Notícias

Vivo passa a permitir conversão de SIM físico para eSIM direto nos Ajustes do iOS

Desde o iOS 17.2 a Apple implementou no Brasil a possibilidade do usuário converter o chip físico da operadora (cartão SIM) em um eSIM, direto nos Ajustes do iOS.

Porém, na época apenas a Claro ofereceu essa facilidade. Clientes da Vivo tinham que passar pelo aplicativo para realizar o procedimento ou então ir em uma loja da operadora e ficar exposto a todo o tipo de tática mequetrefe de venda que geralmente eles te empurram nesses momentos.

Mas isso mudou recentemente, com a Vivo também disponibilizando o recurso nativo do sistema.

Agora, clientes da operadora podem fazer todo o procedimento direto nos Ajustes, sem nenhuma burocracia.

Para ter acesso ao recurso, o cliente precisa ter pelo menos o iOS 17.5.1 instalado. Essa versão atualiza os ajustes da operadora, habilitando o serviço no aparelho.

Qual a vantagem de trocar para eSIM?

Muitos ainda se perguntam qual a vantagem de se usar um eSIM. Bem, podemos listar algumas aqui:

  • Mais de um número no aparelho: Se você começar a usar eSIM no seu iPhone, poderá ter mais de um número no aparelho, pois ou você usa o slot físico vago para colocar outro chip ou então você pode ativar outro eSIM com outro número.
  • Segurança: O eSIM é integrado ao hardware do dispositivo, o que pode oferecer uma camada extra de segurança em comparação com o SIM físico, que pode ser removido e inserido em outro dispositivo. Além disso, se seu iPhone for roubado, o ladrão terá trabalho para desabilitar o sinal do seu número, dando tempo de você localizar o aparelho.
  • Durabilidade: Como o eSIM é um chip integrado, não há risco de desgaste ou danos físicos que podem ocorrer com cartões SIM tradicionais.

Com o tempo e a popularização do eSIM no país, a tendência é que seja muito mais fácil tanto a instalação quanto a transferência de eSIMs para outros aparelhos.

No futuro, novos iPhones no Brasil podem chegar sem entrada para o cartão físico (como já acontece em aparelhos dos EUA), então quanto antes você mudar para a nova tecnologia, melhor será no momento de trocar de iPhone.

17 Comentários

  1. Este ano, viajei pela primeira vez para os Estados Unidos. Contratei o roaming internacional para o meu chip da Tim (roaming via At&T), mas também comprei um chip internacional da T-Mobile. A ativação do T-Móbile foi com um simples QR CODE. Lá usei por cerca de 10 dias. Minha esposa comprou um iPhone em Miami, e em menos de 2 minutos, transferi o chip virtual do meu aparelho para o novo iPhone dela. Sem burocracia, sem complicações, sem mimimis. Bastou dar o comando, aproximar os iPhones e digitar os códigos de confirmação de transferência. De volta ao Brasil, converter o chip físico dela, que era da Vivo, para virtual foi um parto. Persistimos por 2 dias, fazendo 2 solicitações distintas até conseguir o “milagre” da conversão. Experiência simplesmente terrível.

    1. Realmente com QR Code é MUITO mais fácil tudo.
      Recentemente adquiri um eSIM da TIM e outro da Claro. O da TIM me deu um QR Code que eu posso reutilizar sempre que trocar de aparelho. Já o da Claro me disseram que o QR era válido apenas uma vez, se eu trocasse de aparelho tinha que ir de novo na loja.
      O que estraga no Brasil é a burocracia pré-histórica das nossas operadoras…

      1. No ano passado a tim me disse que o QR code era de uso único e foi chato conseguir por eu estar fora do estado do ddd. Torço para eles terem mudado isso.
        uma dúvida: para quem só tem e-sim, dá para usar um iPhone antigo com SIM e eSIM e de alguma forma nesse processo de conversão concluir o eSIM em um outro iPhone só com eSIM?

          1. Sim, foi exatamente o que aconteceu comigo. Como os novos só tinham eSIM e eu estava fora do estado originário do DDD, foi difícil encontrar uma loja TIM que me desse um eSIM mantendo meu número. Por ela não permitir migrar o eSIM já ativado em um aparelho para outro, pensei que talvez nesse momento em que um SIM está sendo transformado em eSIM pudesse gerar um link ou QR Code, perimindo a captura e ativação no novo aparelho.

            Aproveitando, uma dica para quem for aos EUA. T-Mobile e Verizon disponibilizam Free Trial realmente sem pegadinha e a ativação do eSIM é direto no app deles.

    2. Amigo, tudo bom? Me tire essa dúvida por favor: é possível usar um Nano SIM/e-SIM de operadora americana, com roaming internacional, no Brasil?

      1. Meu e-SIM da T-Mobile, ao entrar no Brasil, passou a usar o roaming da operadora Vivo. Porém, começou a solicitar o desbloqueio através do aplicativo de gestão da T-Mobile para liberar o uso de SMS e chamadas. Acho que seria necessário contratar um “pacote” adicional para permitir o uso, que seria via operadora Vivo.

        1. Obrigado pela resposta. Qual modelo do seu iPhone, qual plano da T-Mobile que você usou e qual foi o valor em dólares?

          1. Comprei o e-SIM da América Chip aqui no Brasil, que é uma parceira comercial da Nomad. Paguei U$43,00 por 30 dias. O chip era supostamente ilimitado com 1 linha de voz, mas a operadora T-Mobile impõe regras de uso, como a redução de velocidade ao compartilhar a conexão. De um modo geral, funcionou muito bem. O roaming da TIM via AT&T custou R$ 50,00., e dava direito a 20GB com ligações e SMS ilimitados.

          2. Obrigado novamente. Mas você sabe dizer se a funcionalidade "Ligações Wi-Fi em dispositivos compatíveis conectados ao iCloud" chegava a aparecer em Ajustes>Telefone>Operadora?

          3. Amigo, não prestei muita atenção, mas o e-Sim internacional da T-Mobile e o meu chip em roaming AT&T funcionaram relativamente bem. Minha preocupação principal era ter acesso à internet, pois para fazer ligações de qualidade, posso usar o FaceTime ou WhatsApp, que não dependem especificamente das operadoras, mas da qualidade da internet que elas comercializam.

  2. Interessante. Para transferir um E-sim de um iPhone antigo para um novo, também disponibilizam essa facilidade de não ter que ir a uma loja física?

  3. Top. Alguém que tenha vivo easy (prime ou não prime) já fez a migração do físico para o e sim no iPhone? Na loja já vi relatos que é possível, mas dependendo da loja eles colocam restrição. Na minha localidade não tem loja própria, só revendas, mas quando estive em uma ano passando ao viajar falaram que era possível, só que fiquei com medo porque estava prevendo trocar de aparelho no fim daquele ano que de fato ocorreu, aí minha dúvida é se é possível migrar sendo vivo easy direto pela configuração do iOS. Se alguém souber, e puder informar, agradeço.

    1. Fiz o meu pelo aplicativo da vivo, mas é preciso estar conectado à um rede Wi-Fi, pois você perde o sinal do chip e pra concluir a mudança, precisa ter acesso à internet.

      1. Entendi. Mas se refere ao app Vivo normal mesmo sendo vivo easy ou pelo app Vivo Easy? Pergunto porque normalmente o app “normal” não aceita login do “easy” , mas não tentei recentemente

Botão Voltar ao topo
//