IntelligenceNotíciasReviews

Testamos a Apple Intelligence em português, e ela é divertida

A maçã está implementando a sua inteligência artificial em Português do Brasil, e o Blog do iPhone já teve a oportunidade de testá-la.

A novidade chegou no primeiro beta do iOS 18.4, cuja versão final é esperada para o início de abril.

Confira agora alguns destaques da Apple Intelligence e como ela pode beneficiar o usuário no dia a dia.


O que a Apple Intelligence tem de diferente?

Nada. Ela não traz nenhum recurso que não possa ser facilmente feito em outras IAs, como o ChatGPT.

Mas isso não significa que não seja uma grande funcionalidade para usuários de iPhone. Isso porque, quando integrado ao celular que você carrega o dia inteiro com você, traz praticidade nas suas tarefas corriqueiras, sem precisar apelar para apps externos.

Confesso que, ao testar a Apple Intelligence, eu me surpreendi ao entender como é legal (e prático) ter tudo pronto para você usar.

E vou explicar cada detalhe a seguir.


Categorias no Mail

Se você usa o app nativo de emails do iOS, o Mail, se beneficiará com a categorização de mensagens recebidas, como já acontece em outros apps, como o Gmail.

O sistema agora separa todas as mensagens recebidas em categorias denominadas Principal, Transações, Atualizações e Promoções. Assim fica mais fácil selecionar o que ler quando você recebe muitos emails na semana.

Uma coisa curiosa é que, apesar dessa categorização aparecer somente para quem tem Apple Intelligence, ela abrange também dispositivos que não são compatíveis com a IA da Apple, como é o caso do iPhone 13 (obrigado, Daniel!).


Ferramentas de Escrita

Seja para revisar um e-mail importante ou reformular um texto no Notas, você poderá contar com a IA integrada para lhe ajudar a melhorar a sua escrita, mudar o tom ou até mesmo resumir um texto grande.

Com as ferramentas, você pode fazer:

  • Correção gramatical e ortográfica automática.
  • Reescrita inteligente com ajustes no tom (mais amigável, profissional ou concisa).
  • Resumo rápido, extraindo os principais pontos do texto.
  • Transformação em lista ou tabela para organizar informações com mais clareza.

É ainda cedo para avaliar, mas em nossos primeiros testes, o resultado não foi tão bom quanto o obtido com o ChatGPT. Mas em breve faremos mais testes.


Resumo de Notificações

Quando você recebe várias notificações de uma mesma pessoa ou app, o sistema cria um resumo do assunto de todas elas, para adiantar a você antes de abri-las.

Mas há muitas histórias de quem já testou em inglês de casos complicados em que este resumo ou alterou o sentido das mensagens, ou resumiu com frieza notícias delicadas.

Vamos ver como se comporta em português.


Resumo de artigos no Safari

No Modo Leitor do Safari, agora há a opção de gerar um resumo do artigo, facilitando a compreensão do conteúdo sem precisar ler o texto inteiro.

Se já era comum muitos lerem só as manchetes das notícias sem se aprofundar no conteúdo escrito, agora a tendência é piorar.

E é assim que se mata o conteúdo de qualidade na internet…


Transcrição de áudio

Com a Apple Intelligence você pode gravar uma nota de áudio (no app Notas) e ela será transcrita para você ter a versão escrita do que foi dito. Muito prático para gravar reuniões ou aulas da faculdade.

Há também uma opção de resumo caso o texto for muito longo, o que facilita para você ter os principais pontos do áudio. Muito prático.


Genmoji

Está querendo usar em sua mensagem uma imagem que ainda não existe no padrão Emoji? Não tem mais problema, você poderá criá-la na hora.

Com o Genmoji, você mesmo cria seus emojis, apenas descrevendo o que você quer. A IA irá lhe propor algumas sugestões até você escolher a que gosta mais.


E tem mais!

Claro que há bem mais coisas para serem testadas na Apple Intelligence, e estamos fazendo isso neste momento.

Mas do pouco que experimentamos, o que mais nos chamou a atenção é a praticidade de ter as ferramentas na ponta dos dedos, sem precisar procurar sites ou aplicativos externos.

A inteligência artificial promete se integrar cada vez mais em nossas vidas, e o curso normal é que as ferramentas fiquem disponíveis de forma cada vez mais fácil. O que a Apple está fazendo não é uma revolução e sim se adaptar à nova realidade mundial.

E esse pode ser um primeiro passo para, lá na frente, começar a propor coisas novas.

Este artigo será atualizado com mais conteúdo, para cobrirmos todas os detalhes dessa novidade. 😉👍

9 Comentários

  1. Tiveram que fazer instalação de raiz para conseguir usar o AI? Já instalei o 18.4 mas em todas as línguas que coloco aparece a mensagem: “Apple Intelligence não está disponível quando Siri está definido para Português (Brasil)” 🤷🏻‍♂️

      1. Só consegui, mudando a língua do equipamento para PT_BR e alterando a região para Brasil. Não foi necessário VPN. Voltando a colocar PT_PT deixa de funcionar novamente.

        1. Mas isso é o básico. A AI só funciona quando o aparelho está configurado em idiomas e regiões compatíveis. Em Portugal a Apple ainda não liberou a Apple Intelligence, portanto, se estiver configurado para o país, não aparecerá mesmo.

  2. Categorias no Mail

    Não será apenas para a AI da Apple, tenho um iPhone 13 e na versão 18.3.1, e a categoria está funcionando, só vi agora pq ontem que mudei a língua para inglês.
    Talvez no .4 estará disponível para pt br tbm

  3. Recentemente eu troquei um multimidia original e antigo do meu carro por um novo da pioneer com Carplay…
    Cara como é bom ter o apple intelligence no carro:
    Hoje recebi uma notificação no whatsapp no carro, fiquei curioso e pedi pra siri me dizer que mensagem é essa,
    ela respondeu em ingles de quem era, mas ao ditar a mensagem falou portugues com outra voz, muito bom.
    Com pt-br vai ser melhor ainda

  4. eu nao consegui setar em portugues, eu coloco em portugues automaticamente desliga a opção da apple intelligence, dai volto pro ingles, ela volta a IA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
//