Notícias

Tesla prepara um dos primeiros apps para o futuro Apple Watch

Tesla app Apple Watch

Segundo Tim Cook, o Apple Watch só será lançado oficialmente em abril, mas diversos desenvolvedores já estão criando apps para o novo gadget. Um deles é o pessoal da Eleks lab, contratado pela Tesla para desenvolver um aplicativo que permita comandar diversas funções do carro diretamente pelo relógio.

Melhor do que falar, é mostrar. Confira o vídeo:

YouTube video

A comunicação entre o relógio e o carro não é direta, pois o app utiliza uma API web, passando pela internet para executar os comandos. Por isso que se nota um certo delay no vídeo.

Os desenvolvedores fizeram um extenso artigo contando vários detalhes das dificuldades e limitações que encontraram ao colocar seu projeto em prática. Lamentaram o fato do WatchKit (leia mais sobre ele aqui) ser ainda bem limitado, por não oferecer acesso a diversas funções do relógio, como acelerômetro, giroscópio, microfone, saída de som e a Taptic Engine, que permite medir a pressão do toque na tela. Também reclamam ainda não ser possível criar aplicativos independentes que funcionem no relógio sem precisar do iPhone por perto.

Todas estas limitações parecem ser propositais e calculadas. A Apple mesmo afirmou que, no início, todos os aplicativos dependerão do iPhone, pois parte do processamento dos apps será feita nele e não no relógio, para que este último não gaste tanta bateria. Porém, até o final do ano, ela permitirá que se crie aplicativos independentes que funcionarão direto no Watch sem precisar do iPhone.

Tentando não repetir os erros de seus concorrentes, a Apple está tentando mostrar o caminho que ela quer para os apps do seu relógio, pois é uma plataforma toda nova. E isso ela já fez no passado, com o iPhone, que no seu primeiro ano não possuía nem mesmo uma forma oficial de instalar aplicativos de terceiros. Ela quer primeiro que a plataforma se solidifique para depois dar liberdade aos desenvolvedores a criarem coisas novas dentro de parâmetros mais consolidados.

Tesla Apple Watch

Nós falamos sobre isso em um artigo de opinião na edição nº18 da Revista iThing.

Botão Voltar ao topo
//