Opinião

Apple e sua maneira de atrair a atenção durante a MWC

Apple car

Hoje começa em Barcelona a Mobile World Congress (MWC), um dos principais eventos do ano no mundo mobile, que se transformou em um local em que as empresas revelam novidades de diversos tipos. Mas a Apple não participa de congressos; então, como chamar a atenção e tentar diminuir as novidades dos concorrentes?

Soltando rumores.

O rumor da semana passada que fez a volta na web foi a da especulação sobre a Apple estar pensando em construir carros. E, coincidentemente hoje, no início da MWC, chega a público a informação que a empresa fez uma alteração em seu contrato social na Suíça, incluindo a fabricação de carros e veículos em seu registro comercial.

A alteração do registro inclui:

– Aparelhos de locomoção por terra, ar ou água; componentes de hardware eletrônico para veículos automotivos, vagões e locomotivas, navios e aeronaves; dispositivos anti-roubo; bicicletas; carros de golfe; cadeiras de rodas; bombas de ar; motocicletas; peças de reposição e acessórios para os artigos referidos.

A Apple está mesmo pensando em lançar um carro? Não sabemos, mas em caso positivo, com certeza deverá demorar muito ainda, o que seria meio cedo para já alterar qualquer registro comercial. E o fato desta informação vir à tona justo hoje, dá a impressão de que tudo isso seja apenas chamariz para desviar a atenção da imprensa tecnológica.

Não é a primeira vez que a Apple faz isso. Em 2011, coincidentemente na mesma época da feira de Barcelona, aumentaram enormemente os rumores sobre um possível iPhone mini, inclusive com “fotos vazadas” sendo publicadas por diversos sites. Na época, discutimos aqui a enorme coincidência destes rumores surgirem justamente naquela época; depois disso, nunca mais se falou no tal iPhone mini.

Não é por acaso, também, que a Apple já anunciou um evento para semana que vem. Anunciando antes (e mostrando algumas estruturas misteriosas), ela consegue manter a atenção da imprensa mesmo durante a semana de um dos maiores acontecimentos tecnológicos do ano, no qual ela não está presente oficialmente.

Botão Voltar ao topo