Redes Sociais

Aplicativo Facebook Lite para iOS será desativado no Brasil

Em breve, o aplicativo Facebook Lite será desativado para usuários brasileiros de iPhone.


Há um pouco mais de um ano, o Facebook surpreendia a todos ao disponibilizar uma versão mais leve de seu aplicativo, que gastava menos bateria e dados de internet.

De fato, a versão lite foi especialmente pensada para mercados emergentes, onde grande parte da população é formada por classes econômicas mais baixas.

Mas 16 meses depois, ele será desativado em nosso país.

A questão, claro, é econômica.

Para consumir menos banda e energia, o app reduz diversas animações da página, além de alguns recursos. O problema é que muitos desses recursos é que garantem a rentabilidade do site, com propagandas, vídeos e conteúdo patrocinado.

Então, o projeto não tinha como sobreviver por muito tempo. Ele foi iniciado para cativar muitos que não tinham acesso à rede de Zuckerberg, mas agora que já foram “fisgados“, retira-se a versão Lite para empurrar todos à versão completa, onde os usuários podem ser controlados de forma mais efetiva.

Facebook Lite desativado

Os que ainda usam a versão Lite no iPhone estão recebendo uma notificação quando abrem o app, comunicando que ele será desativado em breve.

Facebook Lite desativado

Há alguns meses que o aplicativo não está mais disponível na App Store brasileira, mas ainda pode ser encontrado em alguns países, como os Emirados Árabes, por exemplo. Quem chegou a baixar alguma vez em sua conta brasileira, pode ainda recuperá-lo na aba de compras feitas na App Store.

Mas por que alguém com iPhone precisaria de uma versão Lite?

Há muitos usuários de aparelhos mais antigos, com sistemas operacionais que nem são mais atualizados ou com capacidade reduzida de 32 ou 16 GB. Para estes, uma versão que exige menos do processador e ocupa menos espaço interno sem dúvida era uma maneira de ter acesso facilitado à rede social.

Seria essa a grande oportunidade de sair de vez do Facebook???

Via
Dica da Dalva Verônica, via Twitter
Botão Voltar ao topo