Notícias

É provável que aplicativos em 32 bits deixem de funcionar no iOS 11

Há tempos a Apple vem dando “recados” de que pretende encerrar o suporte a aplicativos com instruções de 32 bits. Primeiro exigiu em fevereiro de 2015 que todos os aplicativos da App Store fossem enviados apenas em 64 bits. Depois, implementou no iOS 10 um aviso que aplicativos em 32 bits poderiam diminuir o desempenho geral do sistema.

No iOS 10.3, que atualmente está em fase beta, já é possível encontrar um aviso do sistema alertando que aplicativos não atualizados para 64 bits deixarão de funcionar em futuras versões do iOS.

No primeiro beta do iOS 10.3 a tradução para o português ainda não foi feita, coisa que deve mudar nas próximas semanas. Mas a mensagem é clara quanto ao encerramento de suporte à arquitetura antiga. Aplicativos que não forem atualizados, simplesmente nem poderão ser abertos no novo sistema.

A arquitetura de 64 bits foi uma das principais inovações apresentadas pelo iPhone 5s, que trazia o então novo processador A7. Ele foi o primeiro a oferecer a um dispositivo móvel o poder de processamento comparável aos computadores de mesa. Portanto, era uma questão de tempo a Apple migrar de vez para este padrão.

De cara, já dá para “adivinhar” os dispositivos que não serão mais compatíveis com o futuro iOS 11: iPhone 5, iPhone 5c e iPad 4, pois nenhum deles têm suporte a 64 bits. Todos os mais antigos já não são suportados pelo iOS 10 desde o ano passado.

É bem inteligente da Apple já impor este aviso antes mesmo do iOS 11 ser lançado, pois já faz com que os desenvolvedores façam alguma coisa caso queiram continuar disponibilizando seus apps na loja da maçã. Eles têm de agora até setembro para atualizarem  para 64 bits, o que é tempo suficiente para contornarem a situação.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Celso Pimentel

    Chororô dos que tem iPhone 5, iPhone 5c e iPad 4, em 3… 2… 1… :o)

    • Rafael Aldreen

      Pq cara, a maioria que tem um desses aparelhos deve tá ciente que esse é o último ano de atualização, tá na média da Apple

      • Verdade, são o que? 5 anos de iPhone 5? Tá na média sim, e um tempo de atualizações muito bom, posso dizer, fora que mesmo sem atualizações, quem cuida do aparelho ainda consegue usar muito mais ainda, com menos recursos, mas ainda será usável.

  • É uma decisão ousada! Importante, pois existem aplicativos que ainda nem se adaptarem para as telas maiores. Tem vários completamente abandonados. A parte ruim é que provavelmente perderemos vários apps; alguns, mesmo antigos e abandonados continuam a ser úteis.

    Ao menos abre espaço para desenvolvedores com mais “vontade” entrarem com alternativas melhores e atualizadas. 🙂

    • Romario Araújo

      Tem app que não se adaptou a tela pequena também! No meu SE quando estou vendo as histórias do insta, em algumas, a tela não se adpta ao tamanho do texto, fica “passando” da tela.

      • Interessante o ponto! O que acontece é que o instagram cria uma imagem COM o texto e os filtros, ao invés de aplicá-los na hora, e como a ideia é preencher a tela, a diferença de proporção entre o dispositivo onde a foto foi criada (como no iPhone 7, por exemplo) e o que está sendo usado para visualização (como o SE) acaba cortando partes da imagem.

        Imagino que o mesmo deva acontecer com o Snapchat, que tem o mesmo funcionamento. Tava na hora de pensarem numa solução, realmente.

        • Romario Araújo

          Acho grotesco isso. Deveria adaptar para que todos visualizasse de acordo com suas respectivas proporções.

          • Concordo! Analisando bem superficialmente algumas opções:

            Opção 1: criar mais de uma versão da mesma imagem, automaticamente. Isso significa duplicar a armazenagem de dados do serviço e talvez até desconfigurar a “montagem” do usuário para atender uma parcela de usuários que talvez não seja expressiva em termos de números (não sei, apenas especulando);
            Opção 2: reduzir o tamanho da imagem para caber na tela, ao invés de exibir em tela cheia. Essa opção é viável, fácil e resolve o problema, mas acho que deve haver algum preciosismo da galera do design.
            Opção 3: oferecer a opção 2 como alternativa para usuário, podendo habilitar ou não. Um botão ou gesto resolveria o problema com tranquilidade; pra mim seria a melhor solução.

            Alternativa sempre tem. Basta as empresas estarem atentas com a experiência do usuário em todos os dispositivos e plataformas ao invés de focar no que consideram “maioria”.

    • “A parte ruim é que provavelmente perderemos vários apps; alguns, mesmo antigos e abandonados continuam a ser úteis.”

      Isso é verdade. Eu uso alguns apps bem úteis (como o Reduce, que reduz fotos antes de enviar por mensagem ou publicar aqui no blog) e que parecem estar abandonados pelo dev. O pior é quando não encontramos um similar que possa substitui-lo.

      • Faço uso do sempre útil AppShopper e não gostaria de perdê-lo (apesar do site também funcionar). E, como você bem disse, não tem algum app que o substitua (ao menos eu não conheço).

  • Marcelo Ferraz de Souza

    Putz… já estou visualizando eu perdendo aplicativos interessantes que possuía, mas abandonados pelos desenvolvedores…

    • Adílio

      Eu também !

  • paulotutu

    Até que demorou…

  • Bruno Villas-Boas

    Supondo que eu tivesse o iPhone 5C e atualizasse para o iOS 11 ignorando este aviso.
    Após a atualização os apps não serão executados?
    Supondo que eu não atualize mantendo o iOS 10 e resolva (ou precise) restaurar meu aparelho pelo iTunes. Ele, naturalmente, instalará a versão 11 e os aplicativos? Como serão “reinstalados” no aparelho após restaurar backup?
    Vai ter treta kkkkkk

    • Philip Borges

      Pelo que eu entendi, não vai ter iOS 11 pro 5, 5c
      Ou seja será atualizado somente aparelhos 5s pra cima

      • Bruno Villas-Boas

        entendi e faz mais sentido não ter o iOS 11 abaixo do 5S

    • André Amaral

      Muito obvio que nada hora que alguem tentar atualizar, o comando sera invalidado, ou seja seu iphone virara um tijolo, no maximo conseguira resgatar contatos, e imagens pelo itunes e/ou instalando aplicativo de transfers… por tanto quem é iphonemaniaco compre logo o mais novo de 5s para cima, ou mude de celular rsrsrs

      • Vinicius Cabrera

        Oooii???

        • André Amaral

          QUe parte voce nao entendeu meu caro?

        • André Amaral

          Deixq ver se explico melhor… se os iphones nao terao iOS11 e consequentemente nao terao atualizacao…. é obvio que os aplicativos irão bugar… e de tempos em tempos cada qual que vc tiver… e assim ate nenhum mais funcionar… e ai a unica coisa que os que tem iphone antigos com atualizacao antiga so conseguirao ligar e se duvida no maximo acessar internet… isso se os aplicativos nao bugarem tb…. ou seja… vc nao tera mais o seu “computador movel” para fazer o que gosta… e sim
          Tera um tijolo!!!! Sera que fui claro agora????

          • Você está equivocado, amigo. O fato de um aparelho não receber mais atualizações de iOS não os impossibilita de receber atualizações de apps. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

            Se o aparelho não tem o iOS 11 e tem aplicativos “antigos”, de 32 bits, eles continuarão funcionando normalmente, da mesma forma que funcionam hoje. Nenhum aplicativo “buga” do nada transformando seu celular num tijolo. Nada vai fazê-los parar de uma hora pra outra, não faz sentido.

            • Charles Silvano

              Infelizmente não, eu usava o Dashlane e agora ele recebeu apenas arquitetura 64 bits. Quanto tento instalar novamente ele fala que não é compatível com meu iPhone, hora de voltar para o Android.

            • Charles Silvano

              Logo vários apps importantes irão deixar de funcionar, tornando o aparelho obsoleto para apps

          • Vinicius Cabrera

            Leia abaixo o porque de meu “Oooii???” e menos exaltação amigo, ainda não se paga imposto por discordar ou não entender o que as pessoas falam. Luz!

          • Douglas Ceretta Hamerski

            A AppStore não permite que você instale apps que não são compatíveis com a versão do sistema em que você está. Quando os aplicativos forem atualizados pelos desenvolvedores para 64bits no iOS 11 a AppStore ainda vai permitir download de versões antigas dos apps para quem não possui aquela versão do sistema. A Apple é bem cuidadosa nesse ponto, não tem com que se preocupar a não ser com o fato de que aparelhos que trabalham em 32 bits não receberão atualização alguma, tanto no iOS quanto nos Apps.

  • Pivatt0

    Devem estar antecipando o problema do ano 2038 rsrsrs

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_ano_2038

  • rjlgarcia

    Legal inventaram um motivo para não atualizar os iPhones 5, 5c e iPad 4. O que vão inventar para não atualizar o iPhone 5s?

    Apesar de achar que o iPhone 5s chega ao iOS 13, pois ele é muito parecido com o 6

    • Philip Borges

      iPhone 5 foi lançado em 2012, já estamos em 2017. Acho que já deu o que tinha dar pra ele. Mas eu acho que o iPhone 5s dure mais mesmo

    • Luciano Assunção

      Amigo, geralmente este é o tempo de suporte da Apple aos aparelhos. Você não vê nenhuma fabricante oferecer tanto tempo. Sobre o fato de o iPhone 5s ser parecido com o 6 eu discordo, principalmente porque o 5s já vem sentindo bastante o peso da idade.

    • paulotutu

      iPhone 5 é de 2012, já tem 5 anos. Já deu o que tinha que dar.

      5s não tem nada de parecido com o 6, nada mesmo.

  • Douglas knewitz

    Já está na hora da Apple parar de pensar em aparelhos de 5/4 anos atras! 64 bits chegou faz anos, então não tem porque tanto mimim. Imagina o trabalho de criar e otimizar o iOS para aparelhos antigos ? Quanto aos 64 bits está na mãos dos devs( que a muito fazem vista grossa para o aprimoramento) . Fiquem satisfeitos de ainda terem um iPhone 5 com iOS 10.

    • E não só isso, tem de ficar satisfeitos pois apesar de não ter mais atualizações, é um ótimo aparelho e vai durar muito tempo ainda, mesmo sem atualizações, tem gente que não se importa tanto com o novo, portanto o aparelho ainda tem boa vida útil.

  • Fernando

    Uso muito o AppShopper para ver as promoções de apps (principalmente jogos), é mais prático do que usar o próprio site deles. Este é um app que já deu esse aviso que não é otimizado. Alguém tem uma boa sugestão de app que faça a mesma coisa?

  • Sendo assim, todos os iPhones abaixo do 5S deixarão de receber atualizações e novos aplicativos?

    • App Store tem a opção de enviar uma versão diferente, para dispositivos antigos.

      • Eu pensava que a AppStore apenas fornecia a última versão compatível disponível quando o dispositivo era antigo.

        • Sim e não.
          Ela envia a última versão compatível.
          Mas também possui a opção pro desenvolvedor continuar atualizando versões antigas.
          O Uber, por exemplo, atualizou várias vezes no iPhone 4 da minha esposa, no ano passado.

          • Nesse caso então cabe ao desenvolvedor investir em atualizações pra plataformas antigas ou não, bom isso.

            • Sim.

            • Não.
              O problema é que a Apple não aceita mais aplicativos compilados para 32bits, só 64bits agora.

              Então, na prática, os desenvolvedores não poderão mais criar versões de apps para aparelhos antigos.

            • Então a Apple está “matando” qualquer possibilidade de atualizações em aparelhos mais antigos.
              Seria possível o desenvolvedor criar uma plataforma semelhante aquelas de jogos que fazem download de conteúdo quando abertos, mas que no caso fizessem download de suas atualizações/conteúdo adicional?

            • A App Store é o único canal oficial para se instalar aplicativos no iPhone, iPad, iPod touch e Apple TV.

            • O que eu quis dizer é por exemplo quando vc abre um jogo e eleitas download de algum conteúdo extra, e se utilizarem desse método para “atualizar” o app.

            • A App Store é o único canal oficial para se instalar aplicativos no iPhone, iPad, iPod touch e Apple TV.

  • Abre xCode -> Recompila -> Compre uma cerveja.

  • Hades666

    Emulador para rodar como Windows faz, não rola Apple???