A iFixit lançou hoje um aplicativo que tem tudo para facilitar a vida de quem gosta de manter seus dispositivos funcionando por mais tempo. O app já está disponível para iPhone e usa inteligência artificial para ajudar o usuário a descobrir o que está acontecendo com o aparelho e a encontrar o caminho mais simples para resolver o problema.
O processo é bem intuitivo. Basta contar para o aplicativo o que está acontecendo e ele tenta identificar a causa do defeito.
O FixBot faz perguntas, analisa fotos enviadas pelo usuário e sugere possíveis soluções. Quando existe um guia oficial de reparo, o app mostra o passo a passo. Quando não existe, ele consulta toda a base de conhecimento da iFixit para encontrar alternativas.
Segundo a iFixit, o FixBot tem acesso a informações sobre mais de 72 mil produtos.
Isso permite que ele ofereça ajuda mesmo para aparelhos menos conhecidos ou que não possuem um manual específico. É uma maneira prática de ampliar o movimento do direito ao reparo e dar mais autonomia para o consumidor.
O aplicativo pode ser usado gratuitamente, mas apenas com os recursos mais básicos. Para desbloquear análises mais completas (em inglês), como instruções por voz e diagnósticos visuais detalhados, será preciso assinar o plano pago.
Mas durante o lançamento, a iFixit liberou todos os recursos para que qualquer pessoa possa experimentar o app sem custo adicional. O valor da assinatura ainda não foi informado.
Além do assistente de IA, o FixBot também permite registrar todos os seus dispositivos, acessar rapidamente guias de reparo e comprar peças e ferramentas da própria iFixit.

No iPhone, o app identifica o modelo automaticamente e ainda avalia o estado da bateria, o que ajuda a planejar uma futura substituição.
O nome do app na App Store está como iFixIt mesmo e pode ser baixado neste link.

