Notícias

É verdade: os sensores do iPhone 5s estão desregulados

Desnível no iPhone 5s

Na última sexta, diversos sites internacionais começaram a divulgar um suposto problema: os sensores de nível e o giroscópio do novo iPhone 5s não apresentariam um resultado correto, com um desajuste de cerca de 2º. Como já estamos acostumados com este tipo de “escândalo” quando é lançado um novo iPhone, resolvemos comprovar com nosso aparelho antes de publicar qualquer coisa. Infelizmente, constatamos em nosso iPhone 5s o mesmo problema apontado pelos sites internacionais.

Como se trata de um final de semana, não pudemos dispor de instrumentos mais precisos de medição, mas caseiramente já é possível perceber que algo está errado com os sensores do iPhone 5s e também do 5c.

O aplicativo Bússola ganhou no iOS 7 um instrumento de medir o nivelamento, presente em dezenas de aplicativos da App Store. Para medições rápidas, como ao instalar uma prateleira em casa, isso é muito útil e quebra um galho. Porém, apesar de isso funcionar muito bem em iPhones mais antigos como os modelos 4, 4S e 5, nos novos aparelhos esta medição não é tão precisa assim.

Resolvemos tirar a prova com os próprios olhos, e a medição de nível do nosso iPhone 5s parece estar desajustada em 2º. Há casos, no entanto, que usuários reclamam de um desvio de 3º ou 4º, o que é muito preocupante, pois indicaria que não é um problema de software e sim dos aparelhos, que já saíram de fábrica desregulados. Se fossem todos com o mesmo grau de desnível, a solução poderia vir com uma simples atualização de iOS.

Confira nossas medições informais:

iPhone 5:

Medição no iPhone 5

iPhone 5s:

Medição no iPhone 5s

iPhone 5c:

Medição no iPhone 5c

Até mesmo o colorido iPhone 5c estaria impreciso em suas medições, segundo nossos testes.

Mas para quem não usa o aplicativo Bússola e nunca pregou uma estante na parede, o que isso influencia?
É bem verdade que não é todo mundo que usa a função e muitos nem sabem que ela existe em seu aparelho. Porém, um acelerômetro desregulado tem uma pequena influência também em jogos. Confira o que acontece na comparação do jogo Real Racing 3 ao colocar um carro andando, no mesmo nível, entre um iPhone 5 e um iPhone 5s:

Sem tocar no aparelho, o carro no iPhone 5s vai involuntariamente para a esquerda, enquanto que no iPhone 5 ele segue sua linha reta natural. Claro que isso não impossibilita de jogar, pois o cérebro humano se “auto-calibra” e permite que façamos as curvas de modo ajustado. Porém, não é nada agradável saber que se gastou uma grande quantidade de dinheiro em um aparelho que se propõe fazer medições precisas, mas não o faz. E ao saber que outros modelos antigos eram perfeitos, o consumidor se sente enganado ao comprar um produto “desregulado”.

Não podemos dizer se 100% dos aparelhos disponíveis hoje no mercado trazem este problema, mas nós e muitos outros ao redor do mundo constatamos o mesmo tipo de imprecisão. Há casos de quem tenha ido em uma Apple Store trocar e recebeu um aparelho sem o problema.

Não sabemos qual será a atitude da Apple e nem se isso será consertado com uma atualização de iOS (se possível). Mas gostaríamos que a empresa tomasse uma providencia o mais rápido possível para sanar esta falha.

Esperamos que, até ser lançado no Brasil em dezembro, este erro não aconteça mais.


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo