Notícias

É verdade: os sensores do iPhone 5s estão desregulados

Desnível no iPhone 5s

Na última sexta, diversos sites internacionais começaram a divulgar um suposto problema: os sensores de nível e o giroscópio do novo iPhone 5s não apresentariam um resultado correto, com um desajuste de cerca de 2º. Como já estamos acostumados com este tipo de “escândalo” quando é lançado um novo iPhone, resolvemos comprovar com nosso aparelho antes de publicar qualquer coisa. Infelizmente, constatamos em nosso iPhone 5s o mesmo problema apontado pelos sites internacionais.

Como se trata de um final de semana, não pudemos dispor de instrumentos mais precisos de medição, mas caseiramente já é possível perceber que algo está errado com os sensores do iPhone 5s e também do 5c.

O aplicativo Bússola ganhou no iOS 7 um instrumento de medir o nivelamento, presente em dezenas de aplicativos da App Store. Para medições rápidas, como ao instalar uma prateleira em casa, isso é muito útil e quebra um galho. Porém, apesar de isso funcionar muito bem em iPhones mais antigos como os modelos 4, 4S e 5, nos novos aparelhos esta medição não é tão precisa assim.

Resolvemos tirar a prova com os próprios olhos, e a medição de nível do nosso iPhone 5s parece estar desajustada em 2º. Há casos, no entanto, que usuários reclamam de um desvio de 3º ou 4º, o que é muito preocupante, pois indicaria que não é um problema de software e sim dos aparelhos, que já saíram de fábrica desregulados. Se fossem todos com o mesmo grau de desnível, a solução poderia vir com uma simples atualização de iOS.

Confira nossas medições informais:

iPhone 5:

Medição no iPhone 5

iPhone 5s:

Medição no iPhone 5s

iPhone 5c:

Medição no iPhone 5c

Até mesmo o colorido iPhone 5c estaria impreciso em suas medições, segundo nossos testes.

Mas para quem não usa o aplicativo Bússola e nunca pregou uma estante na parede, o que isso influencia?
É bem verdade que não é todo mundo que usa a função e muitos nem sabem que ela existe em seu aparelho. Porém, um acelerômetro desregulado tem uma pequena influência também em jogos. Confira o que acontece na comparação do jogo Real Racing 3 ao colocar um carro andando, no mesmo nível, entre um iPhone 5 e um iPhone 5s:

YouTube video

Sem tocar no aparelho, o carro no iPhone 5s vai involuntariamente para a esquerda, enquanto que no iPhone 5 ele segue sua linha reta natural. Claro que isso não impossibilita de jogar, pois o cérebro humano se “auto-calibra” e permite que façamos as curvas de modo ajustado. Porém, não é nada agradável saber que se gastou uma grande quantidade de dinheiro em um aparelho que se propõe fazer medições precisas, mas não o faz. E ao saber que outros modelos antigos eram perfeitos, o consumidor se sente enganado ao comprar um produto “desregulado”.

Não podemos dizer se 100% dos aparelhos disponíveis hoje no mercado trazem este problema, mas nós e muitos outros ao redor do mundo constatamos o mesmo tipo de imprecisão. Há casos de quem tenha ido em uma Apple Store trocar e recebeu um aparelho sem o problema.

Não sabemos qual será a atitude da Apple e nem se isso será consertado com uma atualização de iOS (se possível). Mas gostaríamos que a empresa tomasse uma providencia o mais rápido possível para sanar esta falha.

Esperamos que, até ser lançado no Brasil em dezembro, este erro não aconteça mais.

Botão Voltar ao topo