Notícias

Próximo iOS 10.3 mostrará aos usuários quais aplicativos que não funcionarão no iOS 11

O futuro iOS 10.3 já está em fase de testes e o terceiro beta já está nas mãos dos desenvolvedores. E uma das característica dele é um aviso quando o usuário abrir um aplicativo que ainda não seja convertido para 64 bits, sugerindo que o usuário pressione o desenvolvedor a atualizá-lo.

Este tipo de aviso existe já no iOS 10, mas até o momento ele só informa que o app pode diminuir o desempenho do sistema, nada mais. No iOS 10.3, este aviso será mais enfático, comunicando que o app não funcionará mais em versões futuras do sistema.

Nós já comentamos sobre isso aqui (leia: É provável que aplicativos em 32 bits deixem de funcionar no iOS 11). Porém, conforme os betas vão avançando, mais a Apple aprofunda o assunto. No terceiro beta, há uma seção nos Ajustes do sistema, listando todos os aplicativos instalados que não são compatíveis com a estrutura 64 bits e que deixarão de funcionar no iOS 11.

Cada link leva à página do aplicativo na App Store. A Apple sugere que, caso ele não tenha uma atualização mais recente, que o usuário contate diretamente o desenvolvedor para solicitar que ele disponibilize uma versão que não deixe de funcionar no iOS 11.

É interessante salientar que, no iOS 10.3, os aplicativos continuam funcionando, é apenas um aviso para o futuro. Como é bem provável que a Apple esteja planejando um iOS 11 baseado 100% na arquitetura 64 bits, ela já está avisando desde cedo, para que os usuários não sejam pegos de surpresa e culpem o novo iOS pelos aplicativos que deixarem de funcionar.

Ao mesmo tempo, ela faz assim uma pressão aos desenvolvedores, que serão os únicos responsáveis por fazer seus apps funcionarem ou não. Sabemos que há muitos aplicativos que ainda nem se adaptaram à tela do iPhone 6 e 6 Plus.

Em nosso outro artigo, comentamos quais os dispositivos que provavelmente não serão mais compatíveis com o iOS 11, que deverá ser lançado em setembro.

Botão Voltar ao topo