2010ARQUIVOOpinião

Previsões, chutes e rumores para 2010 no mundo do iPhone OS

Ano novo é tempo de previsões sobre o que está por vir, e pelo que parece, 2010 pode nos reservar muita coisa boa. Como rumores e chutes são bem numerosos, vamos nos concentrar naqueles que são mais prováveis de acontecer neste ano. Prepare suas expectativas! :)

Tablet da Apple

O rumor é antigo, mas os indícios começaram a ficar convincentes no último mês de 2009, com o registro do domínio islate.com pela Apple e com a marcação de um evento misterioso fora da calendário habitual para o final de janeiro.

O que se diz é que será um dispositivo totalmente novo, na qual nem imaginamos. Mas é muito provável que rode o mesmo iPhone OS que conhecemos, adaptado a uma tela de 7 a 10 polegadas. Isso quer dizer que poderiam rodar os atuais aplicativos, não em tela cheia mas em uma parte dela, como widgets. Alguns apostam na capacidade de 120GB.

A previsão é que ele seja anunciado ao mundo no dia 26 de janeiro (marque na agenda, cobertura completa aqui no Blog), com início provável de venda nos Estados Unidos e Europa em março. Para o Brasil, talvez demore um pouco mais, principalmente se ele possibilitar o uso de 3G e/ou conexão wi-fi, que exigem homologação da Anatel.

Lançamento do beta do OS 4.0

Como todo o ano, a Apple deve lançar uma nova versão do seu sistema operacional, de número 4.0. E geralmente é na metade de março que ela faz um evento onde expõe as novidades e distribui a versão beta para que os desenvolvedores possam se adaptar às mudanças. Chute de data para a apresentação do SDK 4.0 beta: 16 de março.

WWDC’10

A Worldwide Developers Conference é um evento que acontece todos os anos em San Francisco, com desenvolvedores Apple do mundo inteiro. Desde 2007 é o palco preferido para anúncios de lançamento importantes, como novos iPhones e novo sistema operacional. Chute para a data da conferência: 7 de junho.

Novo iPhone 4

O nome provavelmente não será este, mas sabemos que será um novo aparelho, de maior performance e com várias novidades em relação aos modelos anteriores. Espera-se um processador mais potente, mais memória (talvez 512MB, o dobro do atual 3GS), câmera de 5 Mpixels, Wi-Fi 802.11n, melhor bateria e capacidades de até 64GB. Talvez a traseira emborrachada finalmente torne-se realidade. E claro, talvez alguma novidade que ainda nem imaginamos. Lançamento entre junho e primeira metade de julho.

Nos EUA, a AT&T deve perder a exclusividade de venda.

iPhone OS 4.0

Junto com o novo iPhone vem também um novo OS para todos os modelos. Como novidades, a Apple poderia nos presentear com um multitasking limitado (limite de 3 aplicativos abertos ao mesmo tempo, por exemplo), possibilidade de apagar ligações individualmente, mudanças na tela de início (como a implementação de categorias), bloqueio de chamadas externas e outras melhorias.

Novo iPhone no Brasil

O novo modelo anunciado em junho deve chegar em terra brasilis somente entre agosto e setembro. A esperança é sempre a última que morre, e pode ser que a disputa entre as 4 operadoras oficiais nos tragam ofertas e condições melhores para a compra do iPhone. Mas o pessimismo indica que todas elas terão preços muito parecidos, como sempre.

Novo iPod touch

Setembro é a época que a Apple costuma atualizar sua gama iPod. O palpite mais seguro é que finalmente sejam disponibilizados os tão esperados iPods touch com câmera de vídeo. Processador igual ao último iPhone, com o dobro de capacidade (ou seja, 120 GB, caso os celulares tenham 64 GB). Possível mudança no design. Arrisco a dizer que possa trazer recepção de rádio FM. Chute para a data da apresentação: 7 de setembro.

App Store

Presume-se que a quantidade de aplicativos disponíveis na loja da Apple possa ultrapassar as 300.000 unidades até o final do ano.

 

Previsões são previsões, que podem ou não acontecer. Estas que foram expostas aqui se baseiam no calendário constante que a Apple sempre segue. Podem haver mudanças de planos de última hora (como aconteceu em 2009), mas com Steve Jobs de volta ao comando, é mais difícil disto acontecer.

Preparados para um ano cheio de novidades? :)

Botão Voltar ao topo