Redes Sociais

Instagram prepara nova plataforma de microblogging para substituir o Twitter

A Meta (empresa que gerencia o Facebook, Instagram e WhatsApp) prepara nova plataforma de microblogging integrada ao Instagram, para desafiar o Twitter.

Através de um e-mail compartilhado com um seleto grupo de criadores, foi revelado que o novo aplicativo da Meta será totalmente baseado em texto e terá integração parcial com o Instagram.

Clone do Twitter

Os usuários poderão manter sua verificação e nome de usuário do Instagram, enquanto todos os seus seguidores receberão uma notificação para segui-los na nova plataforma, que ainda não possui um nome definido.

A plataforma baseada em texto da Meta será descentralizada e interoperável com o Mastodon, que é construído com base no protocolo ActivityPub.

A Meta tem a intenção de atrair figuras públicas de destaque para obter acesso antecipado, como atletas, atores, produtores, showrunners e comediantes.

Em sua nota para esses criadores, a Meta reconheceu que o Mastodon, o Bluesky e outros aplicativos saíram na frente na corrida para construir o próximo Twitter.

No entanto, a empresa ressaltou que possui a vantagem de ter acesso a bilhões de usuários por meio de sua família de aplicativos, que inclui o Instagram, o Facebook, o WhatsApp e o Messenger.

O novo aplicativo descentralizado, codinome P92 ou Barcelona, conforme relatado pelo MoneyControl, pretende oferecer um espaço separado onde criadores e figuras públicas possam compartilhar atualizações relevantes sobre seus interesses.

Integração com o Instagram

Segundo Lia Haberman, autora do boletim informativo de mídia social ICYMI, o aplicativo usará as mesmas diretrizes da comunidade do Instagram.

Os usuários também poderão fazer login com suas credenciais do Instagram, e bloqueios e palavras ocultas do Instagram serão transferidos para a nova plataforma.

Além disso, recursos de segurança, como autenticação em duas etapas e relatórios de spam, serão incorporados desde o início.

De acordo com fontes de Haberman, as postagens em texto terão um limite de até 500 caracteres, e os usuários poderão enviar fotos, links e vídeos de até cinco minutos de duração.

Assim como no Twitter e em outros aplicativos concorrentes, haverá um feed onde os usuários poderão curtir, responder ou repostar conteúdo.

Embora a Meta tenha se recusado a comentar sobre as informações vazadas, ela não contestou a precisão das mesmas.

O lançamento estaria previsto para acontecer nos próximos meses, durante o verão no Hemisfério Norte.

Botão Voltar ao topo