Notícias

Apple ajuda a transferir imagens e vídeos do iCloud para o Google Fotos (em alguns países)

Fotos e vídeos são, hoje em dia, o que mais ocupa espaço em nuvem, pois os smartphones permitem que tenhamos uma câmera sempre com a gente.

No iPhone e iPad, é bem comum ficarmos sem espaço no iCloud justamente por causa deles. É normal procurarmos outras alternativas para guardar essas fotos e vídeos pessoais, apelando para outros serviços como Dropbox e Google Drive.

Como a Apple defende a bandeira de que nossos dados são uma propriedade nossa (e não de empresas), ela passou a oferecer uma ferramenta que permite transferir facilmente suas fotos e vídeos para serviços externos.

Mas inicialmente o Brasil não poderá contar com isso. Pelo menos por enquanto.



A ferramenta faz parte da página dedicada a privacidade das contas Apple. É o mesmo site que permite a você baixar uma cópia de todos os dados que a Apple tem sobre você, alterá-los ou até mesmo desativar temporariamente a sua conta.

Em alguns países selecionados, aparece uma opção a mais nesta página, com o título “Transferir uma cópia dos seus dados“.

Por enquanto, apenas contas da Austrália, Canadá, União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos é que possuem esta opção. Uma boa notícia para nossos leitores portugueses.

Limitações

Inicialmente apenas o Google Fotos está disponível, mas futuramente a Apple deve oferecer outras alternativas de transferência.

Por ser uma mudança de um serviço a outro, alguns metadados se perderão no processo. Por exemplo, Live Photos perderão a interatividade e edições feitas nas imagens se tornarão permanentes, sem poder voltar à versão original. O mesmo acontece para álbuns inteligentes e compartilhados, cujas imagens serão transmitidas sem a mesma organização que tinham no iCloud.

Todo o processo faz apenas uma cópia no Google, sem alterar em nada a biblioteca de fotos do iCloud. Ou seja, ele não esvazia o espaço automaticamente, você quem terá que fazer isso depois, se quiser.

O espaço necessário para a transferência é calculado no início do processo, que leva de 3 a 7 dias para ser concluído.

A partir de 1º de junho, o Google Fotos não oferecerá mais espaço ilimitado para guardar as fotos.



Como transferir as imagens de outra forma

Vale lembrar que esta não é a única forma de transferir as fotos do iCloud para o Google Fotos.

Os usuários do Brasil que não quiserem esperar a ferramenta da maçã estar disponível para eles, podem fazer o processo “manualmente”. O iCloud, quando acessado pelo navegador do computador, oferece uma forma de baixar as fotos em um arquivo ZIP, que depois poderão ser enviadas manualmente para o outro serviço. Com a vantagem que neste processo você pode aproveitar para jogar fora o que não vale ser guardado.

O próprio aplicativo do Google Fotos faz esta importação, porém é lento e exige que ele fique aberto durante o processo, o que nem sempre é viável.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo