
Capa iLuv Regatta para iPhone 5 que serve no iPhone 5s

Conclusão

Quem tem um iPhone 5, vale a pena trocar para o iPhone 5s?
Esta pergunta é feita por muitos de nossos leitores, mas a resposta, obviamente, é individual e cada um deve buscar as suas próprias necessidades. Mas não há diferenças tão marcantes que “forcem” esta mudança, e é bem provável que hoje o usuário do iPhone 5 não veja tanta vantagem em fazer o upgrade. Claro que há outros fatores em jogo, como preço de revenda do seu atual aparelho, que pode servir de subsídio para a troca de modelo.

Quem tem gerações anteriores, como o iPhone 4 ou 4S, sentirá um avanço bem maior na utilização e para estes, a mudança é muito bem-vinda. O iPhone 5s é um ótimo aparelho e é o melhor iPhone da atualidade. Quem resolver investir nele, não irá se arrepender. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo