2009ARQUIVO

Com estoques baixos, iPhone 3GS começa a ficar em falta no mercado brasileiro

Estoques baixos no Brasil

O que era previsível começa a se mostrar realidade: está cada vez mais difícil encontrar unidades do iPhone 3GS nas lojas do Brasil apenas uma semana depois do lançamento oficial no país.

São Paulo, Rio, Brasília, Curitiba, Belém, leitores de várias partes do país vêm reclamando que não estão conseguindo comprar o novo aparelho de jeito nenhum, entrando em listas de espera que podem durar até duas semanas, segundo os atendentes das operadoras.

Até mesmo nas lojas virtuais a busca está difícil. Claro e Vivo ficaram já várias vezes sem nenhum aparelho disponível, e quando os estoques são repostos, se esvaziam rapidamente.

Isso se dá porque a remessa inicial que veio para o Brasil foi muito pequena e por isso as operadoras tiveram que limitar as cidades que iriam vender o aparelho. Somente as principais agências receberam uma quantidade considerável de unidades, a maioria teve que se contentar com um estoque bem limitado.

Mas este não é um problema exclusivo do Brasil. Operadoras do mundo inteiro estão sofrendo com a baixa disponibilidade do iPhone 3GS, devido à incapacidade da Apple em suprir a enorme demanda mundial pelo aparelho. O próprio chefe de operações da companhia, Tim Cook, admitiu o problema ainda em julho (leia “Brasil pode ser prejudicado com atrasos na entrega do iPhone 3GS“), dizendo que o sucesso nas vendas do novo aparelho pegou todos de surpresa.

E o pior é que a tendência é que o problema se agrave ainda mais, com a entrada da China em setembro na lista de países que vendem o iPhone oficialmente. Ela possui o maior mercado de celulares do mundo e pode causar um sério problema de abastecimento mundial caso a Apple não faça nada a respeito.

Estratégia para incitar o desejo ou pura falha de planejamento da Apple?

Botão Voltar ao topo