iOS 18

iOS 18 permitirá colocar outros apps de câmera no atalho da tela bloqueada

Desde o iOS 11 e o lançamento do iPhone X, a Apple disponibilizou na tela bloqueada dois práticos atalhos para rápido acesso à Câmera e à Lanterna do aparelho.

Eles ajudam bastante, mas possuem um grande porém: desde aquela época eles são fixos e imutáveis, não permitindo ao usuário mudar a função deles para apps que considerem mais úteis.

O iOS 18 pretende mudar isso pela primeira vez, deixando o usuário trocar a função deles para uma gama de opções diferentes.

A notícia ruim é que você não pode colocar qualquer app no atalho. Mas a boa é que em breve será possível, como por exemplo, substituir o atalho de Câmera por outro de sua preferência.

Apps disponíveis na Central de Controle

Na verdade, não é possível colocar qualquer app diretamente no atalho. Se você tentar colocar o WhatsApp, por exemplo, não conseguirá. Pelo menos não por enquanto.

Isso porque a Apple permite colocar apenas controles presentes na Central de Controle, como por exemplo, Calculadora, Modo Escuro, Cronômetro, Timer e vários outros.

iOS 18 - Atalho na tela bloqueada Lockscreen

Mas calma, que melhora. No iOS 18 a Apple também está facilitando para que os aplicativos de terceiros possam oferecer controles próprios que possam ser disponibilizados na Central de Controle.

Isso significa que virtualmente qualquer app poderá de adaptar à Central de Controle e ter um atalho disponível, que poderá ser adicionado à tela bloqueada também.

Por exemplo, para fazer fotos há quem prefira usar outros aplicativos além do nativo Câmera do iOS. Caso esses apps de câmera, como Halide, Spectre ou outro, resolvam disponibilizar integração com a Central de Controle, eles poderão ser incluídos no atalho na tela bloqueada.

E a Apple quer facilitar ao máximo isso.

API com privilégios especiais

Em uma das sessões da WWDC 24, a Apple anunciou que está disponibilizando uma nova API que concede privilégios especiais para aplicativos de câmera adicionados à tela de bloqueio.

Com isso, os apps terão o mesmo comportamento que os aplicativos nativos, abrindo imediatamente quando o atalho é pressionado.

Com a nova API “LockedCameraCapture”, ao substituir o atalho da câmera do sistema por um aplicativo de terceiros, os usuários terão uma experiência mais integrada e ágil.

O principal objetivo dessa API é garantir que a câmera seja acessada instantaneamente, sem a necessidade de autenticação via Face ID ou Touch ID, assim como acontece com o aplicativo de câmera nativo da Apple.

Isso visa garantir a melhor experiência possível para o usuário, com as extensões do app exibindo a visualização da câmera imediatamente, sem telas de boas-vindas ou outros obstáculos.

No entanto, por questões de segurança, essas extensões não terão acesso à biblioteca de fotos do usuário sem autenticação. Além disso, elas não podem interagir com a rede ou outras partes do sistema, preservando a privacidade e segurança dos dados.

Uma pista para o iPhone 16?

Alguns rumores afirmam que o próximo iPhone 16 Pro poderá contar com um novo botão dedicado à captura de imagens, potencialmente permitindo aos usuários abrir seu aplicativo de câmera favorito com um simples toque.

Será que o iOS 18 já estaria preparando as condições para que o sistema acolha esse novo botão e os apps já estejam preparados para isso?

O rumor é estranho, ainda mais que o atual Botão de Ação do iPhone 15 Pro já é capaz de incluir também apps que estejam integrados à Central de Controle. Precisa de um botão a mais para isso?

O iOS 18 está em fase de testes entre desenvolvedores e deve ser liberado para o grande público apenas em setembro. Até lá, acompanhe todas as novidades que virão aqui no BDI.

Botão Voltar ao topo