A Apple até pode lançar poucos produtos por ano, mas se há uma coisa que ninguém pode reclamar é da sua falta de pesquisa. Seu Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa recebe milhões de dólares por ano para testar e pensar em objetos e dispositivos que nos deixarão de boca aberta no futuro. Por isso mesmo, vez ou outra sempre aparece algum registro de patente de alguma coisa nova, o que não quer dizer necessariamente que o produto um dia verá a luz do dia.
Um exemplo disso é o novo registro divulgado esta semana em que mostra um futuro iPhone com tela curvada, totalmente multitoque e sem o tradicional botão Início (Home).
A patente mostra um iPhone totalmente redesenhado, com sua superfície externa formada de um vidro curvo único (frente e verso), com aberturas na parte superior e inferior para os componentes internos.
O registro foi feito em setembro de 2011 (antes mesmo da morte de Steve Jobs), razão pela qual ainda se vê o antigo conector de 30 pinos e não o atual Lightning. Interessante também o detalhe de que este é o primeiro registro da Apple em que mostra 5 colunas de aplicativos na tela inicial. O atual iOS sempre permitiu apenas 4 colunas.
Será que veremos um dia um aparelho como este? Por enquanto, a tecnologia disponível ainda não é economicamente viável para uma produção em massa, mas quem sabe um dia?
Confira aqui uma lista de protótipos de iPhones que a Apple testou, mas nunca lançou.